26 de abril de 2024

10 documentos imobiliários que garantem uma venda mais rápida e segura

documentos imobiliarios

A cada cinco imóveis, um não é vendido por problemas nos documentos imobiliários. Conheça todos os documentos essenciais nesse artigo!

Vender um imóvel, receber uma boa comissão e ter mais um cliente feliz é o sonho de todo corretor. Mas esse sonho pode ser interrompido por um detalhe muito importante: a documentação.

banner indicação arbo

De acordo com informações do mercado imobiliário do Rio e de SP, a cada cinco imóveis, um não é vendido por problemas nos documentos imobiliários que são obrigatórios nos processos de compra e venda. Entre as causas mais comuns estão inventários não concluídos, dívidas do imóvel ou do atual proprietário.

Os 10 documentos imobiliários essenciais:

Arbo Performance

Para que você se prepare e não perca nenhuma venda, os especialistas da Arbo desenvolveram um material especial sobre o assunto. Após a leitura, você vai saber mais sobre quais documentos imobiliários não podem faltar no momento do fechamento de contrato de venda de um imóvel, e o que você deve ficar atento para não ter problemas futuros. Confira!

1 – Escritura do imóvel

A escritura é um documento necessário quando a compra do imóvel é feita à vista. Ela comprova que vendedor e comprador estão de acordo com a negociação. Para fazê-la, os envolvidos no contrato do imóvel devem procurar um cartório de notas, acompanhados de duas testemunhas para registro.

O documento traz as principais informações sobre a negociação, como os dados do imóvel, nome do vendedor e do comprador, valor da venda e a data de entrega das chaves. A escritura é um entre os documentos imobiliários importantes, pois oficializa a venda. Depois de feita, caso uma das partes queira desistir , pode ter que pagar um bom valor para desfazer o negócio.

É bom lembrar que, além das taxas do cartório, o comprador deve pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) depois de registrar a escritura. O valor muda para cada cidade, mas quem compra um imóvel deve ficar preparado para gastar cerca de 5% do valor negociado com taxas e impostos.

2 – Contrato de financiamento

No caso de um imóvel financiado, o contrato  tem valor de escritura, e não é necessário ir até o cartório de notas. Mas fique atento a alguns detalhes de como funciona a compra e venda nesses casos:

Quitação da dívida

Caso a venda seja à vista, o atual proprietário deve procurar o banco e saber qual o saldo devedor do imóvel. Ele precisa liquidar esta dívida antes de vendê-lo, pois a propriedade  “pertence” ao banco até que todas as parcelas sejam pagas. Depois disso, a financiadora emite um certificado de quitação do imóvel, que deve ser registrado no cartório de registro de imóveis. Só então ele passa a pertencer de fato à pessoa, e pode ser transferido para o comprador por meio da escritura.

Arbo Performance

Financiamento para compra

Quando é o comprador que precisa de crédito para comprar um imóvel que já é financiado, o processo é um pouco diferente. Primeiro ele deve contratar um financiamento para a compra do imóvel. O banco no qual ele fez o contrato quita a dívida do imóvel, e “compra” esse financiamento, que é assumido pelo comprador.

3 – Documentos imobiliários: registro do imóvel

O registro é feito no Cartório de registro de imóveis, e é um entre os documentos imobiliários fundamentais  para garantir a segurança do comprador, pois só depois de registrado o imóvel passa, de fato, a pertencer ao novo dono.

Além da escritura ou do contrato de financiamento, o comprador deve levar também seus documentos pessoais, certidão de casamento (se for casado), comprovante de pagamento de IPTU e matrículas atualizadas da propriedade. No caso de imóveis usados, é preciso apresentar também as contas pagas de água, luz, condomínio e a certidão vintenária (histórico da situação do imóvel nos últimos 20 anos).

Nova call to action

4 – Certidão de ônus reais

É registrada no Cartório de registro de imóveis, conhecida também como Certidão de inteiro teor, e é uma das certidões mais importantes para quem compra um imóvel. Com ela, é possível saber se há hipotecas, penhoras ou financiamentos em que o imóvel foi usado como garantia. Antes de fechar o negócio, é essencial que esse documento seja emitido para garantir que o imóvel não tem pendências.

5 – Certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias

Esta certidão pesquisa se existe alguma ação judicial que envolva o imóvel em negociação, como usucapião ou demarcação de limites do terreno, por exemplo. Caso seja positiva, a venda pode ser prejudicada, ou até mesmo cancelada. Se a propriedade não tiver nenhuma ação, será feita uma certidão negativa. É importante solicitá-la para o vendedor do imóvel, para garantir que o comprador não terá problemas no futuro com disputas judiciais.

6 – Certidão negativa de bens entre os documentos imobiliários 

Você sabia que seu cliente pode ter direito a até 50% de desconto nas taxas de registro na compra do seu primeiro imóvel? Este documento comprova que o cliente não possui outras propriedades em seu nome. Com ele, é possível solicitar o benefício no Cartório de registro de imóveis. Mas atenção: para ganhar o desconto, o imóvel deve ser residencial, ser financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e não ultrapassar o valor de R$ 900 mil.

7 – Certidão negativa de impostos

Comprova que o imóvel não possui pendência de impostos e tributos junto à prefeitura, ou na administração Estadual ou Federal. A certidão municipal deve ser solicitada à prefeitura. 

Já as estaduais e federais podem ser geradas pelos sites da Secretaria de Fazenda e da Receita Federal. Geralmente, todas podem ser emitidas online, mas é bom confirmar, pois algumas cidades ainda exigem que o documento seja retirado pessoalmente.

8 – Certidão negativa de débitos condominiais

Este é um outro papel entre os documentos imobiliários que são bastante importantes, e muitas vezes ele é esquecido na hora de comprar um imóvel. Esse certificado é necessário no caso de apartamentos ou casas em condomínios fechados, e a forma de solicitá-lo varia de acordo com o condomínio. Mas o documento é essencial para que o novo proprietário não acabe recebendo, junto com as chaves, uma pilha de multas ou condomínios atrasados.

9 – Contrato de compra e venda

É o documento que define todas as regras da negociação. Ele deve ter informações completas sobre o imóvel, os dados pessoais do vendedor e do comprador, o valor da venda, qual a forma de pagamento, se houve algum acordo para parcelamento, e qualquer outro detalhe necessário para garantir que o processo de compra e venda esteja bem documentado. Após a assinatura e a autenticação do contrato, já é possível fazer a escritura e o registro da propriedade.

documentos-imobiliários

10 – Habite-se

O “Habite-se” é um certificado emitido pela prefeitura de que o imóvel foi construído de acordo com todas as normas legais e de segurança, e que está pronto para ser habitado. 

Verificar se a construção está regularizada é fundamental para evitar multas e até mesmo a sua demolição, caso o imóvel adquirido tenha algum problema estrutural que não foi percebido na hora da compra. Para conseguir esse documento, basta procurar o Cartório de registro de imóveis com o número de matrícula e solicitar uma Certidão de inteiro Teor. Se o local possuir o “Habite-se”, ele estará listado na certidão.

Gostou desse conteúdo? Confira mais dicas sobre documentação imobiliário e o mundo imobiliário aqui no nosso blog da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

redes-sociais-para-corretores-de-imóveis

Redes sociais para corretores de imóveis: saiba tudo!

As redes sociais para corretores de imóveis são ferramentas úteis tanto para as vendas quanto para manter um bom relacionamento com os clientes. Nesse texto você confere todas as informações sobre como utilizar as mídias de formas efetiva A transformação digital já é uma realidade e as empresas precisam se adaptar ao cenário. Dessa forma, […]

gestão de vendas

Gestão de vendas para imobiliárias: como ter processos e estratégias fortes?

A gestão de vendas exige estratégias bem fundamentadas, operações estruturadas e melhoria contínua com base em dados. Veja como implementar bons processos na sua imobiliária. Gestão de vendas é o conjunto de ações que tem como objetivo desenvolver uma força de vendas. Ela envolve a coordenação de operações, a capacitação da equipe com técnicas de […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *