21 de novembro de 2024

Dicas para aumentar a performance na captação de imóveis

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Saber fazer uma boa captação de imóveis pode ser determinante nos resultados da imobiliária.

De todas as atividades do mercado imobiliário, a captação de imóveis é a mais importante. 

Afinal de contas, é através dela que corretores de imóveis, agentes imobiliários e empresas do setor conseguem identificar boas oportunidades de negócio para atender as demandas dos potenciais compradores e locatários.

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A captação de imóveis exige habilidades de relacionamento, negociação e conhecimento do mercado imobiliário, bem como a capacidade de apresentar as características únicas de cada imóvel aos potenciais compradores ou inquilinos. E, por isso, é um elemento fundamental no processo de intermediação imobiliária e no atendimento às necessidades dos clientes.

Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre a captação de imóveis, os principais desafios dessa atividade, além de conhecer algumas dicas de como aumentar a performance na captação de imóveis.

Arbo Performance

A importância da captação de imóveis para a imobiliária

Muitas imobiliárias têm uma extensa carteira de imóveis em suas mãos, mas enfrentam dificuldades para fechar negócios. 

A razão por trás desse impasse, muitas vezes, é o fato de que esses imóveis não atendem adequadamente às demandas dos consumidores. 

Por exemplo, um imóvel pode estar localizado em uma região não tão procurada, ser inadequado para as necessidades específicas dos compradores ou inquilinos, ou até mesmo ter um preço fora do mercado.

É nesse contexto que a captação de imóveis ganha destaque. 

A captação de imóveis é o processo pelo qual as imobiliárias buscam ativamente novos imóveis para compor seu portfólio. No entanto, essa atividade não acontece de forma randômica, só para ter uma grande quantidade de imóveis na carteira.

Para que a captação de imóveis seja realmente eficiente, é preciso identificar, avaliar e adquirir imóveis que estejam alinhados com as demandas reais dos consumidores.

É importante destacar que a captação de imóveis está intrinsecamente relacionada à eficiência dos resultados de uma imobiliária. 

Quando novos imóveis são captados com base nas tendências do mercado, localização desejável, faixa de preço apropriada e características relevantes, a imobiliária é capaz de oferecer aos clientes exatamente o que eles procuram, aumentando, significativamente, a probabilidade de fechar negócios bem-sucedidos.

A captação de imóveis ainda desempenha um papel crucial na construção de uma reputação sólida, na fidelização de clientes e no sucesso geral de uma imobiliária, maximizando a possibilidade de vendas e locações bem-sucedidas.

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O papel do profissional que faz a captação de imóveis

Agora que você já sabe a importância da captação de imóveis, é preciso destacar o papel do profissional que está por trás dessa atividade.

Dependendo do tamanho da imobiliária, o próprio gestor ou os corretores são responsáveis por captar novos imóveis. Porém, como esses profissionais possuem outras responsabilidades, nem sempre sobra tempo suficiente para fazer a captação da melhor maneira possível.

E aí, o papel do captador de imóveis ganha ainda mais relevância.

O captador de imóveis é um profissional dedicado à atividade de adquirir novos imóveis para inclusão no portfólio da imobiliária. 

O trabalho de um captador de imóveis envolve identificar oportunidades, entrar em contato com proprietários em potencial, negociar a inclusão de imóveis no portfólio da imobiliária e avaliar os imóveis em termos de sua adequação ao mercado e às demandas dos clientes.

É importante mencionar que esses profissionais são fundamentais para a expansão dos negócios imobiliários, pois são responsáveis por garantir que a imobiliária tenha uma variedade de opções de imóveis para oferecer aos compradores ou inquilinos. 

O captador de imóveis deve ser habilidoso na identificação de oportunidades, ter boas habilidades de negociação, entender as tendências do mercado e estar bem informado sobre as características das propriedades que estão adquirindo.

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7 dicas para melhorar a captação de imóveis na imobiliária

Uma imobiliária depende da constante expansão de seu portfólio para atender às demandas de seus clientes. E, para conseguir se destacar nesse mercado, é essencial melhorar a performance na captação de imóveis. 

Veja, algumas dicas valiosas para otimizar o processo de aquisição de novos imóveis e, assim, fortalecer sua posição no mercado.

Mapeie o mercado

O mapeamento do mercado em que você atua o ajudará a construir uma carteira de imóveis mais qualificada e com maior potencial de venda. 

Na prática, isso significa que vale a pena coletar e analisar informações como:

  • bairros mais procurados;
  • perfil de imóvel com maior procura (tamanho, número de cômodos, localização, etc);
  • média de preços dos imóveis vendidos nos últimos meses.

Também é importante entender os fatores que influenciam na percepção do consumidor sobre um imóvel, como:

  • Infraestrutura: como são as áreas comerciais e de serviços no bairro? Há escolas, farmácias, supermercados, hospitais e outros estabelecimentos por perto?
  • Segurança e trânsito: o bairro é considerado seguro? Como é a circulação de veículos pela região e quais suas principais vias de acesso? Há linhas de ônibus, metrô ou trem?
  • Localização: qual é a distância entre o bairro e o centro da cidade?

Além dessas questões mais imediatas, é importante desenvolver um olhar mais abrangente sobre as movimentações do mercado. 

Procure ficar de olho nas tendências do mercado imobiliário e esteja sempre bem informado sobre aspectos econômicos, jurídicos e tecnológicos que afetam o comportamento de compradores, vendedores, locadores e locatários.

Faça captação online

O uso de ferramentas online é fundamental para captar imóveis. 

Todos nós estamos cada vez mais acostumados com serviços ágeis e feitos de forma online. Obviamente, isso não seria diferente no setor imobiliário. 

Portanto, toda imobiliária precisa ter em seu site uma área que permita ao usuário cadastrar e indicar imóveis.

Outra dica interessante é utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho.

Faça com que as pessoas saibam que você trabalha no mercado imobiliário e que está à disposição para ajudá-las nos processos de venda e locação. 

Saiba avaliar imóveis

O bom captador de imóveis também precisa ser um bom avaliador e verificar se as expectativas de preço de quem quer vender são condizentes com as condições do imóvel e do mercado.

Para isso, você precisa analisar diversos aspectos que podem ser decisivos para o comprador:

  • Tipo de imóvel: casa ou apartamento? Em condomínio fechado ou não?
  • Localização: fica em que parte do bairro? Quais os pontos de referência próximos?
  • Estrutura: quantos cômodos? Quantas vagas na garagem? Qual o tamanho do imóvel?
  • Acabamentos: qual é o estado do piso, das paredes e do teto? De que materiais são feitos?
  • Instalações: os sistemas de água, esgoto e energia elétrica estão funcionando bem?

Conheça os critérios que você deve levar em consideração para fazer uma boa avaliação e precificação de imóveis.

Tenha um bom networking

A capacidade de criar relacionamentos é imprescindível para a captação de imóveis, porque é necessário que o captador saiba lidar com zeladores, porteiros, síndicos e proprietários de imóveis. 

Contudo, também vale ressaltar como é importante conhecer outros profissionais do mercado imobiliário.

O contato com incorporadoras, construtoras e imobiliárias que atende um segmento diferente do seu pode abrir muitas portas.

Conheça seu público-alvo

Entender o que o consumidor quer é o primeiro passo para fechar uma venda. É por isso que, conhecer o público-alvo faz toda a diferença na captação de imóveis.

Não há ninguém melhor que o próprio cliente para explicar o que é importante para ele. 

Então, nossa dica é que você faça um levantamento sobre os clientes que você já atendeu para identificar as motivações que mais se repetem, as preferências mais frequentes e até os motivos que resultaram na perda de alguma venda. 

Essa análise vai dar a você uma visão bastante abrangente para guiar a captação de imóveis. 

Foque na qualidade

Ter uma grande quantidade de imóveis pode acabar dando mais dores de cabeça do que resultados, se não houver bons critérios na hora de fazer a captação de imóveis. 

É claro que ter um bom volume faz bastante diferença para que a imobiliária tenha uma boa posição no mercado. No entanto, é necessário conciliar essa quantidade com a qualidade. 

Afinal de contas, uma carteira cheia de opções de baixa qualidade não aumenta as vendas no final do mês.

Por isso, tenha em mente alguns critérios na hora de fazer a captação de imóveis.

Organize a sua rotina

Se a sua imobiliária não conta com um profissional dedicado exclusivamente à captação de imóveis, é preciso manter a sua rotina e o dia a dia dos corretores sempre organizados para que sobre tempo para se dedicar às atividades de captação de imóveis

Para se organizar melhor e ter mais tempo para lidar com as prioridades do seu trabalho, é importante utilizar ferramentas tecnológicas, como um CRM Imobiliário, que é capaz de reunir todas as informações sobre sua carteira de imóveis e apresentá-las de forma ágil e intuitiva.

O Arbo CRM, por exemplo, é integrado a um aplicativo exclusivo que conta com funcionalidades específicas para atividades de captação de imóveis. Com ele, você consegue cadastrar rapidamente um imóvel, incluir descrição, adicionar fotos e vídeos diretamente pelo celular.

Como você pode entender ao longo deste artigo, a captação de imóveis é uma atividade que requer um conjunto diversificado de habilidades e estratégias. 

Ao manter relacionamentos sólidos, investir em marketing pessoal, utilizar a tecnologia, ser transparente e oferecer um serviço diferenciado, você ou sua equipe estarão bem posicionados para aumentar a performance e sucesso na captação de imóveis.

Para acompanhar outros conteúdos sobre rotinas e gestão imobiliária, você também pode acompanhar nosso blog ou se inscrever em nosso canal no Youtube.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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23 Comentários

  1. Olá: perfeita a colocação e informações referente a captação de imóveis…
    Gostaria de aprofundar esses conhecimentos e, receber sempre que possível os detalhes para preencher os conhecimentos necessários.
    Gratidão

  2. Realmente tenho encontrado dificuldades com excesso de confiança. Consigo obter de ambos (vendedor e comprador) a confiança necessária e, infelizmente não tenho conseguido concluir…
    Lamentavel

  3. Gostei tudo conteúdo, pois quero entrar no mercado imobiliário, já sou corretor, mas não tenho atuado na, por isso preciso me atualizar.

  4. Muito boa as informações prestadas no blog. Ajuda direta aos corretores .Gostaria de estar recebendo sempre as atualizações do blog dicas de noticias de mercado .e dicas de imoveis.
    Agradeço
    Sandra jornada
    Corretora de Imóveis

  5. Parabéns pelas dicas, uma profissão que exige muita dedicação e perseverança…
    Mas, que trás bina resultados financeiros….

  6. O assunto ficou meio que misturado…existem as duas atividades? Corretor de imóveis e Captador de imóveis . Tem mercado para o captador? Quem disciplinaria essa função, o Creci ou as imobiliárias? Se existe quais as comissões por essas captações, seriam pagas independente da venda?

    Mui grato se puder enviar respostas para os questionamentos

    José Luís

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