24 de maio de 2022

Melhores parques de Belo Horizonte

Melhores-parques-de-BH

Os melhores parques de Belo Horizonte estão espalhados por toda a cidade. É possível aproveitá-los para ter momentos de lazer.

Apesar de ser uma grande cidade, Belo Horizonte conta com uma grande quantidade de parques distribuídos em várias regiões. Eles são um refúgio para a correria do dia-a-dia, e são uma ótima opção para relaxar nos  finais de semana. 

Hoje a Arbo preparou um guia para você conhecer e aproveitar os melhores parques de Belo Horizonte. Confira!

  1. Parque Municipal
  2. Parque Ecológico da Pampulha
  3. Parque das Águas
  4. Parque da Serra do Curral
  5. Parque das Mangabeiras
  6. Parque Mata das Borboletas
  7. Parque Municipal Juscelino Kubitscheck
  8. Parque Municipal Jacques Cousteau
  9. Parque Julien Rien
  10. Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Parque Municipal

O Parque Municipal foi inaugurado em 1897, e fica bem no centro de Belo Horizonte. Com uma área de 600 mil metros quadrados, o espaço tem 3 lagoas, e uma grande variedade de árvores exóticas e nativas, além de muitos pássaros.

O local é uma boa pedida para  dar aquela fugida da correria da cidade e aproveitar alguns momentos de calma e tranquilidade. Para quem quiser ficar em forma, o lugar   também oferece pista de patinação, aparelhos de ginástica e bosques ótimos para corrida.

Parque ecológico da Pampulha

Com 300 mil metros quadrados, esse parque é o ponto de encontro para várias famílias no final de semana. Além da famosa Lagoa da Pampulha, o local também conta com uma estrutura bem organizada para piqueniques e atividades para as crianças,  como os  brinquedos em madeira que garantem horas de diversão.

Para quem gosta de passear de bicicleta, é possível alugar uma no bicicletário, e pedalar enquanto aprecia a vista.O local é dividido em três áreas: um espaço aberto para visitação pública, outro para passeios monitorados de pesquisadores e uma área restrita de preservação florestal.

Outros pontos que valem a pena conhecer são o coreto, onde sempre acontecem apresentações culturais, e o belo Memorial da Imigração japonesa.

Parque das Águas

Esse espaço fica localizado no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Ele também é conhecido como Parque Roberto Burle Marx, e tem 170 mil metros quadrados. Nele você pode aproveitar os vários espaços de convivência, além de campos de futebol, pistas de caminhada e o playground, para quem quiser levar os pequenos para brincar. 

Outra atração é o lindo jardim, que tem mais de 100 espécies de plantas, como camomila, erva-cidreira, hortelã e muitas outras. Não deixe de conhecer também as várias nascentes que embelezam o lugar e desembocam no Córrego do Clemente.

Conheça os melhores restaurante de Belho Horizonte

Parque da Serra do Curral

Se você é aventureiro, esse é o lugar perfeito,  pois é famoso por suas várias trilhas ecológicas. A caminhada não é tão difícil, mas é preciso ter um pouco de preparo físico, pois a altitude de alguns locais pode chegar a 1380 metros. Mas os 10 mirantes espalhados pelo local valem o esforço para desfrutar da vista espetacular, que inclui uma visão panorâmica da serra mineira. 

Para quem gosta de observar a vida selvagem, é bom ficar  atento durante o passeio, porque é bem comum encontrar pelo caminho várias aves nativas da região, como o falcão-cauré e a coruja-da-igreja. 

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras tem a maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de metros quadrados de mata nativa. O local é muito popular, tanto que cerca de 30 mil pessoas o visitam todo mês.  As opções de lazer no local incluem trilhas ecológicas, quadras poliesportivas, brinquedos e quiosques. 

Outra atração são os eventos culturais que acontecem nas arenas dessa localidade . Para as crianças, vale a pena escolher uma trilha tranquila para observar os micos e esquilos que sempre aparecem durante o passeio. Os lindos gramados também são um convite para um piquenique nos dias ensolarados.

Parque Mata das Borboletas

Criado em 1995, o nome dele  já indica um dos seus principais atrativos: se você ama borboletas, esse é o seu lugar! Diversas espécies vivem no local, e dão um show de beleza para os visitantes. É possível também aproveitar os espaços que contam com mesas de xadrez, brinquedos, equipamentos de ginástica e áreas de contemplação para os momentos de relaxamento.

O parque tem também duas nascentes e um pequeno lago artificial. Para quem ama animais, não deixe de fazer uma das trilhas para ver de perto os animais que moram por lá, como preás, gambás, e até tucanos em algumas épocas do ano.

Veja os bairros nobres de BH

Parque Municipal Juscelino Kubitschek

Localizado no bairro Sion, o local  também é conhecido pelos moradores como Praça JK. Com uma área de 28 mil metros quadrados, o parque é o ponto de encontro para os praticantes de esportes.

O lugar tem várias opções para se exercitar, como quadras de futebol, pistas de caminhada e equipamentos para ginástica e alongamento. E enquanto você se exercita, pode ficar tranquilo  pois lá também tem brinquedos disponíveis para as crianças.

Parque Municipal Jacques Cousteau

Localizado na região oeste de Belo Horizonte, esse espaço incrível já foi um depósito de lixo da cidade. Depois de um intenso trabalho de recuperação do local, em 1999 ele foi  reflorestado e transformado em um local para a produção de mudas de plantas e árvores. 

O parque recebe uma quantidade menor de visitantes, e é uma boa opção para quem deseja um passeio bem tranquilo para recarregar as energias. O espaço também tem nascentes e é muito bem conservado, perfeito para tirar lindas fotos! 

Parque Julien Rien

Quem  é fã de esportes radicais precisa conhecer o Parque Julien Rien. Ele possui uma pista de skate bem popular entre os praticantes da região. Você pode apreciar as manobras  e também aproveitar para dar uma aquecida nos equipamentos de ginástica. O local tem também uma longa escadaria que percorre toda a sua extensão, ligando as duas entradas. 

Para quem gosta de caminhar, durante o percurso é possível observar as diversas espécies de árvores nativas e também se surpreender com a presença de micos-estrela e várias aves, como sabiás, bicos-de-lacre e almas-de-gato que sempre aparecem durante o passeio. 

Saiba quais são os melhores bares de Belo Horizonte

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Esse belo parque já existia antes mesmo na fundação da cidade, e é uma ótima opção para desfrutar de momentos de tranquilidade e também de cultura. Ele é inspirado nos jardins da Belle Époque, com belas roseiras e um coreto.

O espaço também abriga o Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes, onde são realizados vários eventos culturais. Para quem gosta de unir cultura e contato com a natureza, esse é o lugar perfeito. 

Gostou de conhecer alguns dos melhores parques de BH? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

melhores-bairros-de-maringa

Veja os melhores bairros de Maringá

Pensando em se mudar para Maringá? Saiba quais são os melhores bairros de Maringá para viver e ter qualidade de vida. Veja a lista aqui! Antes de se mudar para uma nova cidade, é muito importante que você conheça as características e os pontos positivos e negativos do seu futuro bairro. Afinal, viver em um […]

pontos-turisticos-em-londrina

Pontos turísticos em Londrina: Conheça a cidade

Confira os pontos turísticos em Londrina obrigatórios para visitar e saber ainda mais da interessante história do município! Londrina é uma cidade cheia de beleza natural e acolhedora, que oferece aconchego, qualidade de vida, e áreas de lazer para todos os seus moradores. Quer conhecer um pouquinho mais sobre o que a cidade tem a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *