25 de abril de 2024

O que é um apartamento tipo loft?

loft

Que tal ter uma casa ou um apartamento sem divisões internas entre os cômodos e projetado para aproveitar melhor a luz natural? Saiba mais aqui sobre o Loft!

Pode parecer algo visto só nos filmes, mas esse tipo de imóvel existe e pode ser personalizado para  você, sabia? A partir de agora, vamos te explicar o que é um loft e para quem esse espaço é indicado.

Esse tipo de imóvel pode ser uma boa alternativa para quem quer viver em um espaço compacto, mas sem abrir mão do conforto. Com a vida nas cidades cada vez mais dinâmica e agitada, o tempo que se passa em casa é cada vez menos.

Mas, as tendências de comportamento mostram que, o pouco tempo aproveitado dentro de casa durante o dia precisa ser de qualidade, conforto e descanso, concorda?

Nesse sentido, o loft que é prático e confortável e é cada vez mais valorizado. A tendência dos novos tempos é acumular menos coisas, investir em itens de marcas e valorizar cada vez mais as experiências. (Tomara!)

O fato da casa ser um espelho do comportamento, dos hábitos e da rotina, explica porque esses locais estão sendo tão buscados para viver nestes últimos anos. E se você está  em busca de um lugar com as características de um loft,  preste atenção nas dicas que separamos exclusivamente para você nesse post da Arbo! 

O que é um apartamento tipo loft?

Ambiente com sala e cozinha integrados, um quarto no mezanino e pé direito alto. Você já deve ter visto esse tipo de imóvel em algum filme ou série americana, certo? Esse é um exemplo de loft. A palavra vem do inglês e remete a sótão. Em seu formato original, ele é projetado para ocupar a cobertura de um edifício, mas também pode ser implementado em uma casa térrea.

loft

Origem do loft

O loft surgiu no ano de 1960 em Nova York, nos Estados Unidos, quando fábricas desativadas foram transformadas em espaços de moradia. O tipo de construção favorecia montar os apartamentos com mais espaço e melhor aproveitamento da luz natural.

Por fim, com o o tempo, ele passou a ser associado às decorações mais arrojadas e criativas, fazendo com que o que antes era simples e modesto, passasse a ser esteticamente atrativo para muitas pessoas. E foi nesse momento então, que houve uma valorização desses espaços, principalmente dependendo da localidade.

Atualmente algumas construtoras e incorporadoras no Brasil usam o termo “loft” para divulgar apartamentos que têm a maioria dos ambientes integrados, com uma planta de um a dois quartos e uma arquitetura mais contemporânea. Nestes apartamentos, os elementos originais dos lofts costumam aparecer isoladamente, e lembram o conceito primário, ao mesmo tempo que se adequam ao estilo de vida e necessidade atual das pessoas. 

Famílias cada vez menores e o trabalho cada vez mais misturado com a rotina da casa são fatores que explicam o aumento da demanda por imóveis menores, com os cômodos bem integrados. A tendência é de que esse nicho do mercado imobiliário receba cada vez mais atenção e investimento. 

As principais características de um loft 

Os lofts são tão adorados atualmente que é possível encontrar prédios inteiros que seguem esse padrão. Nisso, entre suas principais características estão: ausência de divisórias; janelas grandes com boa iluminação; espaço maior que 50 metros quadrados, e instalações elétricas e hidráulicas aparentes. Ficou curioso (a)? Confira mais informações abaixo!

1- Ausência de divisórias

Um loft não apresenta divisórias em sua construção. Isso é ótimo para aproveitar melhor todo o espaço, além de que você pode configurar da forma desejada. Logo, é uma grande opção para quem mora sozinho ou tem um estilo de vida mais despojado.

Você poderá ter uma ampla casa com conceito aberto em que quase todos os cômodos serão interligados, dando uma sensação maior de espaço e liberdade.

2- Janelas grandes com boa iluminação

O objetivo de ter janelas maiores é captar bem a luz natural dentro do ambiente. Isso torna o loft mais agradável e ajuda até mesmo na economia de energia elétrica. Esse desenho também contribui para uma pegada mais industrial.

loft

3- Ser maior que 50 metros quadrados

Além de ter o pé direito duplo com, pelo menos, 3m20cm , essas residências também apresentam um padrão de tamanho. Com isso, para ser considerado um loft, é preciso que ele seja maior que 50 metros quadrados.

4- Instalações aparentes

Continuando no design industrial, as instalações hidráulicas, elétricas, texturas rústicas e materiais aparentes também são muito vistos nesses imóveis. Logo, estão presentes: concreto, ferro, tijolo maciço e madeira como parte do conceito decorativo.

Após saber mais sobre esse tipo de imóvel, é comum ainda confundir com outras construções, como um flat. Por isso, veja quais são as principais características de um flat e tire todas suas dúvidas.

Vantagens de viver em um loft

Um loft pode ser uma boa saída para quem mora em uma casa maior e está em busca de reduzir custos, além de se aproximar de áreas estratégicas da cidade. Esse tipo de empreendimento pode despertar o interesse de pessoas que moram sozinhas, que estejam em um momento de grandes oportunidades no lado profissional e financeiro.

O imóvel pode ser uma boa escolha também para casais sem filhos, pessoas com deficiência ou limitações de movimentos que podem precisar de ambientes mais espaçosos ou até mesmo idosos buscando mais conforto.

Outra grande vantagem é a facilidade para decorar e tornar o espaço bastante personalizado. Os próprios móveis costumam ser os marcadores dos espaços e são eles que delimitam a função de cada metro quadrado do lugar.

Além disso, a tendência que esses imóveis têm de incluir bastante iluminação natural é um grande facilitador para quem gosta de plantinhas, por exemplo, o que é ótimo para dar mais alegria ao ambiente, concorda?

Como não errar na escolha de um loft

Se você decidiu que deseja ter o seu próprio loft, agora é o momento de começar a procurar opções! Então, veja essas estratégias para acertar na hora de escolher e comprar seu imóvel com segurança.

Atende bem às suas necessidades?

Se você tem uma rotina mais agitada, a liberdade do loft será ideal. Eles preservam a integração dos ambientes, mantendo o estilo e o conforto.

Está dentro das suas preferências?

Você deve avaliar também se prefere um imóvel com serviço de quarto, algo menor e mais em conta ou um espaço livre e prático. Por isso, observe tópicos como: localização, estrutura, preço, vaga de garagem, e acabamento do imóvel, entre outros.

loft

Qual a diferença entre o loft, flat e kitnet?

Bom, enquanto o loft possui as particularidades acima, o flat tem praticamente as mesmas características caracterização que um apartamento comum. Os flats costumam ser bem mais compactos e contam com serviço de quarto, refeições e lavanderia, funcionando de maneira bem semelhante a uma pousada ou hotel.

Entretanto, não é o mesmo que um quarto de hotel, porque  costumam ser maiores e não são voltados para alta a rotatividade de pessoas habitantes tão grande. Inclusive, temos um conteúdo especial sobre aqui no nosso blog que onde explicamos melhor e em ricos detalhes o que é um flat. 

Em relação às kitnets, (ou quitinetes), as diferenças são um pouco mais sutis, já que elas também costumam ser pequenas e possuírem quarto, cozinha e sala conjugados. O que destoa é que geralmente, os kitnets possuem uma área menor, com menos de 50 metros quadrados. Além disso, nesse caso a decoração industrial não se faz presente e o pé direito tem uma altura convencional.

Esperamos que essas informações sobre o que é um apartamento tipo loft tenham te ajudado nessa escolha. Confira outros conteúdos como esse aqui no nosso Blog da Arbo!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

rede de gás

Descubra tudo sobre a rede de gás no condomínio

Você sabe como funciona a rede de gás do seu condomínio? Confira tudo neste texto do Blog da Arbo.  A grande maioria dos condomínios oferecem aos seus moradores uma rede de gás interna. Essa rede é a responsável não apenas pelo gás de cozinha, o uso mais comum, mas também para aquecedores, chuveiros, sistemas de […]

imobiliarias-em-Londrina-PR

3 Imobiliarias em Londrina PR para universitários

É estudante e está procurando por ótimas imobiliarias em Londrina PR? Então veja as principais opções para você Muitos universitários aguardam a chegada de um novo ano, já que os primeiros meses são destinados ao ingresso no ensino superior. Com base nessa circunstância, uma das primeiras preocupações do estudante que mora longe da instituição é […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *