21 de maio de 2022

Maximalismo: conheça essa tendência de decoração

maximalismo

Se você ainda não sabe como decorar sua casa, nós iremos apresentar a tendência do maximalismo. Esse estilo de decoração pode transformar seu lar de uma forma inusitada!

O momento de decorar a casa chega para todos, seja por necessidade ou por vontade de mudar um pouco os ares do imóvel. Para isso, é preciso que você saiba, em primeiro lugar, quais são seus gostos e suas necessidades. Assim, iremos apresentar a tendência do maximalismo para você conhecer mais sobre esse estilo. 

Essa tendência considera uma casa com muita informação, é claro que sempre com harmonia entre os móveis, as cores e os itens decorativos. Para o estilo do maximalismo, mais é mais e muito é pouco. Fique com a gente e confira as principais dicas sobre essa tendência decorativa. 

O que é o maximalismo?

O maximalismo pode ser considerado a antítese do minimalismo, já que um utiliza o espaço com muitas informações e o outro com poucas. Contudo, não se trata apenas de muita informação, mas de uma mistura de tendências e extravagâncias. 

Esse é um estilo que surgiu nos anos 1970 e até hoje chama a atenção de diversas pessoas. Ele se caracteriza principalmente pela ornamentação exagerada, por papéis de paredes estampados, por cores vibrantes e até mesmo por detalhes barrocos.

Entretanto, não se confunda: uma casa decorada com a tendência maximalista não é sinônimo de desorganização. Para a decoração fazer sentido, ela deve estar em harmonia, mesmo com muitos objetos e itens decorativos. Os elementos devem conversar entre si e fazer parte do todo, mesmo quando são diferentes.  

Esse estilo pede uma criatividade exponencial do morador, em que ele possa combinar itens antigos, modernos, cores variadas e móveis diferentes. Sempre tendo em mente que quanto mais inusitado, melhor!

Entretanto, você também não deve pensar que o estilo do maximalismo pede apenas elementos coloridos e exagerados. Você pode fazer uma decoração maximalista com elementos das mesmas cores ou estilos, desde que eles estejam com muita presença em sua casa, gerando a sensação de grandiosidade, já que é isso que o maximalismo pede. 

Vantagens e desvantagens do maximalismo 

maximalismo

A principal característica vantajosa desse estilo de decoração é a questão de poder ousar e utilizar a criatividade com todas as suas forças. Não há uma regra específica para o maximalismo, desde que fique bonito e harmonioso. Opções para decorar com essa tendência não faltam. 

Outra vantagem é que, se você gosta de mais de um estilo de decoração, talvez consiga utilizá-los juntos, se valendo da perspectiva que o maximalismo carrega. Assim, poderá investir em itens de decoração ousados e inusitados e, quando as visitas chegarem em sua casa, ficarão boquiabertas. 

Já a grande desvantagem dessa tendência decorativa é justamente o nível de dificuldade que você encontra para decorar o lar. Como existem muitas opções de combinações e de possibilidades, a pessoa que irá decorar sua casa, ou apenas um cômodo, utilizando o maximalismo, pode não acertar na harmonização dos elementos e, assim, não ficar muito agradável. 

Um ponto importante para ressaltar é que você não precisa necessariamente gastar muito dinheiro para começar a decorar sua casa com esse estilo de decoração. Muita gente pensa que, como o estilo pede muitos elementos decorativos, o gasto é muito alto. 

Entretanto, a tendência de fazer por conta própria, o chamado Do It Yourself, ou ainda DIY, veio com tudo no fim desta década e promete baratear os custos com decoração. 

Isso porque, quando você opta por colocar a mão na massa e fazer sua própria decoração, você utiliza itens que poderiam ir para o lixo e ainda pode desenvolver sua criatividade. Sem contar no toque pessoal que você pode dar à sua própria casa. 

Decorando sua casa maximalista

Agora que você já sabe como o maximalismo surgiu e quais as principais vantagens e desvantagens do estilo, acompanhe as melhores dicas de decoração para sua casa ficar repleta de itens e bem estilosa. 

Móveis

Como mencionado anteriormente, os móveis na decoração maximalista podem ser de estilos variados e de funções diversas. Não existe uma regra quando se trata do maximalismo, então, você pode investir em sofás grandes e estampados, em tapetes e cortinas com cores vibrantes e em papéis de parede coloridos e com desenhos inusitados. 

Essa lógica pode se repetir em todos os cômodos da casa, como quartos, cozinha e banheiros, sempre na dosagem ideal. 

Cores e estampas

Em sua decoração maximalista você pode misturar cores vibrantes em todos os móveis, paredes e itens de decoração. O segredo, mais uma vez, é sempre encontrar um equilíbrio entre tanta informação. 

Em relação às estampas, siga a mesma lógica. Você pode utilizar as mais criativas e inusitadas estampas em tecidos e móveis. Além disso, papéis de parede são essenciais e podem trazer um toque de originalidade para sua casa. 

Itens decorativos

Você pode se sentir à vontade para abusar dos itens de decoração. Quadros, elementos como estatuetas, artesanatos e objetos decorativos são essenciais e podem ser usados em todos os cômodos. Não precisa existir um padrão entre todos esses itens e você pode utilizá-los de acordo com seus gostos e necessidades.

Invista em itens decorativos inusitados e que chamem a atenção. Você mesmo pode fazer sua decoração ou ainda encontrar peças antigas em antiquários e lojas especializadas. Nós trouxemos um vídeo disponível no YouTube que te mostra algumas ideias de itens decorativos para sua casa maximalista.

Assista ao vídeo Decoração Maximalista com muitos objetos garimpados em feirinhas e antiquários, do canal Casa de Valentina.

Plantas

As plantas são essenciais na decoração maximalista. Você pode utilizar diversas espécies e folhagens de plantas em sua casa, em todos os cômodos. São recomendadas para essa decoração plantas gigantes como cactos e palmeiras. Entretanto, você também pode utilizar plantas de porte pequeno na decoração, desde que em abundância. 

Muito cuidado para o exagero não ser considerado cafona: tenha dimensão de que, se tudo for arranjado da forma correta, sua decoração maximalista irá ser um verdadeiro show de estilo.  

Sustentabilidade

Se formos levar em conta o contexto atual de preservação e de consciência relacionado ao meio ambiente e ao planeta terra em geral, pode parecer que a tendência maximalista não contribui tanto quanto o minimalismo, que preza pelo consumo consciente de objetos. Entretanto, o fato de você utilizar objetos de antiquários ou brechós já é uma forma de combater o consumismo.

Isso porque você consegue, dessa forma, dar um novo destino e função ao objeto “resgatado” em uma loja ou antiquário. Assim, você não estimula o consumismo desenfreado de objetos e itens de decoração e pode fazer a diferença com uma questão importante para nosso planeta.

Combine estilos

Como já dissemos, o maximalismo pode se transformar em uma combinação de um ou mais estilos. Tenha em mente que é natural essa combinação, entretanto, você deve se atentar na melhor maneira de fazer a mistura de tendências. 

Sempre tenha em mente a questão da harmonia entre ambientes e itens de decoração. Nós frisamos muito isso nesse artigo, pois o maximalismo utiliza muita e muita informação e você tem que ter cuidado para não se perder na combinação de texturas, cores e objetos. Por isso, antes de combinar os demais estilos veja ideias na internet e também avalie qual estilo pode ser combinado para gerar o efeito que você quer em sua casa. 

Você pode misturar o estilo clássico com móveis rústicos ou, ainda, o estilo industrial com móveis retrôs e étnicos. Todas essas maneiras de se misturar os estilos podem resultar em um estilo único e excêntrico para sua casa, em que as visitas irão se surpreender e você terá o lar do jeito que sempre sonhou. 

O que você achou da tendência maximalista para a decoração de sua casa?

Deixe nos comentários o que você achou dessas ideias de decoração maximalista para sua casa. Se você tiver alguma sugestão de conteúdo ou crítica, seu comentário também é bem vindo. 

Para acessar conteúdos parecidos com esse, entre no Blog da Arbo. Aqui você pode encontrar mais estilos de decoração para sua casa como a decoração escandinava ou estilo boho. Acesse também o artigo Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel para ficar por dentro das melhores escolhas de decoração. 

O Blog da Arbo tem diversas categorias que podem fazer sentido para você! Encontre dicas de mudança, cálculo de aluguel, mercado imobiliário e até mesmo sugestões de tecnologia para você transformar seu lar em uma casa inteligente. 

Se você tiver dúvidas sobre questões cotidianas pode acessar a Central de Ajuda da Arbo. Aqui você encontra as respostas para perguntas frequentes em relação a processos de aluguel e compra de imóveis. Você pode acessar, por exemplo: Posso fazer proposta para mais de um imóvel ao mesmo tempo? ou, ainda, Posso visitar um imóvel mais de uma vez?

Se você está procurando o imóvel de seus sonhos, não deixe de entrar no Site da Arbo. Aqui você pode procurar, através de filtros especializado e da busca por mapas, a melhor localização para seu imóvel. São inúmeras opções disponíveis em todo o Brasil. Confira!

Postagens relacionadas

energia no condomínio

Como economizar energia no condomínio?

Gastar menos energia no condomínio dá um alívio no bolso e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Veja várias dicas que você pode aplicar agora! O consumo energético excessivo é uma das principais preocupações mundiais da atualidade. Todos os países estão buscando alternativas para o uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, pensando mais […]

cortinas-para-sala-de-jantar

Saiba como escolher cortinas para sala de jantar

Está procurando por cortinas para sala de jantar? Nesse texto você confere os modelos mais usados.  As cortinas para sala de jantar podem fazer verdadeiros milagres quando o assunto é decoração. Além de acrescentar muito ao visual do ambiente, esse item cumpre papéis essenciais, como controlar a luminosidade e proteger a integridade de móveis ou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *