Na hora de reformar ou de construir a sua casa, o piso em porcelanato é um dos pontos mais importantes da obra, não é mesmo? Mas, decidir qual tipo de revestimento usar nem sempre é uma escolha fácil, pelo contrário! Por isso, você precisa saber quais são as diferenças entre eles, e isso é fundamental para que o resultado final seja o melhor possível!
Mas, você sabe o que é o porcelanato e quanto ele custa? Outra dúvida muito comum é sobre o tipo de porcelanato que pode ser aplicado em cada caso, já que hoje existem tipos diferentes de material, e entender qual deles é o ideal para a sua casa significa economia de dinheiro, pois a opção mais adequada vai evitar problemas e prejuízos a curto e a longo prazo.
Veja agora tudo sobre o porcelanato, assim você vai ter todas as informações que precisa para fazer um bom negócio e deixar a sua casa ou apartamento ainda mais bonito!
O que é porcelanato?
É um tipo de revestimento feito com cerâmica e que pode ser de diferentes modelos, que podem tanto ser usados em áreas externas como também internas, além de fachadas, pisos, paredes, banheiros, quartos e muito outros ambientes.
O porcelanato é diferente de outros tipos de revestimento por causa do seu processo de fabricação: com o uso de matérias-primas de alta qualidade. Além disso, fabricar o porcelanato não é barato, o que deixa o produto final mais caro.
Mas, como funciona o modo de fabricação do porcelanato? A sua produção é feita a partir de uma massa composta por argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais. Essa mistura é colocada sob altas temperaturas, superiores a 1200 ºC: o resultado é uma peça muito rígida, lisa, compacta e cortada em formato padrão.
Quais são as características e vantagens do porcelanato?
Todo mundo sabe que o porcelanato é um dos tipos de pisos mais procurados. Sua beleza e elegância, alta durabilidade, e sem contar que é fácil de limpar fazem desse revestimento um dos melhores do mercado. Disso ninguém duvida, não é? E para não ficar nenhuma dúvida para traz, vamos te contar as outras qualidades do porcelanato, ok?
Para começar: ele é muito fácil de combinar com todo tipo de projeto de arquitetura ou de design de interiores, seja ele residencial ou comercial! Legal né? Mas não é só isso: é um piso uniforme, ou seja, as peças são iguais ou muito parecidas, e isso dá um ar de limpeza e de organização para o ambiente.
Além disso, o porcelanato possui baixa absorção de água e seca muito rápido, e isso impede que o local fique molhado por um longo tempo ou que o lugar permaneça úmido. Esse é um ótimo benefício, porque evita que o piso sofra danos, como riscos, manchas ou até mesmo que quebre. Por isso, é uma boa opção para lojas e estabelecimentos comerciais que precisam manter a melhor aparência no dia a dia e não devem ficar com o piso molhado por muito tempo.
Outra qualidade do porcelanato é sua grande variedade de tamanhos, cores e texturas! Sem dúvidas, você vai encontrar um modelo que vai cair muito bem no seu projeto! A instalação também não exige muito e profissionais da área vão ter facilidade para colocar o piso, sem complicações.
E claro, o porcelanato é um revestimento muito refinado e elegante, com grande potencial decorativo. Se você quer arrasar e deixar todo mundo de boca aberta com a sua casa, pode apostar no porcelanato que não tem erro!
Onde posso usar o porcelanato?
Ficou empolgado com tantos benefícios do porcelanato e quer colocar ele na casa inteira?
Mas calma lá que nem todos os ambientes são apropriados para este material. Para você não errar, no caso de áreas externas e abertas, evite o porcelanato, prefira pisos mais resistentes e antiderrapantes, pelo contato com água.
Já para locais internos e cômodos, como quarto e cozinha, os porcelanatos podem ser colocados sem restrições, combinado?
Quais são os tipos de porcelanato?
São muitas as variedades de porcelanato encontradas no mercado. Por isso, vale a pena entender bem o ambiente e também o tipo de material mais adequado antes de fazer a sua escolha, ok? Mas não se preocupe: com as dicas e detalhes que preparamos, você vai conseguir escolher o material que melhor combina com a sua casa, veja abaixo!
Porcelanato Polido
É uma opção de porcelanato que tem como características a superfície lisa e toda brilhante: isso garante um ambiente bem sofisticado e nobre. Por isso, é um revestimento bastante indicado para salas de estar, locais de reunião de empresas, cozinhas e até quartos.
Porcelanato Acetinado
Já o porcelanato acetinado é mais fosco e não brilha tanto; ou seja, isso vai trazer uma aparência mais tranquila para o espaço, e ao mesmo tempo um aspecto aconchegante e confortável. Por isso, é uma excelente opção para salões de festas, banheiros, hall de entrada e salas comerciais, por ser também um piso fácil de limpar e muito resistente.
Porcelanato Técnico
Você já ouviu falar nesse tipo de porcelanato? Ele tem esse nome por causa de suas características principais: possui a mesma estrutura e uma coloração igual. É ótimo porque possíveis desgastes não vão mudar a aparência do porcelanato, e esse modelo pode ser usado em banheiros, salas e também cozinhas.
Porcelanato Natural
Se você quer uma peça mais barata sem deixar de ser sofisticada e única, escolha o porcelanato natural: é um revestimento que não recebe acabamento final, durante a sua fabricação.
O resultado é uma peça pouco escorregadia e que pode ser usada em lojas, supermercados, banheiros de grandes estabelecimentos e em outros lugares com grande circulação de pessoas. Também é bem vindo em locais que precisam ser limpos com frequência.
Porcelanato Esmaltado
Esse é outro modelo de porcelanato nobre, que vai fazer a sua casa ou empresa brilhar: o esmaltado. Além disso, ele apresenta muitos tipos de textura e cores, e por isso permite diversas possibilidades de decoração.
Porcelanato Lapado
Já o porcelanato lapado tem uma característica principal: seu acabamento é algo entre o polido e o acetinado. Ficou em dúvida? Para você ter uma ideia, esse tipo de revestimento se parece com a superfície de pedras naturais, ou seja, é lindo, sendo uma ótima opção para quartos, salas e varandas.
Porcelanato Full HD
Já pensou em unir a alta tecnologia com revestimentos? Isso já existe: o porcelanato Full HD é inovador, são peças incríveis, com uma grande variedade de efeitos, cores, desenhos e texturas! As peças são autorais e apresentam um realismo que vai impressionar qualquer pessoa. Como são imagens reais, o porcelanato é todo 3D, com profundidade, luminosidade, além de ser único.
Mas não é só isso: o modelo Full HD pode imitar pisos de outros materiais, como madeira, mármore, pedra, azulejos e também formatos mais criativos, como o solo da lua, da terra ou do espaço. Muito legal, né?
Quanto custa o porcelanato?
Como você já viu, o preço varia de acordo com a escolha do modelo: há porcelanatos mais caros e outros mais baratos. No geral, você encontra o m² entre R$40 e R$100. Faça uma busca nas lojas do seu bairro e também pela internet, para descobrir novos lugares que podem ter bons preços. E ah, não se esqueça de negociar!
Qual a diferença entre o porcelanato e a cerâmica?
Essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de trabalhar com porcelanato!
Você já sabe que o porcelanato é um tipo de revestimento de cerâmica, com maior resistência e alta durabilidade, feito com materiais nobres. Já a cerâmica é feita a partir de uma mistura tradicional: com argila e minerais variados, sendo uma ótima opção também para pisos e revestimentos, por conta de sua beleza estética: clássica e belíssima.