13 de maio de 2022

Cimento queimado: tendência e estilo

cimento queimado

Está reformando ou construindo a casa e pensou em decorar o piso ou as paredes com cimento queimado? Veja onde e como aplicá-lo! 

O uso do cimento queimado está em alta na decoração de ambientes internos, tanto que virou uma grande tendência! Ainda bem que não é um tipo de reforma muito cara, não é mesmo!? O cimento queimado não faz aquela bagunça de obras, pelo contrário: é prático, possui excelente custo-benefício e torna qualquer ambiente mais estiloso e bonito. 

Na prática, o cimento você sabe que é misturado com areia e água. A diferença do cimento  queimado está na finalização. O aspecto de queimado consiste em jogar cimento em pó sobre a superfície de argamassa em estado fresco, ou seja, quando a massa do piso ou da parede ainda está úmida, antes de secar.

Faça você mesmo

Apesar do cimento queimado não ser uma técnica muito elaborada, o que é ótimo, é necessário cuidado e atenção na hora de aplicá-lo, além de seguir um passo a passo para que o resultado seja o melhor possível. A boa notícia é que a versatilidade do cimento queimado permite que você aplique a técnica tanto em locais recém construídos ou mesmo em superfícies e pisos já existentes.

Confira abaixo o passo a passo para criar o cimento queimado nas duas situações. Mesmo que você não queira realizar o trabalho por conta própria, é importante conhecer as etapas para um bom acompanhamento da reforma.

Passo a passo para cimento queimado em novas construções 

Para realizar a técnica em um piso ou uma parede nova, siga as seguintes etapas, na ordem:

1- Preparo da argamassa: em geral, nas embalagens de cimento, o fabricante indica as quantidades de água, de cimento e de areia que devem ser usadas para determinada quantidade de argamassa. Siga corretamente as instruções para o melhor aproveitamento do produto.

2- Após preparar o cimento, você deve aplicá-lo no local, utilizando uma pá de pedreiro para uniformizar a superfície. Depois disso, pegue a argamassa seca e crua (em pó) e distribua ou pulverize sobre o cimento ainda fresco. Mas como saber qual é o ponto de umidade para inserir o cimento em pó? Isso vai depender do local, do clima e se o ambiente é aberto ou fechado. Mas em geral, cerca de 5 a 7 horas para colocar a mistura seca. Tanto a base (a argamassa) como o acabamento devem ser finalizados juntos.

Essa etapa é muito importante, pois se a argamassa secar, não é mais possível fazer o efeito queimado. 

3- Depois de polvilhar o cimento sob a superfície, você deve alisar a área com uma desempenadeira metálica lisa, preferencialmente nova. Esta etapa exige um conhecimento mínimo sobre o uso da ferramenta, ok?

4- Dica extra: no final, faça a aplicação de um verniz protetor. Há várias marcas desse verniz nas lojas, o produto garante um ótimo acabamento e previne manchas e outras avarias.

Este vídeo do canal Arq7 Decorações explica todas as etapas do processo:

Cimento queimado em construções já existentes

Em paredes ou pisos que já estão prontos, basta fazer a aplicação do mesmo modo que o anterior, em cima do contra piso. Só se certifique de que a superfície esteja bem limpa e sem desníveis, para não prejudicar a obra.

Alternativa: imitando o cimento queimado

Você sabia que hoje já existem no mercado diversas marcas que oferecem um produto que imita o efeito do cimento queimado? É isso mesmo, é uma tinta que traz o aspecto do queimado e pode ser usada nas paredes ou até mesmo no piso. 

Mas fique atento: quando for escolher o produto, a dica é pedir para ver a amostra no chão ou em uma parede, porque esse será o resultado depois da aplicação. 

Onde usar cimento queimado?

Muito usado em design de interiores, o cimento queimado é bastante versátil, podendo ser usado tanto em residências como em estabelecimentos comerciais e até em empresas de diferentes ramos. Isso porque o efeito com aquela aparência típica de inacabado é ideal para quem gosta dos estilos de decoração contemporâneo ou mesmo industrial. Mas, também combina bastante com lugares rústicos! Nesse caso, invista e abuse de objetos e móveis de madeira! 

Está em dúvida se a técnica vai cair bem no seu imóvel? O cimento queimado é um estilo diferenciado, serve para diferentes propriedades e pode ser aplicado em casa, no banheiro, na sala, na cozinha e até mesmo nos quartos. Além de bonito, tem a vantagem de ser fácil de limpar!

Na sala, por exemplo, esse tipo de piso traz bastante personalidade ao cômodo, se é isso que você busca na decoração, pode apostar! Mas esse ambiente da casa também é um local de conforto, e no estilo industrial você pode usar cores mais neutras e abusar do branco e do preto. Objetos e prateleiras metálicas podem ajudar a compor o visual e reforçar o tom industrial desse ambiente.

Já no banheiro, a técnica pode ser aplicada no piso para combinar com azulejos, box e com as cores da pia e do vaso sanitário. Se o box ou o espelho forem metálicos ou mesmo se o ambiente tiver um visual mais rústico, o piso com chão queimado vai cair muito bem, trazendo um ar sofisticado e moderno. 

O cimento queimado no chão da cozinha segue a mesma lógica de estilo dos outros cômodos: industrial e moderno. Aqui a dica é usar utensílios pretos, com estantes abertas e/ou puxadores metálicos. A gente garante: vai ficar bonito e estiloso! Além disso, o chão será muito fácil de limpar, uma vantagem e tanto, concorda!?

Se a sua ideia é usar o cimento nas paredes, para mudar o ambiente ou mesmo em uma reforma, a tinta que imita o efeito queimado é uma excelente opção. Além da vantagem desse produto: é muito mais fácil de ser aplicado. 

Gostou das dicas até aqui? Mas ainda tem mais: confira abaixo quais são os principais problemas encontrados no uso de cimento queimado e como evitá-los na sua casa.

Problemas mais comuns

Depois da obra estar concluída, é só alegria! Mas nem sempre: não é difícil aparecer trincas no cimento, principalmente nas aplicações feitas no chão. Por isso, para evitar o aparecimento de fissuras, é preciso ter atenção redobrada na hora da aplicação. 

Outra dica importante é se atentar à época da aplicação. Isso porque em dias muito quentes e com baixa umidade, pode ocorrer a evaporação da água da pasta de cimento, provocando pequenas rachaduras por falta de hidratação da argamassa. 

Por isso, os melhores dias para você fazer a aplicação do cimento queimado é quando a temperatura não estiver ultrapassando os 24°C e a umidade do ar esteja superior aos 50%. Mas, se não for possível trabalhar nessas condições, é importante tornar o ambiente mais úmido, e para isso você pode nebulizar água em intervalos regulares, ou até mesmo contínuos, durante a execução do cimento queimado. 

E aí, gostou do conteúdo? Para receber mais dicas para deixar sua casa mais bonita e confortável, cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo. É só preencher o formulário abaixo para ter nossos conteúdos exclusivos no seu email toda semana.

Postagens relacionadas

limpar-a-casa

Descubra como limpar a casa após a mudança

Adquirir um novo imóvel é uma conquista muito importante, mas é inevitável ter que passar pela etapa da limpeza pós-obra ou pós-mudança. Descubra como funcionam as fases desses serviços de limpar a casa com a Maria Brasileira Quando se fala em reforma ou construção, uma das primeiras imagens que vem à cabeça é a bagunça […]

Quais são os principais tipos de piscina?

Os espaços de lazer são importantes para a qualidade de vida das pessoas. Desse modo, que tal conhecer os principais tipos de piscina para construir a sua?! Preparar nosso espaço de lazer com uma boa piscina deixa de ser luxo para ser mais uma ótima opção de diversão, de descanso, de saúde e, também, para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *