29 de novembro de 2021

Confira dicas para decoração de sala pequena

decoração de sala pequena

Está pensando em renovar a sala da sua casa, mas não tem muito espaço? Confira algumas dicas de decoração para sala pequena neste texto. 

Os moradores que moram em casas ou apartamentos com ambientes pequenos têm um grande desafio quando pensam em renovar a decoração de seus lares. Isso porque, quando temos ambientes pequenos, a decoração se torna um pouco mais complicada e exige de quem está fazendo a mudança mais criativa. Para que você não tenha problemas, o Blog da Arbo vai te dar algumas dicas de decoração de casa pequena. Neste texto, vamos falar sobre decoração de sala pequena. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, processo de decorar – ou até mesmo de redecorar – uma casa ou um apartamento não precisa ser caro. 

É possível sim usar a criatividade para renovar e deixar os ambientes da sua casa com a sua cara. E, para provar isso, vamos começar com dicas gerais sobre decoração que você pode aproveitar em seu lar. 

decoração sala pequena

Decoração de casa pequena: 5 ideias simples. 

1 – Tenha criatividade no tipo de pintura de parede

Uma forma simples de transformar o ambiente da sua casa sem gastar muito dinheiro, é pintar as paredes. Porém, que tal experimentar usar as cores de uma forma diferente? 

A parede bicolor é uma das últimas tendências da decoração de casas. Pois, além de proporcionar uma geometria para os ambientes, também é considerada a solução perfeita para quebrar a monotonia de qualquer estilo de decoração.  

2 – A reciclagem é amiga do bolso e da criatividade

Objetos ou móveis que você já tem e encontrar novas soluções para eles pode ser até melhor do que comprar itens novos. As reformas dos itens de decoração estão muito na moda porque, além de promover a sustentabilidade, também podem diminuir o orçamento da pessoa que está promovendo a mudança no lar. 

3 – Uma pequena exposição com as suas coleções

Quase todas as pessoas colecionam algum tipo de item. Então, por que não usá-los na decoração da sua casa? Afinal, quando guardamos uma grande quantidade de exemplares de um tipo de objeto é porque temos paixão por aquilo que ele representa. E nada melhor do que a sua casa para mostrar ao mundo as suas paixões. Essa é uma excelente forma de renovar o seu ambiente sem gastar muito a mais. 

4 – As plantas são sempre uma ótima escolha

Além da beleza natural que elas proporcionam aos ambientes, as plantas são a saída ideal para quem busca uma decoração barata. Apenas algumas plantas são o suficiente para garantir um estilo completamente novo a qualquer espaço. 

5 – Crie uma atmosfera com o seu jeito 

Você pode unir beleza e utilidade apostando em utensílios charmosos que serão úteis para o seu dia-a-dia e ainda darão um toque especial à sua casa. 

Na decoração de sala pequena, por exemplo, se você conta com alguns móveis que combinem com outros elementos da casa, vale a pena deixá-los em evidência na sua decoração. 

decoração sala pequena

Se você está interessa por esse material, vai gostar também de ler: Decoração de casa pequena: saiba como renovar os cômodos

Decoração de sala pequena: por onde começar? 

O primeiro passo para realizar a decoração de qualquer ambiente é o planejamento. Quando os cômodos são pequenos essa parte fica mais essencial ainda. Por isso, antes de mais nada, as dicas que vamos te passar a seguir é para você pensar antes de colocar a mão na massa. Pense, analise cada detalhe e faça as escolhas que vão te deixar satisfeito(a) no futuro. Vamos lá?

1 – Faça uma boa escolha de móveis 

A escolha certa de móveis ganha uma dimensão ainda maior quando falamos sobre decoração de sala pequeno. O motivo, claro, é o pouco espaço que você tem para deixar o ambiente harmonioso. 

A primeira dica é tentar não poluir muito o ambiente. Antes de comprar os móveis em si, meça tudo com calma e tenha certeza que eles cabem no seu espaço. É importante lembrar que, quando falamos sobre ambientes pequenos, sempre o menos é mais. Por isso, escolha apenas os móveis que realmente vão ser úteis para você. 

Aqui, vale algumas dicas práticas: mesas de 4 lugares, por exemplo, tendem a se dar melhor em ambientes de salas pequenas. Além disso, trocar um sofá enorme por poltronas também pode ser uma boa. E, por último, pense nos espelhos para compor a decoração da sua sala pequena. Eles são ótimos para dar a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.

2 – Aposte no minimalismo 

Você sabe o que é minimalismo? Quando falamos sobre decoração de casa, o movimento é baseada na sobriedade, elementos puramente decorativos são quase ausentes nesse tipo de decoração. 

Esse movimento preza pela elegância por meio da simplicidade. E, mesmo que você não precise seguir o minimalismo em si, pode ser uma ótima inspiração para você começar a pensar na decoração da sua sala pequena. 

É o famoso menos é mais que pode fazer todo o sentido para o seu ambiente. Já que o minimalismo preza pelo predomínio de linhas retas e traçados geométricos ao invés de muitos elementos. Esse estilo pode trazer sobriedade e aproveitar bem os espaços da sua sala. 

3 – Pense bem nos itens de decoração 

Na hora de escolher os seus itens de decoração, tenha muito cuidado com os tamanhos que for escolher. Lustre muito grandes, por exemplo, podem virar um problema quando você for combinar com outros elementos de decoração da sua sala pequena. Outro itens também que costuma ser queridinho, mas precisam ser escolhidos com cuidado são os quadros. Se forem muito grandes e em quantidade exagerada podem trazer a sensação que seu ambiente é menor ainda. 

Outro ponto que deve ser observado é o espaço disponível para a circulação de pessoas. Mesmo que você more sozinho, diversos designers de interiores indicam que os móveis não podem comprometer os locais, já que, além de acarretar problemas de deslocamento, podem favorecer a ocorrência de acidentes.

Algumas dicas práticas que podem te ajudar são: escolhe luminárias de piso, vasinhos espalhados pelo ambiente ou uma pequena mesa de centro. Todos esses objetos podem ser transformados e terem mais de uma utilidade em seu ambiente. 

4 – Espelhos devem estar presenta na decoração da sala pequena

Os espelhos são objetos decorativos conhecidos por dar a impressão de amplitude aos ambientes. A boa notícia para quem possui uma sala de jantar pequena é que esses itens são muito bem-vindos e podem auxiliar tanto na sensação de ampliação quanto na decoração.

Esse objetivo, além de ser muito útil no dia a dia, está disponível em diversos tamanhos e em diversos modelos e, mais uma vez, o morador deve escolher os itens de acordo com o estilo decorativo do cômodo.

5 – As almofadas podem dar outra cara para sua sala

Ultimamente, os sofás e poltronas de tom de cinza e lisos estão em alta. Mas, se você limitar o seu ambiente a essa tonalidade, ele pode perder vida e autenticidade. Por isso, as almofadas decorativas podem te ajudar muito a fazer uma combinação coringa de mix de estampas para acompanhar a paleta da cor principal, que é a do sofá. 

Você pode apostar em almofadas com elementos geométricos, figuras, listras, cores vivas e deixar a sua imaginação rolar solta neste quesito. Por serem pequenas, elas são ótimas para trazer esse tom mais vibrante para a sua sala. 

Esse jogo de contrastes irá ajudar a deixar sua sala em tom mais  descontraído e divertido. Por exemplo, se o seu sofá for neutro, aposte nas almofadas coloridas e quadradas. Mas, caso ele seja colorido, almofadas com uma paleta mais discreta e redondas é o ideal para você. O essencial, porém, é brincar com as estampas e formatos até encontrar uma combinação que dê liga com o restante do ambiente.

decoração sala pequena

Quer saber mais sobre como as almofadas podem mudar completamente o seu ambiente? Então, leia este texto do Blog da Arbo. 

O que você achou das dicas sobre decoração de sala pequena?

Agora que você já sabe como decorar a sua sala pequena, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre as dicas apresentadas? Não se esqueça de deixar suas impressões na caixa de comentários abaixo. Conte-nos, também, se possui sugestões, elogios ou dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

Para conferir mais artigos como esse, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você aprende tudo sobre financiamento imobiliário, assim como quais são as dicas para não errar na compra do primeiro imóvel. E, se você deseja saber mais sobre decoração, acesse esse artigo. 

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que está repleta de conteúdos que podem te ajudar em questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas e informações sobre os melhores provedores de internet nas principais cidades do Brasil. 

E, para encontrar o imóvel ideal, acesse o Portal da Arbo. Lá você pode buscar casas e apartamentos de acordo com suas necessidades, com facilidades como os filtros e a pesquisa por mapas. Confira!

Postagens relacionadas

contrato-de-aluguel

Contrato de aluguel: saiba o que é obrigatório conter

Uma das etapas mais difíceis para quem deseja alugar uma casa é acertar os detalhes do contrato. Confira neste texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto.  Os detalhes de um contrato de aluguel é uma das etapas mais complicadas tanto para inquilinos quanto para proprietários. Isso porque, no geral, é necessário ter […]

dicas de limpeza da casa

5 dicas para facilitar a limpeza da casa

A limpeza da casa é uma tarefa complexa, que exige tempo e dedicação. Entretanto, é possível facilitar a atividade com algumas ações simples, que você vai aprender nesse texto Limpar o lar não é tarefa fácil, certo?! Principalmente se você levar em consideração o tamanho do ambiente, a demora para conseguir higienizar tudo e, até […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *