27 de setembro de 2021

Passou no vestibular e vai mudar de cidade? Veja dicas

mudar de cidade

Passou em uma universidade e vai precisar mudar de cidade? Então, é a hora de anotar algumas dicas preciosas que vão te ajudar nesse processo. 

Ingressar em uma universidade é uma etapa importante na vida de muitas pessoas. Esse é um momento de muita alegria, pois uma nova e importante  etapa se inicia. Entretanto, como toda novidade,  às vezes essa fase da vida traz, também, novos desafios para quem se propõe a encará-la. É o caso, por exemplo, de quem vai mudar de cidade para fazer faculdade. 

Esse é um desafio a mais porque, além de começar uma graduação, o estudante tem pela frente algumas questões para resolver. São processos normais de quem muda de cidade e envolvem resoluções de mudança, adaptações ao novo ambiente e conhecimento da nova rotina. 

Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim passar por essa nova etapa de uma maneira mais tranquila. Basta ter paciência e planejamento e entender que tudo tem a sua hora. 

Para te ajudar a organizar essa tarefa, o Blog da Arbo vai apresentar neste texto cinco dicas para quem deseja mudar de cidade para fazer universidade. Então, se você está neste grupo de pessoas, continue com a gente para entender tudo sobre o assunto. 

mudar-de-cidade

Passo a passo: como se organizar para mudar de cidade? 

Já citamos nesse texto que a organização e o planejamento são as chaves para o sucesso quando o assunto é mudar de cidade. E essa dica depende do objetivo da sua mudança. No entanto, claro que, para quem vai mudar por conta da universidade, existem algumas dicas mais específicas para ficar de olho.

Vamos às dicas: 

Antes de tudo, pesquise muito

Sua mudança começa muito antes do que você imagina. Por exemplo, na hora da inscrição do vestibular, já pense bem em quais instituições você quer tentar uma vaga. De preferência, faça, já neste momento, pesquisas em relação à localidade dessas universidades. Saiba como é o campus, onde você vai estudar e como é a vida naquela cidade. 

Muitas pessoas pulam essa fase e costumam se inscrever apenas nas universidades que são mais prestigiadas, mas o Brasil é muito grande e tem muitas oportunidades para você realizar os seus estudos. 

Então, se você tem uma cidade dos sonhos, confira se o município tem uma universidade de qualidade e tente sua vaga. Vale a pena conferir tudo com calma para não se arrepender da escolha. Afinal, será nessa cidade que você vai morar, no mínimo, pelos próximos quatro anos. 

Após a aprovação, faça uma visita a cidade

Depois da aprovação, a primeira providência que você deve ter é de comprar uma passagem e ir visitar sua nova cidade. Esse é o momento de verificar cada detalhe a respeito da vida no novo município.

Claro que é muito provável que você já tenha ido visitar a cidade algumas vezes. Entretanto, dessa vez, seu olhar e suas prioridades devem ser outros. 

Lembre-se: em uma mudança desse tamanho, não ter certeza é um tanto arriscado. Já que, se as suas expectativas no seu novo lar não forem atingidas, a frustração pode ser muito grande. Por isso, nunca pule essa etapa. 

Claro que a realização de pesquisas on-line pode ajudar muito nesse processo de se mudar de cidade. 

Contudo, a verdade é que, para sentir de verdade o clima, paisagens e estilo de vida do local, nada vai superar uma visita presencial. Aproveite para conhecer a infraestrutura do local e para avaliar se todas suas necessidades diárias serão atendidas. 

Visite bairros, pontos turísticos, transportes públicos, centros comerciais e tudo mais que achar necessário. Dessas visitas você pode tirar grandes conclusões.

mudar-de-cidade

Um bom planejamento financeiro vai te salvar 

Já durante a visita a sua nova cidade, é importante você dar uma atenção especial à sua condição financeira. Claro que, como todo o processo de mudança, mudar de cidade para fazer universidade envolve muitos gastos, desde a matrícula até o aluguel da casa. 

Por isso, é fundamental que você olhe para a sua situação financeira ou de quem for te ajudar nesta e planeje tudo com calma. Veja quanto é o custo de vida na cidade, quais são os bairros que têm melhores custo-benefícios e quanto vai ser sua renda mensal. 

O estudante nesta fase da vida muitas vezes tem dificuldade em conseguir um emprego e quando a cidade é nova essa pode ser uma tarefa ainda mais complicada. Desse modo, preste muita atenção em relação à sua realidade financeira. 

É essencial que você chegue preparado para não ser pego de surpresa nessa questão. Nos dias de hoje, com a facilidade da busca pela internet, esse tipo de pesquisa ficou muito mais simples. Bastam alguns minutos no Google para encontrar diversos vídeos, artigos e podcasts sobre o custo de vida em todos os estados brasileiros. 

E, por último, você precisa avaliar quais serão os custos do processo de mudança propriamente dito. Nesse passo você deve avaliar os gastos com o transporte, com a montagem dos móveis e com outras etapas envolvidas.

Quer saber como fazer um bom planejamento financeiro mesmo não tendo uma renda muito alta? Então confira esse vídeo do canal Me poupe!. Nele, você aprende como planejar a sua vida financeira com pouco dinheiro. É o método N.A., desenvolvido pela própria apresentadora do canal. 

Escolha o imóvel ideal para mudar de cidade

Um estudante tem algumas necessidades específicas. E, por isso, é essencial que você, na hora de buscar um imóvel, tenha em mente exatamente quais serão as suas nesta etapa da sua vida. 

Acertar na escolha do imóvel é fundamental para você manter a qualidade de vida na cidade nova. Afinal, se sentir no lar é um requisito básico para o nosso bem-estar. E uma mudança de município muitas vezes envolve ficar longe da família, dos amigos e da vida que você está acostumado. Assim, seu lar deve ser seu refúgio maior. 

É nessa hora, por exemplo, que você vai definir se prefere morar sozinho ou dividir com mais pessoas, se vai morar em casa ou em apartamento, perto ou longe da sua universidade. Todas as opções apresentam vantagens e desvantagens, que precisam ser consideradas de acordo com a sua personalidade e com o seu modo de vida.

Há, porém, algumas características que são essenciais em um bom lar. De preferência, boa localização, com espaço para os seus estudos e com uma boa estrutura que não necessite de muita manutenção. 

Quer encontrar imóveis que são ideais para essa fase da sua vida? Entre no Portal da Arbo e confira as nossas opções. 

Planeje a mudança com antecedência 

Você já deve ter ouvido falar que a pressa é inimiga da perfeição. E, quando o assunto é mudança de cidade, a pressa pode ser um fator extremamente prejudicial. Assim, o indicado é que o morador planeje tudo com o máximo de antecedência possível.

Mais uma vez é necessário anotar todos os detalhes do processo, como: a data e o horário da mudança, os objetos que serão levados e os objetos que serão doados, por exemplo, entre outros fatores.

Ao contrário do que muitos pensam, uma mudança desse nível pode durar mais do que apenas um dia. É importante que, nesse aspecto, o morador entre em contato com a empresa de transporte contratada e estabeleça uma previsão de quantos dias serão necessários.

Faça tudo isso, claro, de preferência algumas semanas antes de suas aulas começarem. Dessa forma, quando chegar a hora mais esperada, você já estará com tudo resolvido. 

Para que você tenha mais conhecimento neste tópico, que tal conferir um vídeo? Neste aqui embaixo, você fica sabendo como organizar a mudança antes, durante e depois. 

O que você achou do nosso conteúdo sobre mudar de cidade?

Agora que você já tem essas dicas preciosas sobre mudar de cidade para fazer universidade, já pode começar a sonhar com sua nova vida. Deixe sua opinião sobre esse conteúdo na caixa de comentários abaixo. Em caso de dúvidas, não hesite em nos perguntar.

O Blog da Arbo traz diversos conteúdos sobre as principais cidades do Brasil. Por isso, caso planeje se mudar, veja alguns artigos, como: o que você precisa saber antes de se mudar para São Paulo, o que saber antes de se mudar para Curitiba e o que saber antes de se mudar para Campinas.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas, a solicitação de ligação de água e de energia elétrica, entre outros.

E, para encontrar o imóvel ideal em sua nova cidade, visite o Portal da Arbo. O site reúne casas e apartamentos em centenas de cidades brasileiras e pode te auxiliar nesse importante momento de escolha. Acesse!

Postagens relacionadas

calculadora de financiamento

Saiba tudo ao usar a calculadora de financiamento

Usar uma calculadora de financiamento pode ser um dos passos mais importantes para quem deseja aderir a essa modalidade de pagamento. Mas, antes disso, é importante saber de algumas informações. Confira tudo neste texto.  Um financiamento de imóveis, muitas vezes, é uma grande oportunidade para quem deseja conquistar o sonho da casa própria. Afinal, por […]

modelos-de-sofa

Modelos de sofá: conheça os principais

Vai decorar ou redecorar a sala e está com dúvidas? Nesse texto você vai conhecer os principais modelos de sofá e vai conferir dicas para fazer a melhor escolha Os sofás são as verdadeiras estrelas na decoração de salas. Pequenos, grandes, coloridos, reclináveis: os modelos de sofá são inúmeros e você pode ter certeza de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *