8 de novembro de 2021

Cortina para sala: saiba como escolher o modelo ideal

cortinas-para-sala

Na hora de decorar seus cômodos, é necessário estar atento para saber qual estilo de decoração combina mais com sua casa. Por isso, iremos falar sobre como escolher o modelo ideal de cortina para sala

A cortina é um item indispensável para nossas casas. Ela pode estar presente basicamente em todos os ambientes e cômodos, cada um com seu tipo específico de cortina. Em relação a cortina para sala, vários modelos já fizeram parte do cômodo ao longo das décadas e, hoje, existe uma tendência específica para isso.

Nesse artigo, iremos tratar de como escolher a melhor cortina para seu ambiente. Iremos analisar as cores, as texturas, os tipos de cortinas e a melhor maneira de instalá-las. Ainda, vamos apresentar ideias de cortinas baseadas em alguns estilos de decoração. Antes de tudo, você sabe como esses itens que não podem faltar em nossas casas surgiram? Fique com a gente. 

Como surgiram as cortinas?

Poucas pessoas sabem como, de fato, as cortinas começaram a ser usadas pelos seres humanos. Você pode pensar que a função delas, desde a primeira vez em que foram utilizadas, era a de diminuir a intensidade da luz do sol em um determinado ambiente. Entretanto, em que ponto de nossa história ela se transformou em um item de decoração?

Acredita-se que os homens primitivos utilizavam peles de animais para cobrir aberturas contra o frio, a luz e para a proteção em um primeiro momento. Em seguida, as cortinas apareceram no período do Renascimento como símbolo de poder e riqueza entre os nobres. Elas eram feitas por artesãos e tinham a função de embelezar os palácios. 

Durante a Revolução Industrial e com o desenvolvimento de tecelagens automatizadas e da tinturaria, as cortinas ficaram mais acessíveis a outras classes sociais. A partir daí, a cortina passou a fazer parte do interior das casas, sendo um item de decoração, de proteção e de privacidade. 

Hoje em dia, é comum encontrar cortinas de todos os tipos dentro das casas, seja como item de decoração, para diminuir a luz solar direta dentro do cômodo ou, ainda, como forma de manter a privacidade. A cortina para sala é a mais comum entre os tipos de cortina e deve ser escolhida com cuidado para causar um equilíbrio com a decoração de sua casa.

Características das cortinas

cortina-para-sala

Agora que você descobriu um pouco mais sobre a história das cortinas, fique com a gente, pois iremos falar das principais características para ter cortinas embelezando seu ambiente. 

Existem quantos tipos de cortinas?

Antes de falarmos sobre as texturas e as cores, iremos passar rapidamente por cada tipo de cortina, que são muito.

  • Cortina de voal: essa cortina, geralmente, é mais utilizada em salas de estar e está intimamente ligada à elegância e à comodidade do ambiente. Ela é feita de um tecido mais fino, que possibilita a entrada da luminosidade. Entretanto, você pode acrescentar duas camadas para que a incidência da luz solar seja menor. 
  • Cortina rolô: esse tipo de cortina é feito a partir do poliéster e as peças são utilizadas para ficarem enroladas na parte superior das paredes. Muitas vezes, podem ser acionadas através de um mecanismo, assim desenrolando-se lentamente até cobrir toda a abertura do ambiente. Elas podem ser de vários estilos e, por isso, variam em relação a deixar a luz solar entrar no cômodo. 
ccortina-rolo
  • Cortina blackout: essa cortina para sala de TV é muito utilizada, já que barra 100% a entrada da luz solar, deixando o ambiente completamente escuro. Aliás, é exatamente o que “blackout” quer dizer: um verdadeiro apagão. Para gerar mais elegância e mais opções de controle da luz, você pode colocar uma camada mais fina em frente à cortina. 
  • Cortina romana: esse tipo de cortina é feito com tecidos mais grossos, mas que deixam a luz solar entrar nos cômodos. Ela é acionada na forma vertical, de cima para baixo, e é dividida por varetas que funcionam para regular a altura que você deseja posicioná-la. 
cortina-para-sala

Melhores texturas

Como visto anteriormente, as cortinas podem ser feitas com diversos tecidos e outros tipos de materiais, que podem variar de acordo com a necessidade de cada ambiente ou de cada pessoa. 

As cortinas dependem muito do nível de incidência solar de cada cômodo, além de, principalmente, variar conforme o estilo de decoração escolhido pelos moradores. Isso porque a cortina deve ser uma peça fundamental em meio à decoração utilizada na casa. 

As texturas das cortinas variam de acordo com com os materiais escolhidos. Podem ser linho, algodão, poliéster e outros. Se você estiver pensando em uma decoração mais rústica ou litorânea, a cortina pode até ser feita de fibras e de palha. Ou seja, definir um estilo de decoração para sua casa é fundamental. 

Qual cor escolher para minha cortina?

Lembre-se: a cortina serve para complementar a decoração e deve ser utilizada de acordo com cada estilo. O mais popular é que as pessoas utilizem cores neutras como o branco, o bege e o cinza. A cortina para sala foi popularizada dessa forma. 

Entretanto, se você deseja ousar na hora de escolher uma cortina, saiba quais são os estilos de decoração e veja qual opção de cortina é a mais adequada para sua casa. 

cortina-para-sala

Qual o tamanho ideal para uma cortina?

As cortinas podem variar de tamanho de acordo com cada fabricante ou de acordo com o tamanho e com a extensão que você deseja utilizar em sua casa. Uma opção é você mandar encomendar cortinas sob medida. 

Entretanto, como entendemos que essa opção pode pesar mais no seu orçamento, você pode escolher comprar cortinas em lojas especializadas e sempre tomar o cuidado para que ela seja de 10 a 15 centímetros mais extensa nas laterais, para que possa cobrir as frestas e causar a impressão de maior aconchego nas pontas. 

Como instalar uma cortina para a sala

Mais uma vez, estamos lidando com um fator variável, já que existem cortinas que podem ser instaladas com varão, com trilhos ou de outras formas. Cada modo de instalar as cortinas tem sua especificidade, com a necessidade ou não de fazer furos nas paredes ou de utilizar outras alternativas. 

Você pode consultar um especialista antes de instalar suas cortinas ou, ainda, contratá-lo para fazer esse tipo de serviço. Se você optar por fazer a instalação, assista ao vídeo que nós separamos para você. Fique com o vídeo do canal da Leroy Merlin, que te ensina a instalar o varão para a cortina. 

Cortina para sala de acordo com cada estilo de decoração

Batemos na tecla de que a cortina tem que ser parte integrante do estilo de decoração escolhido por você. Assim, iremos passar rapidamente por cortinas que combinam com algumas tendências.

  • Minimalista: nesse estilo, que pede sobriedade e muita ordem, a melhor opção seriam as cores neutras para a cortina, já que trazem leveza ao ambiente, que, por si só, já é bem desapegado de itens decorativos. 
  • Boho: essa tendência pede mais alegria e um certo toque do estilo hippie em sua decoração. Assim, você pode optar por cortinas coloridas feitas de tecidos mais leves.
  • Maximalista: ao contrário do estilo minimalista, a decoração maximalista se caracteriza pela mistura de vários outros estilos diferentes. Assim, você pode esbanjar criatividade na hora de escolher sua cortina, sempre prezando pela harmonia dos itens escolhidos.
  • Estilo de casa de praia: se você quer decorar sua casa para que ela fique com energias positivas todos os dias do ano, pense nessa tendência, que está  baseada em itens rústicos e em cores neutras misturadas com cores vibrantes. Assim, a cortina perfeita para esse estilo, como já mencionado no texto, pode ser feita de materiais naturais como a palha e até mesmo de linho ou outros tecidos leves. 
  • Estilo contemporâneo: esse é o estilo mais comum em nossas casas, já que os móveis comerciais seguem o padrão das tendências contemporâneas. Assim, as cortinas para sala mais utilizadas nesse estilo possuem cores neutras e tecidos mais grossos.

E aí, agora você já sabe qual estilo escolher em sua cortina para sala?

Esperamos que, depois deste conteúdo, você consiga escolher uma cortina para sala de acordo com seu estilo e suas necessidades. Deixe nos comentários qual estilo mais chamou atenção e qual tipo de cortina para sala você escolheria. Você também pode deixar outras sugestões de conteúdos ou críticas.

Se você gostou desse artigo, não deixe de acessar o Blog da Arbo. Aqui você confere as principais dicas de decoração e os principais estilos decorativos. Acesse Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel ou, ainda Saiba como escolher quadros para sala de estar.

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo, que conta com diversas respostas sobre as principais questões cotidianas ligadas ao mercado imobiliário. Se você deseja saber mais, acesse questões como: Agora é um bom momento para vender imóvel?

Por fim, visite o Site da Arbo para ficar por dentro das principais ofertas de imóveis, tanto para locação quanto para venda. A plataforma oferece ferramentas de busca avançadas e mapas que garantem que você encontre o imóvel de seus sonhos em qualquer lugar do Brasil. Acesse!

Postagens relacionadas

Confira 5 dicas para realizar a vistoria de apartamento

Se você vai alugar um imóvel, precisa visitá-lo antes de assinar o contrato de locação. Nesse momento, é importante realizar uma vistoria de apartamento completa A compra ou o aluguel de um imóvel é sempre um momento importante na vida de uma pessoa. Isso porque a ação representa uma mudança bastante significativa. Para que tudo […]

tabela-sac

Tabela SAC X Tabela Price: saiba as diferenças

Antes de financiar um imóvel, é fundamental entender as modalidades de amortização. Entenda as principais diferenças entre Tabela SAC e Tabela Price Ao decidir financiar um imóvel, muitos são os pontos de atenção. Um deles é a metodologia de amortização do empréstimo, sendo que as mais utilizadas pelos bancos e pelas construtoras são a Tabela […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *