25 de setembro de 2021

Decoração country: descubra como aplicar

decoração-country

A decoração country é um estilo decorativo popular no Brasil. Nesse texto você confere dicas para inserir a tendência em cada um dos cômodos de sua casa ou apartamento

A decoração de um ambiente deve ser aconchegante e, é claro, pensada exclusivamente de acordo com os gostos e com as preferências dos moradores. Nesse sentido, a decoração country ganha destaque entre as pessoas que são apaixonadas pela calma e pelas atividades dos caubóis.

Indivíduos que apreciam o estilo country ao máximo têm a possibilidade, portanto, de levar suas preferências para a decoração de sua casa ou apartamento. A boa notícia é que existem inúmeras formas de inserir a decoração country em um imóvel, já que esta pode ser tanto básica quanto sofisticada.

Os objetos decorativos que compõem o estilo são diversos e, por isso, as possibilidades são infinitas. Se você gosta do estilo country e que decorar sua casa de acordo com tais preferência, confira abaixo os tópicos que serão abordados nesse texto:

O que é decoração country?

A decoração country, como o próprio nome sugere, está relacionada a um estilo de vida popular no Brasil: o dos caubóis. Dessa forma, a tendência está diretamente ligada a elementos rústicos, que devem ser simples e, ao mesmo tempo, acolhedores.

Por estar relacionado ao campo, o estilo preza pelo conforto e pela originalidade de cada um dos ambientes de uma casa ou apartamento. E a boa notícia é que as possibilidades para se alcançar esse objetivo são infinitas.

Se você pensa que a decoração country se resume a itens de madeira e a estampas de animais, está enganado. A tendência é rica em objetos decorativos e em mobiliários rústicos, que podem transformar todos os cômodos do imóvel.

É válido ressaltar que o estilo é indicado, principalmente, para pessoas que gostam de tranquilidade, mesmo que estas vivam em grandes centros urbanos. Uma das principais formas de se obter o estilo de vida do campo é por meio da utilização de móveis rústicos e de objetos que remetem à rotina calma e pacata.

Para dar início à sua nova decoração, confira no tópico abaixo algumas dicas de como inserir os itens da tendência em sua casa ou apartamento.

decoração-country
A decoração country é indicada, principalmente, para pessoas que gostam de tranquilidade, mesmo em um grande centro urbano

Dicas para inserir o estilo na casa ou no apartamento

A decoração country pode ser aplicada em qualquer cômodo de um imóvel, desde que haja planejamento e organização. Isso porque um estilo decorativo deve ser agradável e harmônico, já que os cômodos precisam ser confortáveis e aconchegantes para os moradores.

Dessa forma, é preciso estar atento não somente aos móveis e aos objetos decorativos, mas também às características da tendência. Abaixo você conhece alguns desses pontos e, também, dicas para inserir a decoração country em sua casa ou apartamento.

Fique atento aos detalhes

Os detalhes, mesmo que mínimos, são essenciais para a estética de um ambiente. E com a decoração country não é diferente. Isso significa, então, que você não deve se preocupar unicamente com os móveis dos cômodos e com grandes mudanças, já que pequenas alterações podem ser suficientes.

Nesse sentido, é importante que você esteja atento à escolha de itens como almofadas, vasos, placas e outros objetos decorativos. Lembre-se de que a decoração country está relacionada ao campo e, por isso, é marcada por itens construídos a partir de materiais naturais, como a madeira.

Outro aspecto importante é o uso de estampas, que devem estar presentes nos ambientes. Para criar uma decoração harmônica, mescle cortinas e almofadas de tecidos lisos com itens estampados.

O patriotismo é importante

O estilo country está diretamente relacionado ao patriotismo. Dessa forma, é comum que, na decoração, sejam encontrados elementos que carregam a bandeira de determinado país.

Apesar de estarem no Brasil, muitos moradores que investem na decoração country se inspiram nos Estados Unidos – especialmente na cultura do estado do Texas – e, por isso, investem em itens que estampam a bandeira do país.

Por outro lado, também é possível inserir a bandeira do Brasil em diversos objetos decorativos, tais como quadros e almofadas.

Atente-se ao estilo antigo

Como você pôde perceber, a decoração country pertence ao estilo sertanejo. Nas fazendas, é comum encontrar itens antigos, considerados até mesmo rústicos por alguns e, por isso, esses objetos também fazem parte do estilo.

Mesmo que você more em um grande centro urbano, pode investir em peças antigas. É interessante que o objeto tenha algum significado para o morador, já que será um item de destaque.

Nesse sentido, é possível utilizar rodas de carroça, bem como ferramentas agrícolas e máquinas de costura antigas para decorar os ambientes.

O cavalo é um dos principais símbolos da decoração country e, por isso, você deve investir em quadros e estampas com o animal

O cavalo é um dos principais símbolos

Ao falar em cultura country, é impossível não pensar na figura do caubói e, também, do cavalo. E é exatamente por isso que o animal é um dos principais símbolos desse estilo de decoração.

Dessa forma, é comum que, em imóveis que seguem a tendência, sejam encontradas estátuas de cavalos, bem como quadros e pinturas. A verdade é que as possibilidades são infinitas e dependem do seu gosto pessoal.

Decoração afetiva

A decoração country tem como principal característica a afetividade. Isso significa que as memórias são uma parte essencial do estilo e, por isso, você deve verificar quais são as melhores formas de expor suas lembranças.

As imagens, por exemplo, são essenciais para a composição de um ambiente que segue a decoração country. Para os caubóis, de maneira geral, as memórias e a família são partes importantes do dia a dia e, por isso, demonstram sua afetividade por meio de imagens.

Nesse sentido, você pode utilizar imagens de sua família em todos os ambientes do imóvel, seja por meio de porta-retratos ou por meio de quadros – que podem ser de qualquer tamanho.

Como aplicar a decoração country em cada um dos cômodos do imóvel?

Conhecer as características da decoração country é essencial para dar início ao seu novo projeto decorativo. Entretanto, é possível que você ainda não saiba por onde começar.

Para te ajudar nessa tarefa, o Blog da Arbo separou algumas orientações para a aplicação da tendência nos principais cômodos de sua casa ou apartamento:

Sala

A sala é um dos cômodos mais importantes de um imóvel. Isso porque é o ambiente no qual os moradores recebem visitas e, também, no qual podem se reunir para se divertir ou para relaxar.

O primeiro passo para inserir a decoração country no cômodo é se atentar ao mobiliário. É importante que pelo menos um dos itens seja feito de madeira, uma vez que o material é um dos mais característicos do estilo.

Dessa forma, é possível investir em uma estante ou, ainda, em um painel de madeira. Se preferir, pode optar por uma mesa de centro produzida com o material.

Outro aspecto importante da tendência é a utilização de estampas. Na sala você pode, por exemplo, utilizar almofadas xadrez. Além disso, é importante adequar o ambiente às principais cores da decoração rústica: o bege e o marrom.

Mesmo que o quarto seja o cômodo mais intimista da casa, o ambiente pode estar decorado de acordo com a decoração country

Quarto

Assim como na sala, os móveis de madeira devem fazer parte da decoração country no quarto. Mesmo que o cômodo seja o mais intimista do imóvel, precisa estar bem decorado para fornecer conforto e aconchego aos moradores.

Uma dica é investir na ornamentação das paredes, que pode ser realizada com o uso de chapéus e/ou de quadros, de preferência estampados por animais da fazenda – como os cavalos.

Se você deseja apostar em algo mais ousado, pode investir em tapetes que imitam peles de animais. Dê preferência a materiais sintéticos, uma vez que a decoração country deve estar relacionada, também, à sustentabilidade e, por isso, ao respeito ao meio ambiente e aos animais.

Por fim, a indicação para o quarto é apostar no aspecto afetivo da tendência. Experimente instalar nichos e prateleiras nas paredes e decorar as peças com porta-retratos com fotos de sua família.

decoração-country
Para decorar sua cozinha no estilo country, basta lembrar da cozinha de sua avó ou de outra pessoa com idade mais avançada

Cozinha

Se você deseja aplicar a decoração country em sua cozinha, a principal dica é pensar na cozinha de sua avó ou de algum familiar de idade avançada. Isso porque é provável que estes ainda tenham costumes relacionados à vida no campo e, com isso, os apliquem na decoração de suas casas.

Se você tem memórias relacionadas à vida no sítio, pode relembrá-las para dar início à decoração do cômodo. Não se esqueça dos talheres de madeira, dos guardanapos de pano e, é claro, das panelas de ferro.

A utilização de itens antigos e/ou rústicos não significa, entretanto, que a cozinha deve ser um ambiente antiquado. Muito pelo contrário: o cômodo pode – e deve – ser moderno e, para isso, você deve estar atento à harmonia dos itens.

A principal indicação é investir em eletrodomésticos e itens modernos, mas que estejam em consonância com a decoração country. Uma das dicas é apostar em peças de cores bege e marrom, por exemplo.

Quer saber mais sobre como inserir a decoração country em seu imóvel? O vídeo Inspire-se com ideias de decoração rústica e barata para decorar sua casa, publicado no canal Só Ideias Legais, no YouTube, pode te ajudar:

O que você achou do conteúdo?

Agora que você já sabe o que é decoração country e como aplicá-la em seu imóvel, o que acha de conferir mais artigos do Blog da Arbo? Você pode se cadastrar em nossa newsletter e, assim, receberá os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail toda semana.

Para se inscrever basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Guia de mudanças

Guia de mudanças: o que saber antes de se mudar

Mudar de casa é um processo trabalhoso, mas que pode ficar mais fácil com um planejamento bem feito. Saiba como se preparar. Depois de comprar ou alugar um imóvel, chega o momento de pensar na mudança. A jornada de adaptação ao novo lar leva tempo e demanda organização. Por isso, organizamos um guia de mudanças […]

Veja 5 dicas para a decoração de quarto de casal

Vai se casar e já está pensando na decoração de quarto de casal? Não se preocupe: veja dicas para ter um cômodo bonito e confortável O casamento é um grande marco na vida de muitas pessoas. Antes mesmo da união, o casal já começa a se preocupar com questões como o imóvel que vão dividir, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *