27 de setembro de 2021

Como organizar a casa para vender

Essa é a primeira e mais importante etapa do processo pré-Home Staging, então que tal olhar para a sua casa com o olhar do comprador?! Um dos pontos mais relevantes, nesse caso, é organizar a casa antes de vendê-la.

Imagine que você está em busca de um lar para a sua família, uma casa que encante e que todos de sua família se sintam bem. A primeira coisa que você faz é definir o tipo de imóvel, tamanho, estilo, região e preço. Passando essa fase, você começa a busca por imóveis nos portais imobiliários.

Logo no início você se depara com milhares de opções e de possibilidades, porém, 90% dos imóveis não lhe agradam, talvez pela quantidade de informação visual, que confunde e cansa ou por algum outro motivo.

Para iniciar a preparação do seu imóvel para vender, a primeira e mais importante ação a ser tomada antes de abrir as portas para os
potenciais compradores é organizar a casa.

A organização faz parte do processo de Home Staging, uma ferramenta de marketing que tem como propósito potencializar e acelerar a comercialização. Se você seguir as minhas recomendações, estará antecipando a venda em 50%.

Gosto de ressaltar que fotos de imóveis organizados aproximam o comprador da visita. E a visita em um imóvel organizado aumenta a probabilidade da venda. E por esse motivo quero compartilhar técnicas de Home Staging para ajudá-lo no processo de venda da sua casa.

Como organizar a casa para a venda?

Primeiro:

Para organizar é preciso desorganizar. Somos acumuladores e seres apegados e só realizamos isso quando devemos organizar a casa.

Porém ,se você está seriamente querendo vender sua casa, é hora de desapegar de algumas coisas para ter sucesso na comercialização.

Separe quatro caixas por ambiente e escreva em cada uma delas:

  • Doação
  • Descarte
  • Casa nova
  • Manter

Você pode começar a organizar a casa pelo ambiente que se sentir mais confortável, mas eu sempre aconselho a começar pelos banheiros por serem ambientes pequenos e lugares que não acumulamos tanta coisa.

organizar-a-casa

Coloque as quatro caixas e inicie pelos armários. Separe todos os itens e coloque-os nas caixas que pertencem. Guarde os objetos pessoais de uso diário em caixas plásticas dentro do armário.

Segundo:

Deixe as bancadas e o chuveiro com o mínimo possível, somente o que for essencial, como sabonete e shampoo. Repita esse passo se você tiver mais banheiros.

Faça o mesmo nos outros armários de sua casa. O ideal é deixar 50% vazio, pois mostra o espaço que o armário oferece. Quando um armário está muito cheio causa a sensação de pouco espaço.

Terceiro:

Objetos decorativos

Faça uma triagem e coloque-os nas caixas de descarte, doação, mudança e manter. Guarde os objetos pequenos e as coleções. Mantenha os objetos grandes, como vasos, lanternas, cestas, bowls que irão compor o seu staging.

Livros

Se você tem muitos livros antigos, como enciclopédias, separe alguns, pois livros são peças chave para o Staging. Descarte revistas antigas, e mantenha somente as mais novas.

Quadros

Se você é do tipo colecionador, eu aconselho a separar os quadros mais neutros ou genéricos para compor o staging e guarde os de gosto bem pessoal. Geralmente usamos três quadros por ambiente.

Quarto:

Na cozinha, área de serviço e despensa, use a mesma regra do banheiro e deixe somente os utensílios mais usados. Guarde a sua coleção de eletroportáteis e mantenha somente a cafeteira na bancada, talvez você queira oferecer um café ao potencial comprador. Não se esqueça da regra dos 50%.

Quinto:

Se você mora em casa organize o quintal, os corredores laterais e o jardim. Retire todos os vasos de plantas não saudáveis e em excesso.

Agora que você já sabe por onde começar com o processo de pré-Staging para acelerar a venda da sua casa, semana que vem irei falar a respeito de outra ação fundamental que irá ajudá-lo ainda mais a comercializar a sua casa pelo melhor preço.

Lembre que você está vendendo o seu imóvel e não os seus bens pessoais e a sua casa deve estar impecável aos olhares dos potenciais compradores.

Até a semana que vem!

Susana Damy


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então clique aqui e não perca nenhum conteúdo para não perder nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o Portal da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

primeiro-imóvel

O que saber para comprar seu primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Ela está associada à disruptura da rotina familiar entre pais e filhos para uma rotina de “vida adulta” ou constituição de uma nova família com um relacionamento conjugal. Neste contexto, é muito comum inúmeras dúvidas ao buscar seu primeiro imóvel, e […]

Aumento da Selic: e agora, “Nicolau”?

Juros baixos, melhor época pra investir em imóveis, taxa Selic caindo. De repente, aumento da Selic pra 2,75%. Como assim? “E agora, quem poderá nos defender?”. Eis a importância de lermos o corpo das informações, antes de infartar com os títulos. De fato a taxa aumentou, como nada é para sempre, ainda que não estejamos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *