28 de maio de 2022

Imóvel na praia: Vale a pena investir?

Além de ser um refúgio da correria do dia a dia, os imóveis em praias também podem ser uma boa opção de investimento.

Quem nunca sonhou em se mudar para uma casinha na praia, acordar vendo o mar pela janela e ter uma vida com zero stress e correria? Se você já se imaginou nesse cenário, saiba que é possível realizar esse sonho, e ainda ganhar  um bom dinheiro alugando imóveis em praias durante a alta temporada.

Mas é preciso tomar alguns cuidados ao comprar e alugar esse tipo de propriedade, para não ter problemas com inquilinos ou na conservação do imóvel.  Veja o  post especial que a Arbo preparou sobre a compra de imóveis em praias. Entenda as vantagens e cuidados, e conheça dicas essenciais para você começar a planejar a compra do seu lugarzinho dos sonhos. Confira!

Afinal, vale mesmo a pena comprar imóveis em praias?

A resposta é: depende! A primeira coisa é  pensar sobre o seu estilo de vida, e entender qual a finalidade o imóvel terá no momento da compra. 

 Se a intenção é se mudar definitivamente para a praia, é preciso considerar a questão da distância entre a nova casa e o trabalho, por exemplo. Se você trabalha em home office, morar na praia pode ser uma ótima opção, já que o deslocamento não será um problema. Mas se a família tem crianças em idade escolar, também é preciso considerar a distância e a qualidade dos colégios da região. 

Se a sua ideia é comprar uma casa apenas para passar férias, é preciso avaliar muito bem o custo-benefício de manter a propriedade para usá-la em poucas ocasiões. Para quem viaja apenas uma ou duas vezes por ano, por exemplo, talvez valha mais a pena comprar um pacote de viagem bem completo do que manter um lugar que vai ser pouco aproveitado.

Já para as famílias mais numerosas, ou para quem viaja com mais frequência para a praia, a compra de um imóvel na praia é uma boa pedida, pois a economia com passagens e hospedagem acaba compensando o investimento mais alto na compra da casa ou do apartamento.  

Vantagens

Quais são as vantagens e as dificuldades de morar na praia?

Uma das principais vantagens de comprar imóveis em praias é uma vida com muito mais qualidade. Além do ritmo de vida menos acelerado, morar na praia garante uma variedade de opções de lazer, como fazer caminhadas, aproveitar a gastronomia local e a vida noturna praiana, além, é claro, de poder dar aquele mergulho no mar todos os dias para recarregar as energias.

Veja mais informações neste vídeo do canal Mateus Rapini, disponível no Youtube.

Outro benefício  é a facilidade de reunir a família e os amigos sempre que você quiser, sem depender de locações de imóveis e da disponibilidade do local adequado para receber todo mundo. 

Além disso, a possibilidade de ganhar um bom dinheiro com o aluguel da propriedade também é uma ótima oportunidade na compra de imóveis em praias. Esse tipo de propriedade também costuma ter uma boa valorização, e pode ser considerado um bom investimento. 

Desvantagens

As principais desvantagens da compra desse tipo de imóvel são os custos com o pagamento de impostos e contas fixas, como água, luz e condomínio, por exemplo. Se você não conseguir alugar o local durante a alta temporada, vai precisar arcar com esses custos e pode ter prejuízo. 

Os custos com a contratação de um caseiro para cuidar do espaço e a manutenção da propriedade também podem ser consideradas como desvantagem, caso pretenda  não  morar no local. Outro ponto de atenção são os valores dos imóveis em praias, que costumam ser mais altos que em outras localidades. 

Decidi comprar! E agora?

Decoração de casa de praia: veja dicas para o lar

Se  você analisou as vantagens e desvantagens de comprar imóveis na praia, e decidiu que morar no litoral é a sua “praia” ,agora é a hora de ver algumas dicas para fazer a melhor escolha para não errar na escolha da propriedade:

Pesquise bem o local

O primeiro passo é verificar os melhores locais para comprar seu imóvel, de acordo com o seu perfil e estilo de vida. Veja se o bairro tem a estrutura básica de lojas, mercados, farmácias e hospitais próximos. Mesmo que você trabalhe em home office, por exemplo, é importante que a cidade tenha uma rede de transportes que funcione bem.

Além disso, converse com os vizinhos para conhecer melhor como é o local durante a alta temporada.  Todo mundo quer ficar bem pertinho do mar, não é mesmo? Mas tome cuidado, algumas áreas podem ficar muito barulhentas e com o trânsito de veículos muito difícil nesse período. Isso pode atrapalhar sua família, aumentar o risco de furtos e roubos e ainda desvalorizar o investimento.

Escolha se vai querer uma casa ou apartamento  

Essa escolha vai depender muito do seu estilo de vida. Se você pensa mais na questão da segurança, um apartamento é a escolha mais certa. Mas uma casa tem a vantagem de ter muito mais espaço para receber convidados e fazer aquele churrasco bem animado!  Vale também pesquisar opções em condomínios fechados.

Estilo Navy: como utilizar essa tendência sua casa de praia.

Contrate um corretor de imóveis

Ter um corretor te ajudando a escolher sua nova casa é a garantia de que você vai ter assessoria profissional durante todas as etapas da compra. Ele tem a experiência e o conhecimento técnico para analisar as melhores opções, e também indicar os melhores negócios de acordo com a sua  procura. 

E não se esqueça, os imóveis na praia costumam sofrer mais com deterioração. O corretor tem um olhar treinado para identificar quais os reparos necessários, para você não comprar gato por lebre, ou conseguir negociar um desconto na compra. 

Analise todos os custos para manter o imóvel

A gente sabe que a emoção na hora da compra é inesquecível, né? Mas antes de fechar negócio, coloque no papel todos os custos (fixos e ocasionais) que você terá que gastar para comprar e manter sua casa, ou apartamento, na praia. 

Isso é muito importante para calcular se vale a pena comprar (e manter) essa propriedade, principalmente se você não vai morar nela o ano todo.  Caso use uma linha de crédito ou um financiamento para adquiri-la, pense nos custos a longo prazo, e veja se a compra está dentro do seu orçamento.

Pense em comprar imóveis em praias como investimento

Mesmo que o sonho seja morar o ano todo na praia, pense neste imóvel também como uma possibilidade de ganho financeiro. Afinal, se em algum momento você decidir se mudar, o investimento  feito deve render lucros. 

Se a ideia é comprar uma casa ou apartamento para alugar, a localização é essencial. Então, quanto mais perto da areia, mais chance ele tem de ser locado muito rápido na alta temporada.  

Mas outros fatores também valorizam os imóveis em praias, como um calçadão legal bem perto para fazer uma caminhada, supermercados, farmácias e lojas acessíveis também valorizam o lugar , inclusive se decidir vendê-lo um dia. 

Outro cuidado na hora de comprar, é escolher sua casa em localidades que tem um fluxo contínuo de turistas, e não somente na alta temporada. Assim, você consegue ter lucro alugando , e evita ter prejuízo enquanto ele fica fechado por vários meses.

Invista também em alguns atrativos para os veranistas, como uma piscina, e um estacionamento com várias vagas (é difícil estacionar na rua durante a alta temporada), ou uma varanda bem ampla para todo mundo relaxar e se divertir. Isso valoriza seu imóvel, e aumenta as chances dele ser alugado mais facilmente.

Gostou das nossas dicas sobre como comprar imóveis em praias? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas especiais para o seu dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Manutenção de máquina de lavar: veja 5 dicas

A boa gestão de um imóvel envolve o cuidado com os eletrodomésticos. Dessa forma, é importante se atentar à manutenção de máquina de lavar A gestão de um imóvel envolve diversos processos, que vão desde o pagamento de contas mensais até o cuidado com eletrodomésticos. Nesse segundo aspecto, a manutenção de máquina de lavar merece […]

como comprar o primeiro apartamento

O que saber antes de comprar o primeiro apartamento

Está pensando em comprar o primeiro apartamento? Veja algumas dicas que vão deixar todo o processo bem mais fácil! Comprar o primeiro apartamento é um momento dos mais especiais, não só pelo valor elevado, mas por ser a representação marcante em uma trajetória de muito trabalho e dedicação. Contudo, existem alguns cuidados indispensáveis para que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *