27 de setembro de 2021

Como decorar uma sala gastando pouco

como-decorar-uma-sala

Você não precisa desembolsar muito dinheiro para ter acesso a uma sala bonita e estilosa. Por isso, preparamos esse conteúdo para você aprender como decorar uma sala com o orçamento baixo. Confira!

Chegou aquele momento em que você percebeu que sua sala precisa de uma repaginada mas você não tem dinheiro para arcar com esse compromisso agora? Saiba que é muito simples deixar esse cômodo mais bonito com pouco dinheiro, por isso, fique com a gente que iremos mostrar como decorar sua sala de uma forma acessível. 

Você tem várias opções de texturas e materiais mais baratos para utilizar na decoração de sua sala. Ainda, a aquisição de móveis usados ou a utilização de itens decorativos feitos por você, além de deixar seu cômodo mais bonito e com a sua cara, podem trazer sustentabilidade e propósito para sua casa. Veja como decorar uma sala é fácil. 

Como decorar uma sala com a tendência DIY

como-decorar-uma-sala

Se tem uma tendência que tem crescido nos últimos anos é a do DIY, que é a abreviação de Do It Yourself, sendo traduzido literalmente para “faça você mesmo”. Essa forma de tomar a responsabilidade da reforma da casa e objetos para si mesmo, nasceu no século passado e voltou com tudo há alguns anos.

Basicamente, com a ascensão dos tutoriais no YouTube, ficou mais fácil de nós tomarmos a atitude para fazer as próprias reformas. Você pode encontrar uma infinidade de vídeos na plataforma que ensinam a fazer de tudo um pouco. 

Levando isso em consideração, aqui vai a primeira dica para quando você for reformar sua sala: assista tutoriais DIY para fazer seus próprios itens de decoração. Ainda, veja vídeos que ensinam a pintar as paredes e instalar objetos como cortinas, painéis ou até mesmo papéis de parede.

Por exemplo, veja o vídeo 18 ideias de DIY para sala do canal do Eduardo Wizard. Ele fornece ideias gerais de decoração para a sala, todas com a lógica do faça você mesmo. 

Itens decorativos feito por você

Você pode fazer uma série de itens decorativos para sua sala utilizando as técnicas do DIY,, assim, gastando menos dinheiro e reutilizando certos materiais. Procure madeiras antigas, latas velhas, molduras de quadros e itens parecidos que possam ser reformados. 

Ainda, você pode utilizar fotografias e pôsteres na decoração de sua sala. Eles são acessíveis e podem fazer a diferença no cômodo. Reforme as molduras antigas que você conseguir encontrar e adicione fotografias de paisagens ou temáticas. 

Pense também na ideia de painéis decorativos. Abuse da criatividade e tenha peças únicas desse tipo em sua casa. Em painéis você também pode colocar fotografias, colagens, posteres, além de outros itens. 

Se você optar por uma sala rústica, de casa de praia ou anda no estilo boho, artesanatos podem fazer a diferença. Pense em artesanatos locais da região em que você mora, souvenirs de viagens e quadros parados no quartinho da bagunça. É claro que você mesmo pode pintar seus quadros utilizando técnicas muito intuitivas. 

Em relação à racks e sofás, você com certeza pode utilizar os famosos pallets. Essas caixas de madeira são fundamentais para quem quer economizar e ao mesmo tempo quer estilo em sua sala. Veja algumas ideias de móveis feitos com pallets no vídeo DIY: móveis com pallets / 17 ideias faça você mesmo, do canal A casa eh sua, disponível no YouTube.

Decorando as paredes da sala

Agora que você viu como decorar utilizando a técnica do DIY, você deve estar se perguntando por onde começar. Em primeiro lugar, você pode considerar comprar uma lata de tinta e pintar uma ou duas paredes que compõem o cômodo da sala.

Dicas de pintura

Você também pode considerar pintar apenas metade da parede. Esse estilo tem se tornado muito comum e é uma ótima dica para deixar sua sala mais estilosa. Sem contar que nesse caso você usaria menos tinta, pois pintaria apenas meia parede. 

Para começar, passe uma fita crepe bem larga na altura da parede desejada e certifique-se de que ela está reta. Depois é só passar a tinta do chão até a metade da parede e esperar secar conforme o tempo indicado no rótulo da lata. 

Antes de começar a decorar sua sala você pode ficar por dentro dos estilos de decoração mais populares e mais acessíveis, pois, dependendo do estilo, as cores utilizadas serão diferentes e poderão causar impactos diversos no ambiente.

Adesivos de parede

Outra sugestão econômica é utilizar adesivos de parede em sua decoração. Existem diversos tipos de adesivos que podem contribuir com a decoração e conversar com o estilo escolhido para o cômodo. 

Existem até papéis de parede adesivos que são mais econômicos e podem dar a impressão de diferentes texturas em sua parede. Você deve estar se perguntando se depois quando estiver enjoado do adesivo como vai fazer para retirá-lo. Entretanto, a cola utilizada não prejudica a pintura e o adesivo pode ser retirado facilmente. É só usar uma esponja com água. 

Nichos e prateleiras

Outra forma de como decorar uma sala gastando pouco é com a utilização de prateleiras e nichos. Normalmente, essas peças são baratas e podem ser carregadas de itens decorativos como livros, estátuas, velas e artesanatos. 

prateleiras-e-nichos

Você mesmo pode fazer prateleiras e nichos utilizando madeiras usadas e outros materiais. Uma prateleira basicamente é apenas uma tábua reta e se você pintá-la e destinar os itens certos a ela, com certeza sua sala ficará estilizada e mais bonita. Caso você esteja pensando em utilizar um estilo mais rústico, nem precisa dar acabamento às tábuas, apenas lixe e se quiser, envernize. 

Espelhos

Além de ser um ótimo item de decoração, os espelhos têm a característica de dar mais profundidade a um ambiente, gerando a impressão de que o cômodo é mais extenso. Você pode utilizar desde espelhos sem moldura, até aqueles com molduras estilizadas. Ou ainda você mesmo pode fazer ou reformar a moldura de seus espelhos.

como-decorar-uma-sala

Você também pode investir em espelhos de todos os formatos e tamanhos, utilizando um ou mais nas paredes de sua sala. Também tenha em mente que o espelho não precisa estar sempre pregado à parede. Imagine que legal um espelho vertical com moldura apenas apoiado. Isso pode dar um toque especial à sua sala, e de quebra caber no seu orçamento. 

Utilize espelhos de sua própria casa ou ainda peça para amigos e familiares espelhos que estão sem uso, para que você possa reformá-los e inovar em sua decoração. 

Cortinas

As cortinas são itens fundamentais para a decoração da sala. Para economizar, você mesmo pode instalá-las ou ainda reformar cortinas antigas. Uma ideia é você comprar cortinas usadas e tingí-las para que fiquem de acordo com a nova pintura de sua sala.

Você também pode fazer sua própria cortina. Assista esse vídeo disponível no canal Arte de Paninho Rosimary Cavalcante no YouTube.

Como decorar uma sala com plantas

As plantas são itens indispensáveis em sua decoração de baixo custo, pois, além de serem ótimas para dar novos ares à casa, elas também são encontradas por preços acessíveis e possuem a capacidade de levar mais leveza e tranquilidade para sua casa.  

como-decorar-uma-sala

Mais do que isso, você não precisa pagar por elas. Pense naquele amigo ou familiar que tem um jardim ou um canteiro e peça mudas à ele. Assim, você terá a chance de ter uma sala com muita beleza natural. 

Você ainda pode fazer seus próprios vasos de plantas com diversos tipos de materiais diferentes. Madeira, cimento, palha, fibra ou até mesmo plástico e vidro são ótimas opções de materiais para fazer vasos de plantas. Existe também a opção de usar objetos usados e reformados para servirem de vasos de plantas. 

Você pode usar diferentes tipos de plantas. Nós trouxemos algumas que podem ficar no interior da sala e que não precisam de muita luminosidade do sol, entre elas: 

  • Jiboia
  • Orquídea
  • Lírio-do-amazonas
  • Filodendro
  • Lírio-da-paz
  • Palmeira chamaedorea
  • Samambaia
  • Pleomele

Ainda, você pode assistir esse vídeo e fazer um jardim vertical dentro de sua sala! Ele está disponível no YouTube no canal da Laíne Dias.

E aí, aprendeu como decorar uma sala com pouco dinheiro?

Deixe nos comentários qual ideia você mais gostou e também se você tem sugestões de conteúdos! Você também pode deixar sugestões de conteúdos para o nosso Blog, além de sugestões ou críticas!

Acesse o Blog da Arbo para conferir dicas de decoração e estilos para sua casa ficar mais bonita. Você pode acessar Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel e ainda conferir dicas para decoração de sala pequena.

Entre na Central de Ajuda da Arbo para ficar por dentro de diversas questões do cotidiano que locatários e locadores possuem. Você pode encontrar respostas para dúvidas referentes ao processo de locação pela Arbo, por exemplo. 

Acesse o Site da Arbo para encontrar o imóvel dos seus sonhos. Aqui você conta com ferramentas de busca personalizadas e perfeitas para mostrar imóveis para venda e locação em todas as regiões do Brasil. Acesse!

Postagens relacionadas

negociar-aluguel

Veja dicas de como negociar aluguel

Está precisando negociar aluguel com o proprietário ou a imobiliária? Veja algumas dicas que podem ajudar a obter melhores resultados! Com a chegada da pandemia, muita gente sofreu quedas significativas na renda e os níveis de endividamento e inadimplência cresceram. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada em janeiro de 2021, […]

caixas-organizadoras

Descubra como caixas organizadoras podem ajudar

Você conhece as caixas organizadoras? Elas podem te ajudar a manter uma boa organização em seu lar. As caixas são itens de grande valor para um lar. Elas, além de serem decorativas, podem assumir diversas funções nos cômodos. Por isso que elas são consideradas verdadeiras itens camaleões dentro do mundo da decoração. Hoje, nós vamos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *