14 de junho de 2022

Quais são as vantagens e as dificuldades de morar na praia?

morar na praia

E aí, está procurando por imóveis no litoral? Veja no Blog da Arbo os pontos positivos e negativos para quem vai morar na praia!

Morar na praia é o sonho de muita gente que quer se livrar da poluição e do ritmo frenético das grandes cidades para curtir um ambiente caloroso e agradável. Não por acaso, a busca por imóveis no litoral sempre é grande.

Neste post do Blog da Arbo, vamos começar abordando as vantagens mais apontadas por quem mora na praia. Em seguida, veremos que essa alternativa tem seus pontos fracos, dependendo dos gostos de cada um. Por fim, listamos algumas das cidades litorâneas mais desejadas do país. 

Vantagens de morar na praia

Morar na praia pode trazer um monte de benefícios que trazem um nível de qualidade de vida muito satisfatório. Vamos ver alguns deles?

O visual, é claro!

Quem mora em regiões litorâneas convive com uma bela paisagem. Várias cidades brasileiras estabelecem regras específicas para conservar o ecossistema e garantir que o impacto do ser humano sobre as belezas naturais seja mínimo.

Assim, o contato com a natureza é um dos principais privilégios de quem mora na praia. Locais como Balneário Camboriú, Vitória e Florianópolis, por exemplo, presenteiam seus moradores com lindíssimos visuais.

Xô, sedentarismo!

As várias possibilidades que uma cidade costeira oferece são um convite à prática de atividades físicas e à alimentação saudável. Fazer exercícios pode ser mais difícil para quem mora nos grandes centros, já que dá preguiça só de pensar em ter que pegar trânsito para ir a uma academia, por exemplo. 

Por outro lado, morar na praia significa ter espaços amplos, ar fresco e muitas possibilidades para quem gosta de esportes. Já pensou em jogar um futebol de areia com os amigos, caminhar pela orla da praia ou até pegar umas ondas? Isso sem contar as academias ao ar livre, pistas de skate e outras comodidades que os bairros próximos ao mar costumam ter.

Entretenimento de sobra

Cidades com praias têm o turismo como ponto forte. E que maneira é melhor para atrair turistas do que realizar eventos variados? Competições esportivas, shows musicais, luaus e muitas outras atividades acabam sempre estando disponíveis para quem vive nessas regiões.

Imóvel valorizado

Todos os aspectos mencionados antes contribuem para que o metro quadrado em uma cidade litorânea seja bastante valorizado. Em Florianópolis (SC), por exemplo, a média de preço para imóveis residenciais é de R$ 7.900 / m², segundo o Índice FipeZap de Junho de 2021. Foi registrado um aumento de 9,47% nos últimos 12 meses.

Já em Vitória (ES), a média de preços subiu 13,30% em 12 meses. O custo medio do metro quadrado na cidade em junho de 2021 era de R$ 7,657. E esses valores tendem a subir quando há novos investimentos em infraestrutura.

Também vale lembrar que a pandemia de Covid-19 derrubou os preços nas cidades turísticas, mas a situação já começou a se inverter nos primeiros meses da campanha de vacinação e a retomada gradual das atividades econômicas paralisadas em 2020.

Dificuldades de morar na praia

Contudo, nem todo mundo se adapta tão bem ao ir morar na praia. Por isso, há que se considerar certos aspectos que podem se tornar pontos negativos.

Muita gente na alta temporada

As cidades litorâneas ficam muito mais cheias durante a chamada alta temporada, a época com maior volume de turistas. Nesses momentos, em algumas cidades, fica impossível não enfrentar longas filas nos supermercados e um trânsito complicado, além, é claro, das praias lotadas.

De fato, é um contexto que incomoda bastante os moradores dessas regiões que, muitas vezes, preferem viajar para locais mais tranquilos nesses períodos.

Temperaturas altas

O litoral costuma ter um clima bem mais quente que outras regiões. Por isso, alguns elementos que são considerados um luxo na maior parte das cidades acabam sendo indispensáveis para quem mora na praia, como o ar-condicionado. Consequentemente, a média de consumo de energia elétrica também tende a ser mais alta.

A famosa maresia

Essa é, sem dúvidas, uma das dificuldades que os moradores de cidades praianas mais sentem no dia a dia. As partículas salinas da água do mar formam a chamada névoa salina, ou maresia, que se acumulam em superfícies expostas e prejudicam estruturas de metal e de concreto. 

Um dos efeitos é que eletrodomésticos e automóveis tem sua vida útil reduzida por conta da oxidação. No caso das construções, há o risco de rachaduras e desprendimentos em placas de concreto. 

Boas opções para quem quer morar no litoral

Se os pontos fortes de morar na praia pesam mais para você do que os pontos fracos, que tal dar uma olhada em algumas das principais cidades litorâneas do Brasil.

Vitória – Espírito Santo

Em, 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu Vitória como a 2º melhor cidade brasileira para se viver. Um de seus pontos fortes é o fato de ser uma cidade riquíssima em termos de belezas naturais e ainda guardar certas características que remetem à tranquilidade das cidades do interior.

O trânsito pela região metropolitana é relativamente tranquilo e a cidade conta com uma vida noturna bem agitada, como excelentes barzinhos, boates e restaurantes. A famosa região do Triângulo das Bermudas é bastante movimentada.

Algumas das praias mais conhecidas de Vitória são as de Camburi, Curva da Jurema e Praia do Canto. 

Veja mais de 170 imóveis para comprar ou alugar em Vitória.

Florianópolis – Santa Catarina

Florianópolis está entre as cidades mais frequentadas por estrangeiros no sul do país e é conhecida como Ilha da Magia. As praias de águas cristalinas são encantadoras e recebem muitas festas, especialmente a famosíssima praia de Jurerê. O município também é conhecido pela produção de frutos do mar, como ostras, polvos, peixes e camarões.

Outras praias de destaque em Florianópolis são a Praia da Joaquina, a Praia da Barra da Lagoa e a Praia dos Ingleses.

Confira mais de 1200 imóveis para comprar ou alugar em Florianópolis.

Niterói – Rio de Janeiro

Niterói tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Rio de Janeiro e já foi capital do antigo estado da Guanabara. Trata-se de um dos principais centros comerciais, financeiros e industriais do estado e recebe um grande volume de investimentos dos setores imobiliário e comercial. 

Niterói também se destaca por ter o melhor nível de alfabetização do estado. Lá estão as estruturas principais da Universidade Federal Fluminense, além do tradicional Colégio Dom Pedro II e da Escola Técnica Estadual Henrique Lage. Outro ponto de destaque é o Museu de Arte Contemporânea, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Entre as principais praias de Niterói, podemos citar Itacoatiara, Praia do Sossego, Camboinhas e Piratininga.

Confira mais de 200 imóveis para comprar e alugar em Niterói.

Balneário Camboriú – Santa Catarina

Há quem diga que Balneário Camboriú é uma versão em miniatura do Rio de Janeiro. Tem um Cristo Redentor, teleféricos e até uma Avenida Brasil para chamar de sua. A cidade também tem uma vida noturna agitada e recebe muitos turistas argentinos e uruguaios, além dos vizinhos que vem do Paraná e do Rio Grande do Sul. 

Entre as várias praias de rara beleza distribuídas pela orla da cidade, destaque para a Praia do Estaleirinho, a Praia do Estaleiro, a Praia de Laranjeiras e a Praia Central.

Conheça mais de 1200 opções de imóveis em Balneário Camboriú.

Itajaí – Santa Catarina

Mais uma bela cidade situada em Santa Catarina, Itajaí se destaca por estar bem ao lado do Rio Itajaí-Açu e é um dos principais pontos de conexão com grandes rodovias e aeroportos. Não por acaso, a logística é uma das áreas econômicas mais bem desenvolvidas da região, assim como a construção civil e a indústria.

Entre as praias de maior destaque em Itajaí, podemos citar a Praia Brava, a Praia da Atalaia e a Praia do Geremias.

Conheça mais de 1300 imóveis para comprar ou alugar em Itajaí

Agora você já conhece os prós e contras de morar na praia e viu algumas das cidades litorâneas mais interessantes do país. Que tal receber conteúdos gratuitos com dicas para quem quer comprar e alugar imóveis, além de materiais exclusivos sobre outros temas relacionados a imóveis? Cadastre-se na newsletter da Arbo pelo formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

morar-com-amigos

Morar com amigos vale a pena?

Confira as vantagens e desvantagens de sair de casa para morar com amigos.  Quase todas as pessoas já pensaram como seria sair da casa dos pais para morar com amigos, não é? E a primeira palavra que costuma vir na cabeça das pessoas quando pensam nisso é diversão. Mas, como tudo na vida, morar com […]

quadros-para-sala-de-jantar

Saiba como escolher quadros para sala de jantar

Para renovar o visual da sua sala de jantar, os quadros podem ser uma ótima alternativa. Confira neste texto como escolher os certos para o seu estilo de decoração.  A sala de jantar é considerada um ambiente essencial para as casas e apartamentos. Isso porque, é neste local que costumam acontecer reuniões, festas e outros […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *