18 de outubro de 2021

Decoração de home office: saiba tudo!

A pandemia de covid-19 transformou o lar em um verdadeiro refúgio. Por isso, a decoração de home office é importante para garantir a qualidade de vida

A pandemia de covid-19 trouxe inúmeras mudanças de rotina para todo o mundo. Se antes as pessoas passavam boa parte do dia no trabalho e/ou em atividades externas, atualmente a realidade é outra. Desse modo, os estudos e as atividades laborais vieram para o interior do imóvel. Nesse sentido, é importante que os moradores se atentem a uma questão: a decoração de home office.

O home office, como o próprio nome sugere, significa escritório em casa. A modalidade de trabalho já existe há alguns anos, mas ganhou destaque em 2020, quando autoridades de saúde recomendaram o distanciamento e o isolamento social como medidas de conter a disseminação do Sars-CoV-2.

Desse modo, muitas pessoas tiveram de adaptar seus imóveis para a inserção do trabalho no lar. Casas e apartamentos que não contavam com um escritório precisaram passar por uma readequação para atender às novas necessidades dos moradores.

Nesse sentido, muitas pessoas começaram a prestar atenção na decoração de home office, que precisa prezar não somente pela estética, mas também pelo conforto e pela funcionalidade.

Para que você saiba como realizar a decoração de home office na sua casa ou no seu apartamento, o Blog da Arbo preparou esse conteúdo. Nesse artigo você vai conferir dicas para decorar ou redecorar o espaço, bem como irá conhecer os itens indispensáveis para garantir seu conforto no ambiente. Continue a leitura!

Decoração de home office: deixe o ambiente mais confortável

Trabalhar em regime home office não significa se sentar em frente à TV e posicionar o notebook no sofá. Ao contrário do que muitos pensam, o ambiente é determinante para que o funcionário seja produtivo e alcance bons resultados ao trabalhar em casa. 

Como muitas casas e muitos apartamentos não contam com um cômodo destinado exclusivamente ao escritório, é necessário que o morador crie ou adapte um espaço para receber os equipamentos do trabalho.

A decoração de home office é, também, um fator importante, já que pode contribuir com o conforto e com a funcionalidade do ambiente. Aspectos como a ergonomia da cadeira, a altura da mesa e a entrada de luz natural são importantes para garantir maior produtividade e, por isso, devem ser pontos de atenção.

Veja na lista abaixo as principais dicas para deixar a decoração de home office mais confortável:

Iluminação natural

Com as medidas de distanciamento e de isolamento social, é comum que as pessoas não saíam de suas casas com frequência. Desse modo, é possível que experimentem efeitos relacionados à falta de vitamina D, que é produzida pelo corpo humano quando este está em exposto à iluminação solar.

Desse modo, é importante que, mesmo sem sair de casa, você priorize a entrada da iluminação natural. Na decoração de home office, opte por um lugar que possua janela e instale sua mesa próxima a ela.

Se a iluminação solar é bastante incidente e forte no local onde sua escrivaninha ou mesa está posicionada, instale cortinas do tipo persiana para controlar a entrada de luz.

Luz branca

Além de investir na iluminação solar, é importante estar atento à luz artificial. Para sua decoração de home office, prefira lâmpadas brancas, que têm a capacidade de deixar o ambiente mais claro e, com isso, mais confortável para sua visão.

Se possível, instale uma lâmpada acima de sua mesa ou escrivaninha, para que não existam problemas com a formação de sombras.

Atenção à cadeira

Uma cadeira confortável é mais do que um item da decoração de home office: é uma peça fundamental para o conforto e para a produtividade do trabalhador. Desse modo, ao escolher um modelo, verifique seu nível de aconchego e, também, sua funcionalidade.

Lembre-se de que a cadeira deve ser ergonômica, para que as dores no corpo não surjam e configurem um problema. O modelo ideal deve possuir braços, assento e encosto reguláveis.

Nichos, nichos e mais nichos

Um ambiente desorganizado prejudica a produtividade dos funcionários e essa máxima é válida, também, para o trabalho realizado na modalidade home office. Desse modo, o local precisa contar com peças que te auxiliem a manter o espaço limpo e organizado.

Nesse sentido, uma boa indicação é investir em nichos. Esses itens são de fácil instalação e, por poderem ser posicionados nas paredes, não comprometem o espaço do cômodo – o que é ideal para casas e apartamentos que dispõem de uma área mais modesta.

Utilize os nichos para distribuir não somente objetos decorativos, mas também caixas organizadoras, que podem guardar papéis e outros itens necessários ao seu dia a dia.

Tamanho da mesa

A mesa, assim como a cadeira, deve ser escolhida com sabedoria para a decoração de home office. Isso porque, ao receber o computador ou o notebook do funcionário, a peça precisa estar corretamente posicionada.

A indicação é que a mesa ou a escrivaninha esteja posicionada a uma altura de 75 centímetros do piso, que permite a inserção de qualquer modelo de cadeira. É importante, também, pensar em um móvel com cores agradáveis e que possibilite ao indivíduo liberdade e conforto.

Quer conferir dicas práticas de decoração de home office?! Então assista ao vídeo  DIY Decorando Home Office | Transformando de simples para Pinterest, publicado no canal Pat Machadu, no YouTube. Veja:

Inspire-se antes de colocar a mão na massa

Para que você possa se inspirar com a decoração de home office, que tal conferir algumas referências?! No entanto, lembre-se: as imagens mostram apenas ideias. Desse modo, você pode usá-las como inspiração inicial para seu projeto, que pode ser original e único.

decoração-de-home-office

Nessa primeira referência, é possível perceber que o ambiente possui uma área robusta. Desse modo, o morador conseguiu inserir uma mesa e deixar bastante espaço vazio ao redor – o que contribui para a organização do local.

Entretanto, o que mais chama a atenção no projeto é o tamanho da janela e a proximidade que a escrivaninha possui da luz solar. Veja como a iluminação é importante para a decoração de home office.

decoração-de-home-office

Essa inspiração, contudo, mostra um ambiente com espaço modesto. No entanto, o projeto soube aproveitar bem os espaços, uma vez que utilizou nichos para a organização dos itens.

Note que a mesa e a cadeira estão corretamente posicionadas para garantir o conforto do morador.

decoração-de-home-office

Na última imagem, o principal foco é a organização da mesa ou da escrivaninha representada. Veja que o móvel conta apenas com apenas alguns acessórios em sua superfície, o que favorece o rendimento e a produtividade do funcionário.

Desse modo, ao escolher a decoração de home office, prefira seguir tendências minimalistas, que estabelecem que menos é mais.

Bônus: dicas para ser produtivo no home office

Como você pôde perceber, a decoração de home office influencia – e muito – na produtividade do trabalhador. No entanto, esse não é o único fator que determina o nível de rendimento. 

Desse modo, o Blog da Arbo trouxe essa seção bônus, que irá mostrar dicas para você aumentar sua produtividade no home office com atitudes simples. Veja:

  • Estabeleça um horário para trabalhar e respeite-o;
  • Ao criar um ambiente para o home office – e decorá-lo –, procure utilizá-lo ao máximo, evitando a fuga para outros locais da casa, como a sala e o quarto;
  • Estabeleça limites entre o trabalho e o lazer;
  • Coloque o celular no silencioso e cheque as notificações com pouca frequência;
  • Faça uma lista com suas principais tarefas do dia ou da semana e dê check conforme as cumpre;
  • Estabeleça prazos para a entrega das tarefas e respeite-os ao máximo;
  • Aproveite a flexibilidade de forma responsável e inteligente;
  • Faça pausas para descansar quando precisar de um tempo;
  • Ao final do expediente, desligue o computador.

Viu só como é simples ter mais produtividade em casa?! Se você aliar a decoração de home office às dicas listadas nos tópicos acima terá melhores resultados. Não se esqueça de nos contar na caixa de comentários abaixo se essas orientações foram úteis para o seu dia a dia.

Qual é a sua opinião sobre o conteúdo?

Agora que você já sabe como realizar a decoração de home office para promover mais conforto aos moradores, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. As dicas de decoração te ajudaram? Qual das inspirações mais te chamou a atenção? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, não deixe de acompanhar os demais artigos do Blog da Arbo. Aqui você confere informações importantes sobre mudança, como dicas para não errar no processo, sobre financiamento imobiliário e, é claro, sobre decoração.

O Blog traz artigos sobre a decoração de cozinha, de jardim e até mesmo de banheiro. E se você quer saber tudo sobre a decoração completa do imóvel, clique aqui para acessar o artigo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne informações e orientações para diversos casos do dia a dia. Lá você confere, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Não se esqueça de visitar o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis distribuídos em centenas de cidades do Brasil. Faça uma pesquisa com nossos filtros de busca e entre a casa ou o apartamento ideal de forma fácil, rápida e segura. Acesse!

Postagens relacionadas

rede de gás

Descubra tudo sobre a rede de gás no condomínio

Você sabe como funciona a rede de gás do seu condomínio? Confira tudo neste texto do Blog da Arbo.  A grande maioria dos condomínios oferecem aos seus moradores uma rede de gás interna. Essa rede é a responsável não apenas pelo gás de cozinha, o uso mais comum, mas também para aquecedores, chuveiros, sistemas de […]

Veja se disponibilizar o imóvel para alugar é vantajoso

Investir no mercado imobiliário é uma excelente opção para quem busca rentabilidade. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é disponibilizar o imóvel para alugar O mercado imobiliário é tido como um dos investimentos mais tradicionais pelos brasileiros. Isso porque o setor apresenta uma boa estabilidade e os resultados para os investidores costumam ser […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *