24 de maio de 2022

Cozinha minimalista: saiba como aplicar

Se você tem pouco espaço disponível e quer aproveitar ao máximo o ambiente, precisa conhecer a cozinha minimalista, que traz organização e estilo ao cômodo

A decoração minimalista ganha, a cada dia, mais adeptos. Isso porque, além de simples e elegante, é perfeita para ambientes e imóveis com áreas modestas. Nesse sentido, o estilo pode ser aplicado em todos os cômodos, já que valoriza os espaços de forma sofisticada e aconchegante. Nesse texto, você irá aprender a decorar a cozinha minimalista.

O princípio que rege o minimalismo é o de que “menos é mais”. Entretanto, há outras características que precisam ser levadas em conta no momento de montar uma cozinha minimalista. Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue conosco!

Nesse texto você irá aprender quais são os principais aspectos do estilo minimalista, bem como dicas para aplicar a decoração em sua cozinha – e até mesmo nos demais cômodos de sua casa ou de seu apartamento. Vamos lá?!

A decoração minimalista

A decoração minimalista é mais do que apenas uma tendência. Isso porque seus adeptos defendem que o minimalismo é, na verdade, uma filosofia que nos incentiva a identificar e a valorizar o que é essencial em nossas vidas. E é claro que esse princípio se aplica, também, à decoração e à arquitetura de ambientes.

Uma breve história do minimalismo

O minimalismo é um estilo de decoração contemporâneo. Isso porque seu surgimento está ligado a diversos movimentos artísticos do início do século XX, que propunham uma ruptura com os antigos estilos, como o Barroco e o Rococó, que, no que se refere à decoração, eram repletos de detalhes e sobrecarregados de mobiliários e de objetos decorativos.

Apesar de ter surgido de uma união de diversos estilos, a decoração minimalista foi influenciada, principalmente, pela cultura oriental, especialmente a japonesa, que propunha a utilização de objetos e móveis necessários para o ambiente. Os excedentes, dessa forma, não devem ser inseridos em cômodos minimalistas.

Dessa forma, o minimalismo atingiu diversos âmbitos da vida humana. No que se refere à arquitetura, por exemplo, prédios e casas ganharam projetos com formas geométricas e linhas retas. Já a decoração é marcada por características como funcionalidade, aconchego e, é claro, simplicidade e elegância.

As principais características do estilo minimalista

A decoração minimalista e, portanto, a cozinha minimalista, devem conter alguns elementos básicos. Isso porque o estilo possui algumas características singulares, que contribuem para que os cômodos sejam funcionais, simples e, também, sóbrios.

Prefira cores claras

A simplicidade e a sobriedade da decoração minimalista estão implícitas em inúmeros itens do estilo. Entretanto, esses atributos se devem, principalmente, ao uso de cores claras nos cômodos, especialmente nas paredes.

O branco é a cor mais utilizada no estilo, inclusive na cozinha minimalista, uma vez que é a base para o início da decoração dos ambientes. Nesse sentido, é possível, ainda, investir em outros tons claros, como o cinza, o bege e o off white.

A preferência pelas cores claras é determinante não somente para a estética do ambiente, mas também pelo aconchego. Isso se deve, principalmente, ao fato de que tons neutros são difusores da iluminação natural, outro ponto essencial para a cozinha minimalista.

Mesmo que as cores claras sejam as preferidas, isso não significa que os cômodos devem se assemelhar a uma clínica médica. O preto é um tom escuro, mas, geralmente, é utilizado para criar contrapontos de cor nos ambientes minimalistas.

A iluminação natural é muito importante

Conforme mencionado acima, a iluminação natural é uma das principais características da decoração minimalista. De fato, a luz solar é essencial para o sucesso estético da decoração de qualquer cômodo, mas o estilo minimalista é o que mais valoriza esse atributo.

Dessa forma, a tendência estabelece que a iluminação natural deve atingir a casa ou o apartamento como um todo. Para isso, são necessárias grandes janelas de vidro, além de vãos que permitam a entrada da luz.

Outro ponto essencial para garantir o sucesso da luz solar é a utilização de cores claras, característica apontada no tópico acima.

Organização

Falar de decoração minimalista é falar, diretamente, de organização. Isso porque ambientes com áreas modestas tendem a parecer ainda menores quando bagunçados e desorganizados e, por isso, devem estar constantemente arrumados.

O estilo minimalista contribui para a organização porque preza pela ideia de que “menos é mais” e, com isso, há menos objetos para causar bagunça. Com isso, fica mais simples manter o espaço arrumado e, com isso, esteticamente agradável para os moradores e para os visitantes.

A organização, contudo, não caminha sozinha em um cômodo minimalista. Isso porque esse atributo deve estar intimamente ligado à funcionalidade

cozinha-minimalista

Funcionalidade

A cozinha minimalista, assim como os demais cômodos decorados de acordo com a tendência, precisa ser funcional. Isso significa que todos os móveis e todos os objetos devem possuir uma função clara para que sua existência faça sentido.

Em quartos minimalistas, por exemplo, é comum encontrar móveis funcionais que reúnem duas ou mais funções em uma única peça. Escrivaninhas acopladas em camas são alguns dos principais exemplos.

Não se esqueça: menos é mais

Por fim, mas não menos importante, é necessário que você nunca se esqueça do princípio básico da decoração minimalista: menos é mais. Isso significa que, para os ambientes serem simples e acolhedores, é necessário posicionar nos cômodos apenas móveis e objetos que serão úteis de alguma forma.

Desse modo, é importante não exagerar na quantidade de itens decorativos, como vasos, velas e almofadas. O estilo preza pela sobriedade e, por isso, valoriza espaços vazios, que são essenciais para dar ao cômodo a sensação de amplitude.

Dicas para montar sua cozinha minimalista

Agora que você já conhece as principais características do estilo, chegou o momento de conferir algumas dicas para montar sua cozinha minimalista. Vamos lá?!

Escolha até três cores

De acordo com designers de interiores, o ideal é que uma cozinha minimalista possua uma decoração formada por até três cores. Destas, pelo menos uma deve ser, obrigatoriamente, neutra.

Dessa forma, você deve optar pelo branco, pelo bege, pelo cinza ou pelo off white, que será considerado a base decorativa do cômodo. Os outros dois tons devem combinar entre si e, por isso, devem ser escolhidos com sabedoria.

Decorações minimalistas mais contemporâneas, por exemplo, mesclam o branco, o preto e o vermelho. Já versões relacionadas ao estilo escandinavo combinam o branco com cores da natureza, como o marrom e o verde.

Valorize ao máximo a iluminação natural

A iluminação natural é essencial para garantir a sensação de conforto e de bem-estar e, por isso, deve estar presente na decoração da cozinha minimalista. Para isso, é importante investir em grandes janelas e em vãos.

Caso os vidros permitam muita passagem de luz, será necessário posicionar cortinas nas janelas. Se esse for o caso, é indicado escolher peças com tons claros e, também, com tecidos finos e leves.

cozinha-minimalista

Guarde todos os objetos

Conforme mencionado acima, a organização é um dos princípios básicos da decoração minimalista. E na cozinha minimalista não poderia ser diferente. A dica de guardar todos os objetos que estão à vista não contribui somente com a organização do cômodo, mas também com o mote principal do estilo, que estabelece que “menos é mais”.

É provável que a cozinha seja um dos menores cômodos de sua casa ou de seu apartamento e, por isso, você deve aproveitar os espaços disponíveis com sabedoria. Nesse sentido, a cozinha minimalista não conta com um excesso de itens, como eletrodomésticos e panelas.

Contudo, isso não significa que você ficará sem seus itens. A dica, portanto, é deixar à mostra somente as peças que são utilizadas com frequência, como um liquidificador. Uma boa indicação é posicionar alguns eletrodomésticos nas bancadas, mas sem se esquecer de que o excesso é prejudicial.

Quer conferir mais dicas? No vídeo 5 dicas essenciais para uma cozinha minimalista, publicado no canal Diycore com Karla Amadori, no YouTube, você pode obter novas informações. Vamos assistir?!

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como montar sua cozinha minimalista, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse conteúdo? Você acha que as informações do texto te ajudaram de alguma forma? Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo e fique à vontade para deixar sugestões, críticas construtivas e elogios.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra artigos sobre diversos assuntos, como informações sobre as principais cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú.

É possível, ainda, encontrar conteúdos sobre mudanças, como dicas para não errar na ida para seu novo imóvel, e, é claro, sobre decoração. Se você deseja saber tudo sobre o assunto, basta clicar aqui para acessar o artigo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne respostas para diversas questões do cotidiano. Lá você encontra, por exemplo, informações sobre os melhores provedores de internet das principais cidades do Brasil, além de um passo a passo para emitir a segunda via de faturas, como a de energia elétrica, a de água e até mesmo a do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo, que possui milhares de imóveis anunciados em centenas de cidades do país. Por meio de nossos filtros de busca você pode pesquisar casas e apartamentos que se encaixam em suas necessidades e em suas preferências. Acesse!

Postagens relacionadas

apartamento-novo

Apartamento novo: o que fazer antes de se mudar

Está pensando em se mudar para um apartamento novo? Confira algumas dicas para tornar esse processo o mais simples e seguro possível. Quando o assunto é morar em um apartamento novo, o planejamento é essencial. Afinal, são tantos detalhes, tarefas e processos para se preocupar que, sem uma organização adequada, algo importante pode ser deixado […]

Veja dicas e ideias para renovar a decoração de jardim

Uma boa decoração de jardim é capaz de dar vida ao ambiente exterior do imóvel. Por isso, que tal aprender algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais bonito?! Os jardins são partes importantes do ambiente exterior do imóvel. Isso porque, quando bem cuidados, podem conferir uma atmosfera natural e vibrante para a casa. Para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *