21 de maio de 2022

Saiba como escolher cortinas para quarto

cortinas-para-quarto

As cortinas são itens essenciais para a decoração de uma casa. Por isso, iremos dar dicas de como escolher cortinas para quarto e como deixar esse ambiente mais bonito e harmonioso

A cortina é um item muito importante para nossas casas e que pode estar presente em diversos cômodos, cada um com um tipo de peça diferente. Em relação às cortinas para quarto, será que qualquer modelo é apropriado?

Existem diversos tipos de cortinas e é claro que o quarto não exige um específico. Desde que combine com as cores e com a decoração do cômodo, você pode escolher qualquer tipo de cortina, desde a tradicional até as persianas. Por isso, fique com a gente que vamos te dar dicas de quais cortinas para quarto você deve escolher. Acompanhe!

Você sabe como surgiram as cortinas?

cortinas-para-quarto

Antes de falar sobre como escolher cortinas para quarto, vamos te mostrar como essas peças surgiram. Poucas pessoas sabem os motivos que levaram as cortinas a serem usadas pelos seres humanos. É comum associar sua função à diminuição da intensidade da luz do sol em um determinado ambiente, ou seja, de proteção de um modo geral. Entretanto, em algum ponto de nossa história, ela passou a ser um artigo de decoração.

Existem hipóteses de que os seres humanos começaram a utilizar peles de animais para cobrir aberturas de cavernas e de casas rudimentares para a proteção contra o frio e contra outros animais. Logo depois, as cortinas foram muito utilizadas no período do Renascimento como símbolo de poder e de riqueza entre os nobres. As peças eram feitas à mão por artesãos e tinham a função de embelezar os palácios. 

Já na Revolução Industrial e com o desenvolvimento de novas tecnologias de tecelagens automatizadas e da tinturaria, as cortinas ficaram mais acessíveis a outras classes sociais. A partir disso, as cortinas passaram a compor o interior das casas, sendo um item de decoração, de proteção e de privacidade. 

Hoje em dia, é muito comum encontrar cortinas de todos os tipos dentro das casas, seja como item de complemento da decoração, para proteger contra a exposição da luz solar dentro do cômodo ou, ainda, como forma de manter a privacidade em cômodos como o quarto. As cortinas para quarto são muito importantes e devem ser escolhidas com cautela para gerar um equilíbrio com a decoração de sua casa.

Quais os principais tipos de cortinas para quarto?

Existem diversos tipos de cortinas que podem ser utilizados na decoração de seu quarto. Há cortinas que abrem na vertical, na horizontal, com tecidos e texturas variadas e até mesmo aquelas que abrem automaticamente.

Vamos falar de alguns tipos que você deve conhecer antes de escolher a cortina para quarto. 

Cortina Tradicional

Esse tipo de cortina, como o próprio nome já diz, é tradicional, utilizado popularmente nas casas. Ela é caracterizada basicamente por uma cortina que corre em um trilho ou em um varão. Elas são perfeitas para o quarto, pois podem trazer conforto e elegância para o cômodo. Podem ser de qualquer tecido e aparecem muito com a opção blackout.

Cortina blackout

Essa cortina para quarto é muito utilizada, já que barra a entrada da luz solar  completamente, deixando o ambiente totalmente escuro. É exatamente isso que “blackout” quer dizer: o apagão total do ambiente. Para gerar mais elegância e mais opções de controle da luz, você pode colocar uma camada mais fina em frente à cortina.

Cortina romana

Produzido com tecidos mais grossos, esse tipo de cortina permite a entrada de luz no ambiente. Assim, não bloqueia totalmente a luminosidade igual à cortina blackout, mas ela pode trazer muito mais estilo e sofisticação para seu quarto. Isso porque ela é acionada na forma vertical, de cima para baixo, e é dividida por varetas que funcionam para regular a altura que você deseja posicioná-la. 

Persianas

persiana-para-quarto

Esse tipo de cortina é amplamente utilizado em quartos e em escritórios. As persianas se caracterizam por não utilizar nenhum tipo de tecido e pela praticidade que oferecem para o controle da luz. Elas são muito fáceis de ser encontradas e podem existir modelos na vertical e na horizontal. Você pode utilizá-la para trazer um ar mais jovial ao quarto ou para um ambiente mais voltado para a sofisticação.

Cortina rolô

Esse tipo de cortina é feito a partir do poliéster e normalmente fica enrolado na parte de cima da parede. Muitas vezes, podem ser acionadas por meio de um mecanismo, assim desenrolando-se lentamente até cobrir toda a abertura do ambiente. As cortinas rolô podem ser de vários estilos e, por isso, variam em relação a deixar a luz solar entrar no cômodo. 

Cortina de voal

Essa cortina é feita de um tecido mais fino, que deixa a luminosidade entrar no ambiente. Você pode acrescentar duas camadas para que a incidência da luz solar seja menor. Elas trazem sofisticação e elegância ao ambiente e muitas vezes são utilizadas em cores claras e neutras. 

Painel

Por fim, os painéis podem ser ótimas opções para deixar o ambiente moderno e sofisticado. Eles podem ser feitos de materiais naturais ou sintéticos e, geralmente, são constituídos vários painéis na vertical para formar a cortina. Dependendo do tipo de material utilizado, eles podem cobrir total ou parcialmente a luminosidade. Os painéis são muito utilizados de modo motorizado. Assim, são acionados por um controle ou por dispositivos móveis se sua casa for automatizada. 

Principais tecidos

As cortinas para quarto podem ser de diversos tecidos. Cada um terá não apenas diferentes funções como também diferentes efeitos sobre a decoração escolhida para o cômodo. Por exemplo, se seu quarto tem uma decoração mais voltada ao estilo rústico, talvez o que a cortina com tecidos naturais ou de fibras converse melhor com o ambiente. 

Por isso, é fundamental que você defina um estilo de decoração para sua casa, pois, assim ficará muito mais fácil escolher qual tipo de cortina será o melhor para o quarto. 

Outro fator que você deve se atentar é ao nível de luz no ambiente de seu quarto. Como você viu, os diferentes tipos de cortinas deixam a luz entrar total ou parcialmente.

Você pode pensar, então, que as melhores cortinas para quarto seriam as blackout, entretanto, não se trata apenas do grau de luminosidade, uma vez que janelas tem uma parte de vidro e uma sólida que não deixa a luz entrar. As cortinas são peças-chave na decoração e você deve escolhê-las de acordo com seu gosto e com suas necessidades. 

cortinas-para-quarto

Cores de cortinas para quarto

Não existe uma regra para escolher as cores de cortinas para quarto. Contudo, mais uma vez, tudo deve estar alinhado ao estilo de decoração e a outros itens decorativos que você tem no cômodo. Assim, você pode escolher cortinas com qualquer cor, desde que faça sentido para você e para seu quarto. 

Tamanho ideal para a cortina

A maioria das cortinas pode variar de tamanho de acordo com cada fabricante ou de acordo com o tamanho e com a extensão que você deseja utilizar em sua casa. Uma opção é você encomendar cortinas sob medida. O mais comum é que você utilize uma cortina longa que irá do teto até o chão ou que você utilize aquela cortina pequena que cobre apenas janelas. 

Você pode escolher comprar cortinas em lojas especializadas e sempre tomar o cuidado para que ela seja de 10 a 15 centímetros mais extensa nas laterais, para que possa cobrir as frestas e causar a impressão de maior aconchego nas pontas. 

Instalação das cortinas

Cada tipo de cortina tem um modo diferente de instalação nas paredes de seu quarto. Existem cortinas que são instaladas em varões, em trilhos e de outras formas. Por isso, o mais indicado é que você sempre peça ajuda a um profissional qualificado para instalar as cortinas em sua casa. 

Assim, você irá garantir que a cortina ficará alinhada e na altura adequada. E, por consequência, a beleza do seu cômodo ficará ainda mais evidente!

Se ainda restaram dúvidas sobre como escolher as cortinas para quarto, assista ao vídeo Tudo sobre cortinas | 5 dicas para escolher a cortina ideal, do canal Obra Café, disponível no YouTube.

E aí, o que achou deste conteúdo sobre decoração?

Deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo. Você também pode apontar críticas ou sugestões de temas para nosso Blog.

Caso você tenha se interessado por esse artigo, continue no Blog da Arbo para conferir diversos outros conteúdos que podem fazer sentido para você. Acesse Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel ou, ainda, Saiba como escolher quadros para sala de estar.

Se você estiver com alguma dúvida relacionada ao dia a dia do mercado imobiliário, como processo de venda e de locações de imóveis, acesse a Central de Ajuda da Arbo, que conta com soluções para perguntas frequentes relacionadas ao setor.

E não deixe de entrar no Site da Arbo para ficar ligado nas melhores ofertas de imóveis para venda ou para locação disponíveis em todo o Brasil. Você pode encontrar o imóvel dos seus sonhos, já que a plataforma realiza buscas por filtros e mapas. Confira!

Postagens relacionadas

decoração-de-quarto-masculino

Decoração de quarto masculino: 7 ideias simples

Está se mudando para um novo imóvel ou quer renovar os cômodos de seu antigo? Nesse texto você vai aprender algumas ideias de decoração de quarto masculino A mudança para um novo imóvel implica novas oportunidades. Por isso, a decoração do ambiente é uma boa estratégia para conseguir um ambiente personalizado e totalmente renovado. Nesse […]

casa-de-madeira

Casa de madeira: saiba tudo sobre esse tipo de imóvel

Sabia que casas de madeira podem ser uma boa alternativa para quem quer construir e economizar? Saiba mais neste artigo! Existem hoje no mercado muitas opções de casas de madeira pré-fabricadas, que evitam gastos diversos: de energia, com arquitetos, pedreiros, materiais de construção e acabamento.  Apesar de não serem muito comuns aqui no Brasil, são […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *