20 de maio de 2022

Limpeza de casa: como limpar imóvel que já é limpo

limpeza-de-casa

Limpar o que já está limpo parece ser uma tarefa impossível, mas quando é o seu imóvel que está em jogo e você quer ou precisa vender rápido e sem perder dinheiro, prepare-se, pois a limpeza de casa tem que fazer parte do seu dia a dia e, principalmente, após a execução de um belo Home Staging.

E, com isso, eu pergunto: você já sabia que a limpeza exerce um grande papel no sucesso da comercialização de imóveis?

Um imóvel cheio de poeira, mau odor, com pisos encardidos, azulejos e rejuntes com limo, entre outros, repele compradores, pois o que está mais em evidência em seu interior é, sem dúvida alguma, a sujeira.

Na última matéria escrevi sobre a importância da organização de uma casa à venda no mercado imobiliário. Hoje, estou falando sobre o papel da limpeza na comercialização de imóveis, o segundo passo no processo pré-Home Staging, ferramenta de marketing bastante significativa para quem está vendendo e locando imóveis.

Um ponto interessante para você, proprietário ou corretor de imóveis, é olhar para o imóvel como se fosse o comprador. É incrível, mas seu imóvel terá outra perspectiva. Experimente.

Outro ponto que não levamos em consideração é que a sujeira pode ser captada através das lentes de uma câmera fotográfica, sendo este um ponto extremamente negativo para qualquer imóvel que está no mercado, ocupado ou desocupado.

limpeza-de-casa

Quando entrar com a limpeza de casa?

A limpeza pesada do imóvel pode ser feita em conjunto com a organização. Após organizado e com o Home Staging pronto, a limpeza deve ser feita quase todos os dias se o imóvel estiver ocupado.

Veja a seguir minhas sugestões para você conseguir manter a sua casa sempre limpa e acelerar a comercialização:

Áreas sociais

Hall de entrada

Com a pandemia, as pessoas começaram a deixar seus sapatos do lado de fora, o que tornou esses pequeninos ambientes abarrotados e muitas vezes com odor desagrádavel. 

Se houver espaço, coloque uma estante, um armário, alguma peça onde seus sapatos não fiquem expostos. Tirar os sapatos é um hábito saudável, mas venhamos e convenhamos: sapatos usados não têm uma boa impressão, não é mesmo?!

Limpe os sapatos ao retirá-los, use um talco ou spray, já que isso ajudará com o odor. Além disso, coloque um difusor de aroma leve, tipo baunilha.

Salas

Se você tem crianças ou pets, tenha uma caixa grande de plástico para guardar brinquedos. Limpe sempre o piso e mantenha as superfícies limpas e sem pó. 

Quebre o hábito de deixar papéis e documentos espalhados. Mantenha-os em um armário ou no seu closet, para a sua segurança. Não se esqueça do difusor e das velas aromáticas. Atice a memória olfativa dos potenciais clientes. 

Limpeza de casa: áreas íntimas

Dormitórios

Lembre-se: o piso deve estar sempre limpo, já que cabelos e pelos de pets causam uma péssima impressão. Além disso, a roupa de cama deve ser trocada regularmente e borrifada com água perfumada. Não se esqueça de usar sempre o mesmo aroma pela casa.

Áreas de serviço

Não é porque é a área de serviço que você não deve dar atenção. Compradores irão olhar e, se estas dependências estiverem sujas, isto já significa um turn down para o seu imóvel. 

Nunca deixe lixo, sacolas de supermercado, caixas de gatos ou fraldas de cachorros à mostra e sujos, principalmente na hora de receber a visita do comprador. Não existe nada pior do que desculpas. Piso e superfícies sempre limpas fazem parte da primeira impressão.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Banheiros

Esses ambientes já requerem grandes cuidados de limpeza diária, mais ainda quando o imóvel está à venda. Banheiros atualizados ou desatualizados quando sujos são repulsivos. 

Mantenha cubas, bancadas, vasos sanitários, portas de vidro, espelhos e metais sempre limpos.

Tenha uma caixa onde você possa guardar todos os produtos de higiene pessoal com a visita do comprador. Nada de fios de cabelos ou pelos perdidos pelo banheiro, muito menos em sabonetes.

Quintais

Limpe pisos, muros e laterais com Wap, faça uma manutenção quinzenal ou mensal, isto irá depender do tempo. 

Faça manicure em todas as plantas e, se você tiver cachorro circulando pelo quintal, preste atenção: você não quer dar uma surpresa de presente para o possível comprador.

Fachadas ou jardim

Siga o mesmo processo do quintal e limpe sempre as janelas. Não se esqueça de que vidros sujos causam a sensação de abandono. Limpe as calhas regularmente.

Não esqueça de limpar espelhos de tomadas e interruptores e, também, fechaduras.

A visita em um imóvel limpo e cheiroso aumenta consideravelmente a probabilidade da venda.

Já falamos da importância da organização e da limpeza de casa, que são etapas do pré-Staging. Na semana que vem vou falar a respeito de outra etapa primordial que irá ajudá-lo a comercializar seu imóvel pelo melhor preço.

Lembrando que, se a sua casa está no mercado para vender ou locar, ela deve estar extremamente limpa para receber a visita do potencial comprador e, com pequenos esforços, você pode valorizar e potencializar a comercialização do seu maior patrimônio.

Mostre seu imóvel da melhor maneira possível aplicando técnicas de Home Staging.

Até a semana que vem! 

Susana Damy
Home Stager


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então não perca nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o Portal da Arbo e encontrar excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

Organização de casa: confira 5 truques

Precisa de ajuda para a organização de casa? Nesse texto você confere dicas simples e práticas que podem facilitar seu dia a dia A organização de casa é uma grande aliada para o bem-estar. Ter uma casa organizada e harmoniosa nos torna aptos para uma vida plena e mais saudável.   Alguns estudos afirmam que um […]

Em tempos de pandemia, pensarei no meu amanhã

Quarentena em tempos de pandemia, quem diria! Será que é o fim do mundo? Será que podemos contar com o amanhã? Nosso dia a dia está cada vez mais uma incógnita, mas ainda assim o mundo continua a girar. A piora nos casos de pandemia é o principal fato para o investidor estar tirando seu […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *