18 de outubro de 2021

Decoração contemporânea: saiba tudo sobre esse estilo

Decoração contemporânea

A decoração contemporânea é a reunião das melhores características dos estilos que estão em alta. Veja como usar na sua casa.

Deixar a casa com um visual atual e charmoso é tudo de bom. A decoração contemporânea contribui com esse propósito trazendo o melhor de várias vertentes e dando um bom grau de liberdade para que você inclua seu toque pessoal. É o estilo perfeito para quem quer ambientes espaçosos, harmoniosos e multifuncionais.

Preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de decoração. Para começar, vamos mostrar os conceitos básicos que sustentam a decoração contemporânea. Em seguida, você verá uma série de dicas para colocar a mão na massa e deixar cada cômodo da sua casa muito mais bonito e acolhedor. Confira! 

O que é o estilo contemporâneo

Ao contrário do que acontece com outros estilos, não se pode dizer que o estilo contemporâneo tenha origens bem definidas. Afinal, o contemporâneo é a mescla de elementos de outros estilos que estão em alta hoje. Trata-se de uma maneira de unir técnicas e conceitos já consagrados anteriormente.

Essa mistura resulta em ambientes que puxam aspectos dos estilos moderno e minimalista, os mais procurados da atualidade, mas coloca um toque especial. Por ser um estilo sempre aberto à novidades, quem opta pelo contemporâneo costuma ter mais opções na hora de decorar o lar. A palavra-chave para pensar dentro desse parâmetro é liberdade.

Princípios da decoração contemporânea

Decoração contemporânea

Graças à influência do modernismo e do minimalismo, a estética da decoração contemporânea trabalha muito com pilares que também estão presentes nesses dois estilos. Veja alguns deles:

Cores neutras predominam

Além da cor branca, tons de bege, cinza e castanho vão bem na decoração contemporânea. Também é possível incluir cores mais vibrantes em elementos pontuais, como almofadas, luminárias e estatuetas decorativas. O uso de cores como vermelho, roxo e laranja coloca esses elementos em destaque graças ao contraste em relação ao conjunto. 

E se você acha que uma parede totalmente branca fica muito sem graça, fique sabendo que é possível deixá-la mais alegre com adesivos de parede com desenhos no estilo minimalista. Isso dá uma quebrada no padrão do ambiente, adicionando uma dinâmica agradável.

Valorização de espaços abertos

Os espaços vazios são elementos fundamentais de uma decoração contemporânea. Por isso, nada de encher o cômodo com objetos decorativos aleatórios. A ordem é fazer com que a ausência de móveis seja tão impactante quanto os próprios móveis. Inclusive, essa é uma proposta interessante para quem quer decorar uma casa pequena.

Assim como ocorre na decoração moderna, vale a aposta em ambientes integrados, sem paredes para dividir. Essa separação pode ser feita com os próprios móveis. E se você já tem uma casa pronta e não quer sair derrubando paredes, uma solução mais fácil e elegante é instalar portas de correr. Elas trazem sofisticação e ocupam menos espaço.

Móveis simples

A mobília segue as mesmas características observadas na arquitetura contemporânea: linhas retas e desenhos simples. Vale apostar em móveis espaçosos e com perfil baixo. Mas tenha em mente que a funcionalidade deve sempre servir como diretriz principal na hora da compra.

O sofá, por exemplo, tem poucas almofadas e estofados com padrões discretos. Os tipos de tecido incluem algodão, seda, lã, couro e linho. A estrutura fica rente ao chão. É básico e bonito. 

No caso dos armários, existe abertura para modelos em diferentes cores e texturas, desde que a versatilidade esteja em primeiro lugar. Aqui as formas também são limpas, sem nada muito extravagante.  

Pisos simples

Há muitas maneiras de trabalhar o piso de uma casa contemporânea, mas é importante que ele seja simples e liso. Materiais como madeira laminada, vinil ou cimento queimado sempre rendem belos visuais. Você pode usar tapetes, desde que eles também tenham um padrão neutro.

Iluminação direcionada

A preocupação com a luz é um dos pontos de maior destaque na estética contemporânea. Os conjuntos de iluminação artificial são projetados para valorizar partes específicas da decoração. Para fazer isso, recursos como trilhos, luzes embutidas no teto ou luminárias discretas no chão e no alto dão o tom, mas sem exageros. 

A ideia é que essas luzes sejam direcionadas a elementos marcantes do ambiente, como um quadro na parede ou uma escultura no canto da sala. E por falar em quadros, uma moldura metálica cria um reflexo que amplia o destaque da arte. 

Além disso, uma das propostas mais recorrentes na decoração contemporânea é utilizar os recursos naturais de forma sustentável. Isso significa que os espaços são desenhados para aproveitar ao máximo a luz do sol. Para isso, pense em janelas amplas, vidros transparentes. Espelhos em pontos estratégicos também fazem toda diferença para formar uma iluminação equilibrada. Talvez você também se interesse pela iluminação no estilo Hygge.

Plantas e texturas

Ainda falando sobre a preocupação com a natureza, projetos contemporâneos costumam colocar a integração com a paisagem como uma das prioridades. Os espaços são planejados para permitir que a paisagem faça parte deles. Portanto, os jardins bem cuidados e o frescor das árvores são sempre bem vindos. 

Dicas de decoração contemporânea

Agora você já sabe que móveis simples, cores claras e boa iluminação são elementos indispensáveis em uma boa decoração no estilo contemporâneo. Chegou o momento de ver como esses elementos se aplicam a cada cômodo da casa para construir belos ambientes. 

Fachada contemporânea

Casa contemporânea

A fachada é o primeiro ponto de contato da sua casa com os visitantes. No estilo contemporâneo, haverá muitas aberturas, janelas enormes e volumes bem destacados em partes específicas. Tudo isso sempre tomando como base as formas retas. Materiais como madeira e pedras são muito utilizados para compor a ambientação. 

Sala contemporânea

Sala com decoração contemporânea

A decoração contemporânea permite elementos que fujam um pouco da frieza que caracteriza o modernismo e o minimalismo. Por isso, uma sala com traços retos na arquitetura e nos móveis pode receber poltronas macias e tapetes para delimitar o espaço em meio ao ambiente integrado. 

Em relação aos móveis, deixar a TV suspensa em um painel e colocar uma mesa ou um balcão abaixo dela é uma escolha certeira. Quanto às cores, é possível mesclar uma cor clara com uma cor escura sem perder a característica do estilo. Dá até para escolher uma parede só para pintar de outra cor, dando destaque aos elementos próximos dela. 

Sancas no teto e spots de iluminação embutidos dão um toque de sofisticação muito interessante, assim como objetos de acabamento metalizado ou espelhado. E não se esqueça de valorizar o espaço livre. Sua sala ficará bem receptiva e confortável, perfeita para receber as visitas e ficar nela por um bom tempo.

Quartos contemporâneos

Quarto contemporâneo

O quarto contemporâneo deve manter só o que é essencial. A prioridade é que todos os elementos unam conforto e praticidade. E para quem gosta de arte, dá para incluir um quadro ou uma escultura decorativa posicionada discretamente. Móveis planejados multifuncionais são excelentes alternativas para aproveitar bem o espaço.

E se você quer exercitar a criatividade na escolha das cores das paredes, os quartos são os lugares mais adequados. Dê os toques de cor de acordo com o gosto de quem ocupa cada um deles. O mesmo vale para os tapetes. Esse é o ambiente onde você pode dar uma quebrada nos padrões sem medo.  Veja dicas de decoração de quarto feminino aqui.

Cozinha contemporânea

Cozinha com decoração contemporânea

A cozinha é outro ambiente com muita circulação e que demanda uma boa organização. Utilize armários embutidos e bancadas para guardar os itens e deixar o campo visual o mais limpo possível. Banquetas podem substituir as cadeiras convencionais, ajudando a liberar espaços. 

Procure por armários com design liso e puxadores escondidos. Os materiais que mais combinam com esse espaço são aço, porcelanatos em geral e vidros. É o tipo de decoração que confere personalidade e brilho.  

Banheiro contemporâneo

Banheiro no estilo contemporâneo

O banheiro de visual contemporâneo costuma ter prateleiras embutidas nas paredes, que podem até abrir mão dos azulejos comuns. No lugar deles, é possível investir em pedras ou pastilhas. No piso, sempre opte por revestimentos que garantam a segurança. 

Seguindo o padrão predominante nos outros cômodos, procure por cubas de formas retas. E como esse é um ambiente em que a beleza se destaca nos pequenos detalhes, torneiras com visual minimalista caem muito bem.

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Agora você já sabe tudo sobre os fundamentos da decoração contemporânea e ainda viu como ela contribui para deixar cada cômodo de uma casa mais bonito. Quer continuar aprendendo ainda mais sobre decoração? O Blog da Arbo está repleto de conteúdo de qualidade. Veja nosso material com tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Conheça também a Central de Ajuda da Arbo. É lá que você vai encontrar todo tipo de informação para resolver qualquer pendência relacionada a imóveis sem perder tempo. Você descobre, por exemplo, onde verificar se os serviços de água e luz estão ligados no imóvel que acabou de alugar.

E se você está em busca de imóveis para alugar ou comprar, aproveite para visitar o Portal da Arbo. Use nossa ferramenta de busca para encontrar as melhores opções em centenas de cidades. É rápido e fácil, feito para quem quer agilidade e praticidade. 

Postagens relacionadas

entrega do imóvel

Tudo o que você precisa fazer antes da entrega do imóvel

Está prestes a se mudar de uma casa alugada? Veja os procedimentos necessários para garantir sua tranquilidade na entrega do imóvel! A entrega do imóvel é o momento de encerramento de um acordo de locação. Cabe ao inquilino devolver o local nas mesmas condições de habitabilidade em que o encontrou. Para garantir que tudo transcorra […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *