29 de novembro de 2021

Aluguel sem fiador: confira as possibilidades

O aluguel sem fiador já é uma realidade cada vez mais utilizada no mercado imobiliário. Afinal, as novas alternativas de garantia de locação oferecem mais agilidade, facilidade e até economia. 

Os novos sistemas de garantia de aluguel sem fiador surgiram para solucionar este que é um dos principais problemas de locação. Isso porque a exigência de um fiador, também chamado de avalista, acabava impedindo a realização de muitos negócios promissores.

Na realidade, encontrar o imóvel ideal para alugar pode demandar bastante tempo. Ocorre que a nova residência precisa reunir as condições de planta, espaço e ambientes desejados. Isso sem esquecer de uma localização adequada às necessidades de seus futuros moradores. E, é claro, com um valor de locação em conformidade com a realidade financeira do locatário.

Agora imagine um cenário em que, após encontrar o imóvel ideal, com todas as condições apropriadas para a locação, o negócio passe a depender de um fiador para ser fechado.

Além de ser um sistema moroso, por depender da boa vontade de uma terceira pessoa, um parente ou amigo, também é um sistema extremamente constrangedor. E não é para menos, já que, em casos de inadimplência, é o fiador quem assume a responsabilidade da dívida. Ele pode, inclusive, ser legalmente processado em caso de não pagamento do aluguel.

Por isso, o aluguel sem fiador acabou sendo muito bem-vindo ao mercado imobiliário. Afinal, todo proprietário deseja ter o máximo de tranquilidade para o recebimento de seus aluguéis. O aluguel sem fiador também facilita e agiliza o processo de locação para o inquilino, e no fim, entrega grandes vantagens para as imobiliárias.

Vamos ver agora as principais garantias de aluguel sem fiador que estão disponíveis para proprietários e inquilinos:

Aluguel sem fiador: caução

A caução , ou depósito caução, é um sistema de aluguel sem fiador em que o inquilino deverá depositar, antecipadamente, um determinado valor ao proprietário. De acordo com a Lei do Inquilinato, esta soma não poderá ser superior a 3 vezes o valor do aluguel.

Este dinheiro ficará retido durante todo o período de vigência do contrato de locação. O inquilino recebe o valor integralmente no final do contrato com as devidas correções monetárias do período, caso não haja dívida.

Contudo, os recursos do depósito caução poderão ser usados como forma de pagamento ao proprietário, nos seguintes casos:

  • Para cobrir dívidas do inquilino (atrasos no aluguel, condomínio, entre outros);
  • Na rescisão do contrato de locação;
  • Por ocasião da entrega do imóvel, caso a propriedade necessite de reparos.

Esse tipo de garantia pode acarretar diversos problemas para o inquilino. Como o uso indevido, por parte do proprietário, dos valores depositados.  Ele também terá que desembolsar todo o valor da caução de forma antecipada, pagamento que pode representar um custo elevado.

Entretanto, o proprietário também pode enfrentar problemas com o depósito caução. Já que, em muitas situações, o valor da caução acaba sendo menor do que o prejuízo causado pelo inquilino inadimplente. 

Isto acontece pela demora em que, geralmente, um imóvel com pagamentos atrasados é recuperado pelo proprietário. Período que pode ultrapassar, e muito, os valores de três meses de caução. É preciso levar em conta o estado em que o imóvel é devolvido, com os custos necessários para as devidas reformas e manutenção.

Por isso, o mercado imobiliário também percebeu isso e passou a investir em novas modalidades de garantia de aluguel sem fiador. Este é um risco que essas categorias de garantia não correm, pois possuem um amparo financeiro maior caso seja necessário arcar com a inadimplência de um inquilino. 

aluguel-sem-fiador

Seguro fiança

O seguro fiança é uma modalidade de aluguel sem fiador muito semelhante ao seguro de automóveis. Só que neste caso, o locador irá contratar uma apólice de uma seguradora em favor do proprietário. Assim, o proprietário será beneficiado pelo seguro caso o inquilino não consiga cumprir com o pagamento de seus aluguéis. Ou seja, é acionado o seguro para reembolsar as despesas não pagas pelo inquilino, em caso de inadimplência.

O seguro fiança costuma ter um tempo de análise mais demorado, perdendo neste ponto para outras alternativas de aluguel sem fiador.

E há ainda o problema de seu custo, que é determinado pela avaliação de risco feita no cadastro. Esta avaliação depende da duração do contrato de aluguel e da cotação da seguradora. Seu valor costuma ser elevado, podendo atingir até 2 aluguéis ou mais, com planos que cobrem outras taxas como condomínio, IPTU, etc. 

Outro inconveniente do Seguro Fiança é a sua renovação. Como é preciso ser feita todo o ano, este sistema de garantia de aluguel sem fiador funciona como um 13º aluguel. O que acaba saindo caro ao inquilino, já que ele não recebe este dinheiro de volta.

Título de capitalização

Ainda pouco utilizado pelo mercado, o título de capitalização é um nova modalidade de aluguel sem fiador. Ele funciona como um investimento no qual uma instituição financeira, um banco ou seguradora, é quem garante a locação. 

Neste caso, ao comprar o título, o inquilino efetua mensalmente o pagamento de uma taxa. O dinheiro do locatário fica retido em uma instituição financeira, dessa forma os valores não podem ser utilizados para outras finalidades.

O título de capitalização não necessita de comprovação de renda e o inquilino ainda concorre a prêmios e sorteios. 

Entretanto, tanto as imobiliárias como os proprietários, exigem um valor alto para aplicação do título. No mínimo seis vezes o valor da locação do imóvel pretendido, podendo ser ainda maior que isso.

O proprietário poderá resgatar o título ao final do contrato de aluguel, caso ocorra a inadimplência. Mas, a sua remuneração é extremamente baixa. A correção da aplicação fica restrita apenas à TR (taxa referencial) mais 0,5% ao ano. Na prática, o valor é inferior à poupança. Ou seja, o seu rendimento é mínimo. E se for resgatado antecipadamente, terá um desconto equivalente, conforme o contrato de cada instituição financeira.

Em vista do que atual momento, as garantias que utilizam mais tecnologia se destacaram e apresentaram uma forma de conduzir os negócios imobiliários à distância com muito mais economia e produtividade.

Garantia de aluguel com cartão de crédito

É uma alternativa com um custo bem inferior ao seguro fiança ou título de capitalização, e sem a cobrança de depósitos antecipados. 

A garantia de aluguel pelo cartão de crédito é totalmente on-line, e apresenta as seguintes vantagens: não precisar de fiador, caução ou comprovação de renda. Ela surgiu para facilitar e tornar mais simples a vida de proprietários e inquilinos. 

aluguel-sem-fiador

Garantia digital da Avalyst

A garantia de aluguel da Avalyst é uma via de mão dupla. Um sistema que serve de proteção tanto para inquilinos como para proprietários e que facilita as negociações das imobiliárias. Ou seja, todo mundo sai ganhando. 

Para o inquilino é uma forma de agilizar o fechamento do contrato. Ele pode se livrar da burocracia, de aborrecimentos e fechar sua locação em pouco tempo. Já para o dono do imóvel, o aluguel sem fiador da Avalyst funciona como uma proteção contra a inadimplência. 

As imobiliárias e corretores também encontram um aliado para proporcionar uma negociação mais ágil, online e alinhada com estes novos tempos. Elas contam com captadores de leads, faturamento extra com os aluguéis e uma assessoria completa pessoal e online, com consultores e diretores especializados.

Como funciona

Por intermédio de uma imobiliária, a Avalyst cuida de forma ágil e rápida de todo o processo de garantia (que leva apenas alguns minutos), desde a correta identificação do inquilino até a gestão dos pagamentos da garantia de aluguel. 

O inquilino só precisa apresentar seus CPF e cartão de crédito para a imobiliária. Se tudo estiver dentro dos trâmites corretos, o contrato de garantia já fica disponível no email do inquilino de forma imediata. 

A garantia digital de aluguel da Avalyst é uma plataforma digital para alugar sem fiador de maneira descomplicada. Cada vez mais indispensável para imobiliárias, proprietários e inquilinos que desejam um novo jeito de alugar.  Conheça e saiba mais.

Postagens relacionadas

casa-do-futuro

Casa do futuro: 5 tecnologias que você precisa conhecer

Você já ouviu falar de como será a casa do futuro? Nós trouxemos 5 tecnologias que podem transformar seu lar em uma casa inteligente em um futuro próximo. Você já passou pela experiência de assistir filmes ou séries de ficção científica que mostram na casa do futuro de personagens certas tecnologias que hoje são normais […]

móveis funcionais

Móveis funcionais: conheça 5 ótimas opções

Beleza e praticidade se unem para deixar sua casa bem organizada. Veja como os móveis funcionais contribuem para uma boa decoração. A sensação de ver nossas casas bem organizadas não tem preço, não é? Os móveis funcionais são cada vez mais procurados porque são perfeitos para aproveitar cada centímetro de um imóvel de forma inteligente. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *