26 de maio de 2022

Como organizar a casa para vender

Essa é a primeira e mais importante etapa do processo pré-Home Staging, então que tal olhar para a sua casa com o olhar do comprador?! Um dos pontos mais relevantes, nesse caso, é organizar a casa antes de vendê-la.

Imagine que você está em busca de um lar para a sua família, uma casa que encante e que todos de sua família se sintam bem. A primeira coisa que você faz é definir o tipo de imóvel, tamanho, estilo, região e preço. Passando essa fase, você começa a busca por imóveis nos portais imobiliários.

Logo no início você se depara com milhares de opções e de possibilidades, porém, 90% dos imóveis não lhe agradam, talvez pela quantidade de informação visual, que confunde e cansa ou por algum outro motivo.

Para iniciar a preparação do seu imóvel para vender, a primeira e mais importante ação a ser tomada antes de abrir as portas para os
potenciais compradores é organizar a casa.

A organização faz parte do processo de Home Staging, uma ferramenta de marketing que tem como propósito potencializar e acelerar a comercialização. Se você seguir as minhas recomendações, estará antecipando a venda em 50%.

Gosto de ressaltar que fotos de imóveis organizados aproximam o comprador da visita. E a visita em um imóvel organizado aumenta a probabilidade da venda. E por esse motivo quero compartilhar técnicas de Home Staging para ajudá-lo no processo de venda da sua casa.

Como organizar a casa para a venda?

Primeiro:

Para organizar é preciso desorganizar. Somos acumuladores e seres apegados e só realizamos isso quando devemos organizar a casa.

Porém ,se você está seriamente querendo vender sua casa, é hora de desapegar de algumas coisas para ter sucesso na comercialização.

Separe quatro caixas por ambiente e escreva em cada uma delas:

  • Doação
  • Descarte
  • Casa nova
  • Manter

Você pode começar a organizar a casa pelo ambiente que se sentir mais confortável, mas eu sempre aconselho a começar pelos banheiros por serem ambientes pequenos e lugares que não acumulamos tanta coisa.

organizar-a-casa

Coloque as quatro caixas e inicie pelos armários. Separe todos os itens e coloque-os nas caixas que pertencem. Guarde os objetos pessoais de uso diário em caixas plásticas dentro do armário.

Segundo:

Deixe as bancadas e o chuveiro com o mínimo possível, somente o que for essencial, como sabonete e shampoo. Repita esse passo se você tiver mais banheiros.

Faça o mesmo nos outros armários de sua casa. O ideal é deixar 50% vazio, pois mostra o espaço que o armário oferece. Quando um armário está muito cheio causa a sensação de pouco espaço.

Terceiro:

Objetos decorativos

Faça uma triagem e coloque-os nas caixas de descarte, doação, mudança e manter. Guarde os objetos pequenos e as coleções. Mantenha os objetos grandes, como vasos, lanternas, cestas, bowls que irão compor o seu staging.

Livros

Se você tem muitos livros antigos, como enciclopédias, separe alguns, pois livros são peças chave para o Staging. Descarte revistas antigas, e mantenha somente as mais novas.

Quadros

Se você é do tipo colecionador, eu aconselho a separar os quadros mais neutros ou genéricos para compor o staging e guarde os de gosto bem pessoal. Geralmente usamos três quadros por ambiente.

Quarto:

Na cozinha, área de serviço e despensa, use a mesma regra do banheiro e deixe somente os utensílios mais usados. Guarde a sua coleção de eletroportáteis e mantenha somente a cafeteira na bancada, talvez você queira oferecer um café ao potencial comprador. Não se esqueça da regra dos 50%.

Quinto:

Se você mora em casa organize o quintal, os corredores laterais e o jardim. Retire todos os vasos de plantas não saudáveis e em excesso.

Agora que você já sabe por onde começar com o processo de pré-Staging para acelerar a venda da sua casa, semana que vem irei falar a respeito de outra ação fundamental que irá ajudá-lo ainda mais a comercializar a sua casa pelo melhor preço.

Lembre que você está vendendo o seu imóvel e não os seus bens pessoais e a sua casa deve estar impecável aos olhares dos potenciais compradores.

Até a semana que vem!

Susana Damy


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então clique aqui e não perca nenhum conteúdo para não perder nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o Portal da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

leilões-de-imóveis

Tipos de leilões de imóveis

Quer conhecer os tipos de leilões de imóveis? Então preste atenção e conheça todas as formas a seguir Extrajudicial: popularmente chamado de “leilão dos bancos”. Isto porque, geralmente acontece devido ao atraso do pagamento de parcelas de um financiamento imobiliário, realizado por meio de um contrato de alienação fiduciária (utilizado por bancos). A garantia desse […]

varanda

Varanda – Item de desejo

Com a pandemia, os consumidores começaram a ver muitas coisas com outros olhos. Foram percebidos detalhes, como uma varanda em casa, que antes não era muito destacada. O motivo é justamente por não passarem tanto tempo dentro de casa. Há algum tempo atrás, o setor imobiliário era medido por períodos, momentos que eram melhores pra […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *