25 de setembro de 2021

7 ideias de decoração de sala de jantar

A decoração da sala de jantar não costuma ser prioridade em muitas casas, mas é um grande diferencial para quem deseja dar uma nova atmosfera ao imóvel

A popularização da tecnologia trouxe inúmeras mudanças de comportamento para a sociedade atual. Sentar-se à mesa durante as refeições, por exemplo, deixou de ser um hábito. Contudo, a gourmetização dos espaços culinários tem trazido de volta ao cenário um ponto antes esquecido: a decoração de sala de jantar.

Se você deseja ter um bom ambiente para se reunir com a família e com os amigos para um almoço ou para um jantar memorável, pode se dedicar à decoração da sala de jantar. Para isso, o Blog da Arbo vai te mostrar sete ideias que podem transformar o ambiente. 

Contudo, antes disso, que tal conferir algumas dicas simples de decoração?! 

Dicas para transformar a decoração de sua casa ou apartamento

Se você já está cansado da aparência atual de sua casa ou de seu apartamento, ou até mesmo de apenas um dos cômodos, é possível seguir algumas dicas simples para renovar a decoração dos espaços.

Escolha o estilo de decoração

O primeiro passo para começar a renovar a atmosfera de sua casa ou apartamento é escolher o estilo de decoração que mais combina com seus gostos pessoais do momento. Esse tópico é importante, uma vez que vai ditar quais móveis, objetos e cores serão escolhidos para a decoração.

Neste ponto, você deve avaliar se prefere uma decoração mais simples, considerada minimalista, ou algo mais elaborado. Também é possível pensar em uma decoração industrial ou, ainda, em um estilo mais rústico.

Mude os móveis de lugar

Se você não quer comprar novos móveis ou reformar os antigos, pode experimentar mudá-los de lugar em um mesmo cômodo ou entre cômodos diferentes. Por exemplo: que tal mover uma estante da sala para o quarto? Ou, ainda, posicionar a escrivaninha que estava no escritório na sala de estar?

As possibilidades são muitas e você pode se inspirar em grandes projetos decorativos e arquitetônicos, disponíveis na internet. Nesse ponto, o segredo é deixar a criatividade fluir e não ter medo de testar novas combinações.

Uma boa iluminação é o segredo

Muitas pessoas se esquecem desse ponto, mas a verdade é que uma boa iluminação é o grande segredo do sucesso de uma decoração. Se você deseja alterar alguns aspectos dos cômodos de sua casa ou apartamento, pode começar pelas luzes.

As opções disponíveis no mercado são diversas e você pode escolher aquelas que mais se adequam ao estilo de decoração que você escolheu para o imóvel. E aqui vai mais uma dica: a iluminação é um dos pontos primordiais de cômodos como corredores e salas de estar. Capriche na escolha.

Não se esqueça do conforto

Um bom projeto de decoração não leva em conta somente a estética dos ambientes, mas também o conforto e a funcionalidade dos cômodos. Nesse ponto, é importante que você invista em móveis aconchegantes, que vão garantir que o espaço seja o melhor para que você passe tempo sozinho, com a família ou com os amigos.

Os itens decorativos, especialmente as almofadas, são ótimos auxiliares para garantir esse conforto. A boa notícia é que esses objetos são acessíveis, possuem baixo custo e existem em diversas formas, cores e modelos, que com certeza vão atender aos seus gostos pessoais.

Busque referências e inspirações

Por fim, mas não menos importante, a dica é buscar referências e inspirações na internet. Sites e blogs especializados em decoração podem ser excelentes fontes de pesquisa para essa questão. 

No Blog da Arbo, por exemplo, você pode conferir como transformar a decoração de seu quarto, bem como conhecer objetos decorativos que podem trazer uma nova atmosfera ao seu imóvel sem que seja necessário um grande investimento financeiro. Não deixe de conhecer os demais conteúdos.

Após encontrar referências que podem ser aplicadas em sua casa ou em seu apartamento, chegou a hora de colocar a mão na massa. No entanto, lembre-se: não é preciso seguir a inspiração à risca, já que o importante é que a decoração de seu imóvel esteja em consonância com sua personalidade e com seus gostos pessoais.

Agora que você já sabe como transformar os cômodos de sua casa de forma simples e prática, que tal conferir algumas ideias para a decoração de sala de jantar?

7 ideias de decoração de sala de jantar

Se você deseja renovar a decoração de sala de jantar, pode conferir neste texto algumas ideias que podem te inspirar. Além disso, o Blog da Arbo traz algumas dicas para que você não erre na hora de transformar esse importante cômodo. Confira:

Defina o estilo decorativo

Assim como nas dicas para renovar os demais cômodos, a decoração de sala de jantar pede a escolha de um estilo decorativo para o ambiente. Você pode optar por tendências mais rústicas ou mais modernas, assim como por estilos mais minimalistas, com poucos móveis e objetos à disposição.

decoração-de-sala-de-jantar

Na imagem acima, por exemplo, o decorador optou por cores modernas, com foco especial nas cadeiras amarelas. Além disso, é possível afirmar que o estilo seguiu uma tendência mais minimalista, principalmente em decorrência do pouco espaço disponível. Uma boa inspiração, não é mesmo?!

Escolha bem a mesa e as cadeiras

Assim como a cama é o foco principal de um quarto, a mesa e as cadeiras são o centro de uma decoração de sala de jantar. Por isso, é necessário que você saiba como escolher esses mobiliários.

É aconselhável que a compra das mesas e das cadeiras seja realizada após a definição do estilo decorativo do cômodo, uma vez que vão definir totalmente a tendência a ser seguida pelos demais móveis e pelos objetos.

Se você optou por um estilo de decoração de sala de jantar voltado às tendências rústicas, pode optar por uma mesa e por cadeiras de madeira. Contudo, se a sua escolha for voltada para estilos modernos, a indicação são mesas e cadeiras feitas de materiais metálicos e/ou plásticos.

Escolha a paleta de cores do cômodo

Mais uma vez, a escolha do estilo vai influenciar na decoração da sala de jantar. Nesse ponto, você precisa selecionar a paleta de cores do cômodo. É possível escolher entre cores frias, como o branco e o azul claro, e cores quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo.

Esse tópico é muito importante não somente para o aspecto estético da decoração de sala de jantar, mas também para a questão do conforto. Isso porque as cores são capazes de criar determinadas sensações no psicológico humano. Por exemplo: a cor azul clara remete à tranquilidade, enquanto o laranja está ligado aos sentimentos de euforia e de efervescência.

decoração-de-sala-de-jantar

A paleta de cores escolhida deve ser usada não apenas na escolha dos móveis, mas também dos objetos decorativos e demais itens, como os lustres.

Foque na iluminação

Conforme mencionado no início do texto, a iluminação é um ponto-chave para o sucesso da decoração de sala de jantar. Além de estar atento às luzes e às cores que serão refletidas de forma artificial, você deve levar a luz natural em consideração.

A luz do Sol é, além de importante para a saúde dos moradores, benéfica para a decoração dos ambientes, especialmente para as salas. Por isso, prefira utilizar a iluminação natural durante o dia.

À noite, você pode investir em um belo lustre, que pode ser escolhido de acordo com o estilo decorativo selecionado para o cômodo. Felizmente, existem modelos, cores e formas variadas do item no mercado, o que facilita sua procura.

Cortinas: sim ou não?

Essa questão causa bastante divergência entre os moradores que desejam investir na decoração de sala de estar: é melhor colocar uma cortina no cômodo ou deixar sem? A verdade é que não há regras e a decisão vai depender do estilo de decoração que você escolheu no primeiro tópico dessa lista.

decoração-de-sala-de-jantar

Algumas pessoas preferem não usar cortinas na sala de jantar, para que seja possível aproveitar plenamente a iluminação natural durante o dia. Outras preferem instalar cortinas do tipo persiana, que vão de encontro com a modernidade do ambiente. E existem, também, aquelas que investem em grandes e elegantes cortinas.

Os espelhos são uma boa ideia

Os espelhos são grandes aliados da decoração de sala de jantar, especialmente em ambientes menos amplos. Para criar amplitude no cômodo, é recomendável posicionar o item na altura da mesa ou em toda a extensão de uma das paredes.

Mais uma vez, é necessário considerar o estilo decorativo para a escolha dos modelos e dos tamanhos dos espelhos.

Que tal um tapete?

Por último, mas não menos importante, a dica é inserir um ou mais tapetes na decoração da sala de jantar. Esses itens, que estão disponíveis no mercado em infinitas formas, cores e tamanhos, podem transformar um ambiente por si só.

As cores devem ser escolhidas de acordo com a paleta de cores selecionada para o cômodo. Para isso, avalie quais tons estão em consonância com os móveis e com os demais objetos decorativos.

E se você não quer errar na decoração de sala de jantar, que tal conferir o vídeo Piores erros da decoração | Sala de Jantar, publicado no canal Dicas Decor, por Mariana Cabral, no YouTube? Vamos assistir?!

O que achou das dicas de decoração de sala de jantar?

Comente na caixa abaixo sua opinião sobre as dicas de decoração de sala de jantar selecionadas pelo Blog da Arbo. Conte-nos qual delas você achou mais interessante.

Para conferir outros artigos como esse, não se esqueça de navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você aprende a organizar sua casa após a mudança, bem como a decorar sua cozinha e muito mais.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que te auxilia em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas, a solicitação de troca de titularidade de contas, os melhores provedores de internet nas principais cidades do Brasil e outros conteúdos.

E se o seu objetivo é encontrar o imóvel ideal para você e para sua família, não deixe de visitar o site da Arbo, que reúne casas e apartamentos em centenas de municípios do País. Acesse!

Postagens relacionadas

quartos-decorados

Quartos decorados: veja 7 ideias para se inspirar

Quando você for decorar sua casa, preste muita atenção aos quartos, principal ambiente para o descanso. Para você fazer um ótimo trabalho, nós trouxemos algumas dicas para quartos decorados.  Quartos decorados e organizados são essenciais para se ter boas noites de sono. Pode não parecer, mas, quando temos um quarto sem muita personalidade, que reflete […]

como-fazer-quadros-decorativos-autorais

Saiba como fazer quadros decorativos autorais

Quer renovar o visual do seu lar? Então aprenda a fazer quadros decorativos autorais que combinem com a sua decoração  Nos dias de hoje, o mercado de decoração oferece diversas formas de renovar o visual de cômodos de casas ou de apartamentos. E um dos itens que mais se destaca em diversos estilos são os […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *