28 de maio de 2022

Manutenção de chuveiro: saiba como realizá-la

manutenção-chuveiro

Quer saber como fazer a manutenção de chuveiro de forma correta? Confira este artigo do Blog da Arbo. 

O chuveiro é um dos aparelhos eletrônicos mais importantes de uma casa. Manter o chuveiro com um bom funcionamento é essencial para qualquer lar. Seja para garantir a qualidade de vida dos moradores, uma vez que os chuveiros são essenciais para a saúde, ou para manter a casa em segurança, já que a maioria dos chuveiros nos dias de hoje são ligados a rede elétrica da casa. Não faltam motivos para se preocupar com a manutenção de chuveiro. 

Por isso mesmo que, neste texto do Blog da Arbo, vamos te passar algumas dicas sobre o assunto. Por aqui, você vai saber desde quais são os tipos de chuveiros mais comuns no mercado até como você pode realizar a manutenção preventiva de cada um desses modelos. 

Você verá que, apesar da fama de ser um aparelho que costuma ter problemas de funcionamento, o chuveiro, dependendo do modelo, pode ter uma vida útil de anos, mantendo sempre a qualidade do funcionamento.

Esse assunto te interessa? Então, continue com a gente para mais informações. 

Quais são os tipos de chuveiros mais comuns no mercado? 

manutenção-chuveiro

Hoje um objeto imprescindível em toda residência, onde equipa de forma indispensável os banheiros, o chuveiro na realidade é um equipamento bastante antigo; Pinturas e vasos retratam sua existência no Egito e na Grécia, e seu uso nas casas de banho da Roma Antiga era comum. Desde lá, claro, muitos aspectos e tecnologias do chuveiro evoluíram. 

Nos dias de hoje, quem deseja comprar um novo chueveiro para o seu lar pode escolher entre uma boa variedade de modelos e marcas. Para cada tipo de ambiente e de habitação, recomenda-se um modelo diferente. Para você saber os detalhes sobre os tipos de modelos mais comuns, descrevemos 5 deles abaixo. Confira. 

Chuveiro elétrico comum 

Esse é o modelo mais popular de chuveiro no Brasil. Entre alguns outros fatores, como o custo benefício, por exemplo, isso se deve a facilidade de instalação, que exige apenas um ponto de eletricidade que esteja localizado próximo ao cano. O chuveiro elétrico comum funciona de maneira bastante eficiente.  Já que basta ligar a torneira para o sistema de aquecimento elétrico ser ativado e a água cair em uma temperatura agradável. 

O seu sistema funciona com uma regulagem de temperatura que se chama multitemperatura. Nos modelos mais tradicionais, essa regulagem tem apenas duas opções: verão (para água morna) e inverno (para água quente). Você pode também deixar o sistema desligado. Dessa forma, a água não tem aquecimento. 

Apesar de toda a vantagem da facilidade, nos dias de hoje, existem modelos que oferecem mais desempenho, segurança e economia do que esse modelo mais tradicional. O modelo ainda é o mais usado em termos de comparação com os outros que vamos citar a seguir, mas, aos poucos, essa realidade vem mudando nos lares brasileiros. 

Chuveiro eletrônico 

O modelo de chuveiro eletrônico funciona basicamente da mesma maneira que o tradicional. Mas, com uma diferença. Ele possui mais opções de regulagens de temperatura. Por isso que o modelo tem sido adotado com bastante frequência nos dias de hoje. Principalmente por conta do conforto que oferece.

Além disso, ainda sobre os diferenciais do chuveiro eletrônico, podemos citar também uma maior precisão na mistura de água fria e quente. Sendo que os modelos mais modernos podem chegar a até 15 temperaturas distintas. 

Chuveiro híbrido

Para quem está em busca de economia, esse é o melhor modelo de chuveiro. Com ele, você pode escolher entre aquecimento elétrico ou solar. Claro que ele exige mais estrutura do que apenas um ponto elétrico perto do cano. Já que, para funcionar, o sistema de energia solar exige uma estrutura montada propriamente para ele. 

Não há muitas desvantagens neste tipo de modelo. Podemos citar apenas o fato de, em dias nublados, ser necessário optar pelo sistema elétrico para não ficar sem água quente. De resto, é uma excelente e eficiente opção de chuveiro para a sua casa. 

Chuveiro a gás 

Esse é um modelo muito mais comum para quem mora em prédios e condomínios um pouco mais antigos. O aquecimento da água neste tipo de chuveiro funciona com um sistema de gás embutido. O que, consequentemente, gera uma ótima economia de energia.  

Esse modelo apresenta menos problemas técnicos que os elétricos, porém, quando o assunto é economia de água, tem uma grande desvantagem. Uma vez que a água demora um pouco para esquentar, ele acabadesperdiçando uma boa quantidade a cada uso.

Chuveiro pressurizado 

O último modelo que vamos destacar neste texto é o com pressurizador. Esse tipo é indicado apenas em locais que possuem pouca pressão para a queda da água, prejudicando a qualidade do banho. 

É o modelo exato para residências que tenham pressão de saída da tubulação menor que 5 m.c.a. (Metro de Coluna d’Água). Para conferir a pressão de saída da sua casa, é necessário chamar um técnico especializado no assunto. 

A desvantagem do modelo com pressurizador novamente está no gasto excessivo que o aparelho causa. Uma vez que a bomba de pressurização consome muita eletricidade.

Para encontrar o imóvel ideal, a principal indicação é visitar o Portal da Arbo, que traz milhares de casas e de apartamentos disponíveis para venda e para locação em centenas de cidades do Brasil. Acesse, utilize nossos filtros de busca e encontre seu próximo lar.

Manutenção de chuveiro: quais cuidados ter

manutenção-chuveiro

Os cuidados com a manutenção de chuveiro começam antes mesmo de você instalar um em sua casa. É necessário, antes de tudo, escolher o modelo ideal para o seu lar. Caso você tenha pulado a primeira parte desse texto que falamos sobre esse assunto, volte por alguns minutos antes de prosseguir. 

Agora sim, vamos para alguns cuidados que você deve ter para realizar a manutenção preventiva no seu chuveiro, independente do modelo escolhido. 

Manutenção de chuveiro: cuidado com a instalação 

De preferência, escolha um profissional de confiança para fazer a instalação do seu chuveiro. Caso ele seja elétrico, redobre a atenção na hora de instalar o fio de aterramento. É essa parte da estrutura que irá garantir a segurança e evitar que acidentes mais graves ocorram. 

Quer aprender o passo a passo de como instalar chuveiros elétricos? Então, confira esse vídeo abaixo postado pelo canal Acidez Feminina. Nele, você vai aprender a executar essa tarefa de forma simples e prática. 

Manutenção de chuveiro: durante o uso 

Durante o uso do chuveiro, a melhor dica é usar as regulagens da temperatura com sabedoria. Dependendo do modelo escolhido, será necessário desligar o chuveiro sempre que desejar fazer uma troca de temperatura e alterar o termostato. 

Fique ligado: para o caso de você sentir uma espécie de choque ao tocar em qualquer parte do chuveiro, é sinal que há passagem de corrente elétrica. Então, será necessaŕio chamar um tecnico para verificar o problema. Não use o chuveiro nessas condições em hipótese nenhuma. 

Conhece a Central de Ajuda da Arbo? Lá você tem acesso a diversas informações que podem te auxiliar em questões do dia a dia. Lá você encontra o passo a passo, por exemplo, para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como fazer a manutenção do seu chuveiro, a importância e como realizá-la da forma correta, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse artigo? As informações apresentadas neste conteúdo te ajudaram de alguma forma? Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo e, se desejar, deixe suas sugestões, elogios e críticas construtivas.

Se você quiser conferir conteúdos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra dicas para não errar na mudança de imóvel, bem como informações sobre o financiamento imobiliário e muito mais.

Postagens relacionadas

como diminuir o consumo de energia elétrica

Descubra como diminuir o consumo de energia

Com o aumento das tarifas, saber como diminuir o consumo de energia elétrica é essencial. Neste texto você vai conferir as medidas que podem te ajudar nessa tarefa Você está perdendo noites de sono para tentar descobrir como diminuir o consumo de energia elétrica? Se sim, aqui vai uma boa notícia: você está no lugar […]

espelhos

Curiosidades sobre os espelhos: como são feitos?

Os espelhos são itens bastante versáteis e estão muito presentes no nosso dia a dia. Saiba algumas curiosidades e aprenda a usá-los na decoração. Todos nós usamos espelhos de todas as formas e tamanhos em nosso dia a dia. A história desses objetos começa na antiguidade, mas é a partir do século XIX que eles […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *