25 de setembro de 2021

Preto fosco: aplique a tendência em seu imóvel

sala decorada com sofá preto fosco

Uma das principais tendências de decoração de 2021 é o preto fosco. A cor pode ser inserida em vários cômodos e itens de seu imóvel e, nesse texto, você irá conferir dicas para não errar na aplicação

Atemporal, chique e fino. Esse é o preto, um dos tons mais clássicos da decoração. Nada básico, ele é capaz de transformar um ambiente, principalmente quando usado em revestimentos que exploram formatos e acabamentos. Com isso, uma nova tendência decorativa surgiu e se popularizou em 2021: o preto fosco.

Com o passar do tempo, a cor foi ganhando cada vez mais espaço nos imóveis e em outros ambientes. Atualmente, a versão fosca é uma das maiores tendências nos revestimentos de parede, já que a tonalidade é capaz de transformar qualquer ambiente em um local elegante e original. 

O preto fosco é uma grande aposta de mercado, de profissionais e de adeptos Isso ocorre porque a cor traz uma proposta inusitada e moderna, que oferece benefícios diferentes quando comparados aos ambientes claros. 

Se interessou pela tendência, mas não sabe por onde começar? Continue a leitura e conheça as vantagens de aplicar essa tendência na decoração de seu imóvel. Nesse texto, você vai conferir:

Vantagens de usar o preto fosco no design

Assim como as cores claras, as tonalidades escuras também têm suas vantagens. Entre as principais, é possível destacar que estas deixam os ambientes elegantes, modernos, intimistas e profundos.

Esse é um dos pontos-chave para quem deseja colocar o preto fosco nas paredes: além de valorizar a cor escura, uma boa iluminação amplia o visual do espaço.  

De modo geral, é interessante aplicar a cor em ambientes arejados e que recebem luz natural. Entretanto, também é possível apostar em projetos de iluminação artificial com spots de luz, luminárias e lustres.

vantagens de usar preto fosco na decoração
O preto fosco é uma boa opção para quem deseja deixar os cômodos sóbrios e elegantes

O tom pode ser usado estrategicamente, por exemplo, perto de grandes janelas com entrada de luz natural durante o dia. Já à noite,  as luminárias podem ser uma boa alternativa.

Uma das principais características do preto fosco é, justamente, ser um contraponto às peças brilhantes e polidas, com um acabamento discreto para chamar a atenção mais pelo design e pelas combinações possíveis do que pelo brilho em si.

Preto fosco:  charme e modernidade na sua cozinha

Alguns cômodos da casa normalmente seguem o mesmo padrão de decoração, como é o caso da cozinha. 

Ao pensar em projetos para esse ambiente, é normal relacionar a decoração a cores claras, como o branco e o bege. Porém, as cozinhas com o preto fosco estão cada vez mais comuns pela sua elegância.

Quando há pouco espaço, o ideal é manter o chão e as paredes com tons claros e investir em móveis pretos. Assim, a cozinha ficará moderna e ampla. Bancadas pretas são ótimas para cozinhas, já que as claras podem manchar com facilidade.

Confira o vídeo Cozinha preta – Dicas de como decorar a sua, publicado no canal Viva Decora – Casa, Decoração e DIY, no YouTube, para ter ideias de como decorar sua cozinha com a tendência:

Agora, se o seu  espaço for maior, é possível aplicar a cor escura nos móveis e nas paredes da também, sem medo. O  espaço permite explorar a criatividade do tom escuro, que é uma grande tendência do momento. 

Contudo, aqui vai um alerta: apesar de ser versátil, é importante se atentar com o excesso do uso do preto fosco, para não sobrecarregar o ambiente e deixá-lo pesado ou sombrio.

Por isso, procure harmonizar o local com tons claros e com acabamentos modernos. É importante, também, que estampas e designs não briguem com o tom escolhido.

decoração de cozinha com preto fosco
O preto fosco é capaz de transformar a decoração da cozinha

Metais com preto fosco na decoração

Montar uma cozinha, um banheiro ou um lavabo com itens de metais na cor preto fosco também é uma tendência. Além de oferecer um design diferente e chamativo na hora da escolha, a tonalidade traz elegância a qualquer um desses cômodos.

Entretanto, para utilizar esse tom, é importante entender a personalidade de cada morador, para saber se o ambiente com esses materiais vai agradar quem vai viver no local. Afinal, tudo precisa ser o mais agradável possível, certo?!

Outro ponto importante é que todos os metais pretos possuem características próprias. Assim como a elegância e a sofisticação, existe o quesito durabilidade. Isso significa que esses metais duram mais, o que é mais um diferencial.

De acordo com arquitetos e designers da área de decoração e de construção, o metal preto fosco veio para ficar definitivamente nas cozinhas, nos banheiros e nos lavabos. Assim como o rose gold, o tom se tornou um dos queridinhos da atualidade no acabamento e no revestimento.

Preto e madeira

Se você possui revestimentos com estampas amadeiradas ou móveis de madeira, utilizar o preto fosco em uma das paredes pode ser uma boa opção. O resultado será um ambiente aconchegante e refinado.  

Caso a estampa da madeira seja em tom escuro, a decoração vai ficar ainda mais sóbria. Já em tonalidades claras, o ambiente ficará clean, mesmo que o revestimento das paredes seja preto.

Uma boa dica é usar revestimento tridimensional nas paredes e manter os detalhes amadeirados, deixando a decoração sóbria. 

Por outro lado, se seu objetivo é criar um ambiente clean e sofisticado, é interessante fazer uma combinação entre o branco, o preto e a madeira

combinação entre preto fosco e madeira
A combinação entre o preto fosco e a madeira é uma opção para quem deseja trazer ainda mais elegância aos cômodos

Atenção ao tamanho do ambiente

Um cuidado importante ao adicionar o preto fosco no seu projeto de decoração é levar em conta o tamanho do ambiente. Em cômodos amplos e com alta incidência de luz natural, é possível explorar o tom com mais liberdade, do revestimento aos grandes móveis.

Já em pequenos espaços, o cuidado na hora de utilizar esse acabamento deve ser redobrado, uma vez que cores escuras costumam causar a sensação de encolhimento – o que é indesejável quando a metragem é modesta.

Se o ambiente for pequeno, uma dica é explorar o preto em contraste às cores neutras e utilizar um piso de tonalidade clara. Além disso, é bom evitar que o preto seja o protagonista absoluto do espaço, deixando o destaque para os detalhes.

Combine com as cores certas

Mesmo sendo a tonalidade mais escura da paleta de cores, o preto é considerado uma cor neutra, o que significa que harmoniza muito bem com praticamente todas as cores. 

No entanto, a paleta escolhida para realizar a combinação irá determinar qual o estilo do ambiente. 

A combinação preto e branco é uma das mais utilizadas pela adaptação aos diferentes estilos de decoração. 

Para decorações mais descontraídas, é possível investir nas combinações com cores vivas, como o amarelo ou vermelho. Assim, a sobriedade do preto fosco irá contrastar com a vitalidade dessas tonalidades quentes.

decoração de sala
Os ambientes de seu imóvel podem ser compostos apenas pelo preto fosco ou pela combinação entre o tom e cores mais vivas

Dica extra: não tenha medo de inovar

Não tenha receio de levar esse tom para a decoração do seu imóvel. Lembre-se de que o preto é uma cor coringa para roupas e sapatos e na decoração não é diferente. O tom, quando bem aplicado, traz personalidade e elegância para a casa ou para o apartamento.

Entretanto, se mesmo com todas essas referências e inspirações, você ainda tiver um certo “medo” de aplicar esse tom na sua residência de uma forma mais intensa, comece com  investimentos menores. 

Nesse caso, os artigos decorativos são a melhor saída, como mantas, vasos, molduras, e cortinas. No quarto, um belo edredom preto com um mix de almofadas já faz toda a diferença.

banner e-book casa e decoração

Agora que você já sabe como aplicar a tendência do preto fosco em seu imóvel, o que acha de encontrar um novo lar para decorá-lo da forma que preferir? No Portal da Arbo você encontra milhares de opções de casas e de apartamentos. Confira!

E, se você gostou desse artigo, continue a acompanhar o Blog da Arbo, no qual você encontra diversos outros conteúdos sobre decoração.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Postagens relacionadas

ambientes-integrados

Ambientes integrados: saiba como delimitar os espaços

Se você quer criar ambientes integrados em sua casa, deve saber como delimitar os espaços da forma correta. Fique com a gente para conferir as melhores dicas! Um conceito aberto com ambientes integrados pode ser muito requisitado nas casas pela sensação de amplitude de espaço que pode causar. Entretanto, pode ser difícil delimitar os ambientes […]

imovel-na-planta

Conheça as vantagens de comprar imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta tem se tornado cada vez mais comum. Por isso, é importante que você conheça a negociação e suas vantagens. Nesse texto você confere todas as informações sobre o assunto Existem muitas formas de realizar o sonho da casa própria. No Brasil, um dos métodos mais comuns é a compra de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *