13 de maio de 2022

4 Cidades mais seguras do Brasil

Está pensando em mudar de cidade para estudar ou trabalhar, mas se preocupa com a segurança? Então vem com a Arbo!

Está pensando em mudar de cidade para estudar ou trabalhar, mas se preocupa com a segurança? Então vem com a gente, que hoje a Arbo preparou um post especial com informações sobre as 4 cidades mais seguras do Brasil, para te ajudar a escolher com tranquilidade o seu novo lar. Confira!

Como saber se uma cidade é segura?

Um dos índices mais usados para analisar se uma cidade é segura é o “Atlas da Violência” – um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2019 o Ipea analisou 310 mil municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, para verificar as taxas de violência no país.

O critério para avaliar a segurança de uma cidade é o número de mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Quanto menor for esse número, mais ela é considerada segura. Depois que o estudo termina, o Atlas da Violência é divulgado com um ranking dos municípios mais seguros, e também informa quais foram considerados mais violentos.

Agora que você já sabe como é calculada a taxa de segurança das cidades, vamos conhecer um pouco  das cidades mais seguras do Brasil? 

Jaú

Essa cidade conquistou o topo no ranking do Ipea, com uma taxa de mortes violentas de apenas 2,7 para cada 100 mil habitantes (a média nacional gira em torno de 37,6). Localizada a cerca de 300 km da capital paulista, Jaú é uma cidade com 151 mil habitantes. 

Apesar de pequena, ela é bem próspera, já que é um polo importante na produção industrial e agrícola, principalmente na produção de calçados femininos, áreas que sempre abrem muitas oportunidades de emprego. 

Se você gosta de um estilo de vida mais tranquilo, Jaú é a cidade certa para morar. A segurança e o jeitinho de cidade do interior marcam a vida dos jauenses. E não se preocupe, a cidade tem uma estrutura completa de comércios, escolas, mercados e opções de lazer. Para quem vai estudar, Jaú também conta com várias faculdades, que oferecem uma variedade de cursos em diversas áreas. 

Ah, e na hora do lazer, fique tranquilo, a cidade também tem várias opções, que vão desde parques, lagos, museus, teatros e shoppings. E se você gosta de curtir uma balada, pode esperar por uma vida noturna bem movimentada, com boas opções de bares para você aproveitar.

Para quem vai se mudar com crianças em idade escolar, a cidade tem ótimas opções de escolas públicas e particulares, desde o jardim de infância até o ensino médio. 

Vai comprar um imóvel em uma nova cidade? Descubra se é melhor comprar um apartamento novo ou usado.

Indaiatuba

O segundo lugar na lista das cidades mais seguras do Brasil é de Indaiatuba. Localizada na região metropolitana de Campinas, a cidade tem cerca de 260 mil pessoas, e fica a apenas 101 quilômetros de São Paulo. A cidade está em crescimento, e além de ser bastante segura, também tem uma boa infraestrutura nos setores de moradia, transportes e saúde. 

Outro destaque é a qualidade de vida: Indaiatuba tem boas posições nos rankings nacionais de melhores cidades para viver. Critérios como segurança, saúde, lazer, transporte e educação são bem avaliados pelos próprios moradores da cidade.

Um ponto importante que você precisa saber é que o custo de vida nessa cidade é considerado bem acessível, e o polo industrial da região oferece boas oportunidades de emprego, além de  outros segmentos, como o comércio.

Os bairros são planejados, e a rede de transporte cobre toda a cidade. Indaiatuba também investe em tecnologia para garantir serviços públicos de qualidade, inclusive wifi gratuito em vários bairros, sabia? 

As opções de lazer incluem o Parque Ecológico de Indaiatuba, o Museu da Água, além de clubes, shoppings, feiras artísticas e bares e restaurantes.

Qual cuidado tomar no transporte de mudanças?

Valinhos

A terceira posição na lista das cidades mais seguras do Brasil é ocupada por Valinhos, que também faz parte da região metropolitana de Campinas, e fica a apenas 84 km de São Paulo. Ela tem cerca de 120 mil habitantes, e conta com um polo industrial muito importante, que gera renda para o município. 

Além disso, Valinhos fica bem próxima de Campinas, o que atrai novas empresas na cidade, dando potencial para transações comerciais. Com isso, a cidade prospera , e a qualidade de vida só aumenta .

As oportunidades de trabalho se concentram nas áreas da indústria, comércio e serviços, especialmente na produção de produtos como como plásticos, embalagens de papel e papelão, equipamento para metalurgia, informática e microeletrônica. A cidade também tem tradição na área de logística, então quem atua nessa área tem ótimas chances de ficar empregado rapidamente.

As opções de moradia são bem variadas, e você vai encontrar imóveis para comprar ou alugar em bairros tranquilos, com uma boa estrutura de comércio e serviços com preços acessíveis, como nos bairros Jardim Santo Antônio, Vila Nova Suíça e Jardim Angeli, por exemplo. Para quem procura um imóvel de alto padrão, o bairro Vale do Itamaracá é a melhor escolha, com ótimas escolas e uma estrutura completa de serviços e muita tranquilidade. 

As opções de lazer na cidade também são bem variadas, com  praças, bares, shoppings e até um parque aquático. E não podemos esquecer da tradicional Festa do Figo, que existe desde 1939, e atrai visitantes de toda a região para participar do evento, que agita a cidade com as feiras de produtos rurais da região, shows e várias outras atrações.

Descubra com limpar a casa após a mudança

Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul ocupa a quarta posição no ranking das cidades mais seguras do Brasil. Fundada em 1876, ela tem 181 mil habitantes e fica no Estado de Santa Catarina. 

Além de ter uma forte atividade turística, gastronômica e hoteleira, a cidade ainda conta com indústrias de vários segmentos. Então, se você atua em uma dessas áreas, tem ótimas chances de conseguir boas oportunidades de trabalho.

O custo de vida da cidade é considerado médio, e as despesas com moradia, transporte e alimentação são mais baratas em comparação com cidades próximas, como Joinville, por exemplo. A escolha do melhor bairro para morar vai depender do seu estilo de vida. Bairros como o Baependi, por exemplo, são mais indicados para quem quer ficar próximo do trabalho, já que ele fica perto das grandes empresas da cidade. 

Mas se você prefere ficar perto da natureza e gosta de fazer caminhadas e pedalar, o bairro Barra do Rio Cerro é a nossa dica: ele fica próximo ao lindo Parque Malwee, e tem vários locais para passear ao ar livre. Agora, se você curte uma boa balada, e quer ficar perto do agito da cidade, escolha uma casa ou apartamento no centro da cidade, a maior parte dos bares, restaurantes e pontos turísticos se concentram nessa região.

A opções de lazer são bem diversificadas. Além de museus, parques e prédios históricos, Jaraguá do Sul também oferece uma ótima rede de bares e restaurantes para todos os gostos e estilos. E além disso, quando você quiser curtir o mar, não precisa ir muito longe: a praia mais próxima fica em Praia Grande, a apenas 57 km de distância. 

Gostou de saber um pouco mais sobre as 4 cidades mais seguras do Brasil? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

casas-para-alugar-em-maringa

Saiba tudo ao procurar casas para alugar em Maringá

Está de mudança para Maringá? Tenha acesso a tudo o que você precisa antes de dar esse passo Localizada no norte do Paraná, Maringá é conhecida não só por sua excelente qualidade de vida e suas extensas áreas verdes, mas também por boas oportunidades de empregos e negócios. Por isso, se você está procurando casas […]

o-que-fazer-em-belo-horizonte

O que fazer em Belo Horizonte?

Se mudou recentemente ou está de passagem e procurando saber o que fazer em Belo Horizonte? Veja tudo o que você precisa aqui! Quer descobrir como BH é muito mais do que um ponto de parada para conhecer destinos mineiros? E que além de muita história e belas paisagens, a cidade é uma excelente opção […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *