18 de outubro de 2021

Modelos de sofá: conheça os principais

modelos-de-sofa

Vai decorar ou redecorar a sala e está com dúvidas? Nesse texto você vai conhecer os principais modelos de sofá e vai conferir dicas para fazer a melhor escolha

Os sofás são as verdadeiras estrelas na decoração de salas. Pequenos, grandes, coloridos, reclináveis: os modelos de sofá são inúmeros e você pode ter certeza de que existe um ideal para o seu cômodo. Para escolher corretamente, então, é preciso conhecer as possibilidades.

Nesse texto você irá conferir os principais modelos de sofá, bem como dicas para incrementar a decoração de sua sala. Ao final do conteúdo você poderá se inspirar com algumas imagens que podem servir de referência para o seu projeto.

Um pouco da história dos sofás

Os sofás, são, com certeza, elementos presentes na decoração de sua casa ou de seu apartamento. No entanto, é provável que você nunca tenha se perguntado sobre o surgimento desse móvel.

De acordo com registros históricos, os primeiros sofás foram utilizados como tronos por sultões árabes na Idade Antiga. E o uso desse móvel não parou por aí: os egípcios, os romanos e outros povos adaptaram as peças às suas necessidades e as utilizaram de acordo com suas culturas e com seus hábitos.

Ao longo da história, o sofá foi considerado um item elitista, ou seja, que estava restrito ao uso de nobres e de integrantes da elite. Entretanto, o cenário foi alterado com a chegada da Revolução Industrial

Com a produção em larga escala, os sofás se tornaram produtos comuns e até mesmo indispensáveis nos imóveis de pessoas da classe média e até mesmo nas casas de indivíduos menos abastados.

Atualmente, é difícil encontrar uma casa ou um apartamento que não possua, pelo menos, um sofá pequeno. Na maioria dos imóveis, o móvel está relacionado com o convívio familiar, já que permite a interação entre os moradores da casa ou do apartamento.

Para que a escolha da peça seja feita de forma correta, é importante conhecer os principais modelos de sofá. As possibilidades são infinitas e as alternativas vão depender, é claro, do seu gosto pessoal e do estilo decorativo adotado no cômodo.

Modelos de sofá: quais são os principais?

A decoração das salas é uma das mais importantes, já que o cômodo costuma ser o principal ponto de encontro dos moradores do imóvel. Por isso, além de considerar a estética, os modelos de sofá devem ser escolhidos de acordo com o nível de conforto e de funcionalidade que oferecem.

A verdade é que os modelos de sofá podem ser classificados de inúmeras formas, ou seja: pelo formato, pelo tipo de tecido, pelas cores, entre outras. Nesse tópico, contudo, você irá conhecer os principais modelos referentes aos formatos.

Modelos de sofás tradicionais

Os sofás tradicionais são os mais comuns nas casas e nos apartamentos brasileiros. Na maioria dos casos, são compostos por dois ou três lugares e, em algumas salas, podem ser posicionados de forma combinada.

Esses modelos estão disponíveis no mercado em inúmeros tamanhos e existe, ainda, a possibilidade de os moradores encomendarem um modelo totalmente novo e adaptado ao cômodo.

É válido ressaltar que o tamanho do sofá deve ser proporcional à área da sala. Desse modo, avalie o espaço disponível antes de escolher as peças. 

Atualmente, as tendências decorativas recomendam que os sofás tradicionais sejam combinados com diferentes estilos de poltronas e até mesmo de puffs.

Sofás retráteis e/ou reclináveis

Os sofás retráteis e/ou reclináveis são conhecidos pelo conforto e pelo aconchego que oferecem. A principal característica desse modelo é, desse modo, uma maior profundidade quando em comparação com os modelos de sofá tradicionais.

Por serem maiores, são indicados para cômodos com mais espaço disponível. As salas de TV são as que mais recebem esse estilo de sofá, já que, para acompanhar uma novela ou um filme, é essencial usufruir de muito conforto.

A boa notícia sobre os sofás retráteis e/ou reclináveis é que as partes expansíveis podem ser “guardadas” quando não estão em uso. Dessa forma, os modelos de sofá se assemelham aos formatos tradicionais.

Modelos de sofás com chaise

Os modelos de sofá com chaise são ideias para moradores que buscam, além de conforto e comodidade, elegância e sofisticação. Esses formatos incluem, além dos assentos tradicionais, uma parte com uma profundidade maior.

A extensão dos sofás com chaise costuma ser robusta e, por isso, seu uso é aconselhado em espaços maiores, como as salas de TV e as salas de descanso. É válido ressaltar, ainda, que esse modelo é um excelente meio de relaxar.

Sofás de canto

Como o próprio nome sugere, os modelos de sofá de canto devem ser posicionados nas quinas das salas. Esse formato consiste, de maneira geral, em dois sofás que foram emendados por um assento.

Na maioria dos casos, os sofás de canto possuem tamanhos robustos e, por isso, são indicados para espaços maiores. Entretanto, é possível encontrar modelos menores, que podem ser posicionados em cômodos com áreas menores.

Os modelos de sofá de canto são, também, indicados para cômodos nos quais os moradores desejam priorizar os espaços de circulação de pessoas. Não se esqueça de escolher tecidos confortáveis para conferir aconchego aos seus convidados.

Modelos de sofás redondos

Os modelos de sofá redondos fogem totalmente do convencional e, por isso, são indicados para cômodos que seguem tendências decorativas mais ousadas e modernas. Esse formato une o assento em uma única peça e, por isso, proporciona mais contato entre as pessoas.

Apesar de ser recomendado para ambientes contemporâneos, é necessário avaliar o tamanho do cômodo. Os espaços precisam ser maiores do que os convencionais para abrir esse modelo de sofá, já que é necessário posicionar o móvel de forma que todos os lados estejam livres.

Dicas para a decoração da sala

A sala é um dos cômodos mais importantes do imóvel e, por isso, deve estar bem decorada. Para isso é possível seguir algumas dicas simples. O principal ponto de atenção é verificar a área do cômodo, para que as peças sejam escolhidas de acordo com o tamanho proporcional.

Posteriormente, o morador precisa se preocupar com a escolha de um estilo decorativo. É possível seguir tendências minimalistas, como a decoração escandinava, ou estilos mais clássicos, como a decoração rústica.

Após escolher o estilo decorativo e verificar a área de sua sala, é hora de escolher os móveis e os objetos decorativos. Lembre-se de avaliar a paleta de cores, para que os itens não fiquem desconexos entre si.

Além disso, a sala deve ser um ambiente aconchegante e, por isso, ao pensar na decoração, você precisa considerar outros fatores além da estética, como o conforto e a funcionalidade dos móveis e dos objetos. 

Se você deseja conhecer mais sobre os modelos de sofá, que tal assistir ao vídeo 5 tendências de sofás modernos 2020 – Modelos, cores e estilos, que foi publicado no canal Rizza Diniz Arquiteta, no YouTube?! Confira:

Inspire-se para a escolha do sofá

Agora que você já conhece os principais modelos de sofá, chegou o momento de conferir algumas referências para se inspirar. Não se esqueça de que as imagens apresentadas são somente ideias e você pode – e deve – usar sua criatividade para adequar os modelos de sofá ao seu estilo.

modelos-de-sofá

Nessa primeira inspiração, é possível notar que, mesmo que o sofá com chaise tenha um tamanho mais robusto, o móvel pode ser inserido em um cômodo menor. Com apenas três lugares, a peça é única na sala em questão e ocupa boa parte da área do ambiente.

Perceba que, uma vez que o sofá é o centro da decoração da sala, os demais objetos são usados com moderação. Esse é um belo exemplo de ambiente equilibrado.

modelos-de-sofá

Conforme citado anteriormente, os modelos de sofá tradicionais são os mais comuns. No entanto, é possível que, mesmo um formato tradicional, passe por reformulações para se adequar ao estilo decorativo do cômodo.

Essa é a situação da imagem acima. Nela é possível ver que o sofá, apesar de pequeno e singelo, é um importante componente da decoração. Com cores neutras, ganhou destaque devido às tonalidades das almofadas.

modelos-de-sofá

Por fim, você pode conferir uma referência de sofá retrátil e reclinável. Note que, apesar de ser maior do que uma peça do modelo tradicional, o item tem boas dimensões para ser posicionado em salas de áreas menos robustas.

Na imagem é possível perceber que as partes retráteis e reclináveis do sofá podem ser posicionadas no formato original quando não utilizadas. Essa é uma excelente alternativa para quem busca conforto e comodidade.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já conhece os principais modelos de sofá, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre esse artigo. Não se esqueça de dizer qual dos sofás apresentados mais te agradou e quais dicas de decoração estarão presentes em sua sala. Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo e, caso tenha dúvidas, não hesite em nos perguntar.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo, especialmente pela aba Dicas. Lá você encontra artigos sobre mudança, como dicas para organizar a casa após o processo, sobre financiamento imobiliário e, é claro, sobre a decoração de todos os cômodos, como a cozinha, a sala de jantar e o banheiro. Para conferir tudo sobre o tema, clique aqui e acesse o artigo completo.

Confira, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne diversas dicas e orientações para problemas do dia a dia. Lá é possível encontrar, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, para encontrar seu próximo lar, visite o Portal da Arbo. O site reúne milhares de imóveis em centenas de cidades brasileiras e, por meio de nossos filtros de busca, você pode pesquisar por casas e por apartamentos que atendem a todas as suas necessidades. Acesse!

Postagens relacionadas

Como transformar sua casa em ambiente de trabalho

O home office já é uma realidade e, para se adaptar a esse cenário, você precisa adequar seu imóvel para receber o ambiente de trabalho. Nesse texto você confere dicas e orientações para deixar seu home office mais confortável e produtivo Com a chegada da pandemia e a crescente necessidade do isolamento social, o trajeto […]

imóvel-de-luxo

Imóvel de luxo: tudo o que você precisa saber

Quer investir em um imóvel de luxo, mas não detém todas as informações necessárias para a negociação? Nesse texto você confere tudo que precisa saber para comprar ou para alugar uma casa ou um apartamento de alto padrão O setor de imóveis de alto padrão é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo dados […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *