25 de setembro de 2021

QUEM FAZ A ARBO: Publicidade e Propaganda

publicitária

Hoje, vamos apresentar mais uma personagem que faz a Arbo: Ohanna Dias, responsável por conteúdos e redes sociais. A Ohanna é publicitária e nessa matéria vai contar pra gente sobre a sua profissão de formação e sobre seu trabalho aqui na Arbo Platform.

Quem é a Ohanna?

Pense ao contrário. Isso eu aprendi na faculdade, naquela época eu entendi que boas ideias são aquelas que chegam a uma conclusão por uma lógica invertida, ou seja, as boas ideias apresentam um conceito através de um ponto de vista que você nunca tinha olhado antes e além disso, convencem, emocionam, conscientizam. E é isso que eu procuro fazer no meu dia-a-dia.

Isso é inovação: comunicar uma ideia que já faz parte do imaginário de um grupo de pessoas de um jeito totalmente novo. 

Inclusive, hoje, é obrigatório um google pra checar se sua ideia genial já não foi usada por aí.

Como é ser publicitária?

Uma vez eu vi uma postagem da Obvious Agency que descrevia os processos criativos através de um gráfico que começava em: “não tenho a menor ideia do que estou fazendo” e ia até “não tenho a menor ideia de como eu fiz isso!” 

E é mais ou menos assim mesmo.

Depois de sofrer muito durante os processos criativos, eu aprendi uma das coisa mais importante com publicidade até hoje: 

Não perca seu tempo tentando construir ideias geniais ou disruptivas, não tente forçadamente fazer alguém chorar, rir, ou refletir sobre um assunto profundo, não construa ideias rasas ou falsas. 

A atitude mais honesta é se comunicar de maneira simples, direta e objetiva. E dessa forma a mensagem irá se conectar com o imaginário e repertório do usuário para completar a mensagem.

Todo produto ou serviço bem sucedido passou pela mente de uma publicitária (o). Esta profissão é capaz de traduzir, interpretar, analisar, construir conceitos e criar conteúdos. 

Ser publicitária na Arbo Platform

Eu considero que a principal habilidade que essa profissão proporciona é a interdisciplinaridade. A publicitária do rolê é sempre aquela pessoa que fala sobre da Paris Hilton, budismo, o último filme do Tarantino, o cenário político decadente do país, a vida dos elefantes na áfrica, dos memes mais antigos até os novíssimos, uma descoberta cult no sebo, e a lista vai… E eu tenho espaço para ser isso na Arbo.

Para nós, comunicólogos, é muito importante experienciar o mundo de variadas formas e conhecer a sensação de cada nova vivência adquirida. Já faz um tempo que o mercado parou de vender produtos para vender ideias. Mas como vendê-las sem experienciá-las? 

Empatia é uma palavra que significa muito nessa profissão. Nós que trabalhamos com comunicação precisamos enxergar a nossa responsabilidade ao passar uma mensagem, pois a publicidade contribui para criar e perpetuar ideias, conceitos e opiniões, ao mesmo tempo que se comunica em escala global.

O que entendemos sobre beleza, riqueza, pobreza, política, religião, tecnologia, sexualidade, educação, raça, tem a colaboração dos meus colegas de profissão.

Usar métodos de solução de problemas como o design thinking é essencial para atender as necessidades das pessoas através de projetos inovadores. 

Essa abordagem coloca o usuário no centro do desenvolvimento do projeto e conta com uma equipe multidisciplinar que pensa em todas as questões relevantes para trazer inovação ao projeto.

Dentro da Arbo Platform, adotar este método no desenvolvimento de cada projeto é natural e orgânico. Usufruímos de muita liberdade e autonomia em todas as etapas: durante a compreensão da persona e dos problemas, a exploração de todas as ideias possíveis, prototipação e materialização da melhor ideia.

Contamos com uma equipe rica, composta por diversa especialidades, a comunicação Arbo Platform leva muito em consideração essa fortaleza, para nós é muito importante olhar pra dentro para buscar nossas inspirações e motivação.

Acompanhe o trabalho da Ohanna nas nossas redes e veja mais conteúdos no Blog da Arbo!

Postagens relacionadas

Quem faz a Arbo: profissional da Economia

Para celebrar o dia dos(as) profissionais de Economia, convidamos nossos dois futuros economistas do time: Lindsay Torres e Victor Henrique Alves. Eles nos contaram sobre a profissão, sobre suas atividades aqui na Arbo e a importância da profissão para o ambiente de uma startup. Economistas da Arbo Meu nome é Lindsay Torres, estudo Economia na […]

missão-de-um-corretor-de-imoveis

A missão de um corretor de imóveis

Se eu pudesse resumir qual é a missão de um corretor de imóveis, com certeza seria compreender a necessidade do cliente. Mas como este profissional pode ajudar a escolher um imóvel ideal para você?  Leia este artigo e entenda como é o trabalho de um corretor de imóveis, e como você cliente pode ajudá-lo a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *