29 de novembro de 2021

13 objetos de decoração que você precisa conhecer

Se você quer renovar os cômodos de sua casa de forma simples, rápida e barata esses objetos de decoração podem ser a solução perfeita

Mudar faz parte da vida. Homens e mulheres são, por natureza, seres adaptáveis, que se adequam às alterações e às inovações. Nesse contexto, fica fácil de entender por que tantas pessoas sentem o desejo de transformar os ambientes em que vivem. E, para isso, não há nada mais simples e prático do que os objetos de decoração. 

Neste texto, você vai conhecer alguns itens que podem te ajudar nessa tarefa de renovar os cômodos de sua casa ou apartamento. Contudo, antes disso, que tal conferir algumas dicas para começar a decorar um imóvel novo?!

Como começar a decorar um imóvel novo?

Após se mudar para um imóvel novo, é comum que você não saiba por onde começar a organizar seus bens. Por isso, é importante seguir um passo a passo. Apesar de não existirem regras, já que cada um deve adequar as dicas às suas necessidades, o Blog da Arbo separou alguns pontos que podem ajudar. Veja:

Antes de se mudar, faça a pintura das paredes

O primeiro passo, na verdade, deve acontecer antes mesmo de você se mudar para o novo imóvel. Para que a casa ou o apartamento fique de acordo com o seu gosto pessoal, é importante que tenha cores que vão de encontro com a sua personalidade.

Desse modo, para que seus móveis e seus objetos não sejam atingidos por pingos de tinta, prefira realizar a pintura antes da mudança. Essa ação vai evitar acidentes, bagunça e possíveis transtornos.

Meça cada cômodo

Depois de pintar as paredes e de deixar o imóvel mais alinhado com seu gosto pessoal, chegou o momento de medir os cômodos. Tenha em mãos uma trena e um dispositivo de anotações – como um caderno ou até mesmo um celular – e descreva as medidas de cada local.

Esse passo é importante porque estabelece o que cabe ou não no novo imóvel. Assim, você pode se planejar quanto ao tamanho dos móveis e de objetos decorativos. Faça as medições antes de realizar uma compra.

Posicione os móveis

Após medir cada cômodo e verificar o que cabe em sua nova casa ou seu novo apartamento, é chegada a hora de posicionar os móveis. Nesse ponto, uma boa dica é organizá-los de uma forma diferente da que se encontrava no imóvel anterior.

Enfim, insira os objetos de decoração

Se você estava ansioso pelo momento de decorar seu novo imóvel, chegou a hora! As possibilidades de transformação do espaço são infinitas e, para isso, você pode contar com uma grande variedade de objetos de decoração.

13 objetos de decoração que você precisa conhecer

Para decorar seu novo imóvel – ou até mesmo o antigo -, você pode contar com o auxílio de profissionais, como arquitetos e designers de interiores, ou trabalhar sozinho ou em conjunto com os demais moradores da casa ou do apartamento.

Se você quer renovar os ambientes de forma simples, prática e, principalmente, barata, deve investir em objetos de decoração. As opções são variadas e, abaixo, você pode conhecer as 13 principais:

Abajures

Os abajures são, além de excelentes objetos de decoração, ótimos itens para quem busca deixar o ambiente mais elegante e mais aconchegante. Essas peças estão disponíveis em cores, formas e modelos variados, o que permite que sejam usadas em todos os cômodos da casa, especialmente nos quartos e nas salas. 

Nas salas, a dica é posicionar um abajur no chão, para que a iluminação seja mais abrangente. Já para quartos e para escritórios, prefira os modelos de mesa.

Garrafas

As garrafas também podem ser utilizadas como objetos de decoração tanto em imóveis quanto em eventos. Esses itens são ideais para pessoas que desejam transformar os ambientes sem gastar muito.

Além disso, são boas peças para quem deseja se aventurar na técnica DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo, em tradução literal) e para aqueles que desejam utilizar materiais de forma sustentável.

Abaixo você encontra um passo a passo para produzir sua própria garrafa decorativa em casa, com materiais baratos e acessíveis. O vídeo foi postado no canal Show do Artesanato e está disponível no YouTube:

Velas

Se você gosta de leves pontos de luz nos cômodos de seu imóvel, as velas decorativas são excelentes opções. De fácil acesso e de baixo custo, o item pode, inclusive, dar um ar romântico aos ambientes.

As velas decorativas podem ser utilizadas de diversas formas: em superfícies, suspensas, em gaiolas, em vasos e muito mais. Esses objetos de decoração são indicados, também, por não consumirem energia elétrica.

objetos-de-decoracao

Estatuetas

Cada vez mais comuns nos imóveis do Brasil, as estatuetas decorativas assumem diversas formas, tamanhos e modelos. As peças podem ser utilizadas em qualquer cômodo e podem estar posicionadas tanto no chão quanto na superfície de móveis, como prateleiras e estantes.

Em ambientes amplos, a principal indicação é optar por estatuetas maiores, que fiquem, preferencialmente, no chão. Já em cômodos menores, com menos espaço disponível, é possível optar por peças pequenas, que podem ser colocadas em prateleiras ou até mesmo nas paredes.

Vasos

Engana-se quem pensa que os vasos têm a utilidade única de abrigar plantas. Atualmente, essas peças funcionam como verdadeiros objetos de decoração e podem transformar ambientes. 

Os vasos podem ser usados tanto no chão quanto posicionados em superfícies e até mesmo suspensos. Em todos os casos, basta deixar a criatividade fluir.

Caixas

As caixas decorativas são excelentes opções para cômodos mais pessoais, como quartos e escritórios. As peças podem ser posicionadas em mesas, em cômodas e em prateleiras. 

Além de atuarem como objetos de decoração, as caixas podem ser grandes aliadas no momento da organização, já que podem guardar pequenos itens que você não quer deixar à mostra.

Com modelos, tamanhos e formatos variados, as caixas podem se adequar ao estilo pessoal de qualquer morador.

Livros

É claro que os livros não devem ser somente objetos de decoração, mas também cumprem essa função com maestria. Esses itens trazem uma atmosfera intelectual para os ambientes e, por isso, costumam ficar posicionados em prateleiras de quartos e de escritórios.

Se você desejar, é possível posicionar os livros em cima de mesas de centro. Nesse caso, a indicação é dar preferência para exemplares com capa dura.

Quadros

Os quadros são excelentes opções de decoração para ambientes que dispõem de pouco espaço. Isso porque eles permitem que o cômodo seja renovado, sem que seja necessário alterar a estrutura e a organização dos móveis.

Nas paredes ou nas mesas, os quadros cumprem, ainda, outra função: a de inserir a personalidade do morador no ambiente em questão. Isso porque as peças podem ser totalmente personalizadas e demonstrar o estilo de quem a comprou ou de quem a produziu.

objetos-de-decoracao

Luzes pisca-pisca

A iluminação de um ambiente é um fator determinante para a decoração. Assim, é importante que você saiba qual tipo de lâmpada deve ser usada em cada ambiente. Contudo, neste tópico falaremos de um outro tipo de luz: a do tipo pisca-pisca.

Também chamado de cordão de luz, a luz pisca-pisca tem um ótimo custo-benefício e pode deixar os ambientes de seu imóvel mais destacados. Muitas pessoas costumam inseri-las, por exemplo, em quadros e em espelhos.

Itens pessoais

Quem disse que os itens pessoais não podem ser usados como objetos de decoração? Nesse tópico, você pode considerar de tudo: instrumentos musicais, capacetes de moto, souvenirs de viagens, brinquedos antigos, troféus e muito mais.

Neste tópico, a ideia é expor um objeto que ficaria guardado e longe dos olhos de todos. O principal objetivo desses objetivos de decoração é conferir mais personalidade e mais estilo aos cômodos.

Plantas

As plantas são, além de excelentes aliadas da saúde e da qualidade de vida, objetos de decoração que podem transformar verdadeiramente um espaço. Nos dias atuais, a tendência conhecida como Urban Jungle tem ganhado cada vez mais adeptos, justamente por aliar o ambiente doméstico às plantas.

Se você deseja ter plantas no interior de sua casa ou de seu apartamento, veja abaixo as principais espécies indicadas:

  • Palmeira Areca;
  • Palmeira Ráfis;
  • Singônio;
  • Lírio-da-paz;
  • Pleomele.

Cabideiros

Por último, mas não menos importante, tem-se os cabideiros, que podem ser utilizados tanto da forma tradicional quanto em paredes. A peça é versátil e, por isso, se adapta facilmente a qualquer estilo decorativo. 

Além de serem esteticamente bonitos, os cabideiros são bons aliados quando o assunto é organização. Em ambientes pequenos, a principal indicação é investir nos modelos de parede, que podem acomodar roupas, bolsas e muitos outros itens.

O que você achou da lista de objetos de decoração?

O Blog da Arbo quer saber a sua opinião sobre a lista de objetos de decoração. Deixe seu comentário na caixa abaixo e nos conte qual item mais lhe chamou atenção e quais itens vão fazer parte do seu novo projeto decorativo.

Não se esqueça de conferir os demais conteúdos do Blog da Arbo, que trazem dicas e informações importantes, como os erros mais comuns em mudanças de imóveis e o que saber antes de se mudar para São Paulo.

A Central de Ajuda da Arbo disponibiliza artigos que podem te auxiliar a resolver questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de contas e a troca de titularidade de serviços essenciais.

E se você procura por um novo imóvel nas principais cidades do Brasil, não deixe de visitar o Portal da Arbo, que oferece diversas opções.

Postagens relacionadas

Taxa de amortização: o que é e como calcular?

Se você vai contratar um financiamento imobiliário, precisa entender o que é taxa de amortização. Nesse texto você confere todas as informações sobre o tema Os financiamentos, especialmente os destinados à compra de imóveis e de veículos, contam com juros e com diversas taxas. Antes de contratar esses serviços, é importante que o cliente conheça […]

Veja dicas e ideias para renovar a decoração de jardim

Uma boa decoração de jardim é capaz de dar vida ao ambiente exterior do imóvel. Por isso, que tal aprender algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais bonito?! Os jardins são partes importantes do ambiente exterior do imóvel. Isso porque, quando bem cuidados, podem conferir uma atmosfera natural e vibrante para a casa. Para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *