16 de maio de 2022

Score de crédito: entenda o que é e como melhorar o seu

score de crédito

Entenda o que é, como consultar, como melhorar e muitas outras informações sobre o score de crédito!

Quem está lidando com financiamentos pela primeira vez sempre acaba tendo muitas dúvidas, não é? São muitas siglas, taxas, cálculos e termos que a gente precisa conhecer para se sentir mais seguro na hora de comprar uma casa, por exemplo. E um dos fatores que interfere na hora de negociar é o seu score de crédito.

Neste post do Blog da Arbo, reunimos uma série de informações para que você tenha uma visão geral do tema. Esperamos que elas sejam úteis para o seu planejamento financeiro e que você alcance seus objetivos.

O que é score de crédito?

O score de crédito é um sistema de pontuação criado para indicar a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. Essa pontuação vai de 0 a 1.000 e é a partir dela que as instituições financeiras definem as oportunidades de crédito disponíveis para cada cliente.

Como consultar seu score de crédito?

O score de crédito é medido só pode ser medido por empresas autorizadas pelo Banco Central. Elas costumam oferecer ferramentas em seus sites e aplicativos onde o consumidor consegue verificar o próprio score. Veja algumas das principais opções:

Como é calculado o score de crédito?

O cálculo do score de crédito é realizado por meio de uma análise estatística que utiliza as informações financeiras que cada órgão tem sobre o cadastro e o comportamento do consumidor. Isso pode fazer com que a pontuação mude de acordo com a empresa responsável pela avaliação, já que elas usam bancos de dados distintos.

A renda do consumidor e seu saldo bancário não são considerados nessas análises. Na verdade, os fatores comportamentais que influenciam no score incluem:

  • regularidade dos pagamentos dentro da data de vencimento;
  • relacionamento com o mercado;
  • serviços financeiros contratados;
  • participação como sócio em empresas;
  • dívidas ativas;

O que é um bom score de crédito?

A classificação do score de crédito é dividida em três níveis:

  • 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos: risco de inadimplência médio;
  • 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência.

Como o score determina os juros de um financiamento?

As taxas de juros são uma representação do risco que uma operação financeira representa para quem está emprestando o dinheiro. Isso quer dizer que, quando um consumidor tem um score baixo (alta probabilidade de inadimplência), os juros oferecidos a ele tendem a ser maiores. Por outro lado, quem é considerado bom pagador pode conseguir juros mais baixos.

Posso fazer um financiamento com score baixo?

Sim, é possível conseguir um financiamento com score baixo. A pontuação acima de 700 pontos ajuda muito, mas não é o único fator considerado na análise de crédito. Ter um bom valor para a entrada e o nome limpo será bem visto pelas instituições financeiras. 

Como ter um bom score de crédito?

Já que um bom score de crédito vai fazer os bancos oferecerem condições mais atrativas para empréstimos e financiamentos, vamos ver alguns cuidados que você deve ter para manter sua pontuação em um patamar interessante.

Pague as contas em dia

Sim, esse fator é um tanto quanto óbvio. Contudo, mais do que pagar as contas em dia, é importante optar pelo pagamento dos valores integrais, ou seja, nada de pagar o mínimo no cartão de crédito. Além disso, vale destacar que um ou dois dias de atraso não vão negativar seu nome, mas podem retardar um pouco o crescimento da sua pontuação.

Aqui, a dica é: experimente trocar as datas de vencimento das suas faturas para datas em que você seja capaz de garantir que vai conseguir pagar corretamente. E se você é o tipo de pessoa que acaba esquecendo a data de vencimento, considere ativar o débito automático para não ter mais essa preocupação.

Atualize seus dados de cadastro

Informações atualizadas mostram às empresas que você estará acessível caso seja necessário entrar em contato. Por isso, em caso de casamentos, separações e mudanças de endereço, você pode procurar os canais de atendimento dos órgãos de proteção ao crédito para passar as informações mais recentes.

Aprenda a usar bem o seu crédito

Há muitas opções de crédito e você deve considerar a mais vantajosa para cada situação. O famoso cheque especial, por exemplo, deve ser utilizado com muita cautela, assim como cartões de crédito e empréstimos consignados. Observe, principalmente, as taxas de juros de cada opção e cuidado com aquelas promessas de crédito fácil e rápido.

Tenha contas no seu nome

Tenha algumas das contas da casa no seu nome. Podem ser contas de água, luz, telefone, internet ou qualquer outra diretamente ligada ao seu endereço. Isso é mais um sinal para as empresas de que você estará acessível se elas precisarem entrar em contato. 

Movimente suas contas bancárias

Utilize sua conta corrente para realizar pagamentos. Mantê-la sempre em movimento vai contribuir para o seu score de crédito e ainda vai facilitar sua vida, já que é muito mais ágil realizar transações pelos aplicativos dos bancos do que pegar filas em casas lotéricas. 

Evite emprestar seu nome

Há muitas situações em que parentes e amigos com problemas de crédito peçam para fazer compras com seu cartão de crédito ou colocar alguma conta da casa no seu nome. O problema é que, caso eles não consigam arcar com as despesas, o seu score de crédito é quem sai prejudicado. Então, trate esses casos com muito cuidado.

E aí, este texto foi útil? Agora que você sabe como funciona e como melhorar seu score de crédito, que tal receber gratuitamente outros conteúdos para te ajudar a entender o funcionamento do mercado imobiliário? Cadastre-se na newsletter do Blog da Arbo e veja muitas dicas para ficar mais perto do seu novo imóvel! É só preencher o formulário abaixo. 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Orçamento de mudança: como se preparar?

Quer se mudar para um novo imóvel? Então é preciso estar atento ao orçamento de mudança. Veja dicas para evitar problemas e transtornos inesperados A mudança para um novo imóvel é um processo complexo que, quando não realizado com planejamento e com organização, pode envolver muitos problemas e imprevistos. Dessa forma, para não ter transtornos […]

Vantagens de uma casa com jardim de inverno

O jardim de inverno surgiu na Europa e, atualmente, é uma tendência no Brasil. Nesse texto você conhece as vantagens de ter o espaço em sua casa ou em seu apartamento Ao planejar construir uma casa própria, é normal que uma família sonhe com soluções para cada ambiente. O jardim de inverno costuma ser uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *