5 de julho de 2022

Veja se disponibilizar o imóvel para alugar é vantajoso

Investir no mercado imobiliário é uma excelente opção para quem busca rentabilidade. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é disponibilizar o imóvel para alugar

O mercado imobiliário é tido como um dos investimentos mais tradicionais pelos brasileiros. Isso porque o setor apresenta uma boa estabilidade e os resultados para os investidores costumam ser positivos em curto, médio e longo prazo. Indivíduos que adquirem casas e apartamentos, por exemplo, podem rentabilizar as propriedades de várias formas, como vender o local ou disponibilizar o imóvel para alugar.

As possibilidades devem ser analisadas pelos investidores, que precisam avaliar quais são seus perfis e seus objetivos para a propriedade em questão. Nesse sentido, antes de escolher se o imóvel deve ser vendido ou alugado, é necessário conhecer as vantagens e as desvantagens de cada um dos processos.

O objetivo deste artigo é ajudar você a refletir se alugar seu imóvel será realmente vantajoso em relação à rentabilidade. No entanto, antes disso, que tal conferir algumas razões para começar a investir no mercado imobiliário?!

Por que investir no mercado imobiliário?

Ao contrário do que muitos apontaram no início de 2020, a pandemia de covid-19 não prejudicou o mercado imobiliário. Na verdade, o que se observou foi um efeito positivo para o setor.

Segundo dados do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2020, realizado pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em parceria com o Senai Nacional (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e com a Brain Inteligência Estratégica, quase 129 mil novos apartamentos foram comercializados no país de janeiro a setembro de 2020.

O número apresenta um crescimento de 8,4% em comparação com os resultados obtidos no mesmo período do ano de 2019. De acordo com especialistas, o boom do mercado imobiliário no último ano ocorreu por alguns fatores, como:

  • A mudança de comportamento dos consumidores;
  • A mudança de rotina dos consumidores;
  • As condições facilitadas de pagamento.

A pandemia trouxe um cenário favorável para o setor imobiliário porque, entre outras razões, ocorreu em um período em que a taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) alcançou níveis historicamente baixos.

Até o final de 2020, por exemplo, a Selic chegou a inacreditáveis 2%. Esse fato reflete em uma redução dos juros dos financiamentos imobiliários, o que facilita o acesso da população às negociações.

Desse modo, é possível afirmar que, no cenário atual, investir no mercado imobiliário é uma boa opção para quem deseja obter bons retornos. Além disso, outras vantagens devem ser conhecidas, como:

Renda passiva

Investir em imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, garante que o proprietário tenha uma fonte de renda passiva. Isso significa que, ao adquirir boas propriedades, o investidor não terá problemas para gerar lucros por meio da venda do imóvel ou da locação.

Para facilitar tanto a revenda quanto o aluguel de um imóvel, é preciso considerar que o mercado imobiliário deve estar aquecido, como é o caso do cenário atual.

Diversificação

Investidores mais experientes costumam utilizar inúmeros imóveis para diversificar sua carteira de investimentos. Esse fato se deve à estabilidade e à segurança oferecida pelo mercado imobiliário.

Rentabilidade

A principal vantagem para os investidores de imóveis é a possibilidade de rentabilizar a propriedade. Isso porque, mesmo que o imóvel não passe por um processo significativo de valorização, é provável que a rentabilidade vá surpreender o proprietário.

imóvel-para-alugar

Os retornos financeiros com a propriedade podem ocorrer de várias formas. As mais conhecidas, no entanto, são: a revenda e a disponibilização do imóvel para alugar. Nesse caso, o investidor precisa analisar o que é mais vantajoso.

Disponibilizar o imóvel para alugar é vantajoso?

Conforme apontado acima, o mercado imobiliário é um ótimo nicho de investimento para pessoas que buscam estabilidade, segurança e, é claro, bons retornos financeiros. Desse modo, o indivíduo precisa avaliar se obterá mais vantagens com a venda ou com a disponibilização do imóvel para alugar.

Para isso, o proprietário deve considerar alguns pontos importantes, como:

Potencial de valorização do imóvel

O potencial de valorização de um imóvel deve ser o primeiro ponto analisado antes que o proprietário tome sua decisão entre a venda e a locação da casa ou do apartamento em questão. Para ter certeza sobre a possibilidade de valorização da propriedade, o dono do imóvel deve buscar auxílio especializado, como imobiliárias e corretores de imóveis.

Suponha que o imóvel está localizado em um bairro relativamente novo do município e que existem chances de a região ser incrementada com o passar do tempo. Nesse caso, é provável que a área sofra uma transformação positiva quanto à estrutura, o que pode valorizar o preço da propriedade.

No exemplo apresentado, então, a recomendação é que o dono da casa ou do apartamento disponibilize o imóvel para alugar enquanto o bairro não recebe as melhorias. Quando esse cenário se concretizar, contudo, é chegada a hora de colocar a propriedade à venda.

A renda mensal é importante para você?

Uma das principais diferenças entre rentabilizar um imóvel por meio da compra e por meio da locação é a possibilidade de obter uma renda mensal com a segunda alternativa. Nesse caso, o proprietário garante que receberá um valor todos os meses, de acordo com o que foi decidido no contrato de locação.

Disponibilizar o imóvel para alugar é, portanto, uma boa indicação para investidores considerados mais tradicionais.

Essa opção é vantajosa, também, porque tira do proprietário a responsabilidade pelo pagamento das contas mensais e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que devem ser pagos pelo locatário.

Custos com a venda de um imóvel

A venda, por outro lado, é uma boa indicação para investidores que desejam arrecadar todo o valor de uma única vez. No entanto, antes de tomar a decisão de vender a propriedade, o investidor deve considerar que o processo envolve custos.

É possível, por exemplo, que o proprietário precise contratar uma imobiliária para gerir a negociação. Além disso, é necessário verificar que parte do valor obtido com a venda da propriedade será usado para pagar impostos previstos para a negociação.

Verifique o cenário econômico atual

Conforme apontado no tópico acima, o mercado imobiliário está em constante crescimento no Brasil. Isso porque a taxa Selic atingiu patamares historicamente baixos, o que fez com que os juros dos financiamentos imobiliários caíssem consideravelmente.

imóvel-para-alugar

Esse cenário aponta uma maior facilidade de acesso aos empréstimos, o que favorece a compra de imóveis. Entretanto, isso não significa que o momento seja o ideal para vendas.

Você pode estar se perguntando: como o cenário favorece a compra, mas não a venda de casas e de apartamentos? Esse fato se deve às negociações de valores, o que pode fazer com que o proprietário venda seu imóvel por um preço abaixo do esperado, o que trará menos rentabilidade.

Nesse caso, portanto, a indicação é que investidores que não precisam de todo o valor do imóvel no momento disponibilizem o imóvel para alugar para contar com o recebimento do dinheiro todos os meses.

Quais são as vantagens e as desvantagens de disponibilizar o imóvel para alugar?

Como você pôde perceber, a decisão de disponibilizar o imóvel para alugar depende de inúmeros fatores. O investidor precisa, portanto, avaliar suas necessidades e a situação vigente no momento em que deseja realizar uma negociação imobiliária.

No entanto, caso você deseje saber mais sobre as vantagens de disponibilizar o imóvel para alugar, confira a lista abaixo:

  • Recebimento de uma renda mensal com o pagamento do valor do aluguel;
  • Ao alugar um imóvel, o proprietário não é mais o responsável pelo pagamento de contas mensais, como energia elétrica e água, bem como do IPTU;
  • O dono do imóvel alugado não deve, também, ser responsável por manutenções pontuais.

Como todas as negociações imobiliárias, disponibilizar um imóvel para alugar também traz algumas desvantagens – ou riscos, a depender da situação de cada proprietário –, como:

  • O imóvel pode ficar desocupado por um tempo antes de o proprietário encontrar um inquilino, o que pode trazer prejuízos, uma vez que, nesse caso, a responsabilidade pela manutenção e pelo pagamento de contas mensais é inteiramente do investidor;
  • O imóvel pode precisar, no decorrer da locação, de mudanças e/ou de reformas estruturais, que são de responsabilidade do proprietário.

Saiba mais sobre os prós e os contras de disponibilizar o imóvel para alugar no vídeo Alugar o imóvel ou vender e investir o valor?, publicado no canal Pobres Milionários, no YouTube. Confira:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe o que avaliar antes de disponibilizar um imóvel para alugar, não deixe de nos contar o que você achou desse conteúdo. Os tópicos te ajudaram a tomar uma decisão? Escreva suas considerações na caixa de comentários abaixo e, se desejar, aponte críticas, sugestões, elogios e até mesmo dúvidas.

Para conferir conteúdos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você confere dicas para começar a investir em imóveis, bem como informações importantes para quem deseja se tornar um corretor imobiliário.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne conteúdos exclusivos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como orientações para a emissão da segunda via de faturas.

E, para encontrar o imóvel ideal para seu investimento, visite o Portal da Arbo. Lá você encontra milhares de opções em centenas de cidades do Brasil. Após a escolha, basta decidir se a melhor alternativa é vender ou disponibilizar o imóvel para alugar.

Postagens relacionadas

pintura de prédio

Pintura de prédio: como é realizada?

Quer mudar o visual do seu condomínio? Veja o que é necessário para realizar pintura de prédio e dar aquela repaginada! Você sabia que pintar a fachada de um prédio é mais simples do que parece? Hoje em dia existem bons profissionais e empresas especializadas que fazem a pintura de prédio, com qualidade, eficiência e […]

Vai mudar de cidade? Confira como não errar na mudança

Mudar de cidade é um desafio. Isso porque, além da mudança imóvel, é necessário enfrentar uma nova rotina em um novo local. Para que o processo seja mais simples, veja algumas dicas Se você vai se mudar de cidade, precisa saber que esse não é um processo fácil. Isso porque você estará inserido em uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *