27 de setembro de 2021

Como escolher um bom apartamento em Belém?

apartamento em Belém

Antes de comprar ou alugar um apartamento em Belém, saiba mais sobre a cidade e seus melhores bairros no Blog da Arbo!

Está pensando em comprar ou alugar um apartamento em Belém? Neste post do Blog da Arbo, você vai conhecer um pouco mais sobre a cidade e seus bairros mais interessantes. Fundada por portugueses em 1616, a capital do Pará teve um grande desenvolvimento no início do século XX, o período áureo da borracha. 

Na época, a cidade recebeu muitas famílias europeias e chegou a ser chamada de Paris n’América, graças à influência francesa na arquitetura de suas construções. De lá para cá, os novos padrões da construção civil e da urbanização trouxeram modernidade, mas o aspecto tradicional das fachadas continua vivo em grandes casarões e nas igrejas da época colonial.

A capital paraense tem mais de 8 milhões de habitantes e sua economia é impulsionada pelos setores de comércio, serviços e turismo, Também há forte desenvolvimento nos segmentos alimentício, naval, metalúrgico, pesqueiro, químico e madeireiro. 

Quais são os melhores bairros de Belém?

Você pode conferir outras curiosidades sobre Belém neste outro post do Blog da Arbo. Agora, para facilitar a escolha de um bom apartamento em Belém, é bom conhecer um pouco sobre os principais bairros da cidade:

  1. Nazaré
  2. Umarizal
  3. Batista Campos
  4. Marco
  5. Pedreira
  6. São Brás

1. Nazaré

Representado pelo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, um dos cartões postais de Belém, este bairro é um dos mais tradicionais da cidade. Repleto de construções históricas, ele também abriga a famosa Avenida Nazaré, uma das principais vias da cidade. Ele conta com uma excelente infraestrutura e o morador tem facilidade para encontrar todo tipo de estabelecimento comercial e de serviços.

Esse é o bairro que recebe a festa religiosa do Círio de Nazaré, celebrado todo ano desde 1793. A celebração costuma receber mais de 2 milhões de pessoas em várias romarias e procissões, sempre no segundo domingo do mês de outubro.

Este vídeo do canal TERRACEUMAREAR mostra um passeio pelas ruas do bairro Nazaré:

2. Umarizal

O Umarizal certamente é uma das opções mais interessantes para quem quer comprar casa em Belém. A região, que começou a ser habitada no século XIV, se tornou um local com imóveis de alto padrão e um comércio intenso. Alguns de seus pontos de referência são o Boulevard Shopping, o teatro Cláudio Barradas e o complexo Ver-o-Rio.

Este vídeo do canal Odilson Sá mostra um breve passeio pelo Umarizal:

3. Batista Campos

O Batista Campos é uma alternativa para quem quer viver em um bairro predominantemente residencial. Ele proporciona uma rotina mais tranquila e tem muitas opções de lazer para a família toda. O bairro fica próximo à Avenida Nazaré e tem como pontos de referência os shoppings Pátio Belém e Center Belém.

Para saber um mais sobre o Batista Campos, confira este vídeo do canal Programa Belém 400:

4. Marco

Qualidade de vida também é a marca registrada do Marco, um bairro criado na virada do século XIX para o XX. Ele abriga o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e tem uma rede de comércios e serviços bastante completa. O local também é uma alternativa interessante para quem quer boa educação para os filhos, já que conta com dois campi da UEPA.

Para saber mais sobre o bairro Marco, confira este vídeo do canal Programa Belém 400:

5. Pedreira

Conhecido como Bairro do Samba e do Amor, o Pedreira reúne um dos principais pólos comerciais da capital paraense. A Avenida Pedro Miranda, principal ponto de referência do bairro, tem a maior parte dos estabelecimentos. O bairro conta com oitos escolas particulares e quatro públicas. 

Saiba mais sobre o bairro Pedreira neste vídeo do canal Programa Belém 400:

6. São Brás

Bairro nobre, com ruas largas e muitas árvores, o São Brás é uma das localidades mais valorizadas de Belém. Ele reúne algumas das principais vias da cidade, o que resulta em congestionamentos em horários de pico. O Terminal Rodoviário de Belém fica no São Brás.

O São Brás tem forte vocação turística e tem como um de seus principais referenciais o Mercado de São Brás. Graças a seus casarões do início do século XX, a região guarda boa parte da história da cidade na arquitetura. 

Este vídeo do canal Odilson Sá mostra um breve passeio pelo São Brás:

Como comprar um bom apartamento em Belém?

Como comprar um apartamento requer estabilidade financeira no longo prazo, é fundamental aprender a cuidar bem do seu dinheiro. Para isso, é bom começar definindo uma meta realista. Analise suas condições de vida atuais e o tipo de apartamento que faz sentido para você.

Com base nisso, estabeleça um prazo para juntar ao menos o dinheiro necessário para pagar a entrada, caso opte por um financiamento. Uma boa dica para guardar uma grana é ter uma planilha para registrar todos os seus gastos e comparar com o que você recebe a cada mês. 

Ao fazer esse simples exercício, você provavelmente vai descobrir que está jogando recursos fora com coisas que não são tão importantes assim. Enquanto junta a grana necessária, você já pode entender como o mercado funciona e aprender a identificar boas oportunidades de negócio.

O financiamento de imóveis é um tipo de operação financeira em que o valor do bem é dividido em parcelas que devem ser pagas ao longo de um grande período. Na prática, ela é como um empréstimo no qual o objetivo já está bem definido. A instituição financeira paga o valor do imóvel ao vendedor e espera que o comprador o devolva acrescido de juros.

Outra alternativa para viabilizar a compra do seu apartamento em Belém é o consórcio. Nessa modalidade, você passa a participar de um grupo com várias outras pessoas que têm o mesmo objetivo. Cada uma delas deve pagar suas parcelas em dia para que os valores sejam acumulados em uma poupança. 

A ideia é que, com o passar do tempo, todos os participantes do grupo recebam o valor necessário para a compra. A ordem de recebimento é determinada por sorteio, mas, se você tiver algum dinheiro guardado, pode dar um lance e aumentar suas chances de ser contemplado mais rápido.

O consórcio imobiliário parece uma opção mais flexível para comprar um apartamento, pois não exige uma entrada e não há cobrança de juros nas parcelas. O que há, na verdade, é uma taxa de administração paga à empresa responsável por organizá-lo.

Você vai encontrar uma infinidade de empresas oferecendo consórcios e financiamentos que se encaixam em todo tipo de perfil. Por isso, é fundamental aprender a comparar as propostas. Cada empresa costuma disponibilizar simuladores de financiamento, os quais você pode utilizar como referência para estudar a melhor alternativa.

Conheça a Arbo

No Portal da Arbo, você encontra milhares de casas e de apartamentos em centenas de cidades do Brasil. Além disso, pode dar continuidade ao processo de compra de forma totalmente on-line. Assim, você terá segurança e comodidade.

Por falar em segurança, um dos grandes diferenciais da Arbo é a assinatura de contrato digital, que usa os mais avançados padrões de criptografia. Desse jeito, comprar ou alugar seu apartamento em Belém fica muito mais fácil!

Postagens relacionadas

hospitais-em-sorocaba

Os 3 melhores hospitais em Sorocaba

Entre tantas opções, descubra quais são os melhores hospitais em Sorocaba e os benefícios que eles oferecem aos moradores Morar em Sorocaba é, sem dúvidas, sinônimo de vantagens. O motivo é que quem reside na cidade está próximo de excelentes escolas e faculdades. Isso sem falar que os melhores hospitais em Sorocaba são muito importantes […]

melhores-restaurantes-de-balneario-camboriu

Os 10 melhores restaurantes de Balneário Camboriú

Além de belas praias, Balneário Camboriú não deixa a desejar no quesito gastronomia! Conheça várias os melhores restaurantes em Balneário Camboriú! Se você está pensando em passar uns dias ou até mesmo em morar em Balneário Camboriú, já deve estar imaginando as maravilhas que vai encontrar por lá. Além das praias, uma atração a mais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *