28 de janeiro de 2022

Como usar almofadas decorativas em sua sala

Almofadas-decorativas

Vista por muitos como uma coadjuvante, as almofadas decorativas na verdade podem dar o um tom elegante e único para a sala de sua casa. Confira como usar esse item de decoração tão importante 

A decoração de uma sala pode ter diversos itens e inúmeras possibilidades. A quantidade de combinação de cores, texturas e formatos que você pode usar para deixar a sala do seu lar com a sua cara. Mas, existem alguns objetos que são essenciais para quase todos os tipos de decoração. Um deles é a almofada decorativa. 

Muito popular em diversos tipos de culturas, a almofada é uma forma de decorar a sua casa de forma econômica e versátil. Nos dias de hoje, há diversos tipos de almofadas disponíveis no mercado. Desde as mais discretas até as que chamam mais atenção. Neste texto, vamos te mostrar algumas delas que estão mais em voga no mundo da decoração nos dias de hoje. 

Se você está nesta fase de escolher qual a decoração ideal para a sua casa, vai gostar de saber as opções de almofadas decorativas abaixo.  Mas, antes disso, que tal um pouco de história? Vamos descobrir onde surgiram as almofadas e como elas se desenvolveram no decorrer da história até se tornarem esse objeto tão importante para a decoração das casas do mundo inteiro. . 

Onde surgiram?

Almofadas-decorativas

A origem da almofada é discutida por muitos pesquisadores. A maioria deles, remonta a cerca de 7.000 AC na antiga Mesopotâmia, onde atualmente fica localizado o Iraque. 

Nesta civilização, as almofadas eram feitas de pedra e, claro, não chegavam nem perto do conforto que vemos hoje.

Mas, o curioso é que elas não foram pensadas para isso. Segundo algumas pesquisas e relatos encontrados da época, as almofadas de pedra foram feitas para evitar que os insectos entrassem nos ouvidos e na boca dos cidadãos mais ricos. Já que, geralmente, as pessoas dormiam no chão e esse tipo de “acidente” ocorria com certa frequência. 

Um pouco depois, no antigo Egito e na civilização chinesa, as almofadas foram desenvolvidas e passaram a ser produzidas com outros tipos de materiais. Entre eles: marfim, mármore, cerâmica, madeira e pedra. Nestes povos, a almofada ganhou significados religiosos e até de saúde. 

Mas, foram as civilizações grega e romana que introduziram de fato a primeira evolução notável nas almofadas: começaram a produzir almofadas de palha ou penas, com um tecido muito mais macio. Foi aí que esse objeto passou a ser sinônimo de conforto e até de elegância, já que apenas as classes mais privilegiadas tinham acesso às almofadas. 

Apenas no século XIX que a almofada tornou-se comum em todas as casas. Com o advento da revolução industrial, a produção de massa tornou-se esse objetivo mais acessível a todos e na Inglaterra passou a se tornar parte da decoração das casas. Sendo um elemento decorativo fundamental em sofás, camas, cadeiras e poltronas.

Nos dias de hoje, é impossível pensar em uma casa que queira estar de acordo com as tendências da decoração sem pensar em almofadas decorativas. Por isso, depois desse passeio pela história desse objetivo tão essencial no nosso dia a dia, vamos às dicas sobre como usar almofadas decorativas em sua sala. 

Como usar?

Seja qual for o seu estilo, o mercado oferece uma opção de almofadas que vai combinar com a sua casa. São diversas cores, formatos, tecidos, texturas, padrões e detalhes distintos que fazem das almofadas um dos acessórios decorativos mais versáteis de todos. 

Já que, apesar do tamanho pequeno, elas podem dar outra cara para a sua sala, tornando o ambiente mais vivo e cheio de detalhes interessantes. 

Então, vamos para as dicas? 

Faça um mix de estampas com sua almofadas decorativa 

Ultimamente, os sofás e poltronas de tom de cinza e lisos estão em alta. Mas, se você limitar o seu ambiente a essa tonalidade, ele pode perder vida e autenticidade. Por isso, as almofadas decorativas podem te ajudar muito a fazer uma combinação coringa de mix de estampas para acompanhar a paleta da cor principal, que é a do sofá. 

Você pode apostar em almofadas com elementos geométricos, figuras, listras, cores vivas e deixar a sua imaginação rolar solta neste quesito. Por serem pequenas, elas são ótimas para trazer esse tom mais vibrante para a sua sala. 

Intercale tamanhos, formas e estilos 

Agora que já citamos o mix de estampas como uma ótima opção para aproveitar suas almofadas decorativas, vamos falar sobre a importância da mistura de tamanhos. É essencial que você adicione almofadas maiores e menores, redondas ou quadradas e até de formatos personalizados em seu ambiente. 

Esse jogo de contrastes irá ajudar a deixar sua sala em tom mais  descontraído e divertido. Por exemplo, se o seu sofá for neutro, aposte nas almofadas coloridas e quadradas. Mas, caso ele seja colorido, almofadas com uma paleta mais discreta e redondas é o ideal para você. O essencial, porém, é brincar com as estampas e formatos até encontrar uma combinação que dê liga com o restante do ambiente.

Combine com a parede e os outros objetos de decoração da casa 

Um fator que é importante você pensar é que a cor das almofadas decorativas não precisa acompanhar somente a paleta de cores do sofá. Existem outros detalhes que podem ser fundamentais para você prestar atenção nesta hora. Entre eles, a cor da parede, poltronas, mesas, racks, cadeiras e demais objetos de decoração. Pense em tudo no macro do seu ambiente para que tudo combine no final e fique com a sua cara. 

Por exemplo, caso os móveis de sua sala sejam neutros, você pode escolher modelos de almofadas com cores fortes, estampadas ou com motivos geométricos. É uma excelente pedida. 

Disposição das almofadas decorativas no ambiente

Outra opção legal é organizar as almofadas no sofá de forma ordenada. Ou seja, almofadas de estampas diferentes uma do lado da outra. Entre elas, você pode também colocar uma (ou até mais) de cor lisa. E assim por diante. Essa é uma das formas mais usadas pelos designers de interiores para dar um toque único para os ambientes. Já que, esse tipo de organização, quebra a linearidade de cores e formatos, tornando a visão mais atraente para os visitantes.  

Não escolha as almofadas decorativas aleatoriamente

Depois de tudo que a gente já escreveu aqui, você já deve ter percebido a importância fundamental que a almofada tem para os ambientes, principalmente quando o assunto é conforto e decoração. Mas, mesmo assim, não custa reforçar. 

Elas não são meras coadjuvantes na decoração da sua sala, por isso, não devem ser escolhidas aleatoriamente. Como em quase tudo da decoração, é essencial que você faça um planejamento e faça passo por passo. 

E o primeiro de tudo é definir uma paleta de cores para sua sala. Depois disso, definir todo o resto ficará muito mais fácil, inclusive as almofadas decorativas. 

Quais são os principais tipos de almofadas decorativas? 

Almofadas-decorativas

Agora que você já sabe sobre a importância das almofadas decorativas na decoração das salas, que tal uma lista rápida sobre os principais tipos de almofadas disponíveis no mercado atualmente e que são tendências na decoração das casas de todo o mundo? 

Almofadas estampadas

Hoje em dia, é possível encontrar almofadas estampadas em praticamente todos os desenhos. Desde flores, folhas, animais, elementos da natureza, elementos geométricos, mandalas, entre muitas outras. 

Almofadas com listras

Apesar de também estarem incluídas nas estampadas, esse tipo de almofada decorativa merece um destaque especial. Já que são um verdadeiro clássico na decoração moderna. Principalmente por serem muito versáteis e úteis para muitos tipos de decoração. 

Almofada de crochê

Entre as diversas texturas disponíveis no mercado, o crochê se destaca bastante. Já que elas são delicadas, estilosas e deixam qualquer ambiente com aquele ar cool que todo mundo adora

Almofada lisas 

A mais clássica de todas. Se o seu estilo é mais discreto, pode ser o principal para você. Não importa qual é o seu estilo de decoração, elas são curingas na hora de equilibrar sua sala, harmonizar as estampas e criar harmonia.

Almofada de alto relevo 

Almofadas-decorativas

Uma das grandes tendências atuais na decoração é a utilização de materiais mais táteis. Por isso, as almofadas que apresentam essas características vem ganhando muito espaço nos lares brasileiros. Esse estilo surpreende pela delicadeza e pelas técnicas de produção, que se diferenciam bastante das almofadas decorativas tradicionais. 

O que você achou das dicas sobre como usar almofadas decorativas em sua sala? 

Agora que você já sabe como escolher as almofadas perfeitas para para renovar sua casa ou seu apartamento, deixe seu comentário na caixa abaixo. Conte-nos qual dos estilos apresentados você gosta mais.

Veja os demais conteúdos do Blog da Arbo, que abrangem desde dicas até artigos sobre as principais cidades do Brasil. Aliás, você já pensou em morar em São Paulo? Se sim, não deixe de conferir essas informações.

Você pode conferir também mais alguns textos sobre decoração no nosso Blog: Decoração de cozinha: 4 ideias para sua casa ou apartamento e 7 ideias de decoração de sala de jantar

Não deixe de saber tudo sobre decoração de casa clicando aqui.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia.. E, para encontrar seu imóvel ideal em diversas cidades do Brasil, visite o Portal da Arbo.

Postagens relacionadas

Casas-com-piscina-para-alugar

Veja as vantagens de alugar casas com piscina

Piscinas são, com certeza, uma grande atração para uma casa, não é? Confira neste texto as vantagens das casas com piscina para alugar.  Passar alguns dias em uma casa com piscina é uma delícia. Agora, imagine morar em um lar equipado com piscina. Demais, não é? E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não […]

closet-funcional

Dicas para montar um closet funcional

Um closet garante economia de tempo e praticidade no dia a dia, pois ele reúne roupas e acessórios em um só lugar. Mas você precisa concordar que de nada adianta ter um item tão importante assim na sua casa, se você não sabe usar ele de  forma correta, não é? Por isso, nesse post você […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *