29 de novembro de 2021

Descubra como montar uma adega em seu imóvel

adega-em-casa

O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia e algumas pesquisas confirmam isso. Sabendo dessa paixão pela bebida, hoje vamos te mostrar como montar uma adega na sua casa ou apartamento!

Para um bom apreciador de vinho, nada mais frustrante do que abrir uma garrafa e perceber que o sabor não está como deveria, não é mesmo? Talvez se você tivesse pensado em montar uma adega isso não teria acontecido.

Essa situação pode piorar em um jantar com convidados, por exemplo, e isso acontece geralmente quando a bebida não foi armazenada corretamente. Guardar a bebida em um lugar adequado preserva  as características que dão  sabor ao vinho. 

Você gosta muito de apreciar bons vinhos para começar uma coleção? Ou quer aprender a conservar a bebida para acompanhar um jantar ou uma conversa com os amigos? Seja qual for o caso, ter uma adega no seu imóvel é mais do que prático e, muitas vezes, vira o grande destaque da casa. Então, que tal aprender a como montar uma adega, das mais simples às climatizadas? Vamos lá?

Como montar uma adega?

Para não ter surpresas desagradáveis ao abrir uma garrafa, é melhor seguir alguns cuidados. O primeiro deles é o local onde ficará a adega. A escolha está diretamente ligada a um dos fatores que interfere na qualidade do vinho: a luminosidade. 

É por essa razão que, geralmente, as garrafas de vinho são escuras – para bloquear os raios luminosos. A longo prazo, eles causam alterações químicas na bebida, o que interfere no sabor e nas propriedades. Por isso, é recomendado que o ambiente da adega seja o mais escuro possível, sem a forte presença de luz, seja ela solar ou artificial. Ok?

como-montar-uma-adega
São diversos os fatores que podem influenciar na hora de ter um bom vinho para apreciar

A instalação deve ser feita em um lugar firme, que não cause vibrações nas garrafas, pois isso afeta a durabilidade da bebida, e dificulta o acúmulo dos sedimentos no fundo da garrafa, que é o processo natural no envelhecimento do vinho.

Como armazenar os vinhos?

Você sabia que uma das melhores dicas de como montar uma adega está na melhor posição para guardar a garrafa de vinho? Que, no caso, é na horizontal. Esse fato se dá por causa da rolha, que precisa sempre ser umidificada. Caso a garrafa já esteja aberta, ela poderá ser guardada na vertical, mas não por muito tempo. Então, tome esse cuidado no momento de armazená-la na sua casa, certo?

Tipos de vinho

Ter uma adega com variedade é ótimo para combinar com os momentos em que quiser degustar um bom vinho! A quantidade pode mudar de acordo com seu espaço e gosto pessoal, mas uma adega bem equipada pode contar com vinho tinto (que pode ser mais encorpado ou mais leve), vinho branco, espumante e rosé. Abaixo, listamos 10 tipos de vinhos para você começar com uma adega eclética e multifuncional em casa!

  • 1 espumante;
  • 1 branco leve;
  • 1 branco encorpado;
  • 1 rosé;
  • 2 tintos leves;
  • 2 tintos médios;
  • 2 tintos encorpados.

Você pode usar essa relação como base para a sua própria adega, multiplicando pela quantidade de bebidas que você pretende ter nela. Com muitas opções, vai ser mais fácil de combinar com as ocasiões. 

O importante mesmo é, além de um bom vinho, poder apreciá-lo em boas companhias, seja com o(a) parceiro(a), com os amigos ou com a família! 

como-montar-uma-adega
O vinho é uma bebida milenar que deve ser compartilhada com amigos e familiares para ser ainda mais gostoso!

Como montar uma adega com os acessórios certos?

Perto de sua adega, é ideal colocar itens que serão utilizados na hora de beber o vinho, para que a experiência seja ainda melhor. Entre os indicados: taças, saca-rolhas, decantador, descanso para copos, e fechadores à vácuo. 

Também é possível criar um espaço  bar-adega em sua casa, onde você pode guardar outras bebidas, como destilados, que tal? 

Tipos de adega caseira

Não há como montar uma adega em casa sem escolher o modelo mais apropriado. Descubra abaixo quais são os principais tipos e as características de cada um!

Adega passiva

Como o nome sugere, a adega passiva é um local para armazenamento de vinhos que não utiliza nenhuma tecnologia ou estrutura complexa. Para montá-la, é necessário apenas separar um espaço físico que cumpra suas funções e siga os cuidados adequados.

Como montar uma adega passiva?

Você pode montar uma adega passiva no local mais fresco da sua casa. É muito comum que esse tipo de adega fique localizado no subsolo das residências, a exemplo das vinícolas, ou até em despensas e locais mais frescos e isolados. Isso porque esses são espaços com temperaturas mais baixas, livres de luminosidade e trepidações.

Sua grande vantagem é não depender de eletricidade, funcionando de maneira natural. Por outro lado, o proprietário não tem controle sobre as condições do ambiente, o que pode ser prejudicial aos vinhos, especialmente em regiões mais quentes. Então, é legal ver o que se enquadra mais na sua realidade. Ok?

Adega termoelétrica

Esse é um tipo de adega climatizada que funciona por meio da troca de calor entre o ambiente externo e o interno. Por meio de uma placa de cerâmica, o equipamento absorve o calor interno, e em seguida, expele para a parte externa, mantendo o interior entre os 10° e 12 graus. Legal não é?

É muito indicado para regiões em que não faz muito calor, sendo popular no sul do Brasil e no continente europeu. Já em locais muito quentes, a adega não consegue controlar tão bem a temperatura. Mas apesar disso, são econômicas, silenciosas e previnem tremores do ambiente aos vinhos. 

Adega com compressor

Funciona de forma muito parecida com uma geladeira, por meio de um sistema de compressão, mas com menor potência que o eletrodoméstico. Isso porque não depende do ambiente externo e pode proporcionar uma temperatura constante em seu interior.

É ideal para locais em que faz calor durante boa parte do ano, pois a adega permanece em temperatura constante. Diferente da termoelétrica, essa opção consome mais energia e emite ruídos.

Como manter a organização da adega?

Muito além de saber como montar uma adega, é importante também entender como  organizar uma. Para deixar a sua adega  sempre bem organizada, invista em  racks de armazenamento. Para escolher o certo, você deve considerar o seu tipo de consumo, em lote ou individual.

escolha-do-vinho
A organização é fundamental para que sua adega tenha personalidade e bons vinhos.

No primeiro caso, é melhor usar armários para vinhos, que podem ser reorganizados conforme necessário. No segundo, vale usar um sistema de prateleiras no padrão de favo de mel, que vai permitir personalizar sua adega.

Existe um projeto de adega ideal?

A escolha ideal é a que vai agradar você. Para uma adega democrática, a dica é: 20% champagnes, 30% brancos e 50% tintos. Se a ideia é manter as garrafas por mais de 20 anos, o melhor é escolher os grand crus. Caso contrário, a maioria dos vinhos no mercado pode durar até 10 anos, então, tudo é uma questão de gosto.

Agora que você já sabe como montar uma adega, não deixe de acessar  outros conteúdos aqui do nosso Blog da Arbo com ainda mais possibilidades de dar um up ao seu lar! Você encontra desde como montar sua horta até como montar um jardim vertical em sua casa.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Tecidos de sofá: conheça os principais

Quer renovar a decoração das salas e não sabe por onde começar? Os tecidos de sofá são importantes componentes e, por isso, você deve saber como escolher o melhor. Confira! A decoração das salas é um ponto importante para a estética de todo o imóvel. Isso porque esses cômodos são os principais locais de convivência […]

manutenção de piscina

Manutenção de piscina: 7 dicas pra fazer corretamente

Quer ter uma piscina em casa? Saiba como fazer manutenção de piscina do jeito certo e garanta a segurança dos usuários! Morar em uma casa com uma bela piscina sempre à disposição é o sonho de muita gente. Uma área de lazer bem cuidada garante a segurança dos moradores e visitantes e ainda valoriza bastante […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *