13 de maio de 2022

Dicas para montar um closet funcional

closet-funcional

Um closet garante economia de tempo e praticidade no dia a dia, pois ele reúne roupas e acessórios em um só lugar. Mas você precisa concordar que de nada adianta ter um item tão importante assim na sua casa, se você não sabe usar ele de  forma correta, não é? Por isso, nesse post você vai descobrir como ter um closet funcional e levar mais organização na sua rotina!

Esse pequeno cômodo é queridinho dos amantes de uma casa estilosa, principalmente para as mulheres, pois agrega valor ao imóvel, e facilita, inclusive, uma possível revenda ou locação do bem. 

De casal, pequeno, aberto, com penteadeira ou com banheiro, o closet facilita na hora de organizar todas as roupas, sapatos e acessórios de forma bem bonita e ordenada. Quer aprender como ter um closet funcional? Então confira esse post especial da Arbo e descubra. Vamos lá!

Organização do closet funcional 

A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é prioridade na hora de montar um closet funcional. O objetivo é encontrar a melhor forma de guardar os pertences de forma a otimizar o espaço e ajudar na hora da escolha das peças para vestir. 

Setorizar os seus itens é uma alternativa para facilitar na hora de encontrar cada estilo de peça. A separação por estações – somente peças que correspondem a cada temporada –, poupa o tempo de escolha e o espaço que será ocupado, ao passo que a divisão por cores ou estampas simplifica a montagem de combinações.

O uso de cabides é ideal para ter um closet funcional e abrigar roupas compridas ou com tecidos mais leves e finos, que amassam facilmente, como peças de linho, vestidos e ternos. Já os nichos são uma boa alternativa para vestimentas com tecidos mais maleáveis, como pijamas ou roupas de academia. Para economizar espaço, a dica é em formato de rolo, que é uma boa técnica de armazenamento.

Vale dizer também que para obter um closet funcional, a presença de prateleiras é ideal, pois permite comportar diversos tipos de acessórios sem que eles se percam em meio às roupas. Gavetas tendem a armazenar com maior segurança e eficácia itens pequenos como relógios, gravatas, jóias e óculos. 

Já pertences de tamanho maior, como bolsas e sapatos, podem ser expostos de forma organizada sobre prateleiras, para agregar charme e glamour à composição visual do closet.

Ah! E uma outra dica legal também para saber tudo o que há nas gavetas e nas caixas organizadoras é colocar etiquetas marcando o que é cada item, para não  precisar abrir tudo ao se arrumar. Isso com certeza vai te ajudar a encontrar todo tipo de objeto, especialmente aqueles menos usados e que nunca encontramos.

Dica nº2 para  um closet funcional: Tipos de materiais e acabamentos

A escolha dos materiais é tão importante quanto às dimensões do closet, sabia? Os mais comuns são a madeira e o MDF, que podem receber acabamentos diversos como a laca. Mas calma lá, porque nem só do tradicional se faz um closet funcional, é possível (e preciso) inovar! O vidro, por exemplo, mais usado em portas e gavetas, traz um ar moderno, além de facilitar na hora de limpar. 

Cuidado com as cores

Closets em tons neutros e amadeirados harmonizam melhor com ambientes graças à versatilidade das cores. Já os que possuem espelhos deixam mais prático ver e escolher  a combinação das roupas.

Para um closet funcional dar certo, precisa predominar os tons neutros no mobiliário, revestimento das paredes e pisos. Isso vai dar mais sofisticação ao projeto além de  um destaque especial ao que realmente precisa ser visto no ambiente: roupas, acessórios e sapatos, ok?

Se atente ao tamanho!

Se o tamanho disponível para o projeto for reduzido, o importante é apostar nos espaços verticais. Uma versão sem portas, totalmente aberta, costuma ser a mais indicada, pois o espaço interno é ampliado, o que vai tornar o seu closet funcional.

Já os closets grandes não envolvem muitos mistérios: a principal preocupação está em decorar o local de acordo com o estilo de vida dos moradores. Aposte em espelhos para ajudar a escolher a roupa perfeita para a ocasião, e invista na tendência de sofás e pufes, que trazem praticidade e acrescentam charme ao local. 

Pensando um pouquinho mais além, um móvel pode ser instalado no centro do ambiente para receber joias e peças íntimas. Fora isso, obras de arte, quadros e esculturas, contam com a função de marcar a personalidade no cômodo, que tal?

 A importância da iluminação no projeto de um closet funcional

Uma boa iluminação é um elemento imprescindível para em um closet funcional, pois ela ajuda na horz de visualizar as roupas. Além da luz direta e geral, você pode usar iluminação direcionada para o vestuário, como luzes embutidas nos armários e prateleiras. 

Prefira lâmpadas de tom amarelado, pois elas dão um ar de aconchego ao espaço, criando um laço de intimidade com o dono. As brancas geralmente alteram a percepção das cores dos tecidos e podem  forçar a sua visão..

Modelos de closet funcional

Esse cômodo é muito versátil e pode se adequar a sua necessidade! Por isso, separamos alguns dos melhores modelos de closet funcional que vão te ajudar a definir qual você precisa nesse momento!

Closet Multifuncional

O closet multifuncional  é ideal para quem precisa de um cômodo que caiba todos os seus pertences. Um espaço para guardar roupas, calçados e acessórios, mas que permita organizar lençóis, toalhas e outros itens de uso rotineiro.

Minimalista

O minimalista é o oposto do multifuncional. Com ele, menos é mais! Ele terá espaço suficiente para uma pessoa que tem poucas coisas. Por ter menos itens, pode ficar a mostra causando um visual muito interessante ao quarto.

Closet + Home Office

Se você tem um espaço sobrando na sua casa, mas usa ele para trabalhar, saiba que isso não é um problema. É possível dividir o cômodo em dois e usá-lo para as duas coisas. Coloque uma mesa e uma cadeira junto com os itens de trabalho, e ao lado, insira os objetos para compor o closet.

Embutido na parede

Para economizar espaço, um closet embutido na parede pode ser uma solução. Normalmente, eles são planejados e vão aproveitar cada cantinho da melhor forma possível. Assim, você organiza suas coisas sem perder nada do que seu quarto tem a oferecer!

Closet Móvel

O closet móvel é para quem não tem tempo a perder. É um móvel flexível e que pode ser levado para qualquer lugar. Possui uma variedade muito grande de formatos e configurações.

Closet de casal

Nesse momento é importante tomar alguns cuidados antes de planejar os móveis. Isso porque a quantidade de roupas e acessórios é bastante diferente: homens costumam ter mais calças, camisetas e camisas, enquanto as mulheres costumam precisar de mais espaço para guardar calças, vestidos, saias, sapatos e bolsas.

Gostou das dicas?

Definitivamente, o closet passou a fazer parte dos projetos arquitetônicos, mas para isso, é preciso planejar tudo, desde o espaço até a sua necessidade com o móvel, e isso  sem deixar de lado o design e a sofisticação, concorda?

Apostamos que agora você vai ter um closet funcional e tanto com as dicas que trouxemos neste post. Veja muitas outras tendências de décor e organização aqui no nosso Blog da Arbo!

Acesse o site da Arbo se você está procurando o imóvel dos seus sonhos!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

apartamento-pequeno

Vai mudar para apartamento pequeno? Veja dicas!

O processo de mudança exige muita energia e, caso não seja feito com planejamento, vários imprevistos podem surgir. Por isso, iremos dar dicas para você que vai se mudar para um apartamento pequeno.   Se você está pensando em se mudar para um apartamento pequeno, deve estar pensando por onde começar, o que fazer com […]

certidão de ônus reais

Certidão de ônus reais: para que serve?

A certidão de ônus reais é um dos elementos que garantem a segurança do comprador de um imóvel. Saiba mais sobre o documento. Uma das grandes dificuldades de quem vai comprar uma casa ou um apartamento é ter certeza de que a transação será segura. A certidão de ônus reais existe justamente com esse propósito, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *