13 de maio de 2022

Conheça as zonas do Rio de Janeiro e seus bairros

zonas-do-rio-de-janeiro

Está querendo morar no Rio de Janeiro mas não sabe em qual região da cidade? Acompanhe esse artigo para ficar por dentro das principais zonas do Rio de Janeiro.

A capital do Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados do Brasil e uma das cidades mais visitadas do mundo, sabia? Não é à toa que morar no Rio é o sonho de consumo de muita gente!

Se você é um desses sonhadores e está de mudança para a capital para cursar uma faculdade, começar um emprego novo ou só de passagem pela cidade maravilhosa, é importante conhecer bem as zonas do Rio de Janeiro. Assim, você se organiza, escolhe um bairro para ficar e faz tudo com mais tranquilidade e segurança, não é verdade? Sem contar que não corre o risco de se perder por lá! 

Mas, a escolha do lugar para se hospedar, ou para alugar no caso de uma casa ou apartamento vai depender muito do seu estilo de vida e, não só disso, também das suas condições sejam financeiras, profissionais ou pessoais. Por isso, você precisa levar em consideração o que cada uma das zonas do Rio de Janeiro oferece, além de saber se o bairro atende todas as suas necessidades.

Se você está atrás de comprar uma casa ou um apartamento para morar, conhecer as características das zonas do Rio de Janeiro é ainda mais importante! Já que é fundamental saber quais são as regiões mais valorizadas, as que estão em alta e também as que não são tão indicadas, certo? 

Por isso, preparamos um super guia para você não errar na hora de escolher em qual bairro vai ficar hospedado ou morar com a família. Afinal de contas, ninguém quer que um sonho se torne um pesadelo, né? Veja agora as principais características e dicas sobre todas as regiões da capital carioca!

Quais são as zonas do Rio de Janeiro?

A cidade é dividida em quatro regiões: Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e Centro. Repare que no Rio não tem zona leste, certo? Essa é uma divisão usada pela Prefeitura do Rio para melhor administrar a cidade. As zonas oeste e norte são as duas maiores do município, e concentram grande parte dos bairros cariocas:

  1. Zona Sul
  2. Zona Norte
  3. Zona Oeste
  4. Centro

Essa é apenas uma das muitas informações que você vai ver agora sobre as quatro principais zonas do Rio de Janeiro! Continue para descobrir como é morar em cada uma dessas regiões da cidade maravilhosa! 

1- Como é morar na zona sul do Rio de Janeiro?

Essa é a área mais badalada e rica da capital carioca! A zona sul é uma parte da cidade que conta com muitas regiões famosas, como as praias de Ipanema e Copacabana. É também uma das áreas mais turísticas do Rio de Janeiro, onde estão as praias mais conhecidas, os hotéis famosos da cidade e muitos lugares para fazer turismo. 

Veja a Zona Sul do Rio vista de cima. Vídeo disponível no canal Drone VDA, no Youtube.

Além de Copacabana e Ipanema, a zona sul concentra muitas outras atrações turísticas, como: Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque Penhasco Dois Irmãos, Cristo Redentor, Jardim Botânico, Pão de Açúcar e boa parte do Aterro do Flamengo. 

E a lista de bairros dessa região é bem grande, alguns mais caros e outros com um custo de vida um pouco menor. Alguns exemplos são: Botafogo, Glória, Humaitá, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, São Conrado, Urca, Vidigal e Rocinha.

2- E a zona norte do Rio de Janeiro?

Essa é, sem dúvidas, uma das zonas mais populosas da cidade, que conta com mais de 80 bairros, inclusive com alguns que existem desde o século 18, como Madureira, Pavuna e Irajá. Apesar da grande quantidade de bairros, há também muitos pontos turísticos, como por exemplo, a Floresta da Tijuca, a Igreja da Penha, o Jardim Zoológico, o clássico Estádio do Maracanã, a Casa da Marquesa de Santos e o Parque Municipal Quinta da Boa Vista, onde fica o Museu Nacional. 

Por conta de sua extensão e para melhorar a gestão da região, a zona norte do Rio se divide em cinco subprefeituras: Grande Tijuca, Grande Méier, Ilha do Governador, Zona da Leopoldina e Zona Norte.

E se tem uma coisa que não vai faltar de jeito nenhum na zona norte é bairro pra morar! São dezenas de lugares para você escolher, como Alto da Boa Vista, Andaraí, Grajaú (alou Criolo!), Maracanã (salve Flamengo!), Praça da Bandeira, Tijuca, Vila Isabel Abolição, Água Santa, Cachambi, Del Castilho, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Higienópolis, Jacaré, Jacarezinho, Lins de Vasconcelos, Manguinhos, Maria da Graça, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Bonsucesso e outros.

3- A zona oeste do Rio de Janeiro

A zona oeste carioca tem também quatro subprefeituras: Barra da Tijuca, Baixada de Jacarepaguá, Grande Bangu e Zona Oeste. Segunda região mais populosa do Rio e onde estão vias como a Linha Amarela e a maior parte dos corredores de BRT, a zona oeste é um destino indicado para quem tem um orçamento mais curto para pagar o aluguel. 

O bairro mais conhecido da zona norte é a Barra da Tijuca, onde existem lindos empreendimentos. É sim um bairro mais residencial, mas as atrações turísticas também estão ali, sendo as principais: a Lagoa da Tijuca, o Parque Estadual da Pedra Branca e as praias da Barra da Tijuca, Pontal e Joatinga. Viu só como é uma das zonas do Rio de Janeiro mais interessantes para você morar?

Como é uma área bem extensa, a zona oeste do Rio tem uma quantidade enorme de bairros: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia de Jacarepaguá, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Deodoro, Barra de Guaratiba, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Bangu e vários outros.  

4- Zonas do Rio de Janeiro: o Centro

Para começar, o Centro é um dos responsáveis pelo título de cidade maravilhosa dado ao Rio de Janeiro, sabia? A tradicional região concentra muitas atrações turísticas: os Arcos da Lapa, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Cidade do Samba, o Cinema Odeon, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu de Arte Moderna, o Museu do Amanhã, o Sambódromo Municipal, Largo da Carioca, o Cais do Valongo, o Teatro Municipal e o Aeroporto Santos Dumont.

Já a administração da zona central da cidade possui duas subprefeituras: a do Centro Histórico e a Zona Portuária do Rio de Janeiro. Entre os bairros da região, estão alguns dos mais conhecidos do município, como São Cristóvão, Lapa, Rio Comprido e Santa Tereza, um bairro super charmoso.

Além destes, há ainda outros: Benfica, Caju, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Santo Cristo, Saúde e Vasco da Gama.

Agora que você já sabe se localizar por zonas na cidade maravilhosa, quer saber quais são as regiões mais seguras.

Quais são as zonas do Rio de Janeiro mais seguras?

Os bairros da zona sul carioca costumam ser os mais seguros da cidade. Mas, não são os únicos, a Barra da Tijuca, localizada na zona oeste, também é considerada uma área segura. E para te ajudar a descobrir o quanto um bairro é seguro, separamos algumas dicas para você colocar em prática antes de se mudar em definitivo para a região. Veja também aqui os melhores bairros do Rio.

Converse com vizinhos da rua e com comerciantes da região e pergunte se o bairro é seguro e se tem policiamento. Quem também pode ajudar são os porteiros dos prédios, que conhecem a área como ninguém. Além disso, observe se as casas possuem muitos recursos de segurança, como câmeras, grades de ferro, alarmes, cercas elétricas e outras coisas. Procure saber também se há vigias na rua ou que fazem rondas noturnas no bairro.

Outra dica é saber se existem postos de polícia na região, tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal ou uma delegacia de Polícia Civil. Veja os bairros mais seguros do Rio de Janeiro.

Com essas informações, sem dúvidas você já tem um bom conhecimento sobre todas as zonas do Rio de Janeiro e pode decidir com tranquilidade onde ficar quando estiver na cidade maravilhosa. E não esqueça de contar aqui pra nós como foi sua experiência na cidade maravilhosa.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

custo-de-vida-em-florianopolis

Saiba o custo de vida em Florianópolis

A famosa Ilha da Magia tem esse nome não é à toa. A cidade é linda, ela conta com muitas belezas naturais, tanto beira-mar quanto em praias e trilhas. Mas você sabe qual é o custo de vida em Florianópolis? Floripa é uma das melhores cidades para morar no Brasil, e com isso o custo […]

apartamento no Cabral

Apartamento no Cabral: o que saber antes de ir para o bairro?

Está procurando um apartamento no Cabral? Veja tudo que esse belo bairro tem a oferecer para você e sua família! Se você está a procura de um apartamento no Cabral, já deve saber que esse é um dos bairros mais disputados de Curitiba. Com centenas de estabelecimentos comerciais, prédios de alto padrão e uma infraestrutura […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *