18 de outubro de 2021

Descubra como evitar estresse durante mudanças

como-evitar-estresse

Se você está se mudando para outro imóvel, é sempre bom se planejar com antecedência. Por isso, nós vamos te mostrar como evitar o estresse durante o processo de mudança. 

Muitas pessoas passam por inúmeras mudanças de endereço durante suas vidas. Situações como casamento, constituição de uma família, trabalho ou estudo estão entre os mais comuns motivos de mudança. Esse processo pode ser muito difícil e, para se preparar bem, você precisa entender como evitar o estresse. 

Um bom planejamento é muito necessário durante o processo de mudança residencial, seja ele financeiro ou de logística, como iremos ver. Você deve ficar atento a vários fatores que podem fazer com que sua mudança seja feita com qualidade e não te deixe estressado. Fique com a gente!

Como evitar o estresse: comece pelo planejamento

planejamento

Antes de realizar qualquer etapa da mudança você deve colocar tudo no papel: planejamento financeiro, empresas de mudança, distância, inventário dos móveis e horários de saída e de chegada da mudança. Vamos passar com calma por cada um desses itens.

Planejamento 

O processo de mudança é cheio de gastos e, com certeza, você deve observar se tudo cabe em seu orçamento. Pegue um lápis e um papel e comece a anotar. 

Em primeiro lugar, dependendo da localização em que você irá se mudar, é necessário que você avalie a contratação de um caminhão de mudanças. Sempre pesquise preços, ouça opiniões e converse com o responsável. Nunca contrate um serviço que ofereça um valor muito abaixo do preço de mercado.

Em seguida, se você mora em uma casa ou em um apartamento alugado, prepare seu bolso para reparos em paredes e no chão. Tudo deve ficar de acordo com o laudo da vistoria feito no início de seu contrato de locação. Se você estiver alugando outro lugar, gastos com contratos de locação também irão aparecer. 

Lembre-se, também, do dinheiro que você irá gastar com a contratação de serviços em seu novo imóvel, como internet, TV a cabo, entre outros. Também pense no valor que você irá gastar para montar e desmontar alguns móveis. 

Você deve fazer um inventário de todos os seus objetos para que, durante a mudança, nada se perca e tudo permaneça em ordem. Além disso, pense nos horários de saída e de entrada da mudança, já que algumas situações exigem agendamento prévio do caminhão de mudança.

A peça-chave para o planejamento dar certo é fazer tudo com antecedência. Esse fator muda tudo, pois, quando fazemos nossas tarefas com pressa, muitas vezes erramos ou deixamos certos pontos passarem e, no fim, tudo acaba em estresse. Por isso, o planejamento é crucial e o mais importante é fazê-lo com antecedência.

Como evitar o estresse no processo de mudança

como-evitar-estresse

Agora que você já aprendeu como evitar estresse fazendo uma lista de todos os itens que devem ser planejados antes de iniciar o processo de mudança, mãos à obra!

Empresa de mudança

Existe mais de uma opção de transporte de mudança disponível no mercado. Você pode escolher entre carretos, fretes, caminhões de mudança e até mesmo mudança compartilhada. Para escolher, é necessário avaliar sua necessidade. Se você tem muitos móveis e vai viajar por uma longa distância, pode ser que a melhor opção seja contratar uma empresa de mudança. 

Antes de tudo, faça uma sondagem com conhecidos. Pergunte sobre empresas e serviços já utilizados, ouça recomendações e depois vá analisar os preços. Valores muito baixos em relação a outros no mercado podem ser um mau sinal, então nunca contrate uma empresa de mudança por valor muito baixo.

Avalie o número de pessoas que a equipe de mudança disponibiliza, quais materiais ela utiliza para armazenar os itens a serem transportados e também se ela dispõe de todos os documentos necessários para fazer uma mudança, ainda mais se for uma mudança interestadual. 

Sempre exija um contrato. A existência de um documento que prova que seus móveis estão sendo transportados vai gerar a possibilidade de você tomar medidas legais caso sua mudança seja extraviada, roubada ou até mesmo danificada. Ainda, você pode fazer um seguro para que, caso alguma coisa aconteça com sua mudança, você seja ressarcido. 

Organize sua mudança previamente

Uma outra dica que você precisa saber é a de arrumar todos os seus móveis e pertences previamente. Esse ponto, além de economizar tempo, faz com que você saiba onde cada item está, desde que você o faça corretamente.

Comece separando uma caixa onde estarão seus itens essenciais, os quais você irá precisar logo quando chegar em seu novo imóvel. Aqui entram chaves, controle remoto e alguns outros utensílios. Sempre nomeie as caixas para que, na hora da descarga da mudança, cada caixa vá para o cômodo certo. 

Lembre-se de utilizar os materiais certos para encaixotar e embalar a mudança. Caixas de papelão e plástico bolha são os materiais mais comuns e, se você quiser mais sugestões, acesse o artigo Embalagem para mudança: saiba como escolher os materiais. 

Visite seu novo imóvel com regularidade

Outro ponto importante a se destacar é a localização do imóvel em que você está indo morar. É claro que você vai visitá-lo bastante durante um processo de locação, tanto para conhecer o imóvel quanto para ver se está tudo em ordem. Entretanto, existe outro ponto que merece atenção.

É imprescindível que você conheça a região em que estará indo morar: quais são as opções para fazer compras de mercado, opções de serviços,  opções de lazer como praças e parques, opções culturais como museus, teatros e cinemas, entre outras.

A segurança é um ponto fundamental para escolher seu novo imóvel, por isso, passeie por sua nova região e fale com a vizinhança sobre segurança. Para se mudar com qualidade, você deve ter acesso a todas essas informações antecipadamente. 

Serviços 

Você deve ficar atento aos serviços que possui em sua casa para poder transferi-los, cancelá-los ou até mesmo contratar novos serviços em seu novo lar. Por isso, anote todos os tipos de serviço que você possui em sua casa, como internet, TV a cabo, telefone, energia e água. 

Lembre-se também de alterar o endereço em aplicativos de delivery ou de caronas para que nem a comida e nem o motorista cheguem em sua antiga casa ao invés de sua localização real. 

Ajustando sua nova casa

como-evitar-estresse

Aqui nós iremos falar de como evitar estresse na hora de montar sua nova casa. Com a mudança entregue no novo endereço e com os móveis montados, ainda vai haver muito trabalho pela frente. 

Se você listou todos os seus pertences e identificou as caixas, vai ficar muito mais fácil colocar tudo em seu devido lugar. Melhor ainda se a equipe de mudança já tiver colocado cada caixa em seu respectivo cômodo. 

Desse modo, é melhor começar a organização pelo banheiro e pela cozinha, pois são os cômodos que mais serão utilizados. Depois é a vez dos quartos, da sala e dos outros locais de sua casa.

Logo no início você vai colocar os móveis em seus lugares e, caso não tenha ficado como você queria e imaginou, vai recolocá-los em outros locais, até que esteja de acordo com seu gosto. Ainda, nas semanas seguintes você poderá decorar o lugar com estilos que mais te agradam.  

Com o processo finalizado, será o momento de descartar resíduos como caixas e restos de plástico. Esse material deve ser direcionado para a reciclagem, mas você também pode usar a criatividade e reaproveitá-lo para criar novos objetos de decoração.

Através de muito planejamento e esforço você consegue transformar o processo de mudança em algo menos difícil. Sempre utilize papel e caneta para planejar os processos. Essa atitude faz com que você materialize suas demandas e as execute de acordo com a ordem em que elas aparecem. Assim, todo o processo fica mais organizado e você fica mais feliz.

Nós vamos deixar como sugestão o vídeo 15 erros na hora da mudança: o que não fazer na hora de mudar de casa, no qual você pode acompanhar mais dicas de mudança. O vídeo está disponível no YouTube no canal Organiza Dafne. 

E aí, gostou deste artigo?

Você conseguiu aprender a como evitar o estresse na hora da mudança? Deixe nos comentários sua resposta. Você também pode nos dar sugestões de conteúdos ou fazer críticas em relação a esse artigo. 

Acesse o Blog da Arbo para conferir mais conteúdos semelhantes que podem fazer sentido pra você. No blog você encontra artigos sobre cálculo de aluguel, decoração ou até mesmo tecnologia. 

Já que você está de mudança, que tal acessar o artigo Guia de mudanças: o que saber antes de ir para o novo imóvel?! Você também pode se interessar  por Como embalar objetos de vidro para a mudança.

Você também pode acessar a Central de Ajuda caso tenha dúvidas sobre, por exemplo, assuntos relacionados ao dia a dia do mercado imobiliário. 

Se você está procurando o imóvel dos seus sonhos, entre no Site da Arbo agora mesmo. Lá você consegue procurar, por meio de filtros especializados e de mapas virtuais, o melhor imóvel de acordo com suas necessidades. Confira!

Postagens relacionadas

mudar de cidade

Passou no vestibular e vai mudar de cidade? Veja dicas

Passou em uma universidade e vai precisar mudar de cidade? Então, é a hora de anotar algumas dicas preciosas que vão te ajudar nesse processo.  Ingressar em uma universidade é uma etapa importante na vida de muitas pessoas. Esse é um momento de muita alegria, pois uma nova e importante  etapa se inicia. Entretanto, como […]

como comprar o primeiro apartamento

O que saber antes de comprar o primeiro apartamento

Está pensando em comprar o primeiro apartamento? Veja algumas dicas que vão deixar todo o processo bem mais fácil! Comprar o primeiro apartamento é um momento dos mais especiais, não só pelo valor elevado, mas por ser a representação marcante em uma trajetória de muito trabalho e dedicação. Contudo, existem alguns cuidados indispensáveis para que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *