24 de maio de 2022

Mesas de centro: saiba como decorá-las

As mesas de centro são importantes componentes da decoração de diversos cômodos, especialmente das salas de estar. Nesse texto você confere dicas de como decorar as peças

As salas de estar são cômodos importantes em casas e em apartamentos. Por isso, costumam ser bem decoradas e recheadas de conforto e de aconchego. Para isso, contam com móveis e com objetos decorativos diversos. As mesas de centro, por sua vez, merecem destaque.

A decoração de mesas de centro pode parecer algo simples, mas merece atenção, uma vez que o móvel é capaz de atrair boa parte da atenção do cômodo para si. Para que a tarefa não seja complexa, o Blog da Arbo preparou esse texto. Aqui você irá conhecer os principais tipos de mesa de centro e, também, como escolher o ideal para seu cômodo.

Além disso, irá conferir dicas para decorar o móvel de acordo com o estilo decorativo de sua sala de estar, de sua área gourmet ou até mesmo de sua varanda. Por fim, então, poderá conhecer algumas inspirações para colocar a mão na massa e decorar as mesas de centro da melhor forma possível.

Os principais tipos de mesas de centro

As mesas de centro são, além de excelentes móveis para a estética do ambiente, peças funcionais. As peças estão disponíveis em inúmeros formatos, cores e modelos, o que contribui sua combinação com diversos estilos decorativos.

Para escolher a mesa de centro ideal para sua sala de estar, é preciso considerar que deve haver um espaço de, no mínimo, 60 centímetros entre a mesa e os demais móveis do cômodo, como os sofás, as estantes e os racks. Esse ponto é importante porque favorece a circulação de pessoas, sem prejudicar o espaço.

Após determinar o tamanho ideal da mesa de centro, é necessário escolher o modelo. Veja abaixo os principais:

Mesas de centro de madeira

As mesas de centro de madeira são as mais tradicionais quando o assunto são móveis para sala de estar. Isso porque são versáteis e podem ser combinadas com outros materiais, como o vidro, o acrílico e até mesmo o metal.

Desse modo, as peças podem se encaixar em diversos estilos decorativos, que vão desde o rústico até o escandinavo. Além de transparecer conforto, as mesas de centro de madeira são elegantes e requintadas. Veja também um pouco mais do estilo boho.

Mesas modernas

As mesas de centro do tipo modernas estão, assim como as de madeira, disponíveis em diversos formatos. Com isso, podem ser fabricadas a partir de muitos materiais, como o vidro e o acrílico.

Essas peças podem ser inseridas não somente em salas de estar, mas também em varandas que seguem tendências decorativas modernas, especialmente as relacionadas ao minimalismo.

Mesa de centro em formato de baú

Se você deseja aliar estética e funcionalidade, a mesa de centro em formato de baú é uma excelente opção. Isso porque, além de decorar o ambiente, a peça pode otimizar espaços, uma vez que permite que você guarde objetos em seu interior.

A boa notícia sobre as mesas de centro em formato de baú é que elas são fabricadas em diversos materiais e, por isso, podem se encaixar em diferentes estilos decorativos e cômodos.

Mesa de vidro

As mesas de centro de vidro são consideradas modernas e são indicadas, assim como as de baú, para otimizar espaços pequenos. Por ser transparente, o vidro estabelece boas combinações com outros materiais, como a madeira e o alumínio.

O grande destaque das mesas de centro de vidro deve ser, contudo, a decoração por meio de objetos, como livros decorativos, estatuetas e outros.

Mesas de centro espelhadas

Se você deseja seguir tendências decorativas contemporâneas, deve investir em uma mesa de centro espelhada. O modelo é, também, indicado para cômodos com áreas mais modestas, uma vez que confere a sensação de amplitude ao espaço.

Assim como o vidro, os materiais espelhados podem ser combinados com outros, como a madeira. Uma boa indicação é utilizar móveis de cores claras para obter harmonia com a mesa de centro.

Dicas para decorar as mesas

Após avaliar o espaço disponível para as mesas de centro e de escolher o modelo do móvel, chegou o momento de pensar na decoração. Nesse ponto, os moradores precisam considerar, além do estilo decorativo do cômodo, suas personalidades e o que desejam transmitir.

Além disso, é necessário avaliar qual será a função da mesa de centro. Se o móvel estiver posicionado, por exemplo, em uma sala de vídeo game, o melhor é que não esteja repleta de objetos, pois é necessário que tenha espaço para os controles e demais aparelhos.

Contudo, se o objetivo da mesa de centro for estritamente decorativo e ela estiver posicionada em uma sala de visitas, é possível investir em objetos diversos. 

Os objetos de decoração na mesa de centro

As mesas de centro podem ser decoradas com diversos objetos diferentes e, para fazer a escolha correta de cada peça, você deve pensar não somente no estilo decorativo do cômodo, mas também no que deseja representar com a decoração.

Desse modo, veja a lista abaixo e avalie quais objetos estão de acordo com a sua personalidade e com a decoração que você deseja construir no ambiente:

  • Velas decorativas;
  • Castiçais;
  • Livros decorativos;
  • Bandejas;
  • Caixas decorativas;
  • Vasos decorativos;
  • Estatuetas;
  • Plantas;
  • Objetos pessoais e/ou de coleção.

Além de selecionar quais objetos farão parte da decoração, é necessário pensar em como as peças serão distribuídas na mesa de centro.

Como organizar os objetos na mesa

A distribuição dos objetos decorativos na mesa de centro não deve seguir regras, uma vez que depende do estilo e da personalidade de cada morador. No entanto, é necessário ter em mente que a organização deve ser harmônica, para que o ambiente não tenha um aspecto desleixado. 

Uma boa dica é escolher objetos de diferentes alturas, para que, na hora da disposição, você possa colocá-los em diferentes posições, com o objetivo de não prejudicar a visão dos moradores e dos visitantes.

Outro ponto importante é não exagerar na quantidade de objetos de decoração, já que o excesso pode transmitir a sensação de desordem. 

Como não existem regras para a organização dos objetos nas mesas de centro, a principal indicação é experimentar diferentes composições para avaliar o que melhor se adequa ao cômodo e ao seu estilo.

Para avaliar como distribuir os objetos de decoração na mesa de centro, veja as dicas do vídeo Como decorar mesa de centro? Certo X Errado, publicado no canal Casa Valdinei, no YouTube. Vamos assistir?!

Inspire-se antes de começar a decorar

mesas-de-centro

Nessa primeira inspiração, é possível notar que a mesa de centro escolhida para compor a decoração é feita de madeira. A peça, entretanto, possui pequenos detalhes em metal escuro, que a confere uma atmosfera rústica e, ao mesmo tempo, moderna.

Quanto aos objetos decorativos, o projeto priorizou o minimalismo, já que há pouca quantidade de itens. Note que o principal foco está nos livros, que foram posicionados tanto abertos quanto fechados.

mesas-de-centro

Essa é uma boa inspiração para quem deseja inovar no quesito mesa de centro. Isso porque a peça, ao contrário das tradicionais, é mais alta e não está posicionada exatamente no centro do cômodo, mas entre duas cadeiras.

Assim como na referência acima, o minimalismo prevalece na decoração do móvel. Note que apenas um vaso de flores foi utilizado para compor a estética da peça e o resultado foi satisfatório.

mesas-de-centro

Quanto à essa referência, é possível perceber que a mesa de centro escolhida não se encaixa em nenhuma das categorias apresentadas. Isso porque um puff foi utilizado como mesa. E é claro que você também pode fazer isso em seu imóvel.

Se você deseja inovar, pode transformar qualquer peça em uma mesa de centro, desde que a superfície permita uma boa decoração. No caso da referência, o puff recebeu poucos elementos decorativos, uma vez que a sala de estar segue, também, uma tendência minimalista. Use sua criatividade!

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já conhece os principais tipos de mesas de centro e já sabe como decorá-las da melhor maneira, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. As orientações te ajudaram? Qual referência mais chamou sua atenção? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, não deixe de continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra, por exemplo, artigos sobre mudanças, como dicas para organizar a casa após o processo, e, também conteúdos exclusivos sobre as chamadas casas inteligentes. Acesse a aba Dicas e fique por dentro de todos os assuntos.

E se o seu objetivo é saber mais sobre decoração, o Blog da Arbo também é o lugar certo. Aqui você confere dicas de decoração de quarto, de sala de jantar e até mesmo de banheiro. Para conhecer tudo sobre decoração, acesse o artigo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, informações sobre os principais provedores de internet das maiores cidades do Brasil e, também, orientações para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica e de água.

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você. O site reúne milhares de casas e de apartamentos em centenas de cidades brasileiras e, com certeza, tem a opção que você deseja para ser seu próximo lar. Confira!

Postagens relacionadas

decoração-de-cozinha-pequena

Confira 6 dicas de decoração de cozinha pequena

A decoração de cozinha pequena pode ser um desafio para os moradores de uma casa, mas não é algo impossível. Confira neste artigo algumas dicas sobre o assunto.  Uma das maiores tendências do mercado imobiliário, é a oferta de casas e apartamentos com cômodos menores do que antigamente. Essa característica, apesar de tornar mais acessível […]

estudante-universitario

Estudante universitário: o que saber antes de mudar

Passou na faculdade em outra cidade e não sabe por onde começar? Fique com a gente porque daremos as melhores dicas para estudantes universitários que estão de mudança Conseguir ingressar em uma faculdade é o sonho de muitos estudantes brasileiros, que são preparados para isso desde o Ensino Médio. A graduação é como uma continuação […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *