29 de novembro de 2021

Plantas ornamentais: como inserir na decoração

decoração com plantas ornamentais em uma sala

Uma decoração com plantas ornamentais pode transformar os cômodos de sua casa ou apartamento. Confira dicas para inseri-las em seu imóvel para deixar os ambientes bonitos e aconchegantes

A decoração com plantas ornamentais surgiu recentemente no Brasil e é uma tendência que veio para ficar. Muitas pessoas perceberam que tê-las em casa é mais fácil do que parece e, além disso, conheceram seus vários benefícios, como a purificação do ar.

Para começar a decorar o imóvel, é possível apostar apostar em vasos de plantas, mas essa não é a única opção. Em primeiro lugar, é necessário se lembrar de que as plantas não são objetos e sim seres vivos e que merecem cuidado e respeito.

Isso quer dizer que, antes de você sair para comprar várias plantas ornamentais, é importante entender os cuidados e qual a melhor forma de inseri-las no ambiente, seja ele interno ou externo, em casa, na empresa ou no apartamento.

Nesse texto vamos te ensinar o básico sobre luminosidade, te contar truques de paisagismo, dar dicas para organizar os vasos, bem como orientações para criar pequenos canteiros e para pensar projetos paisagísticos em vários estilos que sejam úteis em ambientes de todos os tamanhos.

Está preparado para colocar as mãos na terra? Então continue a leitura, pois você vai conferir:

Entendendo a luz natural do seu ambiente

A primeira coisa a se fazer para quem quer decorar com plantas ornamentais é entender o quanto de luz há disponível no ambiente. A luminosidade é essencial para os seres clorofilados, pois estes dependem de luz todos os dias para realizar o processo de fotossíntese.

Na jardinagem, é possível classificar a luz de um ambiente a partir de três categorias: sombra, meia-sombra e sol pleno. A diferença entre essas categorias se dá a partir da quantidade de luz disponível. Dominar essa informação é essencial para começar o seu projeto de decoração. 

É importante você saber, também, que essa classificação não é estática em seu imóvel, uma vez que ela muda no decorrer do ano, por conta da mudança de direção do sol, que vai incidir mais ou menos nos ambientes, de acordo com a estação. 

luz natural para as plantas ornamentais
A luz natural é muito importante para que as plantas ornamentais passem pelo processo de fotossíntese

Com essa rápida introdução, é hora de conhecer e definir qual é a luminosidade de cada cômodo da sua casa ou apartamento e, para isso, você pode usar alguns truques. Abaixo você confere algumas dessas orientações:

Plantas ornamentais em locais de sombra

Apesar de ser chamado de sombra, um espaço com essa característica deve ter alta incidência de luz. 

Na linguagem da jardinagem, sombra não significa breu ou espaço pouco iluminado, uma vez que o deve ter muita luz disponível. Assim, plantas ornamentais de sombra são aquelas que se adaptam a locais que não recebem incidência direta de Sol. De modo geral, são as que não toleram Sol direto em suas folhas.

Outra informação importante é que a luminosidade aqui é entendida como luz natural e não a da lâmpada

Um dos truques para não errar na luz é deixar o vaso a uma distância de, no máximo, três metros de uma fonte de luminosidade, como uma janela ou uma varanda, por exemplo.

banner e-book casa e decoração

Plantas ornamentais e Sol pleno

Como o próprio nome já diz, as plantas ornamentais de Sol pleno são as que precisam de alta intensidade de sol, que deve incidir sobre as folhas diretamente todos os dias. 

Os cactos e as suculentas são exemplos de plantas de Sol pleno, mas é importante ressaltar que existem espécies que se comportam de forma diferente. 

Há, por exemplo, suculentas de meia-sombra que vão queimar em um lugar com muito Sol. Além dos cactos, frutíferas e flores em geral, como primaveras e petúnias, por exemplo, são também espécies de Sol pleno.

Plantas ornamentais de meia-sombra

As plantas ornamentais de meia-sombra, por sua vez, são as que vivem na natureza com incidência indireta de luz solar, ou seja, é aquele sol que atravessa a copa das árvores e chega até a parte mais baixa da floresta, alcançando a planta que está posicionada em um local mais perto do solo. 

De modo geral, na jardinagem urbana, as plantas de meia-sombra são espécies que precisam de duas a quatro horas de sol direto, todos os dias.

Há muitas plantas de meia-sombra, porém, que se desenvolvem e que se adaptam muito bem em áreas de sombra. Nesse caso, é comum que o crescimento fique mais lento.

plantas ornamentais em todos os cômodos
As plantas ornamentais podem ser inseridas em qualquer cômodo do imóvel, desde que suas características sejam respeitadas

Agora que você já entendeu a diferença entre os tipos de ambientes e a fonte de luz, já pode observar seu imóvel e identificar quais são as características de cada espaço. 

E, quando for a uma loja de plantas ou de garden, você pode pedir informações a partir dessa classificação. Assim, você não corre o risco de trazer para casa uma planta que não vai se adaptar ao ambiente, o que pode causar seu enfraquecimento ou até mesmo a morte. 

Depois de saber sobre luminosidade, a próxima etapa é aprender dicas, estilos e esquemas de decoração, que são empregados por grandes paisagistas. 

Entre as técnicas mais utilizadas para decorar com plantas ornamentais, o básico é combinar cores, texturas, volume e estampas. A seguir o Blog da Arbo te mostra todas essas dicas, para que você deixe o ambiente cada vez mais bonito e agradável.

Cores e tamanhos

Um truque fácil e eficiente é organizar os vasos por tamanhos: do mais alto para o mais baixo. Isso ajuda a planta a receber a luminosidade adequada e, também, torna o ambiente mais bonito. 

Se você não tiver suportes ou vasos grandes para elevar a planta, é possível inserir objetos como apoio para deixar a planta mais alta. 

Um vaso de ponta cabeça, por exemplo, cumpre bem esse papel e você pode escondê-lo com outra planta na frente. 

Outra dica na hora de decorar é inserir espécies com folhas coloridas ou com diferentes estampas. Sua decoração não precisa ser inteiramente verde e você pode – e deve – inserir em plantas diferentes. 

plantas ornamentais coloridas para os cômodos
As plantas ornamentais podem, também, integrar a decoração dos ambientes como elementos coloridos

Hoje, há no mercado uma grande quantidade de plantas com folhagens bem coloridas, como begônias, aglaomenas, marantas e singônios. Inseri-las já formadas e maiores é uma boa maneira de trazer mais cor para o ambiente.

Apenas se atente para a questão da luminosidade, pois as coloridas para ambientes internos são espécies que, em geral, precisam de ambientes de meia-sombra.

Além disso, aqui vai mais uma orientação: para compor um lugar e deixar ele bem verde, você pode criar composições com contrastes, combinando plantas grandes e pequenas, folhagens brilhantes e opacas. 

E também é possível brincar com desenhos e formas: folhinhas delicadas e longas com outras espécies de folhas maiores e mais largas. 

Plantas ornamentais para toda a casa

Após todas essas dicas de paisagismo, nada melhor do que ter a casa toda para jardinar e treinar os novos conhecimentos, certo?! 

Hoje em dia, só não tem planta quem não quer, pois há opções para praticamente todos os ambientes de um imóvel. E o primeiro truque para conseguir ter plantas na casa inteira você já conhece: observar a luminosidade.

Isso acontece porque, em lugares sem janelas, como garagens, hall de entrada de elevadores ou cantos mal-iluminados, é impossível cultivá-las por um longo período. 

Agora, se seu imóvel tem aquela área que pega um solzinho de manhã ou de tarde, é possível escolher uma espécie, uma vez que existem diversas opções.

banheiro decorado
Antes de comprar plantas ornamentais, é importante entender suas necessidades, pois esses fatores irão definir os locais onde serão posicionadas

Você pode, ainda, adicionar ao ambiente fícus, calatéias, antúrios, samambaias, marantas e jibóias. Além de se adaptar bem aos ambientes, todas essas são espécies ótimas para filtrar e para purificar o ar, trazendo frescor e beleza para ambientes internos.

Entretanto, para manter as plantas ornamentais sempre bonitas e saudáveis, você deve ter alguns cuidados. Para aprender alguns, assista ao vídeo 6 dicas caseiras para cuidar das suas plantinhas, publicado no canal Diycore com Karla Amadori, no YouTube:

Agora que você já sabe como decorar seu imóvel com plantas ornamentais, é possível que tenha percebido que precisa de um novo imóvel. E é claro que a Arbo pode te ajudar. Acesse nosso portal e confira as milhares de unidades disponíveis para que você transforme sua qualidade de vida.

E se você gostou desse conteúdo, continue a acompanhar o Blog da Arbo. Você pode, ainda, assinar nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

decoração-de-quarto-masculino

Decoração de quarto masculino: 7 ideias simples

Está se mudando para um novo imóvel ou quer renovar os cômodos de seu antigo? Nesse texto você vai aprender algumas ideias de decoração de quarto masculino A mudança para um novo imóvel implica novas oportunidades. Por isso, a decoração do ambiente é uma boa estratégia para conseguir um ambiente personalizado e totalmente renovado. Nesse […]

comprar-imóvel

Vai comprar imóvel? Confira 5 dicas!

Você está pensando em ter o seu próprio imóvel? Confira aqui algumas dicas para não errar na escolha ideal para você Comprar imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros, não é? Seja para sair do aluguel ou pensando em realizar algum investimento no futuro, os imóveis são, indiscutivelmente, um grande passo na vida de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *