27 de setembro de 2021

Aluguel atrasado? Veja o que fazer

Aluguel atrasado

Está com aluguel atrasado e não sabe o que fazer? Confira como resolver esse problema neste texto do Blog da Arbo 

Infelizmente, no Brasil, as crises econômicas dificultam a vida de muitos brasileiros na pagarem as contas básicas e o aluguel, por exemplo. Esse é um problema relativamente comum e que não tem jeito simples de ser resolvido. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada em janeiro de 2021, 66% das famílias brasileiras estão endividadas. Uma dessas dívidas é causada por conta do aluguel atrasado.

Mas, sempre há alternativas para quem está com dificuldade de quitar o aluguel. E a principal delas é a negociação. Neste texto do Blog da Arbo, vamos te mostrar alguns passos que você deve tomar caso esteja passando por esse problema. Confira. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Aluguel atrasado: quais são os primeiros passos?
Aluguel atrasado: quando é hora de mudar?
Descubra como a Arbo facilita a locação de imóveis

Aluguel atrasado: quais são os primeiros passos? 

Antes de tudo, é preciso que a relação entre inquilinos e proprietários seja baseada em confiança mútua. Por isso, não tente esconder a situação. Isso irá apenas piorar a situação. Seja a médio ou a longo prazo. Ser transparentes com as suas condições atuais facilita as tratativas na hora de resolver determinados problemas, principalmente em um momento de crise econômica.

Se o seu imóvel foi alugado por intermédio de uma imobiliária e você percebeu que as contas vão ficar muito apertadas, vale a pena procurá-la com antecedência. Explique a situação com clareza e a empresa certamente estará aberta a conversar para encontrar a melhor solução.

Embora a lei não obrigue a imobiliária a reduzir o valor do aluguel determinado em contrato, um diálogo transparente pode ajudar muito, pois o momento atual atinge a todos. Nessa situação, negociar aluguel diretamente com o dono do imóvel pode até facilitar um pouco as coisas.

Para que a negociação seja feita com transparência, é importante ter uma argumentação consistente para demonstrar ao outro lado a sua situação financeira e convencê-la de que vale a pena entrar em consenso.

Há pelo menos duas opções para lidar com essa situação. A primeira delas é propor o congelamento de algumas parcelas por um prazo definido. Após o fim desse prazo, você pagaria o valor das parcelas congeladas de forma diluída nas mensalidades seguintes. Essa estratégia também serve para os aluguéis que já estão em atraso.

A outra possibilidade é propor uma redução temporária no valor das mensalidades. Em muitos casos, os inquilinos conseguem abatimentos entre 20% e 50% do aluguel. Caso seja esse o caminho escolhido, tenha cautela na negociação e não ameace deixar o imóvel por falta de acordo, pois o proprietário pode ficar irredutível e complicar ainda mais sua situação.

É importante lembrar que é de interesse de todas as partes que essa dívida seja paga. Então, não há motivos para não tentar. 

Aluguel atrasado: quando é hora de mudar? 

Aluguel atrasado

Se, mesmo depois de todas as suas tentativas, você não conseguir negociar um bom valor para continuar no imóvel, é hora de procurar um novo lugar para morar. 

Mas, dessa vez, organizando melhor as suas finanças. Para que organizar as finanças não seja um problema para você, o Blog da Arbo trouxe dicas valiosas, que podem te auxiliar nos cálculos que devem ser realizados antes da tomada de decisão de mudança para uma casa ou para um apartamento novo.

Anote todas as suas despesas

O primeiro passo para verificar se a mudança para um novo imóvel é uma boa escolha é anotar todas as suas despesas mensais. Aponte quais gastos são recorrentes, como mensalidade de escolas, planos de saúde, entre outros, e quais são ocasionais.

As anotações podem ser feitas tanto em um papel quanto em uma planilha simples. Após apontar todos os gastos que possui, faça a soma dos valores e veja se há algum dinheiro disponível para se mudar para uma casa ou para um apartamento com o aluguel mais caro. 

A dica também é válida para pessoas que desejam comprar um imóvel. A soma dos gastos é importante para que o morador verifique se as parcelas do financiamento irão caber no seu bolso ao longo dos anos de pagamento.

Economize com antecedência

Outro ponto importante para organizar as finanças antes da mudança é começar a economizar dinheiro com antecedência. Na maioria das vezes, os moradores desejam se mudar para um imóvel maior e mais confortável e, portanto, que apresenta um custo maior.

Por isso, é importante que o interessado na mudança possua uma espécie de reserva de emergência, caso não consiga arcar com os novos custos em um primeiro momento.

Nesse tópico, a planilha – ou as anotações – do primeiro passo também pode ser útil: veja quais gastos do seu orçamento não são essenciais e tente começar a economizar a partir deles. 

Verifique se o aluguel cabe no seu orçamento

Mais uma vez, as anotações de todos os gastos mensais serão úteis para a organização das finanças. Após realizar a soma dos valores que são investidos todos os meses, chegou o momento de verificar qual é o montante que lhe resta.

A conta é simples: basta somar todos os seus rendimentos, ou seja, o dinheiro ganho ao longo do mês e, posteriormente, verificar qual é a diferença do total para os gastos mensais.

O resultado é o valor que lhe sobra e, portanto, é o que deve ser considerado para a avaliação do preço do novo aluguel ou da parcela do financiamento imobiliário.

E, se o seu objetivo é encontrar um novo imóvel, não deixe de visitar o Portal da Arbo. Lá você pode realizar buscas de acordo com as suas necessidades por meio dos filtros. Os imóveis estão localizados em centenas de cidades brasileiras e, com certeza, existe um ideal para você.

Descubra como a Arbo facilita a locação de imóveis

Aluguel atrasado

Para quem está na fase de locação de imóveis, cada detalhe é essencial. A escolha de imóvel perfeito depende de alguns fatores. Comece por onde você faz a sua busca. Por isso, a Arbo se coloca à disposição para te ajudar nesta escolha. 

Alugar imóvel sem fiador já é uma realidade e, com a Arbo, o processo é ainda mais simples. Ao contar com o apoio de empresas parceiras que oferecem o seguro fiança, a Arbo se destaca por oferecer um processo de locação rápido e digital.

Para alugar imóvel com a Arbo você sequer precisa sair de casa. Isso porque, por meio de nossas ferramentas, você pode assinar o contrato de forma totalmente on-line. 

Além de contar com o apoio de empresas responsáveis pelo seguro fiança, é importante que você conheça outras possibilidades, que surgiram da parceria entre a Arbo e a Avalyst.

A plataforma da Avalyst oferece uma garantia digital de aluguel, na qual o inquilino pode usar o limite de seu cartão de crédito para assegurar o pagamento das mensalidades.

Com a Arbo e a Avalyst você pode, ainda, escolher um corresponsável para ter uma aprovação mais assertiva. 

Com a Arbo, alugar seu imóvel funciona da seguinte maneira: 

Após a visita ao imóvel junto do corretor, caso haja interesse em locação ou compra, o interessado deve realizar a proposta no nosso site.

Informações pessoais básicas como RG, CPF, e-mail, renda e estado civil são necessários na hora de preencher a proposta que será encaminhada para a nossa equipe de verificação.

Com base nos dados enviados na proposta de locação, é determinada a aprovação ou reprovação do interessado em fazer negócio conosco. 

A partir da pré-aprovação da proposta, a Arbo solicita os documentos necessários (RG, CPF, extrato bancário, imposto de renda, comprovante de residência e outros que forem necessários via foto legível ou PDF (quando a locação é realizada por pessoas jurídicas, a lista de documentos é um pouco diferente).

Nessa fase da transação, os documentos são importantes para a comprovação das informações obtidas na proposta, com a documentação correta o processo pode ser muito rápido. Em caso de locação, tudo pode ser concluído em até 24h.

A análise dos documentos é feita através de um sistema eletrônico que considera o fator financeiro e o fator de risco. A reprovação do crédito não significa necessariamente restrição financeira e do CPF do cliente.

Fique tranquilo! O nosso sistema garante a segurança e confidencialidade das informações fornecidas pelo comprador ou locatário.

A vistoria Arbo é realizada por profissionais especializados, competentes e imparciais. Certificamos a fidelidade da situação do imóvel no ato do aluguel ou da compra, em defesa do nosso cliente e em conformidade com a Lei do Inquilinato.

Com a vistoria feita, temos toda a documentação necessária para compor o contrato e enviá-lo às partes interessadas para a obter a assinatura digital.

O Contrato Digital é um sistema que tem mais de uma década de história na criação de soluções com força legal no Brasil. Além disso, tem total conformidade com a legislação brasileira, incluindo: a Medida Provisória 2.200–2, o Código Civil Brasileiro, as Resoluções do Comitê Gestor do ICP e as Instruções Normativas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que regulam a matéria.

Utilizamos os mais avançados padrões de criptografia, práticas de retenção, armazenamento e segurança de dados. Assim, facilitamos a sua vida na hora de assinar um contrato! Veja como é simples:

Depois de fechar negócio, encaminhamos o contrato por e-mail e você assina de onde estiver. A autenticação e validação da sua assinatura é feita pela própria plataforma que emite um Certificado de Conclusão. A plataforma cumpre todos os requisitos do Código de Processo Civil Brasileiro para ser aceita como prova em processos judiciais. Dessa forma, sua assinatura é digitalmente protegida contra falsificação, pois contém uma abrangente trilha de auditoria digital.

Depois de concluir todas essas etapas, parabéns! Você pode combinar com o corretor a entrega das chaves e começar essa nova fase em sua vida. 

Clique aqui e comece o seu processo de locação com a Arbo Imóveis.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já descobriu mais sobre o que fazer se estiver com o aluguel atrasado, deixe nos comentários o que você mais gostou de saber! Continue no Blog da Arbo para mais informações!

Postagens relacionadas

Veja se disponibilizar o imóvel para alugar é vantajoso

Investir no mercado imobiliário é uma excelente opção para quem busca rentabilidade. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é disponibilizar o imóvel para alugar O mercado imobiliário é tido como um dos investimentos mais tradicionais pelos brasileiros. Isso porque o setor apresenta uma boa estabilidade e os resultados para os investidores costumam ser […]

apartamento-novo

Apartamento novo: o que fazer antes de se mudar

Está pensando em se mudar para um apartamento novo? Confira algumas dicas para tornar esse processo o mais simples e seguro possível. Quando o assunto é morar em um apartamento novo, o planejamento é essencial. Afinal, são tantos detalhes, tarefas e processos para se preocupar que, sem uma organização adequada, algo importante pode ser deixado […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *