13 de maio de 2022

Por que morar perto de praças?

morar perto de praças

Você sabia que morar perto de praças deixa as pessoas mais felizes e reduz o risco de várias doenças? Pois é! Saiba mais nesse artigo

Muitas pessoas procuram opções de moradia que tenham proximidade com alguma área de lazer e, porque elas permitem maior contato com a natureza, ou seja, muito ar puro e muita área verde!

Existem muitos detalhes que devem ser pensados antes de comprar um imóvel. A segurança do bairro, a metragem, o número de cômodos, o valor, e por aí vai. Mas, na hora de decidir, algumas pessoas se esquecem de pensar no que existe nas proximidades daquela casa, inclusive áreas verdes, não é mesmo?

Pois saiba que uma das maiores tendências do momento é escolher por uma região repleta de muito verdinho! E não tenha dúvidas que é uma escolha em cheio, e que traz um mar de vantagens para toda a família!

Curioso (a) pra saber quais  são esses reais benefícios de morar perto de praças? Se você tinha essa dúvida, vai solucionar ela agora mesmo com esse post especial que a Arbo trouxe para você!

Quais são as vantagens de morar perto de praças?

Morar perto de um parque ou de uma praça está diretamente ligado à felicidade. O verde da natureza estimula o cérebro e produz hormônios responsáveis pela felicidade, sabia? E não é só isso: veja abaixo mais benefícios de morar perto de praças!

Ar puro e… fresco! 

Para começar, uma das principais vantagens de morar perto de praças é que, nos meses mais quentes, as altas temperaturas marcam presença em diversas cidades, mas isso ocorre por conta de muito calçamento e trechos asfaltados, que retêm o calor, deixando os bairros mais abafados.

Ou seja,  lugares menos densos ou que tenham áreas construídas com pontos verdes não apresentam o mesmo problema, pois são mais ventilados e sombreados. De quebra, a presença das árvores ainda mantém um nível de umidade mais alto, o que ajuda a eliminar o calor de forma rápida.

Em outras palavras, quanto mais vegetação, mais o clima é  agradável, o que consequentemente chega em quem decide  morar perto de praças. Tudo isso resulta em menos desconforto no verão ou em dias bastante quentes, o que é ótimo, não é?

Tranquilidade 

Em geral, regiões com mais árvores e praças têm menos estabelecimentos comerciais. Isso, por si só, já torna o local mais tranquilo.

Morar em bairros praianos, com bastante vegetação, pode ser uma excelente alternativa para quem busca a maior tranquilidade possível. Além do conforto térmico, uma área verde também ajuda a reduzir a poluição sonora que existe nos bairros. Isso porque as árvores funcionam como bloqueios naturais de ruídos emitidos por veículos, fábricas e estabelecimentos diversos.

Bom para as crianças 

Assim como os adultos, as crianças também saem ganhando quando vivem em bairros arborizados. O primeiro motivo é que, com mais árvores ao redor, os pequenos crescem menos expostos à poluição, respirando um ar mais limpo, o que diminui o risco do desenvolvimento de doenças respiratórias, como o asma, por exemplo.

Bairros que priorizam a natureza costumam ter ruas largas, ciclovias e trânsito mais controlado, e para quem tem filhos ou recebe a visita dos netos frequentemente, morar perto de praças é excelente, e acima de tudo, seguro! Pois as crianças precisam de espaço para se desenvolver, e nada melhor do que uma área ao ar livre para que possam correr e brincar à vontade, concorda?

E também para os pets

E se você tem pet em casa, principalmente em apartamento, sabe que não dá para deixar o bichinho trancado a semana inteira, né? Sendo assim, morar próximo a uma praça significa mais passeios, o que é bom para o seu pet gastar aquela energia acumulada por ficar preso em casa durante o dia, além do bem para a saúde dele!

Veja também como é morar no interior ou morar na praia.

Vantagens para a saúde

Bom, e no começo do texto mencionamos que morar perto de praças também faz bem à saúde, né? Pois é, sabe por quê?

Morar perto de praças previne doenças

Sim, pode parecer mentira, mas é verdade! As áreas verdes ajudam a reduzir risco de doenças cardíacas, hipertensão e doenças como depressão e ansiedade. Tudo isso acontece porque a poluição é parcialmente filtrada pela vegetação que existe no local, diminuindo elementos que podem acelerar o aparecimento de doenças cardíacas e respiratórias.

Mais do que isso, locais abertos e bonitos, como parques e praças, estimulam a prática de atividades físicas. Aqui, a principal diminuição são para casos de depressão e ansiedade. Você não acreditaria no bem que uma simples caminhada faz para aliviar os sintomas!

Também gera menos estresse

Do mesmo jeito que a ansiedade, morar perto de praças também pode  reduzir o estresse. Estar perto de um local com essa característica possibilita passeios, atividades físicas e mesmo uma simples mudança de rotina quando necessário.

O estresse, que faz parte da rotina de muitas pessoas,  pode diminuir e muito a qualidade de vida, e por isso, um escape é essencial (e urgente!).

E se mudar para um imóvel perto de alguma natureza é uma solução relativamente simples e que vai fazer toda a diferença, concorda?

Praças e áreas verdes valorizam o imóvel

Você já reparou que, ao ver um anúncio de um apartamento ou uma casa, a proximidade de praças e áreas verdes é sempre um destaque? Então, isso acontece porque um imóvel perto desses espaços oferece mais qualidade de vida para os moradores. 

Isso é um bom atrativo para o imóvel, e o fato de morar perto de praças  é praticamente a certeza que você sempre terá aquela paisagem na janela! 

Economia e comodidade

Outra grande vantagem de morar perto de uma área verde está na economia. Isso mesmo! Com acesso rápido a parques, praças e outros pontos com vegetação, você não precisa percorrer longos trajetos até bairros vizinhos ou lugares mais afastados da cidade.

A redução dos gastos aparece tanto no transporte (gasolina do carro e passagem de metrô ou ônibus, por exemplo) quanto no bolso no final do mês. Afinal, ao morar perto de praças será mais fácil praticar sua corrida matinal ou exercício, e dificilmente precisará custear um clube ou academia, o que é uma ótima troca, né?

Sociabilidade

E não podemos deixar de falar  que toda praça é um grande ponto de encontro! Seja de passagem, fazendo uma caminhada, passeando com o pet ou somente contemplando um fim de tarde, na praça você sempre vai ouvir um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.

Morar perto de praças  é sinônimo de qualidade de vida para você!

Como vimos ao longo deste texto, o que não faltam são benefícios para você morar pertinho de uma praça. A natureza traz bem-estar para a sua rotina e para diversas esferas da sua vida. 

Isso significa mais qualidade de vida para você e sua família. Depois de experimentar esse lado da vida, você não vai querer mais ficar longe da natureza!

Gostou desse post especial sobre morar perto de praças ? Veja outros conteúdos incríveis feitos pela Arbo para deixar a sua vida ainda melhor!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

maximalismo

Maximalismo: conheça essa tendência de decoração

Se você ainda não sabe como decorar sua casa, nós iremos apresentar a tendência do maximalismo. Esse estilo de decoração pode transformar seu lar de uma forma inusitada! O momento de decorar a casa chega para todos, seja por necessidade ou por vontade de mudar um pouco os ares do imóvel. Para isso, é preciso […]

Aluguel de apartamento: como calcular o valor ideal?

Vai se mudar para um novo imóvel e quer descobrir quanto deve pagar pelo aluguel de apartamento? Confira o texto e saiba como fazer o cálculo Por vontade ou por necessidade, chega um momento em que todos precisam comprar ou locar um imóvel. Nesse momento, muitos optam pelo aluguel de apartamento, que se mostra como […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *