13 de junho de 2024

O impacto da inteligência de mercado no setor imobiliário

inteligencia de mercado imobiliaria

A inteligência de mercado deve fazer parte das rotinas das imobiliárias que estão em busca de maneiras de ganhar uma vantagem competitiva e impulsionar seus negócios.

O mercado imobiliário é conhecido por sua complexidade e dinamismo, e para ter sucesso nesse ambiente altamente competitivo, as empresas do setor, principalmente as imobiliárias, precisam adotar estratégias inteligentes e baseadas em dados. 

Uma das estratégias mais importantes para se diferenciar no mercado imobiliário é a inteligência de mercado, um conceito fundamental para compreender as tendências, o público-alvo e as oportunidades de crescimento do seu negócio.

A inteligência de mercado permite às imobiliárias uma visão detalhada do que está acontecendo no mercado e as capacita a desenvolver estratégias direcionadas para se destacarem em um ambiente altamente competitivo.

Por isso, neste artigo, exploraremos o que é inteligência de mercado, sua aplicação no setor imobiliário e como as imobiliárias podem ganhar mais inteligência de mercado para potencializar seus resultados.

Inteligência de mercado imobiliário: uma necessidade crescente

A inteligência de mercado é uma estratégia de negócio que se baseia na análise de dados para gerar insights significativos relacionados a diversas áreas da imobiliária, como tendências de comportamento, concorrência, desempenho das negociações, entre outros.

Toda essa análise de dados decorrente da estratégia de inteligência de mercado oferece embasamento sólido para orientar as decisões estratégicas da imobiliária, ajudando os gestores a escolherem, por exemplo, qual é a melhor região ou tipo de imóvel para investir no momento.

Use os dados imobiliários a seu favor para gerar mais resultados.

Embora, basicamente, a inteligência de mercado seja processo de coleta dos dados, é preciso ressaltar que essa estratégia vai além da simples coleta de um grande volume de dados. 

Para ser eficaz, esses dados precisam ser organizados e minuciosamente analisados. Esse processo de organização e análise permite que as informações sejam transformadas em insights acionáveis que, por sua vez, auxiliam na tomada de decisões de maneira mais assertiva.

Em muitos casos, a análise de inteligência de mercado é conduzida por um analista especializado na área, mas pensando no dia a dia de uma imobiliária, o próprio dono e/ou gestor do time de vendas desempenha um papel fundamental na compreensão do contexto, na extração de informações relevantes para que a inteligência de mercado seja realmente eficiente.

Aplicações da inteligência de mercado em uma imobiliária

Há quem pense que entender os dados de qualquer tipo de negócio é perda de tempo, mas, hoje, a inteligência de mercado imobiliário se tornou uma necessidade, permitindo que as imobiliárias tenham insights claros baseados em dados. 

A seguir, trouxemos algumas razões pelas quais a inteligência de mercado é fundamental para potencializar os resultados da sua imobiliária.

  1. Compreensão do público-alvo

Para ser bem-sucedida, uma imobiliária precisa entender seu público-alvo. Quem são os compradores e locatários em potencial? Quais são suas preferências? O quanto estão dispostos a pagar? 

A inteligência de mercado pode fornecer respostas a essas perguntas, ajudando as imobiliárias a direcionar suas estratégias de marketing e vendas de maneira mais eficaz.

  1. Identificação de tendências do mercado

O mercado imobiliário é altamente sensível a tendências econômicas, demográficas e sazonais, mas com a inteligência de mercado é possível minimizar essas incertezas.

Através da análise de dados, as inteligências imobiliárias podem identificar tendências emergentes, prever flutuações de preços e tomar decisões estratégicas sobre onde investir. 

Você sabia? Quando você olha para os dados sua gestão muda para melhor.

  1. Avaliação da concorrência

Conhecer a concorrência é super importante para qualquer negócio. E, a inteligência de mercado permite que as imobiliárias analisem o desempenho de seus concorrentes, identifiquem lacunas no mercado e desenvolvam estratégias para se destacar.

  1. Otimização de preços

Determinar o preço certo para as propriedades é essencial. 

Com dados precisos, as imobiliárias podem definir preços competitivos que atraem compradores e maximizam os lucros.

Passo a passo para fazer avaliação e precificação de imóveis de forma assertiva.

Como ganhar mais inteligência de mercado no setor imobiliário

Agora que entendemos a importância da inteligência de mercado, a pergunta é: como as imobiliárias podem adquirir mais inteligência de mercado? 

A resposta é simples: basta parar de ignorar todos os dados que a sua imobiliária consegue gerar frequentemente.

Ganhar mais inteligência de mercado no setor imobiliário é fundamental para o sucesso. Afinal de contas, a obtenção de insights valiosos permite tomar decisões de maneira mais correta, identificar oportunidades estratégicas e manter uma posição competitiva. 

A seguir, listamos algumas ações que você pode implementar na imobiliária para ganhar mais inteligência de mercado.

Colete dados

Todo lead que entra na sua base e cada negociação que é feita gera uma informação que pode se transformar no verdadeiro pote de ouro da sua imobiliária.

Então, se você quer ganhar mais inteligência de mercado, o primeiro passo é coletar dados relevantes da sua imobiliária, como ticket médio dos imóveis disponíveis para venda e locação, dados demográficos da área de atuação da imobiliária, histórico de vendas e preferências dos compradores, entre outros dados que você possa ter em mãos.

Outra informação que você deve coletar para ter mais inteligência de mercado é a opinião dos seus clientes, sejam proprietários, inquilinos ou compradores em potencial.

Vale lembrar que, ao coletar dados sobre os clientes, sua imobiliária pode personalizar seus serviços de acordo com as preferências individuais e criar novas fontes de receitas. 

Isso cria uma experiência mais satisfatória para os clientes e ajuda a construir relacionamentos duradouros.

Clique aqui e descubra como a sua imobiliária pode se tornar uma gestora de patrimônio.

Monitore as tendências de mercado

Um dos pilares cruciais da inteligência de mercado é ficar atualizado com as tendências emergentes no setor imobiliário. 

Por isso, além dos dados que são gerados internamente na imobiliária, vale a pena ficar de olho em análises de dados econômicos, urbanísticos e sociais que afetam as preferências dos compradores. 

Além disso, acompanhar as taxas de juros, inadimplência, oferta e demanda, e mudanças nas regulamentações imobiliárias pode ajudar na previsão de mudanças no mercado.

Faça parcerias estratégicas

Estabelecer parcerias com fontes confiáveis de dados, como instituições financeiras, órgãos governamentais e associações do setor, pode facilitar o acesso a informações exclusivas, que podem impactar as estratégias de captação e negociação.

Por exemplo, imagine que sua imobiliária deseja lançar um novo empreendimento residencial em uma determinada região. 

Para garantir o sucesso desse empreendimento, é essencial entender a capacidade financeira dos potenciais compradores, mas coletar dados de crédito e concessão de empréstimos pode ser uma tarefa complexa e sensível. 

Nesse caso, por meio de parcerias com instituições financeiras, a imobiliária pode obter acesso a informações confiáveis sobre o histórico de crédito, a renda média dos residentes e a taxa de aprovação de empréstimos. Tudo isso permite que a imobiliária tenha mais inteligência de mercado na hora de precificar os imóveis e traçar as estratégias de marketing do empreendimento.

Analise a concorrência

A inteligência de mercado também permite que as imobiliárias possam avaliar e responder de maneira eficaz às estratégias e desempenho de seus concorrentes.

Ao coletar e analisar dados sobre a concorrência, a imobiliária pode identificar oportunidades de mercado, avaliar a eficácia das estratégias de marketing, preços e ofertas de propriedades dos concorrentes e, assim, adaptar suas próprias abordagens de forma mais competitiva.

O impacto da inteligência de mercado no setor imobiliário

Tenha ferramentas de Business Intelligence

Para entender todas as informações que mencionamos ao longo deste artigo e que são essenciais para que você tenha mais inteligência de mercado, é fundamental que você tenha uma ferramenta de Business Intelligence, porque ela permite a criação de painéis interativos, relatórios personalizados e visualizações de dados que facilitam a compreensão das informações.

  • Leia também:

5 vantagens de aplicar o Business Intelligence na sua imobiliária.

Por que usar ferramentas de Business Intelligence na imobiliária.

Arbo BI: a ferramenta ideal para você para dominar a inteligência de mercado

Como falamos no tópico anterior, para obter uma visão mais assertiva do mercado imobiliário e aproveitar todos os benefícios da inteligência de mercado, as imobiliárias precisam de ferramentas eficazes. 

Hoje, existe uma gama de ferramentas de Business Intelligence, mas para imobiliária, a nossa sugestão é que você use o Arbo BI.

O Arbo BI é uma funcionalidade do Arbo CRM, um sistema de gestão comercial feito exclusivamente para imobiliárias, que orienta a tomada de decisão certeira da imobiliária, sem achismos, baseada em informações sólidas.

Através dos dados adicionados no Arbo CRM, o BI permite uma virada de chave estratégica da imobiliária, colocando o negócio na direção certa para atingir seus objetivos.

Com o Arbo BI, você terá acesso a informações essenciais relacionadas à sua carteira de imóveis e à gestão de leads, oferecendo uma visão abrangente de todo o seu negócio. 

Com mais de 30 análises disponíveis, o Arbo BI se torna uma ferramenta poderosa para orientar o crescimento da sua imobiliária, superando a concorrência.

Algumas das informações valiosas que você poderá acessar por meio do Arbo BI incluem indicadores-chave, como VGL, VGV e ticket médio por etapa do funil de vendas. 

Esses dados possibilitam uma previsibilidade dos negócios e dos lucros, permitindo que você tome decisões estratégicas mais embasadas.

Além disso, o Arbo BI permite identificar quais canais estão gerando mais leads, possibilitando a adaptação de estratégias de marketing para direcionar esforços para os canais mais eficazes. 

Você também poderá avaliar o desempenho dos imóveis em sua carteira, o que facilita a alocação de recursos para maximizar os lucros da imobiliária.

A análise da performance dos corretores é outra vantagem do Arbo BI, fornecendo insights sobre quantos leads cada corretor está atendendo, o tempo médio de atendimento e a eficácia na conversão de leads em negócios fechados, entre outros aspectos relevantes.

O Arbo BI ainda oferece uma visão clara do potencial de negócios, permitindo entender quantos negócios estão em cada etapa do funil, bem como o desempenho de atendimento por faixa de preço de aluguel e venda. 

Essas informações são cruciais para tomar decisões estratégicas que impulsionarão o crescimento da sua imobiliária e a colocarão em uma posição de destaque no mercado.

Leve mais inteligência de dados para sua imobiliária com ajuda da Arbo. Clique aqui e conheça as vantagens de usar Arbo CRM.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

arbo hub portais imobiliários

Portais de imóveis: anuncie nos melhores com o Arbo Hub

Anunciar em vários portais de imóveis fica caro demais para você? Veja como o Arbo Hub ajuda a alavancar a presença online da sua empresa! Os portais imobiliários são canais de divulgação indispensáveis para uma imobiliária. Afinal, a primeira atitude do consumidor quando pensa em comprar ou alugar um imóvel é pesquisar em sites especializados. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *