21 de maio de 2022

Confira o passo a passo de como comprar uma casa

como-comprar-uma-casa

Quer investir em um imóvel e não sabe por onde começar? Nesse texto você irá conferir todas as orientações de como comprar uma casa com segurança e com responsabilidade

Se você deseja investir em um imóvel, precisa conhecer o passo a passo da negociação. Isso porque o processo é complexo e envolve muitas etapas, que precisam ser realizadas de forma correta. Para que você não tenha problemas, é importante saber as orientações de como comprar uma casa.

Antes de escolher um imóvel e de assinar o contrato de compra ou de locação, é necessário estar atento a inúmeros aspectos do processo, como o tipo de habitação, as formas de pagamento, entre outros.

A compra de uma casa, entretanto, merece ainda mais atenção, já que envolve, muitas vezes, a contratação de um financiamento imobiliário, o que implica muito mais responsabilidade por parte do cliente.

O processo de como comprar uma casa envolve muitas etapas e, por isso, é importante que você tenha o máximo de informações. Nesse texto, portanto, você irá conferir:

Casa ou apartamento?

Antes de optar pela compra ou pelo aluguel de um imóvel, é necessário escolher o tipo de habitação: casa ou apartamento. E, para escolher a alternativa correta, você deve analisar quais são suas condições e suas preferências.

As casas são indicadas, principalmente, para pessoas que prezam pela liberdade e pela privacidade. Isso porque os imóveis estão, na maioria dos casos, situados distantes de vizinhos, que não podem ver e ouvir o que acontece no interior da casa.

São, também, boas opções para indivíduos que não abrem mão de áreas externas, que fornecem espaços de lazer e de contato com a natureza.

Apesar de apresentarem benefícios, as casas trazem uma grande desvantagem em relação aos apartamentos: a segurança. Dessa forma, avalie quais atributos são importantes antes de fazer uma escolha.

Os apartamentos, por outro lado, são boas alternativas para pessoas sociáveis, que gostam de estar em contato com diferentes pessoas ao longo do dia. Isso porque, em um condomínio, você irá conviver com seus vizinhos, com o síndico e com muitos outros indivíduos.

Outra vantagem de optar pelo apartamento é a segurança, que costuma ser um ponto forte dos condomínios, que, na maioria dos casos, são equipados com portaria 24 horas, câmeras de vigilância e outros.

Apesar disso, os apartamentos não conferem liberdade e privacidade aos condôminos. Isso porque os vizinhos estão muito próximos e podem, por exemplo, ouvir conversas que foram proferidas no interior do imóvel.

como-comprar-uma-casa

Comprar ou alugar?

A decisão entre comprar ou alugar deve considerar não somente suas preferências, mas, também, seu momento de vida e suas condições financeiras.

A compra de um imóvel demanda muitos recursos financeiros, que nem sempre podem ser pagos à vista. Nesses casos, é comum que os clientes optem pela contratação de um financiamento imobiliário.

Antes de assinar a documentação, entretanto, é importante que você verifique suas condições financeiras. Avalie se você poderá arcar com o custo das parcelas mensais do financiamento.

Dessa forma, a compra de uma casa é indicada, especialmente, para indivíduos que possuem uma vida profissional estruturada, com uma boa fonte de renda fixa.

Já o aluguel, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser visto como “jogar dinheiro fora”. Isso porque a opção pode ser a ideal para muitas pessoas, tais como:

  • Indivíduos que desejam mudar de cidade, de estado ou de país;
  • Indivíduos que estão na cidade por um período específico;
  • Indivíduos que não têm certezas e projeções sobre sua vida profissional. 

Dessa forma, é válido ressaltar que o aluguel de um imóvel é uma indicação para pessoas que não possuem renda fixa e que ainda estão no início de uma carreira – uma vez que existem possibilidades de mudança por conta do trabalho.

Não se esqueça de analisar cada detalhe antes de negociar um imóvel. Conforme mencionado acima, tanto a compra quanto a locação de uma casa ou de um apartamento implica inúmeras responsabilidades.

O passo a passo de como comprar uma casa

Se após conferir as informações acima você optar pela compra de uma casa, é necessário conferir o passo a passo para não errar na negociação:

Defina seus interesses e suas prioridades

O primeiro passo de como comprar uma casa é definir seus interesses e suas prioridades. Isso significa que você deverá elaborar uma lista com todos os atributos que não podem faltar no seu novo imóvel.

Em suas anotações, aponte qual é o número ideal de dormitórios, a área mínima necessária para o seu conforto e para o conforto de sua família e outras características do imóvel.

Essa lista de prioridades irá te auxiliar nos próximos passos, nos quais você deverá destinar tempo e esforço para uma boa pesquisa on-line.

Avalie suas condições financeiras

A compra de uma casa é uma negociação que demanda muita responsabilidade. Esta é ainda maior quando o comprador decide contratar um financiamento imobiliário e, assim, assume uma dívida com o banco – ou com a fintech.

Para que não existam problemas financeiros durante e após a negociação, é importante que você avalie suas condições. Nesse aspecto, é importante entender quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai todos os meses.

Somente por meio desse balanço você irá perceber se pode ou não arcar com o pagamento das parcelas do financiamento de imóveis. 

Se você planeja pagar uma entrada para diminuir o valor e o número de parcelas, é ideal que tenha um bom controle financeiro. Desse modo, após verificar sua receita, analise quais atividades e bens podem ser cortados.

Faça muitas pesquisas

O terceiro passo de como comprar uma casa envolve, é claro, a pesquisa por imóveis. Diante disso, é importante que você conte com o auxílio de portais on-line, como o da Arbo.

Nesse momento, você deve se dedicar totalmente à pesquisa, uma vez que precisa avaliar todas as opções para verificar quais estão de acordo com suas necessidades e com suas prioridades, que foram definidas no primeiro passo do processo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Não tenha pressa no momento de pesquisar e não hesite em pedir ajuda profissional. O corretor de imóveis é o mais indicado para te auxiliar nesse momento complexo. No Portal da Arbo você pode entrar em contato com um especialista com apenas um clique.

Fique atento à visita

Mesmo que a busca por um imóvel aconteça de forma digital, ou seja, por meio da internet, é importante não pular o quarto passo de como comprar uma casa: a visita ao imóvel.

É nesse momento que você deve verificar as condições da casa e avaliar se tudo está em ordem, conforme descrito no anúncio. Uma boa dica para a visita é entrar em todos os cômodos da casa e checar cada canto.

Não se esqueça de verificar, também, as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel. Quando não estão em perfeito funcionamento, estas podem causar muitos problemas, que, com certeza, irão te trazer prejuízos no futuro.

Verifique toda a documentação de compra

Depois de escolher o imóvel, é necessário verificar toda a documentação referente à compra. Esse é o último passo de como comprar uma casa. Nesse aspecto, é importante buscar uma imobiliária confiável e séria.

No momento da negociação e da assinatura do contrato, o corretor de imóveis irá te auxiliar e responder todas as suas dúvidas.

Quer ter mais garantia de que a compra de sua casa será um bom negócio? Então assista ao vídeo Como comprar a casa própria? | Muitas dicas importantes, publicado no canal Aventuras a dois, no YouTube:

Compre sua casa sem burocracia com a Arbo

Agora que você já sabe avaliar suas prioridades para escolher entre casa e apartamento e entre compra e locação, chegou o momento de conhecer a Arbo. Com um dos portais imobiliários mais relevantes do Brasil, a empresa oferece milhares de imóveis para você e para sua família.

No Portal da Arbo você encontra opções para todos os gostos e em centenas de cidades do Brasil. 

Além disso, o site é estruturado para facilitar ao máximo sua experiência on-line. Isso significa que, para buscar uma casa ou um apartamento, você pode contar com o auxílio de diversas ferramentas, como a navegação por mapas e os filtros de busca.

E as vantagens não param por aí: a negociação de um imóvel pela Arbo é fácil, prática, segura e, também, sem burocracia. Aqui você assina seu contrato de forma totalmente digital e concretiza o sonho de comprar ou de alugar um novo lar.

Quer saber mais sobre a Arbo? Acesse o Portal da Arbo e faça uma busca. Após encontrar opções de seu interesse, preencha o formulário que um de nossos especialistas irá entrar em contato para sanar todas as suas dúvidas.

como-comprar-uma-casa

Gostou do conteúdo?

Comprar uma casa é uma grande responsabilidade, como você já deve ter percebido. Entretanto, a negociação pode ficar mais simples com a Arbo Imóveis.

O Portal da Arbo reúne milhares de imóveis em centenas de cidades do Brasil e você pode encontrar seu próximo lar com uma busca on-line. Utilize nossos filtros para procurar opções que se encaixam em suas preferências e em suas necessidades.

E, para saber mais sobre a compra e a locação de imóveis, continue a navegar pelo Blog da Arbo.

Postagens relacionadas

casa-perfumada

Como deixar a casa perfumada?

Tem coisa melhor do que chegar do trabalho ou da rua e encontrar a casa perfumada? Descubra o que você precisa fazer para isso neste artigo! Você sabia que, além de uma sensação muito agradável, ambientes perfumados trazem também uma série de benefícios para a sua saúde? Lugares cheirosos passam um ar de calma e […]

morar-com-amigos

Morar com amigos vale a pena?

Confira as vantagens e desvantagens de sair de casa para morar com amigos.  Quase todas as pessoas já pensaram como seria sair da casa dos pais para morar com amigos, não é? E a primeira palavra que costuma vir na cabeça das pessoas quando pensam nisso é diversão. Mas, como tudo na vida, morar com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *