Bairro universitário: veja vantagens e desvantagens

bairro-universitario

Se você vai se mudar de cidade e planeja encontrar um imóvel em um bairro universitário, precisa conhecer a rotina do local. Nesse texto você irá conferir quais são os pontos positivos e os pontos negativos dessa escolha

É comum que, ao ingressar no ensino superior, muitos estudantes se mudem de cidade. Isso porque, muitas vezes, as universidades estão localizadas a uma distância considerável e o aluno se vê diante de uma nova rotina. Dessa forma, é comum que muitos considerem alugar um imóvel em um bairro universitário.

Os bairros universitários são comuns em cidades que abrigam grandes instituições de ensino superior, já que estas atraem muitos estudantes. Entretanto, antes de alugar uma casa ou um apartamento no local, é importante conhecer as vantagens e as desvantagens de morar próximo a outros alunos.

Para que você decida se essa é uma boa escolha, o Blog da Arbo elaborou esse guia completo, no qual você vai conferir:

O que é um bairro universitário?

Os bairros universitários, como o próprio nome sugere, estão localizados nas proximidades de instituições de ensino superior. O principal objetivo destes é facilitar o deslocamento dos estudantes entre suas residências e os locais de suas atividades educativas.

Dessa forma, além de contar com uma boa localização, os bairros universitários apresentam uma boa infraestrutura, que é composta por mercados, lojas, entre outros comércios.

Todos esses aspectos são pensados para facilitar ao máximo a rotina dos estudantes, especialmente daqueles que se mudaram em virtude da faculdade e precisam se adaptar rapidamente.

Se você passou no vestibular e vai ter de se mudar para cursar o ensino superior, é válido considerar o aluguel de uma casa, de um apartamento ou de uma kitnet em um bairro universitário. Contudo, antes de tomar essa decisão, é importante que você conheça as vantagens e as desvantagens de morar no local.

bairro-universitário
Os bairros universitários estão situados nas proximidades de instituições de ensino e oferecem comodidade aos estudantes

Quais são as vantagens de morar em bairros universitários?

Como você pôde perceber, morar em um bairro universitário traz muitas comodidades para a vida e para a rotina dos estudantes. Se você deseja saber mais sobre as vantagens de alugar um imóvel na localidade, veja a lista abaixo:

Estrutura comercial

Como o objetivo de um bairro universitário é facilitar a rotina dos estudantes, é possível afirmar que estes contam com uma excelente estrutura comercial. Isso acontece porque, com a chegada de novos moradores, diversos estabelecimentos começam a se instalar nas proximidades.

Dessa forma, os bairros universitários possuem, na maioria das vezes, restaurantes, postos de gasolina, papelarias, mercados e muitos outros. O objetivo é fazer com que o estudante não precise utilizar carro, moto ou o transporte público para se deslocar de um local ao outro.

Facilidades de transporte

Contudo, se o estudante precisar de transporte público para ir a um local, pode ter certeza que, em um bairro universitário, encontrará facilidades relacionadas à mobilidade urbana.

Nesses locais, não é preciso gastar muito tempo nem muito dinheiro com transporte, uma vez que o bairro está situado em uma posição estratégica na cidade.

Dessa forma, ao optar por viver perto de sua instituição de ensino, você terá muito mais conforto e comodidade para se deslocar. Isso, com certeza, irá te ajudar a economizar dinheiro e, também, a ter mais qualidade de vida durante o ensino superior.

A variedade de opções de lazer é uma das principais vantagens de morar em um bairro universitário

Variedade de lazer e de diversão

Todos sabem que a vida universitária não é feita somente de compromissos acadêmicos. Assim como em qualquer etapa da vida, o início da fase adulta precisa de momentos de lazer e de diversão.

E esse é mais um dos aspectos positivos de um bairro universitário. Na maioria dos casos, os locais estão repletos de bares, lanchonetes, sorveterias e muito mais. É possível, ainda, encontrar praças, que estão sempre repletas de jovens em busca de diversão.

Esses pontos de encontro favorecem a socialização entre estudantes de diversos cursos e é possível que, nessas reuniões, os alunos formem poderosos laços de amizade, que serão essenciais durante a trajetória no ensino superior.

Custo de vida

Por fim, mas não menos importante, você precisa saber que, por serem direcionados a estudantes, os bairros universitários oferecem um custo de vida mais baixo quando em comparação com outros locais da cidade.

Mesmo que a região seja valorizada pela presença do campus universitário e pela infinidade de comércios ao redor, os preços dos aluguéis são cobrados de acordo com os padrões dos estudantes e, por isso, os valores são bem mais em conta.

Além disso, você deve considerar que, ao não precisar gastar com transporte para se deslocar de sua casa para a faculdade e vice-versa, terá uma boa economia no decorrer dos anos.

Os bairros universitários costumam oferecer um custo de vida menor quando em comparação com outras regiões da cidade

Quais são as desvantagens de morar em bairros universitários?

Apesar de ser bastante vantajoso, morar em um bairro universitário também traz alguns pontos negativos, que precisam ser considerados pelo estudante antes de tomar uma decisão.

Pouca privacidade

Se você acha que a privacidade é um ponto essencial em sua vida, deve saber que, em um bairro universitário, especialmente em apartamentos e em kitnets, esta não é a prioridade.

Isso ocorre porque muitos estudantes moram no mesmo local e, por conta da proximidade, é possível que várias pessoas saibam de detalhes de sua vida e de sua rotina.

Muitos eventos

Por se tratar de um ambiente no qual os moradores são estudantes cheios de energia, é possível que o bairro universitário seja um local repleto de eventos, o que pode ser considerado tanto uma vantagem quanto uma desvantagem.

Se você deseja se divertir e não quer se deslocar a longas distâncias para isso, os eventos nas proximidades são um ponto positivo. Entretanto, se você deseja descansar, a bagunça pode te incomodar.

Muito barulho

Por fim, é necessário ressaltar um dos principais problemas relacionados aos bairros universitários: o barulho. Por se tratar de um local repleto de eventos, é comum que os jovens ouçam música alta e conversem alto.

Esse fator pode ser extremamente prejudicial, especialmente se você precisa descansar ou se concentrar para estudar para uma prova importante.

bairro-universitário
Antes de alugar seu imóvel em um bairro universitário, avalie as vantagens e as desvantagens de morar no local

Dicas para encontrar um bom imóvel no bairro universitário

Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens de morar em um bairro universitário, pode decidir se deseja ou não alugar um imóvel no local. Caso a escolha seja positiva, confira abaixo algumas dicas para encontrar um bom imóvel:

Defina suas prioridades

Antes de escolher um imóvel em um bairro universitário, é importante que você defina quais são suas prioridades. Você deseja morar sozinho? Ou com amigos? Prefere morar nas proximidades da universidade ou em um ponto mais afastado do bairro?

Todos esses pontos são essenciais para que você possa determinar quais características não podem faltar em seu imóvel. Além disso, essas questões vão te guiar no momento de escolher o tipo de imóvel.

Se você planeja morar sozinho, pode optar por uma kitnet ou por um apartamento. Nesse caso, a kitnet é indicada, principalmente, para estudantes que passam pouco tempo no imóvel e, por isso, não terão problemas com a falta de espaço.

Entretanto, se você vai morar com amigos – ou se, mesmo sozinho, prefere um local com uma área mais robusta –, a principal indicação é alugar uma casa ou um apartamento maior.

Antes de se mudar, verifique se o bairro universitário possui uma boa infraestrutura

Verifique os pontos comerciais da região

Após definir quais são suas prioridades e, portanto, o tipo de imóvel de sua preferência, é importante verificar quais pontos comerciais estão presentes no bairro universitário.

Entretanto, antes de realizar essa análise, é importante que você pense quais serviços irá utilizar com frequência, como restaurantes, mercados e farmácias. Nesse caso, é importante que o bairro conte com todos os estabelecimentos que serão necessários em sua rotina.

Conte com o auxílio de profissionais especializados

Por fim, você deve considerar a contratação de profissionais especializados para realizar uma boa negociação. O corretor de imóveis é o profissional mais indicado para a tarefa, uma vez que poderá indicar quais imóveis estão de acordo com suas necessidades e com suas preferências.

Especialmente se você está se mudando de outra cidade, poderá contar com o apoio do corretor para responder todas as suas dúvidas sobre o imóvel, desde a localização até aspectos do bairro.

Para isso, é importante buscar bons profissionais, que devem, necessariamente, estar cadastrados no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Outro aspecto que deve ser levado em conta é a contratação de um imobiliária, que será a responsável por assegurar todos os seus direitos durante a locação.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

loading…

Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens de morar em um bairro universitário, precisa decidir qual tipo de imóvel irá alugar. Na maioria dos casos, existem casas, apartamentos e kitnets nesses locais, o que aumenta o leque de possibilidades.

Para escolher a residência ideal, você precisa considerar suas necessidades e suas preferências. Os apartamentos são boas opções para estudantes que desejam morar com amigos e colegas ou, ainda, para aqueles que, mesmo morando sozinhos, precisam de mais espaço.

Já as kitnets, por outro lado, são indicadas para indivíduos que não passam muito tempo em casa e, por isso, não precisam de espaços muito amplos. De fato, a escolha irá depender de como você pretende morar em sua nova cidade.

E, por falar em kitnet, você pode aprender a aproveitar ao máximo o espaço disponível com o vídeo Quitinete: dicas de decoração para aproveitar melhor os espaços, publicado no canal Casa GNT, no YouTube:

Não se esqueça de deixar sua opinião sobre esse conteúdo na caixa de comentários abaixo e continue a acompanhar o Blog da Arbo para conferir artigos semelhantes.

Postagens relacionadas

manutenção-chuveiro

Manutenção de chuveiro: saiba como realizá-la

Quer saber como fazer a manutenção de chuveiro de forma correta? Confira este artigo do Blog da Arbo.  O chuveiro é um dos aparelhos eletrônicos mais importantes de uma casa. Manter o chuveiro com um bom funcionamento é essencial para qualquer lar. Seja para garantir a qualidade de vida dos moradores, uma vez que os […]

Descubra como usar poltronas decorativas nas salas

Quer inovar a aparência das salas e não sabe por onde começar? As poltronas decorativas podem ser ótimas opções dar uma nova aparência ao cômodo Mudar faz parte da vida dos seres humanos em diversos aspectos. Com os aspectos estéticos do imóvel não é diferente. Desse modo, é comum que, após um tempo de moradia, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *