18 de outubro de 2021

Descubra como realizar a manutenção de sacadas

Os apartamentos costumam apresentar áreas menores quando em comparação com casas térreas. Mesmo assim, apresentam ambientes diversos, que precisam de cuidados. Nesse texto você irá conferir dicas para realizar uma boa manutenção de sacadas

Os apartamentos são referência quando o assunto é praticidade e conforto. Isso porque são imóveis de fácil manutenção e que apresentam bons níveis de segurança, já que estão localizados no interior de um condomínio. Ao contrário das casas, os apartamentos apresentam algumas particularidades, como as sacadas. Situadas na área externa do imóvel, precisam de cuidados e, por isso, é importante que você saiba como realizar a manutenção de sacadas.

Infelizmente, as sacadas não estão presentes em todos os apartamentos. Contudo, são ambientes importantes para conferir bem-estar aos moradores, já que são um ponto de contato entre o espaço interno e o espaço externo ao imóvel.

Para que a área externa do apartamento esteja bem cuidada, é necessário realizar a manutenção de sacadas com determinada frequência. Essa regra se aplica ainda mais às sacadas envidraçadas, que são uma verdadeira tendência arquitetônica no Brasil.

A manutenção de sacadas não é uma tarefa complexa. No entanto, demanda alguns conhecimentos e, principalmente, atenção e paciência. Para que sua sacada esteja sempre bem cuidada, o Blog da Arbo preparou esse texto, que traz todas as informações que você precisa saber sobre o tema:

Quais são as vantagens de ter um apartamento com sacada?

As sacadas são ambientes extremamente valorizados quando o assunto são apartamentos residenciais e comerciais. Isso porque podem ser explorados de diversas formas e trazem mais conforto e mais bem-estar aos moradores, no caso de imóveis residenciais.

Os benefícios oferecidos pelas sacadas são diversos e, para que você conheça alguns dos principais, confira a lista abaixo:

1. Contato com o ambiente externo

É comum que apartamentos sem sacada – ou sem varandas – pareçam sufocantes, uma vez que as janelas podem não ser suficientes para a entrada e para a saída de ar. Esse é um problema ainda maior para pessoas que estão acostumadas a viver em casas com quintais.

Caso você sinta que precisa de um contato com o ambiente externo em seu imóvel, investir na compra ou na locação de um apartamento com sacada é uma excelente alternativa.

O local pode ser decorado de diversas formas e você pode, inclusive, criar seu próprio espaço de contato com a natureza, como mostraremos no terceiro tópico dessa lista.

2. Iluminação do imóvel

Outra vantagem que moradores de apartamentos com sacada desfrutam é a melhor iluminação dos ambientes.

As sacadas podem estar situadas tanto em salas quanto em quartos e, assim, os cômodos são iluminados pela luz do Sol durante o dia, o que traz conforto e bem-estar aos moradores, já que a iluminação natural é benéfica em diversos aspectos.

Caso a intensidade da luz solar te incomode de alguma forma, é possível investir em cortinas para bloquear parte da entrada de iluminação. Nesse caso, invista em tecidos finos e claros.

3. Possibilidade de montar um jardim ou uma horta

Conforme mencionado no primeiro tópico dessa lista, as sacadas são um ambiente de contato com o exterior. Para que o espaço fique ainda mais confortável, é possível montar uma mini horta ou um jardim vertical.

As mini hortas são uma verdadeira tendência no Brasil atualmente, devido à sua facilidade de manutenção e, também, à possibilidade de ter temperos, ervas e outros produtos sempre que precisar sem sair de casa.

Já os jardins verticais, que, como o próprio nome sugere, estão situados nas paredes, podem ser inseridos até mesmo em sacadas pequenas. Os projetos podem ser realizados pelos próprios moradores e uma boa dica é investir em suportes e em prateleiras.

Faça uma busca na internet para encontrar inspirações e referências para sua mini horta e/ou para seu jardim vertical.

Dicas para realizar a manutenção de sacadas

A manutenção de sacadas é um processo necessário para que o ambiente esteja sempre agradável e, principalmente, seguro. É válido ressaltar que, especialmente em casos de moradores que possuem filhos pequenos e animais de estimação, as sacadas devem contar com itens de segurança, com telas.

O trabalho de manutenção de sacadas não pode ser realizado de qualquer forma e, por isso, caso os moradores não possuam conhecimento, devem contar com o auxílio de profissionais especializados.

Você deve saber que o síndico do condomínio só autoriza empresas especializadas e regularizadas para a manutenção de sacadas e, por isso, você deve fazer uma boa escolha.

Como você pôde perceber, a manutenção de sacadas é realizada, na maioria das vezes, por profissionais especializados, uma vez que o ambiente precisa ser seguro para evitar a ocorrência de acidentes graves, como quedas.

No entanto, isso não significa que você, como morador, não precisa cuidar do ambiente. Uma das sacadas mais comuns no Brasil são as envidraçadas e, por isso, abaixo você confere algumas dicas para cuidar do local:

manutenção-de-sacadas

Faça a limpeza regularmente

Todas as sacadas devem ser higienizadas com frequência, especialmente porque, na maioria dos casos, são abertas e estão expostas à sujeira que circula nos ambientes externos.

No caso de sacadas envidraçadas, o cuidado com a limpeza deve ser ainda maior. Esse procedimento demanda o uso de água e de sabão neutro apenas, já outros produtos podem comprometer a estética e o funcionamento das estruturas.

Caso o vidro quebre, entre em contato com uma empresa especializada

A manutenção de sacadas envolve um monitoramento constante das condições do vidro. Isso significa que você deve estar sempre atento a rachaduras, trincas e/ou quebras. Caso note algo de errado com o material, é necessário entrar em contato com um profissional especializado imediatamente.

Não tente resolver o problema sozinho ou conte com o auxílio de pessoas que não têm o conhecimento necessário, uma vez que essa ação pode não somente comprometer as estruturas como causar graves acidentes.

Pontos verificados na manutenção de sacadas

No tópico acima explicamos que a manutenção de sacadas deve ser realizada, na maioria dos casos, por empresas especializadas. Isso porque, durante o processo, os profissionais verificam todos os pontos necessários para gerar um ambiente confortável e seguro, como:

  • Itens de vedação;
  •  Pivôs;
  • Acabamentos;
  • Molas de guia;
  • Roldanas.

Bônus: dicas para decorar sua sacada

A manutenção de sacadas é importante para manter o local seguro. Contudo, para se tornar um ambiente bonito, confortável e funcional, é preciso investir em uma boa decoração.

Você já sabe que as sacadas podem abrigar mini hortas e jardins verticais, mas agora irá conhecer mais algumas possibilidades desses espaços versáteis:

Extensão da sala

As sacadas podem, também, ser extensões da sala de estar. Isso porque muitos moradores decidem remover as portas que separam o cômodo da área externa e, assim, formam um ambiente unificado.

A opção é indicada, principalmente, para quem deseja aumentar a área da sala e, ainda, desfrutar de mais iluminação natural.

Se optar por essa alternativa, não se esqueça de nivelar o piso da sala e da sacada, principalmente para evitar acidentes.

O que acha de uma área social?

Como as sacadas são um ponto de contato com o ambiente externo, podem abrigar, também, uma área social. Por isso, você pode investir em mesas, sofás, poltronas e muitos outros móveis.

A sacada pode, também, se transformar em uma área gourmet, na qual você pode dividir momentos especiais com a família e com os amigos.

manutenção-de-sacadas

Espaço para se divertir e/ou para relaxar

A rotina cansativa do cotidiano está presente na vida de muitos brasileiros. Dessa forma, é importante que os imóveis contem com um espaço no qual os moradores possam se divertir e/ou relaxar.

E é claro que as sacadas podem ser o ambiente ideal para essas necessidades, uma vez que consiste em uma área externa e permite que os moradores estejam ao ar livre – mesmo sem sair de casa.

Dessa forma, a principal dica é investir em itens que proporcionem o descanso e o relaxamento, como redes e espreguiçadeiras. Além disso, caso deseje tornar o local mais divertido, é possível investir em máquinas ou mesas de jogos.

Quer inspirações para decorar sua sacada? O vídeo 16 ideias para decorar sacada e varanda pequena, publicado no canal Organize sem Frescuras!, no YouTube, traz ótimas dicas. Confira:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe que a manutenção de sacadas não precisa ser algo complexo, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse artigo? As informações apresentadas te ajudaram de alguma forma?

Utilize a caixa de comentários abaixo para escrever suas impressões. Você pode, também, deixar críticas construtivas, elogios e sugestões para nossos próximos conteúdos.

Se você deseja conferir artigos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra conteúdos diversos sobre vários temas relacionados à imóveis. A manutenção de ar condicionado é um dos assuntos abordados: Acesse o artigo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica e de água em todas as companhias do país.

E, para encontrar o imóvel ideal, visite o Portal da Arbo, que reúne milhares de casas e de apartamentos em centenas de cidades brasileiras. Utilize nossos filtros de busca e pesquise por opções que se adequam às suas necessidades e às suas preferências.

Postagens relacionadas

pintura de prédio

Pintura de prédio: como é realizada?

Quer mudar o visual do seu condomínio? Veja o que é necessário para realizar pintura de prédio e dar aquela repaginada! Você sabia que pintar a fachada de um prédio é mais simples do que parece? Hoje em dia existem bons profissionais e empresas especializadas que fazem a pintura de prédio, com qualidade, eficiência e […]

apartamento-novo

Apartamento novo ou usado: descubra qual o melhor

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o investimento em imóveis. A escolha entre um apartamento novo ou um usado é uma das principais e, por isso, você precisa saber quais fatores considerar para tomar uma boa decisão O constante crescimento do mercado imobiliário fez com que diversos brasileiros tivessem a oportunidade de comprar o primeiro imóvel. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *