25 de setembro de 2021

Decoração de cozinha: 4 ideias para seu lar

decoração-de-cozinha

A decoração de cozinha faz toda a diferença na preparação de pratos saborosos. Quer saber como isso acontece? Então veja essas dicas!

Quando realizamos a mudança de imóvel, a cozinha é, na maior parte das vezes, um dos últimos lugares pensados para decorar. No entanto, se engana quem pensa que o cômodo exige um cuidado menor. Além da aparência, a decoração de cozinha possui outras duas condições importantes: a praticidade e o funcionalismo.

Nos últimos anos, os aplicativos de entrega de comida se tornaram uma tendência na internet. Isso porque ficar no conforto da sua casa enquanto aguarda a sua refeição ficar pronta nunca foi tão simples. Entretanto, mesmo os adeptos aos deliverys de comida, em algum momento, irão precisar utilizar a cozinha. 

Pensando nisso, o Blog da Arbo reuniu cinco inspirações de decoração de cozinha que podem ser úteis para todo mundo. Quer saber como aproveitar cada canto do seu cômodo? Confira as recomendações a seguir e anote todas as informações.

As 4 melhores dicas para a decoração de cozinha

Espaço

Comprar diversos móveis para a sua cozinha, sem antes conhecer definitivamente o espaço, não é uma atitude recomendada. Se você é daquele tipo de pessoa que não aguenta ver uma liquidação e já sai correndo para garantir a mercadoria, então entenda a seguir o lado negativo desse comportamento.

Saber as medidas da sua cozinha impede o desapontamento da compra de um produto que não encaixa ou que ocupa muito espaço no cômodo. Aliás, como a área já é reduzida, a melhor opção é conseguir aproveitar o espaço da maneira mais eficiente possível. 

Outro motivo para se preocupar são os acidentes domésticos. As cozinhas apertadas e mal arrumadas podem ser oportunas para tristes ocorrências. Isso em razão das brechas em trombar em algo ou em deixar cair algum utensílio no chão, que pode resultar em uma lesão no corpo. É preciso tomar muito cuidado. 

decoração-de-cozinha

No caso da imagem acima, por exemplo, souberam aproveitar o espaço do cômodo muito bem. A decoração da cozinha conseguiu criar uma relação uniforme com a disposição dos itens pelo ambiente. Agora que você já sabe os principais conselhos para compreender o espaço da sua cozinha, vamos à segunda dica. 

Versatilidade

A cozinha precisa ser, mais do que qualquer lugar da casa, bastante funcional. Além de o ambiente ser responsável pelas preparações das refeições, a escolha dos móveis pode facilitar a sua rotina com muita praticidade. 

Para as pessoas que possuem uma cozinha pequena em extensão, uma boa solução são os móveis capazes de desempenhar mais de uma utilidade. Nessas circunstâncias, apostar em produtos versáteis e não em itens supérfluos é uma das primeiras recomendações. 

O segundo conselho é priorizar o ambiente de circulação. Para isso, prefira mobiliários descomplicados de higienizar. Ademais, organize todas as coisas de forma com que a utilização no cotidiano seja facilitado. 

Um exemplo ótimo para essa dica seria usufruir de um balcão de suporte para preparar as refeições. Que tal investir em uma mesa dobrável, como mostrado na imagem acima? 

Outra opção bacana é a utilização de um gabinete embaixo da pia. Os armários podem guardar diversas coisas do cômodo, como os talheres, as panelas, os temperos e os potes. Veja em seguida um belíssimo exemplo dessa dica.  

decoração-de-cozinha

Agora você já sabe que, antes de efetuar uma decoração de cozinha, é preciso entender os outros pontos relevantes. A próxima dica tem muita relação com a versatilidade. Confira!

Organização

Uma questão importante durante a decisão dos mobiliários para a cozinha é a organização. Isso porque o cômodo possui uma tendência em acumular diversos objetos, o que faz as pessoas serem favoráveis à confusão. 

Então, se você não quer que a desordem se aproprie da sua cozinha, é melhor investir em armários para preservar os copos, as travessas e as louças. Essa conduta também se adequa para os jogos de panela, para a divisão das gavetas, para os talheres e para os compartimentos destinados aos galheteiros e aos temperos.

No momento de organizar a cozinha, lembre-se de que é importante descartar os alimentos que estão fora da validade e os utensílios que você não utiliza mais. Por exemplo, é um hábito popular que as pessoas guardem diversas panelas e apetrechos em uma porção grande. 

Confira se a sua cozinha possui várias ferramentas que estão sem uso, como as espátulas, os cortadores e os mexedores. É curioso classificar o que de fato é preciso guardar ou fazer uma doação. Outro conselho é remover os itens danificados, tal como as panelas sem cabo e os copos quebrados.

decoração-de-cozinha

Após avaliar o que irá ser conservado e o que será entregue para a doação, chegou o momento de organizar os utensílios por características. Por exemplo, divida os copos, as taças e os pratos que são utilizados com frequência para facilitar sua rotina. 

Separar as louças por categorias de utilidade é uma boa maneira de simplificar a procura. Todos os itens que você manuseia quando atende visitas deve ser distribuído em uma prateleira especial. Para quem tem criança em casa, os apetrechos para preparar cupcakes e outros doces podem ser guardados em uma única caixa.

E quando o assunto é altura, é importante colocar os utensílios da rotina na linha dos olhos e do joelho. Fora isso, avalie todas as coisas que estão dentro do seu armário. Se os objetos estão apresentados em camadas, posicione os itens maiores na parte posterior e os menores na posição frontal. Dessa forma, você consegue observar tudo o que está mantido dentro do armário. 

Antes de pensar na decoração de cozinha, preste atenção em suas gavetas. A maioria desses cômodos possui de quatro a cinco gavetas e, para aproveitá-las da melhor forma, veja as orientações a seguir.

A primeira gaveta você pode aplicar os talheres de servir, como os garfos, as facas e as colheres. Na segunda gaveta posicione as ferramentas de cozinhar, que são os pegadores, as facas maiores, os mexedores, as escumadeiras e os cortadores. Uma boa dica é fazer uso de divisores equivalentes aos comprimentos dos objetos. 

A terceira gaveta é recomendada para se destinar aos panos de prato. Nesse quesito, você pode fazer do estilo que mais se sentir à vontade, como a organização em rolinho, em pilha ou em outro modo que possibilite a visualização de todos. Já a última gaveta é atribuída para as toalhas de mesa, para os guardanapos de tecido e para os jogos americanos.

Após dedicar um período na organização da cozinha, manter essa disposição no cômodo é essencial. Lembre-se de sempre deixar as bancadas desocupadas, uma vez que isso já proporciona a sensação de que o local está arrumado.

No YouTube, a Thaíne Larentis participou de um mini curso de organização de cozinha com uma profissional da área. A youtuber registrou em seu canal a prática das dicas para otimizar os espaços do cômodo. Veja o vídeo na íntegra a seguir: 

Antes de ver outras orientações sobre decoração de cozinha, fale o que você achou das dicas apresentadas pela Thaíne Larentis. Deixe nos comentários a sua opinião sobre o conteúdo e se você conseguiu aprender bastante lições novas. A publicação do vídeo foi feita em agosto de 2019.

Aliás, não se desespere para deixar todos os utensílios organizados durante toda a semana. O objetivo é ter uma organização na sua cozinha que proporciona praticidade para a sua família. Coloque sobre a sua bancada apenas os eletrodomésticos com uso de mais frequência, como o microondas, o liquidificador e a airfryer. 

Em relação aos armários e as gavetas, há apenas uma prescrição: utilizou algum apetrecho? Então devolva no mesmo local que pegou. A prática habitual das pessoas que moram na sua casa é o que irá constituir a organização se condicionar por um bom tempo.

Qualidade 

Uma das principais dicas é sobre a qualidade dos móveis. No momento de escolher o mobiliário que irá compor sua cozinha, prefira empresas confiáveis e com uma boa reputação no mercado. Essa medida previne que você se relacione com estabelecimentos mal intencionados.

Ademais, pesquise sobre a matéria-prima do produto, bem como o período de garantia apresentado. Para quem pensa na decoração de cozinha, prefira materiais resistentes, como a madeira e o MDF, que é uma placa de fibra de média densidade. Selecione utilizar os vidros somente para os detalhes e procure informações de outras pessoas sobre o móvel e a empresa. 

E se você gosta de detalhes personalizados, a sugestão é optar por móveis diferenciados, com a característica única e, sobretudo, com muita qualidade. Diante disso, investir em mobiliário produzido exclusivamente para você é uma ótima opção. No entanto, é preciso lembrar que, nessas situações, os móveis apresentam um custo maior. Por isso, pese na balança o que mais compensa para você.

O canal da Pâmela Minella, na plataforma do YouTube, apresentou os 10 erros mais comuns sobre as cozinhas planejadas. Entre os assuntos abordados pela youtuber estão a disposição de móveis e de eletrodomésticos, a pedra da bancada e os tipos de portas. Confira o vídeo na íntegra a seguir: 

Decorar a cozinha nunca foi tão fácil

Agora que você já aprendeu as principais dicas antes de realizar a decoração de cozinha, comente o que você mais gostou de saber entre as informações apresentadas e qual é a mais útil para a sua situação.

No Blog da Arbo, você encontra outros conteúdos relacionados à decoração, como as melhores dicas para quem quer personalizar o quarto de casal e belíssimos objetos de decoração que você precisa conhecer.

Não deixe de saber tudo sobre decoração para casa clicando aqui.

E para quem pretende mudar de imóvel, a dica é visitar o portal da Arbo Imóveis. Lá você tem acesso a diversas casas e a apartamentos perfeitos para residir com qualidade de vida. Além disso, a Central de Ajuda da Arbo pode te ajudar em várias pendências da rotina, como a emissão da segunda via de faturas, os melhores provedores de internet e muito mais. Não perca tempo e visite agora mesmo!

Postagens relacionadas

permuta de imóveis

Permuta de imóveis: o que é e como fazer

A permuta de imóveis pode ser uma boa alternativa para quem quer ter um novo imóvel sem ter que recorrer a financiamentos. Saiba como funciona! A permuta de imóveis é um recurso muito interessante para quem já tem uma casa, um apartamento ou um terreno, mas gostaria de trocá-lo por outro ou usá-lo como moeda […]

primeira-casa

O que você deve saber para comprar a primeira casa

Investir em um imóvel é um passo importante na vida de muitos brasileiros. Por isso, antes de comprar uma casa, é necessário estar atento a todas as informações da negociação e do mercado Se você deseja investir em um imóvel e decidiu que está na hora de comprar sua primeira casa, precisa se preparar para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *