25 de junho de 2022

Marketing Digital de Performance é tema da Convenção dos Campeões Arbo

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Indispensável para o mercado imobiliário, o marketing digital só funciona de verdade com uma estratégia que una consistência e paciência.

Ao longo da última década, a forma como nos comunicamos mudou drasticamente. Se você pegasse uma máquina do tempo e fosse direto para 2010, veria um mundo em que a internet já era importante, mas ainda não tão disseminada no Brasil. O acesso via dispositivos móveis, por exemplo, ainda engatinhava.

De lá para cá, a mudança foi grande. Está cada vez mais difícil encontrar alguém que não leve seu inseparável companheiro – o smartphone – para todos os cantos. Entre as diversas implicações dessa nova realidade, destaca-se o crescimento do marketing digital como método para gerar leads e vendas no mercado imobiliário.

Contudo, principalmente entre as imobiliárias mais tradicionais, ainda não há um entendimento pleno de como trabalhar de forma estratégica com os meios online. O que se vê, na verdade, é um conjunto de ações pontuais, completamente separadas umas das outras.

Na edição de janeiro da Convenção dos Campeões Arbo, o Head de Marketing e Growth da Arbo, Sérgio Faversani, aborda o Marketing Digital de Performance como aliado na geração de leads. O evento online e gratuito acontece nesta quinta-feira (13), às 10h. Para participar, basta se cadastrar neste link.

Neste artigo, você verá uma prévia do que será tratado ao longo do evento. Confira!

Qual é a lógica do marketing digital imobiliário?

Segundo estudo realizado pela National Association of Realtors, dos Estados Unidos, mais de 95% dos clientes do mercado imobiliário de todo o mundo preferem pesquisar e encontrar imóveis por meio da internet. Só com esse número, já fica fácil perceber o desafio que as imobiliárias tem em suas mãos.

Diante das mudanças no perfil e no comportamento do comprador de imóveis, os formatos tradicionais de comunicação tendem a funcionar menos que antes. O atendimento presencial e o marketing off line ainda têm força, mas as plataformas online mudaram o papel de imobiliárias e corretores nas transações imobiliárias.

O consumidor vai fazer a primeira busca pelo imóvel na internet. Por isso, é necessário investir em anúncios nos portais imobiliários, nas redes sociais e no Google. Porém, se todas as imobiliárias estarão nesses espaços também, como se destacar?

Primeiramente, é necessário compreender que a jornada de compra do setor imobiliário é longa. Ninguém compra um imóvel por impulso. Na verdade, a decisão de compra é construída ao longo de vários meses. Mesmo assim, a maioria das imobiliárias ainda comete o erro de olhar só para os chamados “leads quentes”, aqueles que já estão bem perto de fechar negócio.

Consequentemente, os “leads frios” são descartados. Poucos se dão conta de que, ao se posicionar como referência para o consumidor nas etapas iniciais da jornada de compra, a chance de ser lembrado quando o grande momento chegar cresce bastante.

Por isso, publicar anúncios não basta. Sua imobiliária tem que marcar presença nas redes sociais de forma ativa, principalmente com conteúdos que levem informação relevante para o público, mesmo que ele ainda não esteja no momento de compra.

Aqui, vale uma máxima importante do marketing: se você quer atrair a atenção de uma pessoa, fale sobre ela, não sobre você. A construção de um relacionamento com o consumidor é feita por meio de conteúdo que resolva as dúvidas dele.

Depois disso, ele estará mais aberto a ver o que você quer vender. A lógica por trás disso pode ser explicada pela teoria dos gatilhos mentais, que nós explicamos neste post. Quando você dá algo de valor para uma pessoa, a tendência é que ela queira retribuir o favor. É o princípio da reciprocidade.

Qual é a importância do marketing digital na geração de leads?

Se há uma vantagem gigantesca do marketing digital em relação aos métodos tradicionais, ela se refere à facilidade de medir o desempenho. As plataformas digitais disponibilizam uma série de dados que, por meio de uma boa análise, se transformam em ferramentas importantes de otimização. As consequências são as seguintes:

Redução de custos e aumento do retorno financeiro

Uma estratégia abrangente de marketing digital – que inclua atividades de tráfego pago e tráfego orgânico, pode reduzir – e muito – os custos e aumentar o retorno financeiro de suas transações.

Se antes o anúncio em um grande jornal impresso ou em horário nobre na televisão custava muito caro, agora você tem mais controle do quanto investir para atrair certa quantidade de leads.

Avaliação de resultados e elaboração de novas estratégias

Você também consegue avaliar se determinado formato de conteúdo funciona bem para o seu objetivo ou não. Caso o resultado seja satisfatório, você pode manter a estratégia. Caso contrário, você terá condições para levantar hipóteses e fazer testes com novas estratégias.

Ampliação do alcance da comunicação com os clientes

Já mencionamos que o marketing digital é muito mais do que fazer anúncios online. Uma boa estratégia inclui práticas para ampliar a comunicação de sua imobiliária com clientes e com os futuros consumidores.

O potencial das redes sociais precisa ser aproveitado para fortalecer a identidade da sua marca e transformá-la em referência. No início pode parecer difícil determinar quais conteúdos são relevantes, por isso, é importante estudar seu público-alvo e as necessidades dele.

Para se aprofundar no assunto, vale a pena conferir nosso e-book gratuito Métricas de Marketing Digital para Imobiliárias. Você vai aprender desde os conceitos básicos da área até as métricas de desempenho mais utilizadas. Para baixar, é só clicar no banner abaixo.

Como garantir um diferencial competitivo no mercado?

A presença em múltiplas plataformas é um aspectos mais importantes do marketing digital. Veja algumas dicas para fortalecer sua imobiliária na internet:

Tenha um site responsivo

Seu site não pode se limitar a informar o telefone e o endereço da imobiliária; ele deve ser mais um ponto de captação de leads. Para isso, ele precisa ser visualmente atrativo e também responsivo, ou seja, oferecer uma boa experiência de uso aos visitantes.

Um site agradável requer boas imagens e conteúdos organizados de forma intuitiva. Ele também precisa ter sua identidade visual para reforçar o reconhecimento da marca.

Invista na produção de conteúdo

Conteúdo que ensina algo útil ajuda seu perfil a se tornar relevante. Ajude seu futuro lead a tirar dúvidas e isso aumentará a credibilidade da empresa. O impacto disso sobre as vendas pode até não parecer tangível à princípio, mas é fato: ninguém fecha um negócio complexo sem estabelecer uma relação de confiança.

Conte com o auxílio de especialistas

É bem verdade que montar uma equipe para cuidar do marketing digital não é simples. Há especialistas em diferentes vertentes: tráfego orgânico, tráfego pago, produção de conteúdo, planejamento estratégico, etc.

Para quem ainda não tem tanto conhecimento sobre o tema ou não tem condições de manter uma equipe própria, terceirizar esse trabalho faz todo sentido. A Arbo, por exemplo, conta com um serviço especializado para ajudar sua imobiliária, o Arbo Agência.

Como organizar sua imobiliária de forma dinâmica e eficiente?

Sua estratégia de marketing digital precisa estar conectada ao funil de vendas para tornar o fluxo de atendimento mais ágil. Os parceiros da Arbo, por exemplo, contam com um software CRM que está diretamente conectado aos diversos canais de captação de leads.

Dessa forma, quando um novo lead se cadastra, o corretor recebe uma notificação diretamente no aplicativo da Arbo. Ele pode fazer o primeiro contato com o cliente na hora e gerenciar as negociações pelo app, facilitando muito o controle das tarefas diárias.

O aplicativo tem toda a informação sobre os clientes e a carteira de imóveis. Conforme o corretor registra o avanço do lead pelo funil de vendas, esses dados são armazenados pelo CRM e transformados em gráficos que ajudam o gestor a ter uma visão completa da operação de vendas.

Com informações detalhadas em mãos, os profissionais de gestão conseguem entender onde estão os gargalos no fluxo de atendimento. Assim, podem implementar melhorias na abordagem ao cliente para aumentar a taxa de conversão.

Quer saber mais sobre o assunto? Reforçamos nosso convite para a palestra online “Marketing Digital de Performance como aliado na geração de leads”. Cadastre-se gratuitamente e participe! É nesta quinta-feira (13), às 10h.

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