16 de maio de 2022

Porcelanato: o que é, como fazer e quanto custa

porcelanato

Na hora de reformar ou de construir a sua casa, o piso em porcelanato é um dos pontos mais importantes da obra, não é mesmo? Mas, decidir qual tipo de revestimento usar nem sempre é uma escolha fácil, pelo contrário! Por isso, você precisa saber quais são as diferenças entre eles, e isso é fundamental para que o resultado final seja o melhor possível! 

Mas, você sabe o que é o porcelanato e quanto ele custa? Outra dúvida muito comum é sobre o tipo de porcelanato que pode ser aplicado em cada caso, já que hoje existem tipos diferentes de material, e entender qual deles é o ideal para a sua casa significa economia de dinheiro, pois a opção mais adequada vai evitar problemas e prejuízos a curto e a longo prazo.

Veja agora tudo sobre o porcelanato, assim você vai ter todas as informações que precisa para fazer um bom negócio e deixar a sua casa ou apartamento ainda mais bonito!

O que é porcelanato?

É um tipo de revestimento feito com cerâmica e que pode ser de diferentes modelos, que podem tanto ser usados em áreas externas como também internas, além de fachadas, pisos, paredes, banheiros, quartos e muito outros ambientes.

O porcelanato é diferente de outros tipos de revestimento por causa do seu processo de fabricação: com o uso de matérias-primas de alta qualidade. Além disso, fabricar o porcelanato não é barato, o que deixa o produto final mais caro.  

Mas, como funciona o modo de fabricação do porcelanato? A sua produção é feita a partir de uma massa composta por argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais. Essa mistura é colocada sob altas temperaturas, superiores a 1200 ºC: o resultado é uma peça muito rígida, lisa, compacta e cortada em formato padrão.

porcelanato

Quais são as características e vantagens do porcelanato?

Todo mundo sabe que o porcelanato é um dos tipos de pisos mais procurados. Sua beleza e elegância, alta durabilidade, e sem contar que é fácil de limpar  fazem desse revestimento um dos melhores do mercado. Disso ninguém duvida, não é? E para não ficar nenhuma dúvida para traz, vamos te contar as outras qualidades do porcelanato, ok? 

Para começar: ele é muito fácil de combinar com todo tipo de projeto de arquitetura ou de design de interiores, seja ele residencial ou comercial! Legal né? Mas não é só isso: é um piso uniforme, ou seja, as peças são iguais ou muito parecidas, e isso dá um ar de limpeza e de organização para o ambiente.

Além disso, o porcelanato possui baixa absorção de água e seca muito rápido, e isso impede que o local fique molhado por um longo tempo ou que o lugar permaneça úmido. Esse é um ótimo benefício, porque evita que o piso sofra danos, como riscos, manchas ou até mesmo que quebre. Por isso, é uma boa opção para lojas e estabelecimentos comerciais que precisam manter a melhor aparência no dia a dia e não devem ficar com o piso molhado por muito tempo.

Outra qualidade do porcelanato é sua grande variedade de tamanhos, cores e texturas! Sem dúvidas, você vai encontrar  um modelo que vai cair muito bem no seu projeto! A instalação também não exige muito e profissionais da área vão ter facilidade para colocar o piso, sem complicações.

E claro, o porcelanato é um revestimento muito refinado e elegante, com grande potencial decorativo. Se você quer arrasar e deixar todo mundo de boca aberta com a sua casa, pode apostar no porcelanato que não tem erro!

Onde posso usar o porcelanato?

Ficou empolgado com tantos benefícios do porcelanato e quer colocar ele na casa inteira? 

Mas calma lá que nem todos os ambientes são apropriados para este material. Para você não errar, no caso de áreas externas e abertas, evite o porcelanato, prefira pisos mais resistentes e antiderrapantes, pelo contato com água. 

Já para locais internos e cômodos, como quarto e cozinha, os porcelanatos podem ser colocados sem restrições, combinado? 

porcelanato

Quais são os tipos de porcelanato?

São muitas as variedades de porcelanato encontradas no mercado. Por isso, vale a pena entender bem o ambiente e também o tipo de material mais adequado antes de fazer a sua escolha, ok? Mas não se preocupe: com as dicas e detalhes que preparamos, você vai conseguir escolher o material que melhor combina com a sua casa, veja abaixo!

Porcelanato Polido

É uma opção de porcelanato que tem como características a superfície lisa e toda brilhante: isso garante um ambiente bem sofisticado e nobre. Por isso, é um revestimento bastante indicado para salas de estar, locais de reunião de empresas, cozinhas e até quartos.

Porcelanato Acetinado

Já o porcelanato acetinado é mais fosco e não brilha tanto; ou seja, isso vai trazer uma aparência mais tranquila para o espaço, e ao mesmo tempo um aspecto aconchegante e confortável. Por isso, é uma excelente opção para salões de festas, banheiros, hall de entrada e salas comerciais, por ser também um piso fácil de limpar e muito resistente. 

Porcelanato Técnico

Você já ouviu falar nesse tipo de porcelanato? Ele tem esse nome por causa de suas características principais: possui a mesma estrutura e uma coloração igual. É ótimo porque possíveis desgastes não vão mudar a aparência do porcelanato, e esse modelo pode ser usado em banheiros, salas e também cozinhas.

Porcelanato Natural

Se você quer uma peça mais barata sem deixar de ser sofisticada e única, escolha o porcelanato natural: é um revestimento que não recebe acabamento final, durante a sua fabricação. 

O resultado é uma peça pouco escorregadia e que pode ser usada em lojas, supermercados, banheiros de grandes estabelecimentos e em outros lugares com grande circulação de pessoas. Também é bem vindo em locais que precisam ser limpos com frequência.

Porcelanato Esmaltado

Esse é outro modelo de porcelanato nobre, que vai fazer a sua casa ou empresa brilhar: o esmaltado. Além disso, ele apresenta muitos tipos de textura e cores, e por isso permite diversas possibilidades de decoração.

Porcelanato Lapado

Já o porcelanato lapado tem uma característica principal: seu acabamento é algo entre o polido e o acetinado. Ficou em dúvida? Para você ter uma ideia, esse tipo de revestimento se parece com a superfície de pedras naturais, ou seja, é lindo, sendo uma ótima opção para quartos, salas e varandas.

Porcelanato Full HD

Já pensou em unir a alta tecnologia com revestimentos? Isso já existe: o porcelanato Full HD é inovador, são peças incríveis, com uma grande variedade de efeitos, cores, desenhos e texturas! As peças são autorais e apresentam um realismo que vai impressionar qualquer pessoa. Como são imagens reais, o porcelanato é todo 3D, com profundidade, luminosidade, além de ser único.

Mas não é só isso: o modelo Full HD pode imitar pisos de outros materiais, como madeira, mármore, pedra, azulejos e também formatos mais criativos, como o solo da lua, da terra ou do espaço. Muito legal, né?

Quanto custa o porcelanato?

Como você já viu, o preço varia de acordo com a escolha do modelo: há porcelanatos mais caros e outros mais baratos. No geral, você encontra o m² entre R$40 e R$100. Faça uma busca nas lojas do seu bairro e também pela internet, para descobrir novos lugares que podem ter bons preços. E ah, não se esqueça de negociar!

Qual a diferença entre o porcelanato e a cerâmica?

Essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de trabalhar com porcelanato! 

Você já sabe que o porcelanato é um tipo de revestimento de cerâmica, com maior resistência e alta durabilidade, feito com materiais nobres. Já a cerâmica é feita a partir de uma mistura tradicional: com argila e minerais variados, sendo uma ótima opção também para pisos e revestimentos, por conta de sua beleza estética: clássica e belíssima.

Postagens relacionadas

como-organizar-mudanca

Como organizar mudança: veja 5 dicas

Vai mudar e quer dicas sobre como organizar a mudança? Então, este texto é perfeito para você. Mudanças de casa quase sempre vem acompanhadas de imprevistos. Seja um móvel que não passou pela porta, as caixas que não foram suficientes para empacotar todos os itens ou o transporte que foi cancelado de última hora. São […]

Veja se disponibilizar o imóvel para alugar é vantajoso

Investir no mercado imobiliário é uma excelente opção para quem busca rentabilidade. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é disponibilizar o imóvel para alugar O mercado imobiliário é tido como um dos investimentos mais tradicionais pelos brasileiros. Isso porque o setor apresenta uma boa estabilidade e os resultados para os investidores costumam ser […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *