13 de maio de 2022

Colmeia organizadora: como ela pode te ajudar?

Colmeia-organizadora

Já pensou em utilizar uma colmeia organizadora em seus guarda-roupas e gavetas para arrumar a bagunça? Fique com a gente porque vamos te mostrar as melhores formas de utilizá-las

Você já deve ter percebido que após um dia de organização, as coisas vão saindo do lugar conforme o tempo vai passando. Isso é normal e muito comum nos lares, entretanto, você sabia que pode evitar que a bagunça seja grande, apenas com a utilização de uma colmeia organizadora? 

Esse item é muito importante dentro e fora de gavetas e no interior de armários, tanto de banheiro quanto de cozinha. Isso porque a colmeia organizadora permite que você encaixe objetos de uma forma minuciosa, separando itens por diversas categorias. Se você quiser saber mais formas de utilizar a colmeia, fique com a gente! Neste artigo você vai ver.

O que é uma colmeia organizadora

A colmeia organizadora tem esse nome porque seu formato lembra o de  uma colmeia de abelhas. Ela possui pequenas repartições retangulares que servem para separar e organizar objetos. Existem vários tipos de colmeias organizadoras, mas as mais populares são aquelas feitas de plástico para se colocar dentro de gavetas. 

A ideia por trás desse item não é apenas organizar espaços para que você deixe tudo arrumado. Ela também tem o objetivo de poupar tempo e qualidade de vida. Isso porque quando estamos com a casa arrumada encontramos os objetos com mais facilidade, além de que um espaço organizado trás benefícios para nossa saúde. 

No mercado você pode encontrar colmeias organizadoras feitas de diversos tipos de materiais e funções, por isso, iremos falar sobre cada um deles agora.

Como você pode utilizar uma colmeia organizadora

Como dissemos anteriormente, as colmeias organizadoras podem ter várias funções, formatos e serem feitas de diversos tipos de materiais. Não existe uma regra, você pode encontrar colmeias de plástico, tnt e até mesmo de madeira. Tudo vai depender de sua função. 

colmeia-organizadora

Elas podem ser de várias cores, entretanto, as que são transparentes e maleáveis, permitem que você encontre mais facilmente seus itens. Um fato importante é que elas não fazem a gaveta ficar mais pesada, assim, evita o desgaste do móvel e permite que você se preocupe apenas com a organização. 

Falando aqui de colmeias organizadoras dentro dos armários, você pode utilizá-la para várias funções. Por exemplo, pense em organizar:

  • Meias
  • Cuecas e calcinhas
  • Sutiãs
  • Chinelos
  • Camisetas e blusinhas
  • Roupa de banho
  • Roupa de cama
  • Bermudas

A lista na verdade é infinita, já que você pode arrumar qualquer coisa em colmeias organizadoras. Você também pode pensar em organizar acessórios como óculos, chapéus, colares e jóias. 

Falando agora de colmeias organizadoras no banheiro, você pode deixar separar seus remédios, itens de higiene pessoal, roupas de banho como biquínis e sungas, além de cosméticos e acessórios. Além disso, se sua roupa de banho fica no banheiro, não hesite em usar neste cômodo para você gerar a impressão de um ambiente mais organizado. 

Já na cozinha, você pode utilizar esse separador de itens nas gavetas e armários. Lembre-se que você pode utilizá-los para organizar utensílios de cozinha como vasilhas, além de também poder separar panos de prato para a limpeza geral do cômodo. 

E não para por aí, você também pode usar as colmeias organizadoras para separar até mesmo alimentos embalados! Inclusive, aqui vai uma dica: lembre-se de separar os alimentos por data de vencimento, assim você vai consumindo e não permite desperdícios. 

Vantagens de utilizar colmeias organizadoras

Como você viu, esse item é essencial para deixar sua casa mais arrumada e por consequência te deixar menos estressado e com uma qualidade de vida melhor. As vantagens desse organizador vão desde proporcionar que você tenha uma visão ampla das gavetas até a facilidade de limpar as gavetas, já que para isso é necessário apenas retirar a colmeia. 

colmeia-organizadora

Ainda, você também consegue encontrar itens com uma facilidade maior e também encaixar as colmeias em vários tipos e tamanhos de gavetas, já que existem diversos modelos desse objeto e também, na maioria das vezes, ela é maleável. 

Por fim, as colmeias organizadoras apresentam um excelente custo benefício, de modo que o custo por ela é geralmente pequeno e elas possuem uma durabilidade muito boa, ou seja, são um ótimo item para você investir e trazer mais organização para o seu lar.

Se você se interessou pela colmeia organizadora, talvez você queira descobrir como fazer uma para suas gavetas. Assista ao vídeo Como fazer organizador colmeia para gaveta, do canal Dinha Ateliê Patchwork, disponível no YouTube: 

Descubra mais dicas de organização

Agora que você já descobriu mais sobre como a colmeia organizadora pode ser útil na sua vida e na manutenção da ordem de sua casa, continue a leitura pois iremos dar algumas dicas de organização geral para você aplicar em todos os cômodos!

Selecione tudo o que você não utiliza mais

Uma das formas de você manter sua casa arrumada é justamente se desfazer de itens que você não utiliza mais e que ficam acumulados em diversos cômodos. Por exemplo, se desfaça de roupas que você não utiliza há muito tempo e também aquelas que não cabem mais. Você pode doá-las para alguém que conheça ou para alguma instituição. 

Outra dica é você pegar objetos e itens que você não utiliza há muito tempo ou que estão quebrados, mas por algum motivo ainda estão guardados, ocupando um espaço que poderia estar servindo para organização de sua casa. 

Por fim, você também pode promover um bazar com itens antigos que você não utiliza, mas que estejam em funcionamento já que você irá vendê-los. Assim, além de se livrar de objetos acumulados, você também consegue fazer uma renda extra. 

Crie uma rotina de organização

Não adianta você se empenhar uma vez na organização em um dia da semana e nos outros seis você simplesmente desorganizar tudo. O essencial para manter uma casa arrumada é você manter uma rotina em que coloca as coisas em seus devidos lugares depois que tirou, além de também separar tudo de uma forma correta. 

Por exemplo, roupa suja deve ficar no cesto, toalha molhada no varal e itens de higiene pessoal dentro do armário. Todos esses cuidados devem ser tomados para que o ambiente da casa esteja sempre organizado e facilite para quem for fazer a limpeza. 

Para criar o hábito de organização, tente arrumar a casa por pelo menos 21 dias seguidos. Esse é o tempo ideal descrito por diversos estudiosos para você criar um hábito e assim, ter grandes conquistas. 

Utilize caixas organizadoras

As caixas organizadoras seguem o mesmo princípio das colmeias, entretanto elas podem guardar coisas maiores como objetos e outros tipos de itens. Inclusive você pode utilizar dentro das caixas organizadoras as colmeias como complemento de organização.

colmeia-organizadora

 

As caixas estão na moda e podem ser até mesmo decorativas. Isso mesmo que você leu. As caixas para organização podem ser customizadas e utilizadas para fazer parte da decoração de sua casa.

Assim como as colmeias, elas podem ser utilizadas em diversos cômodos, assim, você pode guardar uma imensidão de itens dentro desses objetos organizadores. 

Adquira móveis funcionais

Por fim, lembre-se que você não precisa apenas guardar itens e acessórios em armários e gavetas. Existem diversos móveis que possuem um compartimento com a finalidade de armazenamento e organização da casa.

Assim, na hora que você for comprar os móveis de sua casa, opte sempre por aqueles funcionais. Um exemplo de móvel funcional é a cama que possui um baú embaixo do colchão. Ou ainda as camas que disponibilizam gavetas e sapateiras. 

Além da cama, existem uma infinidade de outros móveis que possuem uma funcionalidade visando a praticidade no dia a dia. Vale a pena pesquisar por mesas que dobram e ficam compactas, painéis de televisão que possuem gavetas, sofás com compartimento para armazenar itens ou até mesmo sofás que se retraem e criam um espaço maior no cômodo da sala. 

Todas essas dicas irão fazer a diferença na organização de sua casa e, aliado à colmeia organizadora, você nunca mais terá problemas com desorganização e bagunça em nenhum cômodo. Lembre-se que a organização deve fazer parte de sua rotina e ela pode melhorar e muito a sua qualidade de vida dentro de seu lar. 

O que você achou deste conteúdo? 

Agora que você viu as principais formas de organizar sua casa com uma colmeia organizadora, deixe nos comentários qual dica você mais gostou. Além disso, você também pode deixar sugestões de conteúdos para o nosso Blog!

Se você quer saber mais sobre organização, continue navegando no Blog da Arbo! Aqui você encontra tudo o que você precisa saber para organizar a casa. E se você busca organizar um cômodo específico, acesse 5 dicas para arrumar o quarto de forma rápida e eficiente

Postagens relacionadas

certidão de ônus reais

Certidão de ônus reais: para que serve?

A certidão de ônus reais é um dos elementos que garantem a segurança do comprador de um imóvel. Saiba mais sobre o documento. Uma das grandes dificuldades de quem vai comprar uma casa ou um apartamento é ter certeza de que a transação será segura. A certidão de ônus reais existe justamente com esse propósito, […]

planta-mosaico

Planta mosaico: saiba o que é, quanto custa e como cuidar

A planta Mosaico pode ser uma ótima aliada na decoração de sua casa, já que traz contato com a natureza. Veja como inserí-la na decoração! O mundo das plantas é um universo muito rico e cheio de “segredinhos” que você nem imagina! Dúvida? Então experimente deixar a fitônia, também conhecida como planta mosaico ou fitonia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *