21 de novembro de 2024

9 dicas para fazer um bom anúncio de imóvel na internet

9 dicas para fazer um bom anúncio de imóvel na internet

Não é novidade que a internet passou a ser a primeira opção na hora de escolher imóveis para comprar ou alugar!  

Procurar nos classificados de jornal um imóvel para comprar ou alugar definitivamente ficou no passado. Não é novidade que a internet passou a ser a primeira opção na hora de escolher produtos e serviços, inclusive imóveis para comprar ou alugar.  

O que muitas imobiliárias ainda não sabem é que um bom anúncio de imóvel online pode fortalecer a sua divulgação, e garantir ótimos resultados. Mas como se destacar no meio de tantos outros? Continue aqui e veja as dicas que nós da Arbo preparamos para que seus anúncios façam sucesso!

1. Faça bons títulos

Um bom anúncio começa com um ótimo título. É ele que irá “fisgar” o cliente para que ele queira saber mais sobre o imóvel. Nada de títulos padronizados e sem criatividade.

O pulo do gato é que o título seja curto, porém deve trazer informações básicas sobre o imóvel. Não se esqueça de incluir o diferencial desse empreendimento. É barato? Tem localização privilegiada? É espaçoso e iluminado? Destaque o ponto forte no título, e depois dê mais detalhes na descrição do anúncio.

2. Atenção à descrição do imóvel

Fazer uma descrição bem completa é importante para que o cliente saiba tudo sobre o local, e decida se é realmente o que está procurando. Um anúncio de imóvel ideal, tanto para venda quanto locação, deve ser claro e objetivo, com todas as informações que o cliente pode querer.

Não economize nos detalhes sobre as medidas do imóvel, quantidade e tamanho dos cômodos, tipo de acabamentos, número de vagas na garagem, área de lazer, etc.  Muitos anúncios acabam sendo ignorados por falta de informações.

anúncio-do-imóvel

Destaque os pontos fortes

É uma residência com quintal grande? Clientes com crianças e pets podem se interessar. Um flat mobiliado pode ser um diferencial para estudantes. Já um apartamento pequeno e moderno pode ser perfeito para casais jovens. Analise para quem o imóvel se destina, e coloque informações que interessem a esse público-alvo.

Preencha todos os filtros

Outra dica para que um anúncio de imóvel tenha visibilidade é preencher todos os filtros disponíveis no cadastro do anúncio. Selecione se o imóvel é uma casa ou um apartamento, se tem vagas de garagem, a quantidade de quartos e banheiros, se é mobiliado, etc. Tudo isso ajuda o cliente a filtrar os imóveis que ele realmente tem interesse, e destacar seu anúncio nas buscas.

3. Foco nas comodidades

Não se esqueça de mostrar também as comodidades que o imóvel possui. Portaria 24 horas, área de lazer completa, piscina, tudo que o local oferece em conforto e segurança deve ser colocado no anúncio. Isso pode ser um fator de escolha decisivo na compra ou locação.

4. Indique a localização do imóvel

A localização é um dos critérios de seleção mais importantes para quem procura um imóvel. Por incrível que pareça, muitos anúncios não informam o endereço da propriedade, e isso causa desistência em muitos clientes. Afinal, ninguém quer perder tempo ligando para saber sobre um imóvel, e descobrir que ele fica em uma região totalmente fora do que procura.

Uma boa dica é, além do endereço completo, incluir pontos de referência atrativos na região para o público-alvo do anúncio. Uma rede próxima de escolas, mercados, farmácias, restaurantes e bares são pontos que devem ser destacados em relação à localização.

5. Capriche nas fotos do anúncio de imóvel!

Depois de uma descrição impecável do imóvel, são as fotos que vão dar o toque final para que o cliente se interesse a ponto de agendar uma visita. Vale lembrar que as imagens passam a  primeira impressão que ele terá do imóvel, então é hora de caprichar!

Equipamento adequado e ângulos perfeitos

Se possível, contrate um fotógrafo profissional para fazer as imagens dos anúncios. Caso  escolha fazer você mesmo as imagens, treine muito até dominar técnicas básicas, como aproveitar a iluminação do local para destacar pontos fortes do ambiente e usar ângulos que valorizem o local. Um bom recurso é tirar fotos na diagonal, pois isso ajuda a aumentar a amplitude dos cômodos.

Descubra qual é o horário em que o imóvel recebe mais iluminação, pois isso ajuda a conseguir bons cliques. Não há problemas em tirar fotos com o celular, desde que ele tenha uma câmera com boa resolução. O uso de um tripé também ajuda a evitar imagens tremidas.

Não esqueça das fotos externas que valorizem o imóvel, como um quintal bem cuidado, ou uma bela fachada do prédio, por exemplo.

Prepare o ambiente

O imóvel precisa estar preparado para a sessão de fotos. Se for preciso, vale a pena fazer uma limpeza rápida no local antes das imagens. Afinal, imóveis sujos ou desorganizados não causam boa impressão, e podem afastar potenciais interessados.

Se a propriedade estiver em reforma, verifique se é possível aguardar até que ela termine antes de fazer os cliques. Assim, você evita fotos com entulhos e materiais de construção aparecendo.

9 dicas para fazer um bom anúncio de imóvel na internet

6. Faça um tour virtual

Além de boas imagens, incluir um tour virtual do imóvel também é uma boa ideia. Ele funciona como uma apresentação em 360º de todos os ambientes. O visitante tem a experiência de estar realmente no local, e pode circular pelo ambiente e até mudar o ângulo de visão para ver todos os detalhes que quiser.

Imagine deixar seu imóvel aberto 24 horas para visitação? Com o tour virtual isso é possível. É preciso contratar profissionais que tenham equipamentos para criá-lo, mas as vantagens compensam o investimento.

7. Coloque a planta do imóvel 

Esse desenho da disposição dos cômodos e do tamanho de cada um na casa ou apartamento possibilita que o cliente consiga ver se o imóvel atende ao que ele precisa, como um banheiro maior, ou se a cozinha é espaçosa, por exemplo. A dica é tirar uma foto da planta e incluir no anúncio. 

8. inclua o preço no anúncio de imóvel

Quem nunca viu um anúncio de imóvel e ficou interessado, mas acabou desistindo por achar que o preço poderia ser muito alto? Informar o valor do imóvel é essencial para que o cliente saiba se ele cabe no seu orçamento. Além disso, é preciso incluir outras taxas, como IPTU ou condomínio, que o proprietário ou inquilino terá que pagar.

O valor de venda ou locação precisa ser compatível com o mercado, para que o imóvel não fique “encalhado”. Vale conversar com o proprietário para rever o preço do aluguel ou da venda e aumentar as chances de negócio. Não esqueça de informar se é possível financiar ou aceitar linhas de crédito, no caso de compra de imóveis. E para locações, não esqueça de acrescentar as formas de negociação que a sua imobiliária aceita. 

9. Deixe seu contato!

Parece óbvio, mas ter vários contatos informados em um anúncio de imóvel pode ajudar (e muito) a aumentar as chances de fechar negócio. Quando o cliente procura uma casa ou apartamento, geralmente entra em contato com muitos corretores. Se não conseguir falar com você, ele vai para o próximo anúncio, e a chance de uma boa venda ou locação se vai.

Dados como telefone, WhatsApp e e-mail são obrigatórios. Você pode incluir também seu perfil nas redes sociais, mas fique de olho na caixa de entrada, caso o cliente envie uma mensagem por lá.

Gostou desse conteúdo? Com essas dicas, seu anúncio vai ficar cada vez mais atrativo, e aumentar sua chance de fechar bons negócios! Acompanhe outros assuntos do mundo  imobiliário aqui, no nosso blog da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

processo de follow up de vendas

Follow up de vendas: saiba a importância

Mais do que vender, uma empresa deve se preocupar em desenvolver um bom relacionamento com o cliente. E é exatamente nesse contexto que as marcas precisam conhecer o follow up de vendas, que você irá conferir no artigo abaixo O processo de venda de um produto ou de um serviço pode ser bastante longo. Por […]

calcular aluguel

Tudo o que você precisa saber para calcular aluguel

Você está precisando de ajuda para calcular aluguel? Então confira aqui as principais dicas para não errar nesse momento Se você aluga ou já alugou uma casa ou apartamento, conhece muito bem o momento de vencimento do contrato e o reajuste do valor do aluguel. Ainda assim, se você estiver do lado do locatário ou […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *