27 de abril de 2024

Como motivar a equipe de vendas de imóveis em 30 dias

equipe de vendas de imóveis

Manter a equipe de vendas constantemente motivada é mais do que uma estratégia, é uma necessidade essencial para garantir o sucesso da imobiliária.

Todo gestor experiente sabe o quanto uma equipe de vendas de imóveis bem capacitada, motivada e satisfeita pode influenciar nos resultados da imobiliária. 

Afinal, a motivação da equipe de vendas vai além de uma estratégia pontual. É um investimento de longo prazo que pode ser aplicado a qualquer momento da gestão, oferecendo diversos benefícios tanto para o desempenho do time, quanto para os resultados da imobiliária como um todo.

Pensando nisso, nesse conteúdo vamos explorar algumas dicas práticas e essenciais que podem ser facilmente implementadas na sua imobiliária para motivar a equipe de vendas em 30 dias.

Aqui, você vai descobrir como impulsionar a motivação da equipe de vendas de imóveis para garantir bons resultados e um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo para todos.

A importância de manter a equipe motivada

Em qualquer setor, a motivação da equipe de vendas é a espinha dorsal do sucesso empresarial, e no mercado imobiliário, isso não é diferente. 

A motivação da equipe de vendas é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes para os resultados da imobiliária, porque quando o time está motivado, fica mais fácil que cada colaborador busque as metas traçadas e tenha um desempenho dentro ou acima do esperado.

Ainda é importante destacar que, quando a imobiliária se preocupa com a motivação da equipe de vendas, ela se beneficia de muitas formas, como:

Aumento da produtividade

Colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos, influenciando diretamente nos resultados comerciais.

Retenção de talentos

Equipes motivadas têm maior probabilidade de permanecer na imobiliária, contribuindo para a retenção de talentos e reduzindo custos de recrutamento e treinamento.

Qualidade do atendimento

Colaboradores motivados oferecem um atendimento ao cliente mais eficiente e personalizado, criando conexões e construindo relações duradouras.

Imagem da imobiliária

Imobiliárias que se preocupam com a motivação de seus colaboradores têm uma imagem mais positiva, atraindo clientes e parceiros de negócios.

Veja o que você precisa fazer para que seus corretores vendam mais.

3 fatores que desmotivam a equipe de vendas de imóveis

Entender o que desmotiva uma equipe de vendas é o primeiro passo antes de buscar estratégias de motivação.

Veja, a seguir, os principais fatores que podem contribuir para que um time se sinta desmotivado.

Falta de confiança na liderança

Um dos fatores mais comuns para a desmotivação da equipe de vendas está ligada à figura do gestor.

A chegada de um novo gestor de vendas ou um líder que demonstra falta de compreensão do negócio podem influenciar nesse sentimento, porque um gestor que não está alinhado aos objetivos da empresa pode gerar insegurança.

Desorganização na estrutura da equipe

A falta de clareza na estrutura da equipe de vendas e a desorganização nas tarefas podem resultar em um ambiente caótico e frustrante. 

Metas pouco definidas e funções mal estabelecidas criam um cenário propício para a desmotivação e comprometem a eficiência da equipe.

Desalinhamento com as atividades

Alocar um profissional em funções que não correspondem aos seus pontos fortes pode gerar desmotivação. 

Então, vale a pena analisar as habilidades individuais de cada pessoa da equipe de vendas para garantir que suas funções estão alinhadas às suas competências.

9 estratégias para motivar a equipe de vendas em 30 dias

Agora, você vai conhecer as principais estratégias que você pode adotar na sua imobiliária para motivar a equipe de vendas e, finalmente, ter uma equipe de vendas de alto desempenho.

  1. Estabeleça metas realistas

É praticamente impossível falar em equipe de vendas, sem mencionar as metas.

Mas a chave dessa questão está em achar o equilíbrio entre traçar metas desafiadoras e que, ao mesmo tempo, sejam alcançáveis.

Na hora de traçar as metas da sua equipe de vendas, lembre-se que elas precisam ser SMART, um acrônimo para específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. 

Isso significa que as metas precisam ser claras, quantificáveis, possíveis de serem realizadas, relevantes e ter um prazo definido. 

Outra dica é dividir as metas mais amplas em objetivos menores. Isso mantém a equipe focada e proporciona pequenas vitórias ao longo do caminho, mantendo a motivação em alta.

Saiba mais sobre definição de metas para equipe de vendas.

  1. Incentive o desenvolvimento profissional

Oferecer oportunidades de aprendizado também é fundamental para manter a equipe de vendas sempre motivada. 

Por isso, vale a pena investir no desenvolvimento das habilidades que você julga mais importante entre os membros da sua equipe. Isso cria uma cultura de aprendizado contínuo, estimula o crescimento profissional e a satisfação com o trabalho.

Passo a passo para montar uma equipe de vendas na sua imobiliária.

  1. Trace planos de carreira

O plano de carreira está ligado ao incentivo ao desenvolvimento pessoal. 

Além de capacitar a sua equipe, você deve traçar planos de carreira para mostrar as oportunidades de crescimento dentro da imobiliária. 

Isso cria um horizonte claro para os colaboradores, motivando-os a crescer dentro da imobiliária.

  1. Forneça feedbacks regularmente

O feedback é uma ferramenta super valiosa para o desenvolvimento individual e coletivo da equipe e para manter os níveis de motivação lá em cima.

Então, crie o hábito de fornecer feedback sobre o desempenho da equipe de vendas, destacando conquistas e oferecendo orientações construtivas para melhorias.

Ao fazer isso, você reconhece o trabalho bem feito e dá um voto de confiança para a equipe.

  1. Promova um ambiente colaborativo

Ter um ambiente colaborativo e um bom clima organizacional dentro da imobiliária também são importantes para motivar a equipe de vendas.

Por isso, procure incentivar a colaboração e a troca de ideias entre sua equipe de vendas. Isso deixa o ambiente mais leve, estimula a criatividade e fortalece os laços dentro da equipe.

  1. Celebre conquistas

Para motivar a equipe de vendas, você também pode criar momentos para celebrar conquistas, por menores que elas sejam.

Essas celebrações reforçam o senso de realização e contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo e mostra que você confia na equipe.

  1. Ofereça incentivos

Oferecer incentivos também são importantes para manter a equipe de vendas de imóveis sempre motivada.

As recompensas financeiras são uma maneira direta de reconhecer o desempenho excepcional da equipe. Isso não apenas motiva o time, mas também cria um senso de valorização pelo esforço dedicado.

Você ainda pode oferecer outros tipos de incentivos, como dias de folga, flexibilidade no horário de trabalho, reconhecimento em eventos corporativos e benefícios de bem-estar.

Esses gestos demonstram cuidado com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, promovendo um ambiente mais saudável e motivador.

  1. Confie na equipe

Para motivar a sua equipe, além de tudo o que já falamos, você também precisa confiar nos seus colaboradores.

Por isso, dê autonomia e responsabilidade, mostrando que acredita nas habilidades e no potencial de cada membro. Isso deixa todo mundo mais motivado.

  1. Forneça as ferramentas certas

É comum enxergarmos as ferramentas como meros instrumentos operacionais no dia a dia de uma imobiliária. No entanto, a escolha das ferramentas vai além da simples execução de tarefas diárias.

Acertar na escolha das ferramentas também desempenha um papel estratégico na produtividade da equipe e, consequentemente, na motivação de todos.

Quando o assunto é equipe de vendas de uma imobiliária, a ferramenta mais indicada é o CRM, que possui diversas funcionalidades que potencializam a gestão de clientes e imóveis que estão disponíveis para venda ou locação.

Ao adotar um CRM imobiliário, sua equipe consegue gerenciar contatos, imóveis e negociações em uma única plataforma, ganhando mais produtividade no dia a dia.

E se você está se perguntando qual é o CRM ideal para sua imobiliária, vale a pena conferir os benefícios de usar o Arbo CRM.

Para os gestores, o Arbo CRM conta com uma funcionalidade que proporciona uma visão 360 graus do processo comercial.

Com ela, é possível acompanhar o desempenho da equipe, identificar oportunidades de crescimento na carteira de imóveis, entender quais canais trazem mais leads, ter mais previsibilidade do negócio e muito mais.

Para corretores, o Arbo CRM traz um aplicativo que permite que eles tenham as principais informações na palma da mão.

Com o app do Arbo CRM é possível cadastrar imóveis direto pelo celular, receber notificações no WhatsApp quando tiver lead para ser atendido, além de ter acesso às principais informações dos leads, imóveis e agenda de forma rápida.

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Se você chegou até aqui, queremos dar um último conselho. Ao implementar essas estratégias ao longo de 30 dias, você estará no caminho certo para transformar a motivação da sua equipe de vendas de imóveis. 

Lembre-se, a motivação é um esforço contínuo, e cultivar um ambiente positivo é a chave para o sucesso a longo prazo no competitivo mercado imobiliário.

Ellen Ramos Cardoso
Ellen Ramos Cardoso

Ellen é jornalista e traz consigo uma bagagem que combina experiências em agências de comunicação, assessoria e jornais. É responsável pelos conteúdos aqui do blog e da Arbo 360º, com o compromisso de ajudar gestores e imobiliárias a descomplicar suas rotinas e impulsionar os resultados.

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