29 de abril de 2024

Como montar uma equipe de vendas de alto desempenho na imobiliária

equipe de vendas comemorando

Montar uma equipe de vendas de alto desempenho não é fácil, mas todo o investimento vale a pena.

A equipe de vendas é o coração da imobiliária!

Afinal, ela é a responsável por fazer as negociações com os clientes, fechar as vendas e garantir que a imobiliária continue em crescimento.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com um consumidor mais exigente, a formação de uma equipe de vendas de alto desempenho é fundamental para o sucesso da sua imobiliária. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre algumas práticas que podem te ajudar a montar uma equipe de vendas de alto desempenho, que seja capaz de alcançar metas ambiciosas.

Equipe de vendas de alto desempenho: habilidades que não podem faltar

A estrutura e organograma de uma imobiliária varia de acordo com seu porte e com o tipo de carteira atendida. 

Entretanto, independente do tamanho que a sua imobiliária tem hoje, é super importante que você sempre tenha em mente que a estrutura da equipe de vendas desempenha um papel crucial no alcance de metas e no crescimento sustentável. 

Para atingir os objetivos propostos, o ideal é que a sua equipe seja dividida em duas equipes: a de gestão e a de corretores, como veremos a seguir.

Gestão

A equipe de gestão é responsável por liderar e direcionar estrategicamente os esforços de vendas. Então, cabe ao gestor de vendas definir as metas, o planejamento estratégico e alocar os recursos de maneira eficiente.

O gestor também deve orientar a equipe, fornecendo suporte e implementando estratégias que impulsionam o desempenho do negócio.

Um líder de vendas de alto desempenho deve possuir habilidades como:

  • Análise de dados

O gestor deve possuir habilidades analíticas para interpretar dados do mercado imobiliário, identificando tendências e oportunidades para orientar as decisões estratégicas.

  • Conhecimento técnico

O profissional também precisa ter uma compreensão profunda das transações imobiliárias, legislação pertinente e conhecimento do portfólio de imóveis para tomar as melhores decisões.

  • Comunicação efetiva

Saber se comunicar de forma clara também é uma habilidade essencial para o gestor de vendas de alto desempenho. Só assim será possível inspirar a equipe e manter todos alinhados com os objetivos da imobiliária.

Corretores

Os corretores são a linha de frente da equipe de vendas.

Eles são encarregados de estabelecer e manter relacionamentos com clientes, entender suas necessidades e apresentar os imóveis de forma persuasiva. 

Um corretor de alto desempenho deve possuir habilidades como:

  • Conhecimento de mercado

Corretores devem possuir um conhecimento aprofundado do mercado imobiliário local, incluindo tendências de preços, características de bairros e detalhes sobre os imóveis disponíveis.

  • Técnicas de vendas

Ter habilidades específicas de vendas, como fechamento eficaz de negócios, superação de objeções e técnicas de apresentação, são fundamentais para os corretores de uma equipe de alto desempenho.

  • Comunicação empática

Um corretor de alto desempenho também precisa compreender as necessidades dos clientes, ouvir atentamente e se comunicar de maneira empática para conseguir estabelecer conexões positivas com os clientes que ele está atendendo.

Aprenda a montar uma equipe de vendas de alto desempenho

Se o seu objetivo é contar com uma equipe de vendas de alto desempenho, capaz de alcançar resultados cada vez mais satisfatórios, há algumas práticas que você pode implementar na sua equipe de vendas.

Veja 6 dicas essenciais para montar um time de alta performance.

  1. Saiba identificar talentos

O primeiro passo para montar uma equipe de vendas de alto desempenho é identificar e atrair talentos. 

Isso significa que saber com clareza as características que os colaboradores devem ter e dedicar tempo para fazer um recrutamento realmente eficaz é fundamental para que a equipe entregue os resultados desejados.

  1. Garanta que o time está alinhado aos objetivos da imobiliária

Você também precisa garantir que cada colaborador da sua equipe de vendas compreenda a missão, a visão e os valores da imobiliária, além de estar completamente alinhado aos objetivos do negócio.

Garantir e prezar por esse alinhamento estratégico é essencial para assegurar que todos estão remando na mesma direção para impulsionar a imobiliária rumo ao sucesso.

Para que seja possível manter sua equipe de vendas aliada aos objetivos, você precisa ter um planejamento claro. Assista ao vídeo abaixo e saiba como traçar um planejamento de sucesso para esse ano.

  1. Ofereça treinamento contínuo

Você também precisa oferecer programas de treinamento contínuo para desenvolver as habilidades técnicas e de vendas da equipe. 

Neste ponto, vale a pena estar atualizado com as últimas tendências do mercado imobiliário e fornecer conhecimentos específicos sobre determinados tipos de imóveis ou até mesmo sobre comportamento de compra das diferentes gerações que podem formar o público da sua imobiliária.

A capacitação constante não apenas melhora o desempenho individual, mas também fortalece a coesão da equipe.

  1. Estabeleça metas claras

Estabelecer metas claras e alcançáveis, tanto para a equipe como um todo, quanto para cada colaborador é essencial para ter uma equipe de vendas de alto desempenho.

As metas devem ser mensuráveis, realistas e alinhadas aos objetivos da imobiliária. 

Isso cria um senso de propósito e motivação, impulsionando a equipe na direção certa.

  • Leia também:

Como motivar a equipe de corretores a vender mais?

Passo a passo para definir metas para sua equipe

  1. Comunicação efetiva

Para ter uma equipe de vendas de alto desempenho, você ainda precisa fomentar uma comunicação aberta e transparente. 

Nesse ponto, vale realizar reuniões regulares para discutir estratégias, compartilhar sucessos e abordar desafios. Também forneça feedbacks regularmente e reconheça conquistas.

Tudo isso fortalece o senso de equipe, promove a colaboração, mantém todos alinhados com os objetivos da imobiliária e ainda contribui para o crescimento individual e coletivo da equipe.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Para aumentar a eficiência da sua equipe, você precisa investir em tecnologia no processo de vendas.

Dentre todas as tecnologias disponíveis no mercado atualmente, a primeira que você deve investir é um CRM imobiliário para facilitar o acompanhamento de leads, a gestão de contatos e agilizar o atendimento.

Essa é a hora de ter uma equipe de vendas de alto desempenho

Como você viu nesse conteúdo, a construção de uma equipe de vendas de alto desempenho requer atenção minuciosa à estrutura e habilidades essenciais que os profissionais da sua equipe devem ter. 

Ao implementar as seis práticas apresentadas aqui, sua imobiliária estará bem posicionada para alcançar metas ambiciosas e chegar ao patamar que você deseja.

Para acompanhar outros conteúdos sobre gestão imobiliária, inscreva-se em nosso canal no Youtube. Para ficar atualizado sobre o mercado imobiliário, assine a Arbo 360º, a newsletter que te deixa por dentro das últimas notícias e insights do mercado.

Ellen Ramos Cardoso
Ellen Ramos Cardoso

Ellen é jornalista e traz consigo uma bagagem que combina experiências em agências de comunicação, assessoria e jornais. É responsável pelos conteúdos aqui do blog e da Arbo 360º, com o compromisso de ajudar gestores e imobiliárias a descomplicar suas rotinas e impulsionar os resultados.

Postagens relacionadas

inteligencia de mercado imobiliaria

O impacto da inteligência de mercado no setor imobiliário

A inteligência de mercado deve fazer parte das rotinas das imobiliárias que estão em busca de maneiras de ganhar uma vantagem competitiva e impulsionar seus negócios. O mercado imobiliário é conhecido por sua complexidade e dinamismo, e para ter sucesso nesse ambiente altamente competitivo, as empresas do setor, principalmente as imobiliárias, precisam adotar estratégias inteligentes […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *